Autor Tópico: Será que está na hora de trocar o pneu?  (Lida 21212 vezes)

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Será que está na hora de trocar o pneu?
« em: 01 de Julho de 2014, 11:55 »
Bom dia a todos.

No fim de semana pus-me a olhar para os pneus da minha Buga 125, e reparei que o pneu de trás tem um desgaste já muito acentuado no meio.

Basicamente os rasgos que servem para escoar a água, ao centro do pneu praticamente já não existem.
Nos lados ainda os rasgos ainda têm altura.

O da frente parece novo ainda. A buga tem apenas 9.700 km e os pneus são os de origem (Michelin Pilot Sport SC).

Será que está na altura de mudar o pneu de trás?!

Dentro de 1000km aproximadamente ela vai à revisão, o que deve coincidir +- com o final do verão.

Será boa ideia mandar trocar o pneu de trás, ou este tipo de desgaste é normal e progressivo?

Peço desculpa pela pergunta ser tão idiota, mas como é a primeira vez que me deparo com mudança de pneus!

São estes os actuais (e no meio, os rasgos já praticamente desapareceram):



« Última modificação: 01 de Julho de 2014, 12:01 por quico »

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #1 em: 01 de Julho de 2014, 12:47 »
Viva.
Esse desgaste é normal, principalmente para quem efectua grande partes dos percursos em vias rápidas e com poucas curvas.
Os pneus das motas, assim como os dos carros, dispõem de marcas até onde o desgaste é admissível, tens de verificar se estás antes dessas marcas ou depois.

Tem muito cuidado com o estado dos pneus, nós só temos dois ....
 
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #2 em: 01 de Julho de 2014, 13:25 »

Eu pedia-te para tirares Fotos aos pneus para tentar-mos ver como estão.

Assim podia-se opinar melhor, ou pior, nessa questão.


Todos os pneus autorizados a circular nos veículos tem de ter uma coisa chamada "avisadores"

A imagem é pequena, mas acho que é perceptível o que são esses avisadores.
(não encontro um link da michelim que explica isso significativamente bem)




Os avisadores são exactamente uma marca que existe no pneu a dizer que está perto do seu limite de circulação em segurança. Principalmente segurança de inverno (coisa que eles não explicam). Claro que de verão tbm se pode apanhar agua na estrada, e que essa agua pode fazer despistar qualquer maxi ou carro, mas na realidade nem sempre é assim.

Os entendidos, fizeram uma norma e uma lei que impede qualquer veículo de andar com menos de 1,6mm, (jugo que é esta a medida correcta) sendo essa a marca dos medidores, e quem andar a menos dessa medida (1,6mm) é punido por lei.
(é punido se for apanhado, claro)

O meu ultimo pneu estava assim, e mudei-o à pouco tempo ....  _Rolley_



Acreditem ou não, dava bastante mais segurança assim gasto que quando era novo (eram os power pure)  _Zang_

Mas fiz o Inverno e comecei a fazer já este tempo mais quente....como podem observar, era óbvio que já não devia aguentar o Verão.
Se me lembro mudei-o uns dias antes do Evento de vamos iluminar Sintra ...(faz 1 mês)


Mas mete lá aqui uma imagem concreta de como está o teu pneu, que o pessoal opina, mas digo-te que eu certamente iria andar mais um pouco com ele, desde que não estive-se rasgado ou empolado a pontos de poder rebentar.....de resto é seguro à mesma ....!


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #3 em: 01 de Julho de 2014, 13:46 »
Eu nos pneus de carro sei ver, nos de mota não.

