Autor Tópico: DT não ligava  (Lida 4543 vezes)

Paulo Ferreira

  • Visitante
DT não ligava
« em: 16 de Setembro de 2014, 19:28 »
Boa tarde companheiros,

venho vos contar o que me aconteceu no sabado passado, tirei a DT da garagem, liguei a e la fui eu para Lisboa, quando cheguei ao local, estacionei a DT e tudo bem... e depois quando quis liga-la novamente... nada... ela fazia o check, eu carregava no manete e no start e nada :-\ , nem quando carregava nas manetes ela acendia a luz de travagem.

De vez em quando la dava um pequeno sinal de vida, mas nada... um amigo meu que vinha atras de mim disse que a luz traseira nao estava a funcionar, nem nas travagens!

Um amigo meu que estava la na altura, esteve a ver e disse me que poderiam ser os "switchers" que estavam com humidade ou fora do sitio e que era por isso que ela não fazia a ligação para arrancar, la olhou e colocou o dedo por baixo da manete direita, empurrou e depois tentamos liga-la novamemente e ela fez o procedimento correcto, apertei a manete direita, acendeu a luz de travagem, carreguei no start e ela ligou... mas a com a manete esquerda apertada, nem liga, nem acende a luz de travagem... agora que me lembro já não ligava há algum tempo apertando com essa manete... o que eu pensei que seria normal, mas não é!

Já aconteceu a algum de vocês?

Amanha vai a oficina para ver o que se passa!




Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: DT não ligava
« Responder #1 em: 16 de Setembro de 2014, 20:32 »
É estranho.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: DT não ligava
« Responder #2 em: 16 de Setembro de 2014, 20:56 »
Ainda esta semana encomendei o interruptor para a manete esquerda. Valeu o da direita. Acontece.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

interceptor

  • Visitante
Re: DT não ligava
« Responder #3 em: 16 de Setembro de 2014, 22:19 »
Já me aconteceu :) mas apenas numa manete. Os interruptores estão muito vulneráveis as intempéries e nesta altura com as primeiras chuvas os maus contactos começam a ser comuns.

Paulo Ferreira

  • Visitante
Re: DT não ligava
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2014, 11:36 »
Bom dia companheiros,

Hoje la fui a oficina para resolver o problema... e problema resolvido!

Eram os "switchers" que estavam com humidade, foram retirados, limpos e lubrificados e já está como mandam as regras!

Obrigado a todos por a vossa ajuda!

Paulo

Offline Jca06

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 11
  • Localidade: Caxias
  • Marca: Kymco
  • Modelo: DownTown 125i
Re: DT não ligava
« Responder #5 em: 17 de Setembro de 2014, 23:02 »
Já me aconteceu 2 vezes. Basta lubrificar uma vez por ano os switches. Quando as luzes de stop deixam de acender, também o arranque não será efetuado.  _pol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: DT não ligava
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2014, 10:40 »
Exactamente, é normal (não devia ser, mas é), pois são contactos expostos às intempéries e que são pouco protegidos. Mecânica/electricamente, é quase impossível não fazer contactos totalmente isolados às intempéries, ou por vezes mau uso.

Existem uns melhores, outros piores, vai-se protegendo com mais plástico, ou deixando destapados para que o ar os seque rapidamente, ou feitos com materiais que já resistem mais à intempérie.

Não há modelo especifico onde isso possa acontecer ou não, por vezes basta estarem à chuva numa determinada direcção para que a agua "entre" para os contactos criando depois um pouco de "verdete" podendo com o uso (pouco ou muito) ganhar um tipo de carvão devido ao contacto não se fazer correctamente.

Aconselho a que todos, nem que seja uma única vez por ano, tentarem identificar os "switch's" e tentar mandar para dentro deles uma "sprayada" com WD40 (ou outro equivalente razoável) para evitar o desgaste prematuro ou mesmo o isolamento do contacto.

Agora peço que prestem atenção ao que vou escrever, pois isto é o mais importante !!

Por vezes, o contacto desgasta-se porque podemos estar a ligar mal a Maxi, sem nos aperceber-mos disso!!

Façam sempre, mas sempre da seguinte forma....
Primeiro carreguem na manete de travão, e somente depois carreguem no botão Start. Inconscientemente por vezes fazem o contrario, pois o botão start está mais perto da nossa mão!

Já anteriormente, num outro tópico disse isto, volto a repetir e quem quiser perceber/aceitar muito bem, quem não quiser paciência.

O contacto ("platinados") da manete é mais fraco, pois só acende uma lâmpada de Stop, contrariamente ao botão ("platinados") de start, pois põem os motores e tudo o resto a trabalhar, daí, carregando inconscientemente no start primeiro e só depois na manete de travão, faz com que o contacto (platinado da manete) que é mais fraco desgastar-se mais facilmente! Isto é mesmo assim!! Ou fazem os movimentos correctos, ou têm deste tipo de problemas. desgaste prematuro por "mau funcionamento, ou por "verdete" devido a humidades e/ou intempéries.

Espero ter ajudado.

Boas curvas
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 10:41 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....