Boas companheiros,
Já uma vez debatemos isto ai num topico, e eu coloco novamente aqui para lerem.
"muita coisa pode ser dita, mas maioria esquece-se que existem escapes de rendimento para ponta ou para arranque\medias, dai alguns serem diferentes em tamanhos
Os escapes de marcas sem ser os de origem\stock trazem sempre vantagens, isto porque sao elaborados de acordo com a taxa de compressao e especifidade de cada motor, correspondente a cada modelo. Alem do mais são feitos de muitos melhores materiais e muito mais leves, já para nao falar do ganho extra de potencia, que mesmo pouca é sempre alguma coisa.Se reparem, algumas marcas têm o mesmo modelo de escape com algumas diferenças. Um é homologado para estrada e outro apenas para pista. Se testarem os dois vai haver grande diferença, sobretudo ao nível sonoro e na velocidade de ponta, pois uns têm silenciadores, panelas, elementos catalisadores, e outros não, são abertos, como os de corridas, por isso quando vamos a uma saimos de lá com os ouvidos feitos num 8.
Muitos escapes têm também linhas de colectores, e ai entao é que se obtem todo o rendimento do um sistema de escape, aumentando a potencia do motor, pois os gases quando são expelidos precisam de uma especie de amortecimento, e se nos metemos a tirar tudo, são expelidos de forma directa, e é por isso que assistimos motos a cuspir fogo qd reduzem.
Isto dá logo outra pujança, mas têm de fazer uso da moto regularmente e alguns modelos carecem de afinação.
Muitos modelos têm de alterar mapas de gestão ou mapear de novo centralinas, de modo a que X modelo fique mais optimizado para um determinado escape.
A Tmax é um exemplo disso!
"
Por fim menos peso significativo = a mais performance, menos consumo, mais aceleraçao, melhor travagem, seja numa 50 seja numa 1000.
Na minha majesty retirei praticamente 9 kgs. ( descanso central em ferro, veio de suporte do descanso central em ferro, suporte da Top case horrivel e em ferro e a proria Top case.
agora tirei aquela chamine de stock horrivel que pesa uns 30kgs, e o Akrapovic pesa 15. Tenho ai uns 25kgs a menos de peso, mais potencia e Cilindrada. Se acham que isto nao faz diferença?!!!
Felizmente como nao somos todos iguais, o que para uns é uma sinfonia bem orquestrada, para outros é um barulho ensurdecedor, mas para quem nao aprecia existem dois remedios.
Ou metem tampoes, ou então deixem ficar conforme está!!
saudações
: