Autor Tópico: Como circular na 2ª Circular????  (Lida 10958 vezes)

Curtinights

  • Visitante
Como circular na 2ª Circular????
« em: 03 de Julho de 2014, 09:53 »
Então aqui vai, pergunta de maçarico.
no meu trajeto diário entre sintra, lisboa , Sintra, tenho observado que na ic 19 há muitos companheiros a circular pela berma o que também faço, mas quando chego á segunda circular é um granel total, vejo motos pela berma outros entre a 1ª e 2ª faixa mais á direita outros tal como eu entra a segunda e terceira faixa,.
pergunto qual a melhor maneira e mais segura para rodar na segunda circular,
já agora é permitido circular na berma????

tparracho

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2014, 10:26 »
Então aqui vai, pergunta de maçarico.
no meu trajeto diário entre sintra, lisboa , Sintra, tenho observado que na ic 19 há muitos companheiros a circular pela berma o que também faço, mas quando chego á segunda circular é um granel total, vejo motos pela berma outros entre a 1ª e 2ª faixa mais á direita outros tal como eu entra a segunda e terceira faixa,.
pergunto qual a melhor maneira e mais segura para rodar na segunda circular,
já agora é permitido circular na berma????

Tanto a circulação pela berma como a circulação entre faixas de trânsito são proibidas.

No entanto, da minha experiência a polícia tende em ser mais perdulária pelos que circulam entre faixas de trânsito do que pelos que circulam nas bermas.

Eu pessoalmente, após habituar-me e ter as devidas precauções, prefiro circular entre faixas de trânsito, mas estou ciente que para além de ser arriscado, não é permitido.


Licas

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2014, 11:33 »
Cuidado na IC19 a chegar ao nó com a CRIL quando circulas pela berma. A PSP costuma lá estar a mandar parar quem vem pela berma. Além disso, com os detritos que existem circular pelas bermas acaba por poder ser potencialmente mais perigoso.

Eu faço poucos quilómetros na IC19 e apanho a 2ª circular. Sempre que está trânsito parado ou lento coloco-me entre as faixas do lado esquerdo e a do meio, mas sempre atenta aos que vão saltando de faixa para faixa sem sequer dar pisca. Ainda hoje apanhei um pequeno susto, mas consegui antever o que se iria passar e "safei-me". A prática acaba por nos dar ferramentas para adoptarmos uma condução defensiva. O pior é quando ou ganhamos demasiada confiança ou quando o inesperado acontece...

Claro que quando o trânsito começa a rolar vou pela minha faixa e sigo viagem, que é sempre o mais aconselhável. :)

Não há soluções mágicas. Adoptas o que te fizer sentir mais confortável, mas sabendo que transitar quer pela berma, quer no meio dos carros não é permitido :)

TwisteR

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2014, 11:33 »
Também ando sempre entre os carros. É mais complicado e propício a surpresas (mudanças de faixa não sinalizadas) mas as bermas têm muito lixo e aí a polícia não perdoa.
É uma questão de hábito... e acima de tudo: muita calma! Há que andar devagar para chegar depressa.

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2014, 11:48 »
Normalmente ando entre a faixa mais á esquerda e a do meio, é mais perigoso e mais lento mas evita-se multas.

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2014, 12:13 »
Faço como a Licas.
Não ando na berma em estrada nenhuma, não é saudável para os pneus .
2a circular sempre andei na faixa do meio e quando necessário andar entre filas é desviar-me para a esquerda e circulo entra essas duas.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #6 em: 03 de Julho de 2014, 12:21 »

A berma da IC19 anda a ser fiscalizada, a multa vai-vos parar a casa de certeza !!!! .......... _Rolley_


Faixa de esquerda e do meio sempre que o transito está totalmente parado.

Quando está a andar devagar, sou eu que vou "saltitando" da faixa esquerda pó centro.

Evitem andar na direita, assim os "enlatados vão-se habituando mais às motas entre essas duas faixas (é proibido circular assim temos de ter noção disso) mas os enlatados iam perceber que somente circulava-mos entre essas 2 faixas e seria melhor para todos!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Como circular na 2ª Circular????
« Responder #7 em: 03 de Julho de 2014, 12:33 »
Eu faço a A5, CRIL e 2a Circular todos os dias...

Na A5 estão quase sempre a fiscalizar as bermas, especialmente no nó de Oeiras, na estação de serviço e no Estádio (às vezes em mais que um destes). E não perdoam!

Logo prefiro perder 5 minutos do meu tempo, duplicar a atenção e ir sempre na minha faixa ou, se estiver tudo parado, entre as duas faixas da esquerda...

Boas curvas!


Sent from iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 12:35 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #8 em: 03 de Julho de 2014, 12:51 »
Bermas, de preferência nunca! _thumbdown_

A única berma onde circulo regularmente é os cerca de 100 metros da saida do IC 19 para Cacém Poente, e os maiores sustos que apanhei foram nesse local, pois desde pisar um bocado de tubo de escape que me partiu a carenagem da moto e só não me fez cair por milagre passando por portas de enlatado a abrir derrepente, a condutora a pentear o cabelo em andamento e sair para a berma até motas em grande velocidade a ultrapassar na própria berma!...

