Autor Tópico: Inspeções em França já foram e Portugal?  (Lida 3598 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Inspeções em França já foram e Portugal?
« em: 27 de Julho de 2022, 18:58 »
É oficial: a decisão francesa de impor uma inspeção técnica obrigatória para motocicletas em 1º de janeiro de 2023 está definitivamente enterrada.

A espera foi longa, mas está aí: a introdução da inspeção técnica periódica para motocicletas é revogada. Entenda que o decreto de agosto de 2021 que impõe uma inspeção técnica obrigatória para veículos de duas rodas motorizados a partir de 1 de janeiro de 2023 não ocorrerá, pois está cancelado por um novo decreto. O decreto “Revoga a obrigatoriedade de inspeção técnica de veículos motorizados de duas ou três rodas e quadriciclos motorizados (categorias L)”.

A FFMC (Federação Francesa de Motociclistas Angry) e a FFM (Federação Francesa de Motociclismo) trabalham para esta vitória há mais de dez anos.

A diretiva europeia de 2014 oferece a possibilidade de derrogação da inspeção técnica para veículos motorizados de duas rodas se forem adotadas medidas que promovam a segurança rodoviária dos veículos motorizados de duas rodas.


Seis alternativas foram enviadas à Comissão Europeia, algumas das quais já estão em vigor desde este ano.

Bónus de conversão (até 6.000€ sem condições de rendimento) na compra de um veículo elétrico de duas rodas (incluindo o retrofit de motos térmicas) ou um veículo muito pouco poluente.

Instalação de radares de controle de emissão sonora e penalidades para escapamentos não aprovados e/ou adulterados.

Melhor comunicação sobre a segurança dos veículos de duas rodas, principalmente em termos de equipamentos.

Incluir as questões relacionadas a duas e três rodas nos Planos de Ação Departamentais de Segurança Viária.

Integração da questão da segurança dos utilizadores de veículos de duas rodas motorizados ao passarem o alvará B e acrescentando um programa de manutenção, eco-condução e ruído ao passarem os alvarás A1 e A2.

Reforço da proteção dos usuários graças à sinalização de pontos cegos em veículos pesados.

( Tradução automática)

https://www.femamotorcycling.eu/no-inspections-france/
« Última modificação: 27 de Julho de 2022, 19:02 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5400
  • Localidade: sintra
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #1 em: 27 de Julho de 2022, 22:28 »
Ainda vai correr muita tinta sobre o assunto.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4435
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #2 em: 28 de Julho de 2022, 07:13 »
Muitos centros de ipo já tem o material,logo já investiram,aqui só vejo duas soluções,ou arranca mesmo ou o estado devolve o investimento as empresas,que acham?
Venham lá às inspeções sff,mas de forma séria e justa.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #3 em: 28 de Julho de 2022, 09:32 »
A devolução do investimento depende das expectativas criadas, só o facto de existir a lei não chega.


Não tenho nada contra as inspeções mas reconheço que a segurança seria mais bem obtida com medidas diferentes, não as mesmas mas seguindo o exemplo de França.
Arrisco-me a dizer que os motociclistas se preocupam muito mais com a segurança que os automobilistas, porque o preço é muito maior.  _martelada_  Por isso as inspeções seriam mais para a poluição e tuning
O dinheiro das inspeções aplicados na fiscalização seria muito mais eficaz, nomeadamente do ruído e gases
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 374
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2023, 19:51 »
Afinal sempre vão para a frente as inspeções aos motociclos!  _martelada_
 Foi aprovado o Decreto-Lei n.º 29/2023 de 5 de maio. Harmoniza a nossa legislação com a Diretiva da UE e passa a abranger motos acima de 125cc, e não apenas acima de 250cc. A partir de janeiro de 2024, quem tem moto com mais de cinco em relação à primeira matrícula, tem que ir à inspeção.
https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/29-2023-212591472
Boas curvas! scooter_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 10/2024)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5400
  • Localidade: sintra
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2023, 21:20 »
Bem parece que a minha não vai... _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2555
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #6 em: 08 de Maio de 2023, 17:40 »
Uma das minhas não vai mas a outra...... _reg_....mais uma despesa.  _Rolley_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #7 em: 16 de Maio de 2023, 19:22 »
Hoje passei por um centro de inspeções e perguntei como era com as motas.
Não sabem de nada ( nem da norma que saiu este ano) dizem teu os espaço preparado mas faltam as regras.
Quando perguntei como era com os extras, insistiu muito nos escapes homologados, perguntei sobre top cases e vidro da frente e disse que nada disso está sob atenção.
Vale ou que vale, mas é fonte do sector
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 169
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #8 em: 13 de Junho de 2023, 00:01 »
Saudações. Vi algures que o GAM está a preparar uma manifestação pelas principais cidades do país, para este sábado à tarde, por causa das IPOs, mas na página oficial deles, no Facebook, não me parecem muito ativos. Alguém sabe se isso é mesmo para avançar? E se sim, quais os pontos de encontro, percursos, etc? Para Lisboa, sobretudo...
Obrigado desde já!
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #9 em: 13 de Junho de 2023, 13:28 »
É oficial: a decisão francesa de impor uma inspeção técnica obrigatória para motocicletas em 1º de janeiro de 2023 está definitivamente enterrada.

