Autor Tópico: Vibração na Forza 300  (Lida 20823 vezes)

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #25 em: 18 de Setembro de 2014, 13:24 »
Raios tanta vibração _confuso_
Devo confeçar que devo estar muito issencivel porque não noto vibração nenhuma na minha  scooter_
Noto outros defeitos, agora vibração não :-?

vicente

  • Visitante
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #26 em: 18 de Setembro de 2014, 13:24 »
Boas Sapiens é verdade e foi o que eu escrevi na altura do teste que efetuei  a melhor 400 do mercado .   ( "Se trocasse neste momento, iria para a Xciting 400i, adoro aquela scooter". )

Boas curvas e  _convivio_
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 13:26 por vicente »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #27 em: 18 de Setembro de 2014, 14:45 »

 "há marcas que não têm desculpa para que haja esse tipo de vibrações...".


Caro companheiro Sapiens21

Eu sou humano e tbm erro, mas não foi o caso. ( ou tenho de ser crucificado por me enganar em algo? )


O que eu quero dizer com essa situação refere-se às tais vibrações que não são normais.... como evidente!
(muitas principalmente por desgaste prematuro)

As normais relacionadas com a própria mecânica são diferente, e bem diferente destas...


É assim tão difícil perceber a minha linguagem assim, ou só conseguem ver efectivamente o que eu quero dizer ?  _pensador_


Problemas todas as marcas podem ter (...e têm)! O que pode acontecer é que uma terão mais que outras.


Acho que dizes muita coisa com essa afirmação tua tbm, embora por vezes pareça que é tudo normal de acontecer...
(daí os meus comentários e dizer o que digo, quer concordem ou não)


PS: Já agora e para não pensares que eu sou só Honda, confesso-te algo que afirmei durante o almoço no último evento com a malta CPM: "Se trocasse neste momento, iria para a Xciting 400i, adoro aquela scooter".

Sabes bem que concordo contigo e com o Vicente nesse aspecto, embora muita e muita gente discorde.

Mas tal como tu, eu tbm não sou fanático por nenhuma marca, pois já corri a maior parte delas, e se pode-se hoje, neste momento comprar aquilo que queria e que gosto, não seria essa de certeza !
Apenas te digo que era Honda!!

O modelo não digo  _careta_

Mas tbm gosto de outras marcas e modelos, há é aqueles que eu não posso mesmo (como alguns sabem)

Paulo Coelho, vibrações todas têm, umas mais que outras, mas muitas (e as que eu me refiro mecanicamente) algumas não são sequer constantes.
Mas que a tua tbm tem, tem! Faz uma experiência e anda a 4 ou 5 a hora durante algum tempo para ver o que acontece.

Há coisas que são difíceis de explicar por escrito, como calculam.


Espero ter esclarecido o que efectivamente quero dizer, sem trocadilhos e mal entendidos.
Embora possa amanhã mesmo mudar de opinião, devido a um factor qualquer, qual é o problema disso ?
Qualquer um pode mudar!

Falo de coisas que minimamente sei e tento trocar questões, opiniões e debater-me sem diz que disse.
Tento ser o mais sensato possível, nada mais que isso.

Boas curvas

...............para todos!
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #28 em: 18 de Setembro de 2014, 15:45 »
Apenas te digo que era Honda!!

O modelo não digo  _careta_

Nem precisas de dizer meu caro...eu sei qual é.  _careta_
Quando um dia p€nsar€s nisso, talk to me!  _convivio_

-------------------

Retomando o assunto e para não estarmos aqui a dar mais dores de cabeça (sem intenção) aos nossos companheiros Interceptor e José Bairrada, no seu diligente e importante trabalho de moderação, devo mencionar que pretendo, logo que me seja possível, passar pelo concessionário Honda e experimentar a Forza NSS300 de test-ride para atestar a situação.

Tentarei andar naquela curta faixa de rotação em que se manifestará a situação relatada p. ex. no D.B. do companheiro escape-roto e perceber (ou tentar perceber) até que ponto a mesma é ou não incomodativa.