Mas logo meto aqui uma foto, mas posso desde já adiantar que ao lado dos teus os meus parecem novos... LOL

João Martins

  • Visitante
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #4 em: 01 de Julho de 2014, 13:58 »
Esses pneus já estavam uma desgraça AXE... A minha x-Mac já conta com 10 mil e tal e os pneus estão quase novos ( Michellin City Grip)
Eu por segurança trocava o pneu até para andar descansado... Mas mete lá foto para ver como está

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #5 em: 01 de Julho de 2014, 14:13 »


Não, de lado não estavam novos, o que tu vês é os gomos bastante abertos  _Rolley_

Se reparares bem no piso dos pneus, vês que eu os gasto até onde posso, mas claro que maioritariamente anda-se mais a direito, isso é inevitável em qualquer mota!

Nos enlatados é completamente diferente, pois o rasto está todo assente no chão, já os das motas nem por isso.

Aquilo que efectivamente não gasta, ao curvar eu não consigo lá chegar, o descanso roça no chão, sem poder ir ao limite efectivo do pneu, mas é o limite da Maxi. Claro que se retirar o descanso dá mais uns milímetros, mas o que curvo já chega......para dizer a verdade por vezes até levo "porrada" da pendura quando o descanso roça _martelada_

Um pneu novo não é mais seguro que um pneu usado.....há casos e casos!!

Companheiro João Martins
Até podias ter uma x-Mac com 200mil km e com pneus quase novos, varia de condutor para condutor, de marca e modelo de cada maxi, do peso que leva em cima, do piso por onde anda, do cuidado que se tem com eles, e principalmente da maneira de condução de cada um ......
Já rebentei com pneus da mesma marca e modelo, uns com 2mil km outros com 30mil km....
.....bastou mudar de piso e de peso  _lol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #6 em: 01 de Julho de 2014, 19:54 »
Ora conforme falado, abaixo 2 fotos do pneu de trás.

Se os avisadores são aquelas marcas que eu assinalei a vermelho, bom, o desgaste já os passou!

O que dizem?!





Abraços!

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #7 em: 01 de Julho de 2014, 21:06 »
Viva Companheiro

Parece ser mal geral.
Pois neste fim de semana pus-me a observer o meu pneu traseiro  depois de uma viagem a 2 e de 200 km feitos, quando reparei que ja tinha umas bolhas estranhas na superficie e algum desgaste a meio, onde atraves dos marcadores que o pneu tinha ja estava há medida do pneu, eram os Maxi Pro de origem da menina com 13000 km.
Ou seja na 2 feira já a calcei tanto á frente e atrás com os City Grip,
Dizem ser melhores que os Maxi, ainda não lhes tirei a goma para ver se value a pena ou nao.
Depois direi se são melhores.

Seguranca acima de tudo

Boas Curvas  scooter_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1293
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #8 em: 02 de Julho de 2014, 00:00 »
Viva!

Faz o verão com eles e troca no início do inverno. Ainda tem muita borracha até chegar ao avisador.

Atenção: Não me responsabilizo pelo que acabei de escrever.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #9 em: 02 de Julho de 2014, 00:27 »
A minha ideia era precisamente essa.
Na próxima revisão que provavelmente coincide com o fim do Verão mandar trocar.

Já está a comer os avisadores. É suposto trocar quando começam a comer ou quando já desapareceram?

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #10 em: 02 de Julho de 2014, 00:53 »
Quico ...esquece os avisadores...  :) ...quando vier o tempo das chuvas mete uns novos.  Tem só atenção com este verão "esquisito" no caso de chuva e lembra-te só que esses ainda não são os novos e tem mais precaução. De resto esses que tens montados parecem porreiros para derreter agora no Verão.   _pol_

A não ser que sintas que a mota fuja por todos os lados , o que não me parece o caso.

Estou como o CCM ....não me responsabilizo pela opinião dada. No meu caso era o que faria vendo os pneus pela foto.