...

A FFMC (Federação Francesa de Motociclistas Angry) e a FFM (Federação Francesa de Motociclismo) trabalham para esta vitória há mais de dez anos.

...

https://www.femamotorcycling.eu/no-inspections-france/

Creio que pelos posts anteriores e até mesmo pelo título do tópico, alguns fizeram uma má interpretação da fonte transcrita.
Pois, de facto "definitivamente encerrada" refere á data, 1 de janeiro de 2023 e não às inspeções em si, porque estas vão mesmo avançar em França, é uma questão de meses.
Ainda recentemente, 01/06, o Conselho de Estado deu um prazo máximo dois meses ao governo francês para regulamentar as inspeções de veículos de duas rodas.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #10 em: 13 de Junho de 2023, 18:46 »
É mais fácil gerir a carteira dos outros que a nossa, em vez de pagar para reparar as estradas, colocar semáforos, etc é mais fácil fazer inspeções cuja finalidade é apenas medir o som do escape e passar multas por andar a 90numa estrada que devia ser de 100 e é de 50
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1720
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #11 em: 16 de Junho de 2023, 11:54 »
É mais fácil gerir a carteira dos outros que a nossa, em vez de pagar para reparar as estradas, colocar semáforos, etc é mais fácil fazer inspeções cuja finalidade é apenas medir o som do escape e passar multas por andar a 90numa estrada que devia ser de 100 e é de 50

Penso da mesma forma.

Offline Vítor Costa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Loures
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #12 em: 26 de Junho de 2023, 08:15 »
Houve concentração, pelo menos em Lisboa. Estava pouco anunciado e também mal anunciado. Ede louvar o espírito de quem o fez, mas assim é preferível não fazer nada. Tinha mais adeptos da Bósnia no Rossio do que motas.
Há que organizar uma marcha com pés e cabeça, anunciada com tempo e com os locais de partida e de chegada bem definidos para não haver dúvidas.
Discutiu-se se haveria de ser de semana ou no fim de semana. Todos/as sabemos que durante a semana isso teria um impacto tremendo. Contudo, também teríamos a antipatia de todos/as, não só quem anda de carro, mas igualmente de transportes.
Penso que deve ser agendado para um fim de semana para que possam ter uma ideia do que seria durante a semana!
É preciso ter um grupo organizado para, caso seja necessário, entregar na Assembleia da República, aos grupos parlamentares, o que se considera adequado (revogação, com documentação de suporte (isto tem que estar preparado antes).
A mobilização deve ser solicitada a todos/as que tenham mota e aos que agora não tendo, vão com quem tem mota para fazer número.
Deixar claro que optámos pelo simbolismo donfim de semana, mas se for preciso, será de semana. Outra forma é o chamado buzinão por todas as cidades do país. Faz de conta que estamos na Turquia, é mais na buzina até colar.

Abraço e boas voltas

P.s. cuidado com os buracos nas estradas

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5400
  • Localidade: sintra
Re: Inspeções em França já foram e Portugal?
« Responder #13 em: 26 de Junho de 2023, 22:34 »
Hoje passei por um centro de inspeções e perguntei como era com as motas.
Não sabem de nada ( nem da norma que saiu este ano) dizem teu os espaço preparado mas faltam as regras.
Quando perguntei como era com os extras, insistiu muito nos escapes homologados, perguntei sobre top cases e vidro da frente e disse que nada disso está sob atenção.
Vale ou que vale, mas é fonte do sector

Eles já estão preparados á bastante tempo...nas até agora nada
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018