Autor Tópico: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão  (Lida 11694 vezes)

NunoM

  • Visitante
Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« em: 28 de Maio de 2014, 12:26 »
Viva pessoal,

Como gosto sempre de aprender, digam-me, quem saiba: há algum sintoma que possamos sentir na nossa scooter que nos leve a crer que a correia de transmissão esteja quase em fim de vida?
É sei, quando os dentes da correia ficam "lisos" a scooter trabalha, mas não anda, pois não a correia não tem tração.

Obrigado desde já.

Boas curvas,
 scooter_

interceptor

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #1 em: 28 de Maio de 2014, 12:40 »
Um dos sintomas, pelas experiências partilhadas, é a redução ou dificuldade em atingir a velocidade de ponta.
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, 12:51 por interceptor »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2014, 12:45 »
Precisamente, a gradual perda de velocidade de ponta é um dos sinais mais evidentes que o desgaste da correia está já a atingir o seu "ciclo de vida útil".

Não estamos a falar de uma diferença de 30Km/h ou assim...nada disso. Mas se antes determinado modelo atingia 120Km/h, com uma correia que apresente desgaste acentuado não o fará quase de certeza, ficando aquém por 5/10Km/h p. ex.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1180
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #3 em: 27 de Junho de 2014, 00:44 »
Companheiros, a minha experiência diz-me que parte e pronto.
Comprei a minha mota com 35000km, o anterior dono, tinha feito a troca aos 12000 conforme manual, depois nunca mais.
Eu cuidadoso como sou, quando ela tinha cerca de 45000 tirei a tampa, limpei e soprei todo o espaço onde circula a correia, verifiquei a correia não encontrando vestígios de rachas, nem nada com defeito. Continuei a minha vidinha satisfeito até aos 52000 altura em que partiu
Não fazia barulho, não notei quebra de força, quebra de velocidade ou ter de fazer mais rotação para manter uma velocidade. Vinha na auto-estrada +- a 130kmh felizmente com pouco trânsito e na faixa da dtª de repente e sem prévio aviso ...partiu. O que senti: uma travagem muito forte, não bloqueou roda, e um susto do carago(foi na A4).
O que podia ter acontecido se fosse a fazer uma ultrapassagem, ou uma ultrapassagem das apertadinhas, ou quando vai tudo na auto-estrada a 140/150 e coladinhos, ou quando...... Em qualquer situação quer regular o menos regular. Não é bom,acreditem.
Portanto no meu caso não houve sintoma. Houve abuso em não respeitar o intervalo de mudança.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2647
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2014, 12:45 »
Por vezes, alarga e patina no arranque, provocando uns arranques aos solavancos.

power-full

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #5 em: 12 de Agosto de 2014, 09:37 »
Por vezes, alarga e patina no arranque, provocando uns arranques aos solavancos.

a minha chia quando arranco.. sei que que esta nas ultimas ..mas como o kit de variador que quero traz uma em kevlar ainda nao a mudei..sempre que chego entre os 90/100kh " deve ser quando troca de  posiçao o torque drive"  a mota patida ali nuns escassos 10/15/20 seg. ao prencipio levei grande sustos é que aquilo parece um carro a fazer uma travagem.. mas agora ate acho graça..lol ja faço de preposito ate mesmo nas ultrapassagens por causa de  certos senhores de carro que vao junto á linha ate da jeito fazer aquele barulho.....lol  funciona como buzina ..lol
o unico mal que ja tive assim fui querer ultrapassar um carro em subida e fiquei ali ao lado do gajo.. ate aquilo aquecer e agarrar...
mas se a correia estiver bem quente ja nao me faz ..lol
« Última modificação: 12 de Agosto de 2014, 09:40 por power-full »

nribeiro

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #6 em: 20 de Agosto de 2014, 13:36 »
No outro dia aconteceu-me na IC19! Correia Malossi desfez-se completamente! Ia eu na faixa da esquerda nos 130 e de repente perdi tração! O motor funcionava mas nada! Meti a mão na tampa da transmissão e estava a escaldar! Ora, uma invenção que correu mal e a correia subiu tanto que tocou na caixa. Agora, que a mota estava a puxar com uma alma estava!!!

albertomssilva

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #7 em: 29 de Agosto de 2014, 20:18 »
Boa tarde pessoal,

tenho uma dúvida: a falta de força no arranque (mesmo que não seja perante, i.e., por vezes dificuldade a arrancar e há necessidade de rodar o punho até ao fim, e outras vezes arranca bem) e a dificuldade em passar das 7000RPM, pode ser indicador que a correia de transmissão está gasta?
Obrigado

monteirolms

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #8 em: 29 de Agosto de 2014, 21:35 »
O que sempre me disseram é que a velocidade de ponta baixa ...

interceptor

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #9 em: 29 de Agosto de 2014, 22:39 »
Quantos kms têm a correia? O que notei na minha correia gasta e que a velocidade máxima baixou muito mas a rotação subia e muito em comparação à velocidade.   

albertomssilva

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #10 em: 29 de Agosto de 2014, 22:55 »
Quantos kms têm a correia? O que notei na minha correia gasta e que a velocidade máxima baixou muito mas a rotação subia e muito em comparação à velocidade.   
nao sei quantos kilometros tem, pois comprei-a usada... mas por exemplo, eu mal arranco ela salta logo para as 7000rpm, mas depois custa a desenvolver e a velocidade máxima custa a atingir, alias penso que se torna divicil chegar ao red line...

power-full

  • Visitante
Re: Sintomas de fim de vida da correia de transmissão
« Responder #11 em: 29 de Agosto de 2014, 23:45 »
nao sei quantos kilometros tem, pois comprei-a usada... mas por exemplo, eu mal arranco ela salta logo para as 7000rpm, mas depois custa a desenvolver e a velocidade máxima custa a atingir, alias penso que se torna divicil chegar ao red line...

nao tem nada a ver .. ou molas ou roletes gastos!! muito dificilmente sera correia ..... a nao ser que nao seja dai a correia!!