* Axe ...eu uma vez a vir de Faro já vinha com os arames à mostra e o coração na boca com a aflição se chegava a casa ou não ! lol
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #11 em: 02 de Julho de 2014, 00:59 »
....
Já está a comer os avisadores. É suposto trocar quando começam a comer ou quando já desapareceram?

respondendo a esta questão , no meu entender será quando estiver ao mesmo nível.
Se estiver acima estão bons , se estiver ao nível ....é como se acendesse a luz de aviso se isso existisse ... e no meu entender é a suposta altura para trocar . ( Isto pela lei e pelo que as marcas recomendam)

Corrijam-me se estiver enganado....
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #12 em: 02 de Julho de 2014, 10:02 »

É isso mesmo Santos466, tal como disses-te  _pol_


E eu tbm já andei com arames à mostra, mas andava perto de casa e mesmo a queimar pneu. Por mais estranho que pareça, essa parte do pneu é a mais dura/rija e nunca mais aquilo evoluía, parecia que nunca mais via os arames por completo ...lol

Podem-me chamar maluco, irresponsável, etc, etc etc .....mas eu apenas respondo que nunca causei nenhum acidente, nem nunca tive nenhum....por isso tirem as vossas conclusões!!

Caí 2 ou 3 vezes, sem qualquer mazela de maior, "graças a Deus" e espero que nunca isso volte a acontecer, mesmo quedas a 20kmh podem fazer-me grandes mazelas  _corado_

Eu estou como diz o CCM e o Santos466, todas as minhas palavras, são principalmente pela minha experiência de vida "motoqueiro/motard/maxiscootard", mas não me responsabilizo por nenhuma opinião minha, cada um é livre de seguir ou não seguir o que é dito dentro deste ou de qualquer Forum. Lembrem-se que a responsabilidade é sempre vossa, não nossa por dar opinião. Seja ela certa ou errada é sempre uma opinião.....

Por mim quico, não mudava já de pneu.....gastava até às primeiras chuvas do Inverno. Cada milimetro de Pneu equivale a muitos e muitos quilometros de alcatrão andado, por isso a minha opinião, vendo o teu pneu em foto é continuares a gastar, não dês dinheiro às marcas desnecessariamente ... !

Se algum pneu tiver algum corte profundo, aí sim, é ser trocado imediatamente.... um rasgo é a piro coisa que pode acontecer a um pneu, um rasgo abre e continua a abrir, podendo fazer um rebentamento de pneu em qualquer altura, isso sim é preciso ter cuidado ....!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Rodrigues

  • Visitante
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #13 em: 02 de Julho de 2014, 10:38 »
Faz o verão em estradas com muitas curvas, o pneu ainda tem os pelos em pé nas laterais  _lol_

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #14 em: 02 de Julho de 2014, 10:40 »
Faz o verão em estradas com muitas curvas, o pneu ainda tem os pelos em pé nas laterais  _lol_

Desde que tive o acidente em Agosto do ano passado nunca mais consegui inclinar-me muito nas curvas...

Pareço um nabo a andar de mota :)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #15 em: 02 de Julho de 2014, 10:51 »
Citar
Desde que tive o acidente em Agosto do ano passado nunca mais consegui inclinar-me muito nas curvas...

Pareço um nabo a andar de mot

Por acaso reparei nisso, o pneu está a ficar quadrado só conhece retas.

Nas curvas é que é bom  _lool_ aperta com ela ( não me responsabilizo por eventuais quedas )  _Rolley_

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #16 em: 03 de Julho de 2014, 11:55 »
Esse pneu nas minhas mãos ainda fazia uns milhares, porque está a meio uso.

Adolfo
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 12:28 por adolfo lima »
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #17 em: 03 de Julho de 2014, 12:14 »
Desde que tive o acidente em Agosto do ano passado nunca mais consegui inclinar-me muito nas curvas...

Pareço um nabo a andar de mota :)

Não precisas de te inclinar tu, mas inclina a mota .......  _lol_

Acho que esta imagem elucida um pouco até que ponto podes só inclinar a Maxi.....andas a direito mas só com a maxi inclinada



Olhar somente para a posição da mota e da pessoa que a conduz......faz favor não olhar para os pormenores
(não é matricula portuguesa)


Deixando agora de brincadeira....

