Autor Tópico: Apeada, sem experiência procura scooter 125  (Lida 13401 vezes)

sagra

  • Visitante
Apeada, sem experiência procura scooter 125
« em: 11 de Setembro de 2014, 11:17 »
Olá,
Sou uma aspirante a motociclista,
Tenho carta cat. B, fiz 25 anos à pouco tempo e estou por isso habilitada a conduzir motociclos até 125 cc.

Vivo no concelho de Palmela e trabalho em Linda a Velha, faço cerca de 90 km por dia, entre estradas nacionais, secundárias e auto estrada.
Tenho um carro a Gasolina que faz uma média de 6l/100km e preciso urgentemente de reduzir gastos.

Estou a pensar seriamente em arranjar uma scooter 125 mas não sei qual a mais adequada.
Sei que a PCX é a mais económica mas acho-a, pouco robusta, confesso que as 2 rodas ainda me assustam um bocadinho.

A scooter será para fazer os tais 90km diários em percurso misto, sempre sem pendura.
Tenho 1.68m de altura e 60kg de peso.

Tenho ainda a duvida se devo ter umas aulas para aprender a andar na scooter ou se devo comprar primeiro e ir treinando com a orientação de alguém que saiba, até me sentir preparada para fazer o percurso.
A vantagem de ter as aulas primeiro é que sempre posso fazer test drives antes de comprar... se não souber andar não posso...

Um ponto muito importante para mim, para além do consumo, de não ser muito cara e de ser segura, é ter bastante espaço de bagagem.

Tenho uma amiga que tem uma Johnway Predator e até o chapéu de sol lá cabe, mas acredito que não preencha os outros requisitos...

Será que a scooter que procuro existe, ou é pedir de mais?

Obrigada desde já!

paulodio21

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #1 em: 11 de Setembro de 2014, 11:23 »
Perde uns minutos e dá umas vista de olhos pelos diários de bordo do pessoal em diversas motas. Vê praticamente as primeiras páginas que é onde vais ler os prós e contras das motas.

Além disso, é importante o plafond... Tens de ter um montante já pensado, e pensar ainda que o que vais poupar em gasolina poderá pagar te a mota a longo prazo. Foi assim que comprei a minha bela Xmax, o que poupo em gasolina por mês, esse valor paga a prestação da mota eheh.

 _pt_ scooter_ _fcp_


Offline Brunex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 88
  • Localidade: São Domingos Rana - Cascais
  • - MP - MaxiPower
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i Evo SE
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #2 em: 11 de Setembro de 2014, 11:42 »
Para fazer esses kms, andar em auto-estrada e atravessar a 25 de Abril, esquece a PCX....
é claro que temos companheiros com PCX´s a fazer esses percursos ou até maiores, mas a PCX é uma moto citadina por natureza, e por isso acho que não preenche os teus requisitos, sem falar no espaço de bagagem...

procura Sym GTS, Kymco Downtown, Daelim S3, pois são motos bom preço/qualidade. A Yamaha X-Max já está uns furos€€ acima... 
A minha opinião é óbvia: Sym GTS = 30mil kms de puro prazer e 0 problemas.
Membro CPM 2926

Sym GTS 125i Evo SE de Jan/2012 e +100.000kms...

NunoM

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #3 em: 11 de Setembro de 2014, 11:46 »
Bem-vinda Sagra,

Pelo que relatas, ainda vais fazer uns bons kms por dia.

Bem, vou falar por experiência própria, pois comecei nas minhas andanças "scooterísticas" há alguns anos, começando pelas 125, indo posteriormente para as 250, 400, 600, 800 e agora estou numa 300.

Fazendo diariamente quase o mesmo percurso que tu (Palmela-Lisboa), posso-te dizer que uma scooter 125 cumpre o trajeto. Iria mentir-se se te dissesse que é a cilindrada perfeita para o efeito, mas, com tempo e algum paciência, faz-se.

Assim, aconselharia-te a comprares uma scooter de roda grande (ou roda alta, como também se designa), uma vez que vais fazer muitos kms fora do ambiente citadino, e com esse tipo de jante, garantes um maior conforto e estabilidade.

Nesse sentido, não te iria aconselhar a compra da PCX (que também já a tive), mas sim, outros modelos, tais como a Honda SH 125i, Yamaha X-City 125, Kymco Agility 125, entre outras. A minha preferência vai para a Honda, mas depende do que puderes gastar.

Algum esclarecimento adicional, estás à vontade e se quiseres falar, estou aí por perto.

Boas curvas,
 _convivio_
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 11:48 por NunoM »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2014, 12:08 »
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 12:21 por José Bairrada »
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2602
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2014, 12:19 »
É normal para quem tem carro sentir o apelo de ter mota para reduzir custos de combustivel.
Na prática isso não é totalmente verdade. O custo de aquisição, manutenção e equipamento deve entrar na equação.
Capacete, casaco e luvas custam a partir de 200euros
A manutenção é mais exigente, e cara, que no automóvel.
Se vais manter o automovel teras de contar com um seguro extra.

Dito isto e apenas na vertente de custos, pode ser mais interessante ter uma viatura a diesel ou gpl. Aí sim cortas as despesas de combustivel.

Se  a tua vontade vai para alêm dos custos existem muitas opções, como se diz qualquer mota/scooter chega a qualquer lado. Mais ou menos depressa, mais ou menos conforto, mais ou menos segurança...

Na minha opinião, e vai ser seguida de muitas outras certamente, 90km diarios é uma boa dose para uma 125, o que se vai refletir nas idas à oficina para manutenção.

Como alêm disso serão feitos em estrada/auto-estrada eu preferia uma coisa mais encorpada que uma citadina. Tens dezenas de opções a escolher.

Vai lendo alguns diários de bordo e, acima de tudo, testa-as até encontrares aquela em que te sintas melhor.

O teu peso não complica muito, mas a altura irá certamente colocar alguns modelos de fora da equação.

Boa escolha  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline nmssimoes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2014, 12:28 »
Bem vinda,

para esse trajecto uma 125 parece não ser a melhor opção.
Quanto aos custos não sei se diminui muito, pois embora o preço da ponte seja mais vantajoso, tens de contar com o equipamento necessário.
No entanto o prazer de condução, aliado a não pagares estacionamento e não apanhares transito entre outros faz com que quem ande de mota nunca mais queira o carro.

Dentro das 125 mais encorpadas penso que a melhor hipótese para ti será a sym gts ou se o orçamento for mais reduzido a daelim s2 ou s3.
Boa escolha
Daelim S3 125
Honda CB500
Sym Maxsym 400i
Honda NC750X

NunoM

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2014, 12:45 »
Pessoal, desculpem discordar com alguns aspectos, mas a manutenção de uma scooter 125 é barata, há equipamento barato, e nesse percurso, fica bem mais em conta do que ir num carro diesel ou mesmo a glp. Falo por experiência própria.

 _convivio_

sagra

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2014, 14:42 »
Obrigada pelas opiniões.

Já andei a ler uns tópicos e estou inclinada para a SYM GTS. Mas nada como experimentar...

Vou ver os diários de bordo, obrigada.

Quanto a cilindradas maiores, sei que seria mais adequado mas não tenho carta, e a poupança não seria muita.
Cheguei a ponderar a Piaggio MP3 300cc, que pode ser conduzida com carta B...

Quando a um carro a gasóleo, o investimento inicial é maior que para uma moto e também tem mais custos de manutenção que uma moto, ou que um a gasolina...