Pelo que foi referido pelo próprio, pessoa de quem não tenho quaisquer razões para duvidar, a vibração quase não se sente e não incomoda nada, até por via da especificidade da rotação em que se manifestará. Mas ainda assim pretendo tirar eu próprio as minhas conclusões.

NOTA:
Para quem leia as mensagens anteriores deste tópico e pense que por aqui vai alguma troca de galhardetes, não há razão para receios. Tratam-se apenas de opiniões e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo por parte de membros que aqui encontram espaço para, com urbanidade, esgrimir a sua opinião!  _convivio_

joao.mfr

  • Visitante
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #29 em: 22 de Setembro de 2014, 10:55 »
Bom dia Escape_roto,

A que rotações sente a vibração na sua Forza ?

Cumprimentos,
João 

Olá
Relativamente ao assunto da vibração.
Depois de uma pequena pesquisa encontrei o no fórum hondapcx.org, um tópico onde está a ser/foi  discutido, a vibração sentida por alguns utilizadores/proprietários da FORZA.

http://www.hondapcx.org/viewtopic.php?f=22&t=1930&hilit=vibration

Uma das razões ou fator apontado por alguns users diz respeito ao tipo de construção do motor da FORZA (mono-cilindrico) e à ressonância que estes motores fazem em determinado ponto do seu funcionamento, explicado aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Single-cylinder_engine

No caso da FORZA essa vibração/ressonância é sentida mais ou menos nessa rotação/velocidade.

Existe um user do fórum que afirma ter conduzido FORZAS novas e usadas, e todas em determinado ponto o fazem, ele chama-lhe: “Single Cylinder resonation”

Mais uma vez afirmo/escrevo que a vibração/ressonância que sinto não me incomoda.
Sente-se que está lá.

A melhor definição que encontro para esta ressonância é como quando conduzo alguns carros numa mudança muito alta a uma velocidade baixa e querendo acelerar sente-se uma maior vibração. Não sei se me entendem.

Continuarei nas pesquisas.

escape_roto

  • Visitante
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #30 em: 22 de Setembro de 2014, 21:44 »
Olá João
Só vi agora o teu post. Desculpa.
Noto uma vibração/ressonância entre as 4000/4500 rpms.
Mais uma vez refiro que não me é incomodativo, mas nota-se.
Tenho andado a pesquisar mais um pouco, mas ainda não consegui reunir informação válida ou concreta.

joao.mfr

  • Visitante
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #31 em: 26 de Setembro de 2014, 16:07 »
Boas,

Fui à Mortorway queixar-me desta situação. Deixei lá a Forza para verificarem esta vibração.
Fizeram uns apertos e colocaram umas esponjas nos plásticos laterais. Pediram-me para experimentar.
Não verifiquei nenhuma melhoria. Continua com a mesma vibração perto das 4200 RPM.

Offline pteodoro

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Portimão
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300 Abs
Re: Vibração na Forza 300
« Responder #32 em: 27 de Setembro de 2014, 10:33 »
Bom dia a todos.
Também eu desde cedo me apercebi dessa vibração que apesar de, até ao momento, não perturbar o normal funcionamento, não deixa de ser um ruído que, na minha opinião, não deveria lá estar. Esta vibração pode escapar a muita gente porque só se nota por volta das 4500 rpm (aproximadamente). No meu caso como faço cidade foi fácil de me aperceber, pois a essa rotação vamos à volta dos 50/60 km/h. Já para quem faz estrada deverá ser difícil, pois ao passar por essa rotação, sem manter, nada faz. Passei ontem pela oficina e foi-me dito que era normal, pois estava relacionado com o funcionamento da transmissão, em particular dos roletes.

Vamos ver o que vai dar, se é mesmo assim ou se vem aí barrete. Tive uma pcx mais de 2 anos e nunca tive qualquer ruído deste tipo.

Cumprimentos a todos.
DT 50 LC (0 - não me lembro quantos km)
PCX 0-6000 km
Forza 300 0 - ... km