Autor Tópico: Sym GTS 125i vários testes  (Lida 4226 vezes)

JRita

  • Visitante
Sym GTS 125i vários testes
« em: 22 de Agosto de 2014, 21:21 »
Existe aqui vária informação útil e agradeço desde já ao pessoal todo que relata aqui as suas experiências e informações.

A minha SYM está a acabar a garantia, e já não me intimida tanto a sua mecânica e funcionamento, e decidi dedicar mais tempo a ela; gosto bastante de experiências razoáveis claro, e não tenho quaisquer conhecimentos de mecânica, mas hoje em dia a informação é muito mais fácil de obter.

Por enquanto pretendo testar o comportamento, com diferente filtros de ar, velas, luzes, embraigem, variadores, roletes, viseiras, tipos de combustivel, e algo que me lembre mais.

O meu principal objectivo é alcançar uma maior economia de combustível e maior velocidade de ponta, mesmo que implique perda de aceleração.

Eu sei que muitos são da opinião, tira a carta e compra outra mota mais potente. Ok não concordo, quero uma mota o mais económica possível, confortável para viagens longas, e a minha velocidade costuma ser 90k/h.
Além disso mesmo que eu compre outra mota vou sempre acabar por fazer o mesmo, comprar acessórios, peças e testar na mesma, acho que é até um passatempo saudável.
Tenho confiança nos engenheiros que desenharam a GTS, tanta quanto os que desenham componentes e acessórios de outras marcas. Mas é necessário ter em mente que a GTS vem provavelmente (vamos ver o resultado dos testes) equilibrada entre velocidade e arranque, e claro com uma grande autonomia de prevenção de desgaste mecânico, que não pretendo perder claro.
Existe também muito marketing e muitos acessórios não servem mesmo para nada, aliás muitas das vezes só pioram o desempenho, como muita gente se queixa dos filtros KN, ou aqueles aparelhos mágicos para poupar combustível que não fazem nada.

« Última modificação: 22 de Agosto de 2014, 22:41 por JRita »

JRita

  • Visitante
Re: Sym GTS 125i vários testes
« Responder #1 em: 22 de Agosto de 2014, 22:22 »
O primeiro teste que vou fazer é com os filtros de ar. Não vou usar nada de medido por computador, vou tentar filmar no terreno e ver o comportamento que é isso que interessa.

Hoje já chegou o meu filtro de ar Simota:
http://www.simota.com/Uploads/SIMOTA-OSY-0152-1_nEO_IMG.jpg
Muito bonito(apesar de ficar dentro de uma caixa _careta_) bem construído e sólido, é compacto parece filtrar muito bem.
Custo 26€ mas com envio de Taiwan incluído, demorou duas semanas a chegar, nada mau.
Também já tenho o óleo para aplicar.

O filtro de origem já está encomendado, é de papel e segundo vários testes de pessoal (e não de empresas com objectivos de marketing) os de papel são os que realmente filtram melhor. O de origem para a GTS custa 10€ não é da SYM mas é igualzinho.
http://www.ridewill.it/public/ImgMotor/Big/RMS_motor_100602690.jpg
Aqui está um bom exemplo de testes se quiserem ler um pouco:
http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm

Agora só falta encomendar e aguardar por um filtro em cone de competição, só mesmo pela brincadeira e testar a reacção, o problema é que não estou a ver como inserir um pouco de papel de filtragem (de um filtro de café) para testar a capacidade de filtragem da sujidade do ar, mas quando chegar verei como fazer.
http://www.ebay.com/itm/201108222482
É preciso cuidado com este para não apanhar água, existem outros mais caros com protecção de água, mas duvido que este faça maravilhas e como é só para testar 4€ é suficiente


Não vou testar este, mas é bonito!!!
http://www.ebay.com/itm/Black-Chrome-Billet-Aluminum-Cone-Spike-Air-Cleaner-Kit-Intake-Filter-Motorcycle-/231089989783?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item35ce096897&vxp=mtr _palmas_

E este tb não porque é caro e não deve ser muito diferente do Simota:
http://www.ebay.com/itm/Sym-Joyride-200-EFI-Evo-09-13-DNA-Air-Filter-PN-P-SY2SC13-01-/121256054278?pt=UK_Motorcycle_Parts_13&hash=item1c3b6c8e06


Agradeço sugestões e ideias para já sobre filtros de ar, emprestar material etc etc....

Estou a pensar testar tudo no mesmo dia, para não existirem influências atmosféricas.
Aquecer a mota dar uma voltinha. Depois atestar bem em casa, testar a velocidade de arranque, o nivel de rotações em relação à velocidade, velocidade máxima e desempenho em subida. Quando chegar a casa após 30 km (uma vez que é mais ou menos este o consumo da mota por litro) atestar com uma seringa _lol_  e ver o consumo.
Após isso vou andar com cada filtro cerca de 400 km (cerca de um depósito) e vou colocar um pequeno filtro de café em cada e ver qual deles deixa passar maior sujidade. Se os 400km não chegarem para se notar alguma sujidade vou ter que aumentar a duração.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2014, 22:34 por JRita »

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Sym GTS 125i vários testes
« Responder #2 em: 23 de Agosto de 2014, 00:39 »
Vou dar uma pequena opinião dos meus 47 mil kms de GTS ....
Par mim são ganhos minimos, o que se faz com isto ou com aquilo de alterações ganha-se num momento e volta-se a perder noutro...a titulo de exemplo ganhares 2 ou 3 kms de ponta(com um filtro xpto) irá se perder quando a correia começar a dar sinais de desgaste....tendo em conta o intervalo de manutenção destes modelos.... _Rolley_

Também já tive ideias disto e daquilo,até mesmo de colocar um motor de 300cc e andar "disfarçado"  _martelada_,mas quanto mais ando nela chego a conclusão que não vale a pena...e ainda bem que não o fiz.

Neste momento faço a manutenção simples da minha mota e digo que não há nada como o material de origem  _pol_,já montei material de origem e agora material de "linha branca" e irei já de seguida voltar á origem ...alterações com variadores ou filtro xptos ,para mim não compensa, para a minha utilização diária da mota não me compensa, ora é barulhos das pastilhas,ou correia a cantar,etc,etc......vou ter que gastar mais uns tostões mas vou voltar á origem que nunca me deu problemas.

Se quiser andar mais ou fazer mais kms com alterações já tenho a perfeita noção que terei que ir para upgrade.

Mas a minha GTS continua a ser a opção perfeita para o meu dia a dia,só me queixo porque gosto de andar a vadiar aos fim de semanas e ai para mim já está curto.
Mas nem ela nem eu nos negamos a ir onde quer que seja. scooter_ _pt_

Com isto, não critico quem faça as alterações ,simplesmente quero partilhar um pouco da minha experiência de GTS.....


Boas Curvas

nribeiro

  • Visitante
Re: Sym GTS 125i vários testes
« Responder #3 em: 23 de Agosto de 2014, 04:12 »
Eu acho que fazes muito bem! Quando encontrares o ponto de equilibrio da mota não vais querer outra coisa!
Falo por mim!
Eu só á uns dias é que consegui deixar o variador JCosta com o peso ideal para puder andar em plano mesmo com vento encostado nos 120. Não anda muito mais em ponta que antes mas consigo mais velocidade em plano coisa que antes não conseguia! A descer continua a ir perto dos 130. Já deu 132 mas estou a precisar de uma rampa de turbina nova.

O filtro desses todos aconselho o DNA!!!

O cónico que aí mesteste é igual ao meu e digo-te já que não irá ser bom... Pode ser menos restritivo que o de papel mas não tem caudal suficiente!