Obrigada a todos.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2014, 14:44 »
Só te digo que se quizeres uma mais robusta aconselho-te a teres umas aulas para ganhar confiança senao acontece-te como me aconteceu, conduzir um monstro com 170 kilos é diferente de um com110 / 120. Depois até poderás conduzir com mais mas sem experiencia é mais arriscado.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2202
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #10 em: 12 de Setembro de 2014, 02:20 »
Companheira Sagra,
Como tens 1,68 podes praticamente andar em qualquer scooter 125 do mercado sem grandes problemas..... Já aqui sugeriram a Yamaha Xcity 125 e que para o percurso que fazes, talvez fosse a ideal e há sempre a possibilidade de comprares em 2ªmão e em bom estado ( pouparias logo cerca de metade do custo de nova e ainda os 200 e tal euros da legalização ) dava para comprares o equipamento necessário e algum acessório + ( tipo, topcase por exº ) e ainda sobravam muitos aérios para a gasosa  _pol_
Boa escolha.
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Há ainda a hipótese de fazeres test drives de vários modelos/marcas nos concessionários e/ou alugares uma ou 2 das opções vencedoras para o veredicto final !
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

escape_roto

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2014, 09:38 »
Olá
Da pouca experiência que tenho em scooters e se me permitires a opinião recomendo três coisas:

Ter aulas ou experimentar com a scooter de alguém que te a empreste.
Podes por exemplo pedir-lhe para tu andares à pendura para pelo menos sentir a máquina;
ABS na scooter que comprares, é sempre um "must" e já que estás a comprar...;
Equipamento, principalmente se vais comprar a scooter para breve, pois está a chegar o mau tempo e convém ter o equipamento necessário para fazer face não só a uma eventual queda mas também à chuva e vento.
Experimenta, experimenta e experimenta. Escolhe a loja onde te expliquem como funcionam as coisas e não só aquela que vende mais barato.

Pesquisa por aqui, existem imensas dicas, boas escolhas e boa sorte.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 09:44 por escape_roto »

tparracho

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #12 em: 12 de Setembro de 2014, 10:14 »
Bem vinda Companheira.

Vou fazer aqui um testamento, que vou tentar abreviar ao máximo, no sentido de te dar o máximo de informação possível para te ajudar a decidir.

1º - plano de testes a maxis para te sentires confortável e para chegares à conclusão sobre se queres mesmo avançar para a compra de uma scooter ou não:
- começar por experimentar scooters mais pequenas e leves como é o caso da PCX/Vespa/etc. O objetivo aqui será habituares-te a andar em duas rodas e verificares se sentes medo ou não. (indo a um stand, pedes para fazer um teste drive e pedes ao vendedor que te dê dicas sobre o que deves e não deves fazer. Se conheceres alguem com experiencia que possa ir contigo, é melhor ainda)
- Depois de adquirires a experiencia do 1º contacto com as duas rodas, e se sentires que não terás medo, avança para o teste drive numa scooter de maiores dimensões como é o caso da GTS/Downtown/S3. Aqui, o principal objetivo é ver se te consegues habituar a andar com uma scooter mais pesada.

2º - qual a scooter mais adequada
- pela descrição que fizeste, concordo com as opiniões já dadas de que uma scooter maior GTS/downtown/S3 serão as mais adequadas, pelo conforto superior, protecção aerodinâmica, estabilidade a velocidades mais altas.
- Mas só experimentando estas é que poderás ter a certeza

3º - Custos.
- Como também já foi referido, tens de contar com equipamento adequado para todas as condições.
- contabiliza pelo menos: capacete, luvas, casaco de mota, calças impermeáveis (dependendo das marcas que optares poderá custar entre 200€ a valores um bocado superiores)
- Seguro. Vai depender da seguradora, mas os custos costumam situar-se entre os 50 e 100€
- IUC. é o custo mais irrisório, mas também é um com o qual tens de contar, que fica ligeiramente abaixo dos 6€/ano
- Revisões. Depende da marca e modelo, mas por norma a 1ª é aos 1000km e as seguintes costumam ser de 5000 em 5000 ou de 6000 em 6000. Para a quantidade de km que farás por dia (semelhante aos que eu faço) deves ir à revisão de 3 em 3 meses, +/-. As revisões costumam situar-se entre 50 e os 150€, mas mais uma vez, vai depender da marca/oficina/nº de kms.

Espero ter ajudado.

Pedro_32

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #13 em: 12 de Setembro de 2014, 15:28 »
eu discordo de algumas opiniões....
como por exemplo o custo de aquisiçao de equipamento(capacete, luvas casaco etc...)

...com o equipamento só se gasta uma vez, por isso não é um investimento continuo, só se algo se estragar ou coisa assim.
...combustível, é mais económico que um carro, logo basta ver as medias de um carro e as medias de uma maxi....nada a ver.
...manutenção...desculpem lá mas uma 125 tem uma manutenção super barata e não cara como ouvi o user FASTNET dizer, e tb nao é necessario ir fazer revisao de 3 em 3 meses, mas sim o que o fabricante recomendar(por norma vai aos 1000km e depois de 3000km em 3000km)
...seguro paga menos que um automóvel mas de longe...
...UIC...bem nem vale a pena falar...€5 anuais é acessível, pior é um carro após 2º semestre 2007(acima de €100)

Concluindo
cara companheira SAGRA
ao estares a deixares mais vezes o carro em casa e optares por uma maxi, podes ter a certeza que vais poupar e muito na carteira...

PS.
na minha opinião uma boa maxi é SYM GTS, ou uma S3 da DAELIM entre outras (motas robustas)
a PCX é uma boa mota para começar a perder os medos e nao se insere no conceito de MAXI-SCOOTER.....para uso em longas distancias acho a mota muito frágil(opinião minha)
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 15:35 por Pedro_32 »

tparracho

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2014, 16:01 »
Companheiro, discordo de algumas das tuas opiniões:


...manutenção...desculpem lá mas uma 125 tem uma manutenção super barata e não cara como ouvi o user FASTNET dizer, e tb nao é necessario ir fazer revisao de 3 em 3 meses, mas sim o que o fabricante recomendar(por norma vai aos 1000km e depois de 3000km em 3000km)


Se leres com atenção o que escrevi, eu não digo que é obrigatório ir fazer a revisão de 3 em 3 meses. O que eu disse é que devido aos klms que a Sagra irá realizar (90 por dia) ela terá de ir à revisão aproximadamente de 3 em 3 meses. isto se o intervalo entre revisões for igual ao da downtown que eu tive, que era de 5000 em 5000.


...seguro paga menos que um automóvel mas de longe...
...UIC...bem nem vale a pena falar...€5 anuais é acessível, pior é um carro após 2º semestre 2007(acima de €100)

Concluindo
cara companheira SAGRA
ao estares a deixares mais vezes o carro em casa e optares por uma maxi, podes ter a certeza que vais poupar e muito na carteira...


Não é assim tão simples, ao deixar o carro em casa, temos o custo na mesma de seguro e IUC do carro (excepto se deixares de pagar os mesmos, mas aí não podes circular com o carro), portanto não estamos realmente a poupar, estamos sim a acrescentar um novo custo que é o do seguro da mota + o IUC da mota.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #15 em: 12 de Setembro de 2014, 16:12 »
Tens o exemplo da colega Patricia que se apresentou esta semana. Comprou uma Gts e agora tem receio de andar nela. Tentar numa mais pequena e leve é sempre melhor.  scooter_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2602
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #16 em: 12 de Setembro de 2014, 18:01 »
Companheiros, ainda bem que nem todos pensamos da mesma forma e este espaço serve para debatermos ideias e diferentes perspetivas e com isso evoluirmos.

A ideia deste tópico é de ajudar a nossa nova companheira para que ela possa decidir sobre a sua nova montada, o que será sempre uma questão pessoal. O pessoal vai opinando sobre o que acha melhor,  mas só sentada em cima dela é que sentirá o click.

A questão do consumo é a mais fácil de ver pois é um numero mais ou menos objetivo.
Mas existem outros custos derivados da posse (iuc), circulação (seguro), kilometros feitos (manutenção), segurança (equipamento + capacete).
No meu ponto de vista é má politica poupar no seguro (porque elas acontecem I) e no equipamento (porque elas acontecem II).