No IC 19 é muito fácil circular entre a 2ª e a 3ª faixa, porque além de ser larga, os enlatados já estão muito acostumados e estão atentos. Já na 2ª circular é mais difícil, não só porque é mais estreito como também porque aí reina a anarquia, e todos (motos e carros) circulam de qualquer maneira  _thumbdown_

interceptor

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2014, 23:29 »
Na 2ª circular é o salve-se quem puder... as faixas são estreitas e o transito confuso, por vezes circula-se melhor na faixa mais a direita e as outras estão congestionadas. Circulo sempre entre a faixa da esquerda e a do meio, se não der para passar aguento e por norma nunca uso a berma.

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #10 em: 03 de Julho de 2014, 23:45 »
Hoje fui a Cascais e ponderei ir pela CREL ou pelo IC17, mas à própria da hora resolvi ir pela 2ª circular. Para não variar 2 acidentes e congestionamento de trânsito.

Acho que o mais correto é passar entre os carros e evistar andar na berma, pois lá os carros/camiões não te vêm.

Mas com cuidado, eu só passei quando estavam mais ou menos parados. Foi um divertimento, mas é preciso muita atenção, pois nem todos os carros facilitam!

Recentemente vi um vídeo que mostra como se deve andar de moto em estrada e auto-estrada (explica porque não se deve andar junto à berma) mas não o encontro. Quando encontrar coloco-o aqui.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #11 em: 03 de Julho de 2014, 23:46 »
Cuidado na IC19 a chegar ao nó com a CRIL quando circulas pela berma. A PSP costuma lá estar a mandar parar quem vem pela berma. Além disso, com os detritos que existem circular pelas bermas acaba por poder ser potencialmente mais perigoso.

Eu faço poucos quilómetros na IC19 e apanho a 2ª circular. Sempre que está trânsito parado ou lento coloco-me entre as faixas do lado esquerdo e a do meio, mas sempre atenta aos que vão saltando de faixa para faixa sem sequer dar pisca. Ainda hoje apanhei um pequeno susto, mas consegui antever o que se iria passar e "safei-me". A prática acaba por nos dar ferramentas para adoptarmos uma condução defensiva. O pior é quando ou ganhamos demasiada confiança ou quando o inesperado acontece...

Claro que quando o trânsito começa a rolar vou pela minha faixa e sigo viagem, que é sempre o mais aconselhável. :)

Não há soluções mágicas. Adoptas o que te fizer sentir mais confortável, mas sabendo que transitar quer pela berma, quer no meio dos carros não é permitido :)

Super de acordo contigo, por vezes faço esse trajeto e são essas mesmas recomendações que eu dou,  _palmas_ _palmas_  :) _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #12 em: 04 de Julho de 2014, 16:45 »
Aqui está o vídeo de que falei:



10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

vbatista

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #13 em: 04 de Julho de 2014, 17:15 »
eu faço a 2ª circular todos os dias e vou variando entre todas as faixas conforme me é possivel pois a partes que a estrada esta muito mal por exemplo quem entra no campo grande em direcçao a benfica logo ai a 2 buracos mesmo entre as faixas da direita e a do meio e ate a passagem da ponte aerea a um grande desnivel entre as faixas do meio e esquerda.por isso em minha opiniao senao conheces bem o teu trajecto deves ir com uma precauçao acrescida e contar com os dias especiais as sextas a tarde parece que vai tudo cego e que estamos numa corrida

nolimit

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #14 em: 04 de Julho de 2014, 17:25 »
Realmente o perigo de circular na berma é praticamente o mesmo de entre faixas, e uma questao de estar atento a tudo :)

Juca

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #15 em: 17 de Junho de 2015, 22:15 »
Aqui está o vídeo de que falei:



Excelente video  _palmas_ _palmas_

Marco46

  • Visitante
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #16 em: 18 de Junho de 2015, 11:45 »

2ª circular é entre a faixa do meio e a da esquerda junto ao separador quando o transito está parado ou quase. A do outro lado tem sempre os anormais que se fartam e se metem para fugirem da 2ª circular, e os que entram dos entroncamentos que vao surgindo a direita.

abraço a todos

 _convivio_
« Última modificação: 18 de Junho de 2015, 14:43 por Marco46 »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Como circular na 2ª Circular????
« Responder #17 em: 18 de Junho de 2015, 12:01 »

2ª circular é entre a faixa do meio e a da esquerda junto ao separador quando o transito está parado ou quase. A do outro lado tem sempre os anormais que se fartam e se metem para fugirem da 2ª circular, e os que entram dos entroncamentos que vao surgundo a direita.

abraço a todos

 _convivio_

Aplica-se em todas as estradas, não só para a 2ª circular! NUNCA pela berma e sempre entre as faixas mais à esquerda, com cuidados redobrados para os "saltitões" de via e outras eventualidades...

 _martelada_ _martelada_ _martelada_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)