Olha , as oficinas não metem nada nem conheço nenhum mecânico até aos dias de hoje que discute comigo óleos, não percebem rigorosamente nada, mas mesmo NADA de óleos e suas composições , e tudo o que recomendam os fabricantes é um gráfico na base da temperatura de cada País, que nós como pequenissimo país onde não contamos para nada, mas voltando ás oficinas representantes posso te dizer que nem a valvulina eles colocam a adequada ás Sym, que é a 80W140 , percebem tanto disto que colocam a 80W90 num pais onde a temperatura mormal ronda de 25 graus a 31 ou 32 graus, está tudo dito. e aqui sim, já tem muita influência de desgaste , nos carretos da transmissão e eu que diga que passei por isso na Maxsym 400, e mesmo aqui a Sym tb funciona conforme um gráfico de temperatura de cada País, 80W90 para paises onde a temperatura seja 0 graus.
Eu até na sou mecânico, sou electricista de cáca, mas gostava de perceber melhor isso dos Oleos....mesmo!Temperaturas de 20º, mas 80w140 e 80w90.....Afinal está relacionado com temperaturas mistas? temperaturas do clima? temperaturas que o motor atinge ....Epa vicente, explica lá isso ao pessoal !!Quando tiveres tempo, claro!! Sei que tens pouco mas arranja lá um tempinho para elucidar aqui o pessoal a "debater" isso com os nossos mecânicos tbm!! Boas curvas
O vicente....Como vou estar eu, ou outro companheiro qualquer ligado ao sector automóvel (mesmo não sendo mecânico) sendo eu electricista ? Daí dizer para tu explicares aqui ao pessoal Principalmente agora que estives-te ligado à BMW, podes ajudar a elucidar o pessoal e essa questão de Oleos e temperaturas ....arranja lá um tempinho pahh Serio !!!
tem graça, a pcx recomenda o mesmo óleo do motor para a transmissão.
O 140 é mais grosso e tem a ver com a viscosidade ideal para carretos helicoidais no caso da Sym Gts 125.Reduz o barulho mas só pode ser usado em climas amenos como o nosso, para climas frios recomenda-se o 80 w 90 de viscosidade mais baixa. Aplico 85w 140 desde os 3000 kms e notei a diferença, ficou mais silenciosa. Os carretos helicoidais aumentam a superfície de contacto reduzindo o desgaste mas necessitam de uma viscosidade mais alta para reduzir o barulho.A viscosidade 140 é demasiada grosso para climas frios, por isso é recomendada para o nosso País. Abraço Enviado do meu D2303 através de Tapatalk
E na Majesty 400 tambem é o mesmo oleo do motor que e colocado na transmissao!
Tive uma 50cc durante uns anos e uns tantos km( não sei quantos) nunca mudei o óleo do motor. A gasolina levava óleo a 2% um qualquer, pois a mistura já estava feita. A mota era uma Puch Jet M50 6 velocidades, na altura acompanhava na boa as 125cc também a 2 tempos. Quando a vendi a um amigo o óleo do motor estava bom.
BoasNão sei se já repararam mas eu só me intrometo em debates quando o tema do tópico é algo que tenha acontecido comigo ou a conhecidos, nunca me baseio em manuais nem no que ouvi dizer para não cair no ridículo.Eu abdiquei da garantia muito cedo e passei a tomar conta da minha Gts, por isso quando li que as oficinas usavam o mesmo óleo para todas as scooters decidi mudar a valvulina aos 3000 kms e a que vinha de origem, não faço ideia qual era, só sei que escorreu muito rápido, parecia azeite normal, posteriormente ao mudar a valvulina 85W 140 todos os 5000 kms demorou à vontade mais de 2 minutos, o que levou a concluir que o 85W 140 é muito mais espesso.Passou a ser menos ruidosa disso não tenho dúvida nenhuma, dei conta disso porque antes dos 3000 kms andei de volta do barulho das pastilhas do travão traseiro e quando reparei o problema, o barulho da transmissão ficou mais audível e desapareceu quase por completo quando mudei para o 85W 140.Concluí que a viscosidade tem importância nalguns factores , não me parece que neste caso em particular a SYM tenha algo a ver com interesses de marcas.Abraço
Rodrigues, desculpe lá não tem a ver com a grossura tem a ver com as especificações/ponto de rotura, e aí tem por exemplo todas as 75 que são totalmente sintéticas e mais finas que as 80 e 85 e têm um ponto de rotura muito mais elevado, ou seja em conversa comum , conseguem aguentar mais que as 80 ou 85 independentemente se são 90 ou 140.
Apenas por isso relatei a importância de colocarmos o óleo aconselhado porque foi testado para o tipo de carretos helicoidais da transmissão da Gts 125.