Para quem vai conservar o automóvel, pois é um veiculo com caracteristicas diferentes, e acrescenta outro vai aumentar custos que espera compensar no menor custo de combustivel.
Na verdade será bem menos que aquilo que esperávamos.
Se, por outro lado, vendermos o automóvel aí sim, temos poupança simpática  _pol_

A aposta é num veiculo prático, divertido e em que te sintas bem e nos poupe tempo em deslocações.

Os companheiros já deram boas sugestões de modelos, agora mãos à obra   scooter_
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 18:06 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Pedro_32

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #17 em: 12 de Setembro de 2014, 18:04 »
Companheiro, discordo de algumas das tuas opiniões:

Se leres com atenção o que escrevi, eu não digo que é obrigatório ir fazer a revisão de 3 em 3 meses. O que eu disse é que devido aos klms que a Sagra irá realizar (90 por dia) ela terá de ir à revisão aproximadamente de 3 em 3 meses. isto se o intervalo entre revisões for igual ao da downtown que eu tive, que era de 5000 em 5000.

Não é assim tão simples, ao deixar o carro em casa, temos o custo na mesma de seguro e IUC do carro (excepto se deixares de pagar os mesmos, mas aí não podes circular com o carro), portanto não estamos realmente a poupar, estamos sim a acrescentar um novo custo que é o do seguro da mota + o IUC da mota.

sim tem razão devido ao numero de km diários o intervalo de manutenção será menor...ok.
em relação ao UIC, é verdade que estamos a acrescentar um valor....mas se formos a ver bem ao fim de um ano(utilizando a maxi diariamente claro) aquilo que poupas em gasolina ou gasóleo no carro dá para pagar o UIC do mesmo e ainda sobra talvez para efectuar 1 ou 2 revisões, por isso acho que se tem mais a ganhar do que a perder e ajudamos o ambiente tb  _pol_

Pedro_32

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #18 em: 12 de Setembro de 2014, 18:08 »
Companheiros, ainda bem que nem todos pensamos da mesma forma e este espaço serve para debatermos ideias e diferentes perspetivas e com iso evoluirmos.

A ideia deste tópico é de ajudar a nossa nova companheira para que ela possa decidir sobre a sua nova montada, o que será sempre uma questão pessoal. O pessoal vai opinando sobre o que acha melhor,  mas só sentada em cima dela é que sentirá o click.

A questão do consumo é a mais fácil de ver pois é um numero mais ou menos objet.
Mas existem outros custos derivados da posse (iuc), circulação (seguro), kilometros feitos (manutenção), segurança (equipamento + capacete).
No meu ponto de vista é má politica poupar no seguro (porque elas acontecem I) e no equipamento (porque elas acontecem II).

Para quem vai conservar o automóvel, pois é um veiculo com caracteristicas diferentes, e acrescenta outro vai aumentar custos que espera compensar no menor custo de combustivel.
Na verdade será bem menos que aquilo que esperávamos.
Se, por outro lado, vendermos o automóvel aí sim, temos poupança simpática  _pol_

A aposta é num veiculo prático, divertido e em que te sintas bem e nos poupe tempo em deslocações.

Os companheiros já deram boas sugestões de modelos, agora mãos à obra   scooter_

como o caro FASTNET disse e bem opiniões não faltam e modelos a escolha tb não...lol, por isso digo o mesmo e passo a citar    "..mãos à obra..."

jfa

  • Visitante
Re: Apeada, sem experiência procura scooter 125
« Responder #19 em: 16 de Setembro de 2014, 14:35 »
boas

na minha opinião se tiver oportunidade de tirar a carta compre antes uma gts 300i e fica melhor servida...se não tiver recomendo a mesma marca e modelo mas 125.  _pol_

bastante fiável , robusta e de fácil condução  _Rolley_

 _pt_   scooter_