Autor Tópico: SYM Jet14 LC e ABS - versão 2019/2020  (Lida 2351 vezes)

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
SYM Jet14 LC e ABS - versão 2019/2020
« em: 20 de Junho de 2020, 12:37 »
Tópico para discutir e dar informações sobre esta Scooter.

Esta Scooter foi relançada em 2019, como um update à versão lançada no final de 2017.


Novidades da versão atual em relação à inicial:

- Refrigeração a líquido.
- ABS
- Suspensão de 2 molas em vez de 1 mola
- Travões de disco à frente e atrás.
- Quadrante digital (apesar de no site oficial da Sym ainda não aparecer estando o preço já atualizado). Julgo que terá havido uma versão intermédia em 2019 ou em alguns países com todos os add-ins menos o quadrante.

A diferença entre esta versão é 300 euros. Se eu hoje pagava 300 euros para ter este upgrade? Julgo que sim, principalmente no que respeita às travagens. Em relação ao quadrante a informação da hora e do odómetro faz falta.











Artigo do site Andar de Moto (Que tem o copy das fotos acima) : Teste SYM Jet14 ABS - Agora mais segura!

Esta scooter nunca foi muito bem aceite no mundo da crítica por alguns motivos, sendo os dois principais o facto de ser muito básica e o facto de parecer uma imitação da NMax, com uns toques.

Junta-se a isso, o facto da perda de valor, no caso de a pretendermos alienar.

Para já, a minha (versão de 2018) cumpriu exatamente o mesmo papel que uma NMax ou uma PCX, levou-me para ao trabalho durante o ano 90km/dia.

O factor desvalorização de preço de revenda é também algo discutível e tinha de ser bem analisado. Vender uma scooter que custou 3.200 euros por 2.500 é o mesmo que vender uma scooter que custou 2.400 por 1.700 euros. Na verdade até é pior porque se teve mais dinheiro empatado. Se somarmos a isso preço das peças e manutenções, as variáveis são alteradas.

Julgo por isso que não é fácil afirmar que se perde muito mais dinheiro nesta do que nas outras, sem ter em conta todos os argumentos.

A Sym Jet14 é tendencialmente vista como uma scooter a excluir das opções, que é rapidamente abandonada pelos seus donos e não "conta para o totobola". Também me parece um raciocínio injusto (não do ponto de vista pessoal de cada um, mas do mercado em geral). Passo a explicar porquê.

Neste artigo da Motomais, é referido que a Sym Jet14 foi a 4ª scooter mais vendida em 2018, havendo apenas 14 modelos (125CC) que ultrapassaram as cem unidades. Em 2018 vendeu-se 470 unidades. Só foi a ultrapassada pela PCX, pela NMax e pela Honda Vision; sendo a campeã das não japonesas e vendendo mais do dobro que a estrela da Sym a GTS e a substituta Cruysim (221 unidades a soma das duas).

Se fizermos uma breve análise ao mercado dos usados que anda por aí:



Julgo que se pode concluir que o comportamento é em linha com as outras scooters (Atenção que as vendas são das versões de 2018 para todas as scooters, e tentei eliminar dos números das usadas todas as de 2017 e anteriores).

Não obstante a avaria misteriosa que tive, que pode acontecer em qualquer scooter, julgo que por vezes esta scooter é injustiçada em relação à sua presença no mercado, em termos de value for money.

Ainda assim, é de notar um fluxo maior nos usados do que nos stands. Julgo que isso resulta de pessoas que compraram esta scooter pelo factor preço, e agora a querem trocar por outra melhor em segunda mão no mesmo nível de valores (Moto de mudanças, ou Maxi, por exemplo).

Neste post o MPAneves já publicou o seu test ride.



No youtube pode também encontrar-se o do companheiro spitfire_pt



Existe também o registo da scooter apresentada na EICMA 2019
 


Em modo de conclusão:
Não sei dizer se fosse hoje e com o orçamento que tinha disponível para primeira mota, voltava a comprar esta scooter. (Honestamente não consigo colocar-me nesse cenário agora - mas posso adiantar que a grande dúvida é a menor diferença para a Nmax).
Hoje já não é a minha primeira moto e teria vontade de aprender a andar numa moto com mudanças, por isso não sei - a ser scooter era ponderar.

Se pudesse fazer o upgrade das novidades desta edição por 300 euros, (ABS, travão de disco atrás, Painel de bordo, LC) era já.
« Última modificação: 20 de Junho de 2020, 13:31 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: SYM Jet14 LC e ABS - versão 2019/2020
« Responder #1 em: 20 de Junho de 2020, 22:54 »
Eu também acho que vale os 300€, o problema é que o preço começa a aproximar se dá Nmax e PCX  e ficará pouco competitivo.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: SYM Jet14 LC e ABS - versão 2019/2020
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2020, 10:38 »
Eu quando dizia que os 300€ era já, falava em relação à que já a tenho.

Em relação a esta nova, acho que já não tem a vida tão facilitada.

Dificilmente vai haver alguém a dizer, que a jet14 e a Nmax são idêntica compensa poupar os 200 euros.

Pelo contrário, a receita geral vai ser por mais 200 ou 300 euros compras a NMax com melhor garantia de mercado, melhor rede, mais facilidade em encontrar peças porque há muitas e mais fácil de vender.

Daí que se eu fosse agora comprar a minha Scooter e quisesse nova  neste nível de orçamento optasse pela NMax., pelo que escrevi no ponto anterior.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: SYM Jet14 LC e ABS - versão 2019/2020
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2020, 11:00 »
Eu quando dizia que os 300€ era já, falava em relação à que já a tenho.

Em relação a esta nova, acho que já não tem a vida tão facilitada.

Dificilmente vai haver alguém a dizer, que a jet14 e a Nmax são idêntica compensa poupar os 200 euros.

Pelo contrário, a receita geral vai ser por mais 200 ou 300 euros compras a NMax com melhor garantia de mercado, melhor rede, mais facilidade em encontrar peças porque há muitas e mais fácil de vender.

Daí que se eu fosse agora comprar a minha Scooter e quisesse nova  neste nível de orçamento optasse pela NMax., pelo que escrevi no ponto anterior.


Precisamente , e nesse aspeto vão perder vendas , de certeza que o numero de motas como a tua vão ter um registo de vendas superior á Lc .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018