Da leitura que fiz resultou o seguinte: Motas, ciclomotores, etc. o estacionamento é grátis nos espaços a eles reservados; é pago nos locais onde estão os parquímetros.
Porque tenho que me deslocar com alguma frequência a Lisboa e nem sempre tenho disponível local grátis, uso o ePark e até agora não tive qualquer problema ou multa - o fiscal da Emel tem acesso à matricula e valida que a mota ocupando o lugar do carro tem esse estacionamento devidamente regularizado. Estaciono habitualmente na zona do Saldanha; Campo Grande e na Baixa.
A alternativa seria: recolher o papelinho do parquímetro após ter pago (claro); havendo coima (o fiscal também tem dificuldade em deixar o aviso), contestava-a apresentando o bilhete de pagamento (o que me obrigava a guardar papeis durante muito tempo (na top casa que chegou a parecer um caixote). Das duas situações que tive foram solucionadas desta forma e a Emel aceitou (nem sempre pacificamente) a justificação - algumas das conversas tidas com a Emel foram surreais: "cole no vidro!"; "deixava preso num sitio visível"; " tem que comprar uma bolsinha transparente para por o comprovativo" ou, a mais caricata " mota não é carro".
Há muitas opiniões sobre o assunto mas é muito cada cabeça sua sentença e pouca certeza (ou informação correcta dada aos próprios funcionários da Emel)