Reparem as diferenças de curvar bem, ou ..... não tão bem ....




"Queima" esse pneu todo até ao fim  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Paulo Borges

  • Visitante
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #18 em: 03 de Julho de 2014, 12:33 »
Desde que tive o acidente em Agosto do ano passado nunca mais consegui inclinar-me muito nas curvas...

Pareço um nabo a andar de mota :)

Não te inclines tu, inclina/deita a maxi mas tu tenta manter a postura o mais direita...

Boas curvas.

m00n

  • Visitante
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #19 em: 03 de Julho de 2014, 12:35 »
Bem pela imagem acho que podias troca-los, esse desgaste é mau, mesmo que ainda tenhas borracha. Também se troca de pneu de 4 em 4 anos, sem com uso ou sem muito uso.

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #20 em: 03 de Julho de 2014, 12:49 »
Eu sei que consigo mais, mas é instintivo...
Então com piso molhado, pareço uma tábua.

Talvez quando trocar de pneus ganhe nova confiança.

Mas tendo em conta que caí numa curva, sem grande abuso na velocidade, em pleno Agosto piso sequíssimo, perdi alguma confiança.

Em principio irei trocar então quando começar a chuva a sério. Se calhar troco só o de trás, o que dizem?

Estou inclinado em experimentar o Bridgestone Hoop, tendo em conta o feedback aqui do pessoal...  _pol_

Abraços

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #21 em: 03 de Julho de 2014, 12:57 »

Se não tens confiança nenhuma nos pneus, e se tiveres posses para os mudar, força!

Normalmente as quedas dão-se, porque a mota(maxi) foge de frente e o problema está sim no pneu da frente e não no detrás.

Mas as quedes não são todas iguais e so tens de continuar até perder esse receio. Quanto mais tábua fores, pior, pois a maxi depois curva para o lado contrario da curva....

Vai com calma que esse receio passa, não deixes de tentar curvar devagarinho.....

Na escolha dos pneus, investiga os ScooteSmart......


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #22 em: 03 de Julho de 2014, 14:15 »
Se não tens confiança nenhuma nos pneus, e se tiveres posses para os mudar, força!

Normalmente as quedas dão-se, porque a mota(maxi) foge de frente e o problema está sim no pneu da frente e não no detrás.

Mas as quedes não são todas iguais e so tens de continuar até perder esse receio. Quanto mais tábua fores, pior, pois a maxi depois curva para o lado contrario da curva....

Vai com calma que esse receio passa, não deixes de tentar curvar devagarinho.....

Na escolha dos pneus, investiga os ScooteSmart......


Boas curvas

Sinceramente aconteceu tudo tão rápido que fiquei sem perceber o que aconteceu.
Mas tenho 99% de certeza que foi a roda da frente que deslizou para o lado.

Provavelmente porque os pneus ainda não tinham aquecido (erro de nabo).

Os pneus que vêm de origem na buga até são bem acima da média (pilot sport sc), portanto não deverá ser problema dos pneus.

Vaporeon

  • Visitante
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #23 em: 03 de Julho de 2014, 15:05 »
Boas colega...
Segundo a lei esse pneu ainda está bom...Ainda está acima dos limites, com duvidas pegas numa regua e medes o rasgo do pneu,(obrigatorio 1cm altura) em motociclos e afins....carros é 1,2 se nao estou em erro...Dai ter os avisadores,é como a luz da reserva para mudares o oleo....Pelo que vejo e me apercebo, esses ainda estão bons,pelo menos para o Verao...

Quanto á tua confianca com as curvas, pode nao ter sido de pneus, mas sim de oleo na via,(1ªs chuvas)....Eu acho que em curvas todo o cuidado é pouco, principalmente quando aquela chuva de verao (so molha a estrada e nada mais)...Muito cuidado e sempre conducao defensiva, e depois tens o facto que é uma scotter,nao tem tanto poder de viragem/inclinação que uma mota normal....

Boa sorte e mts kilometros

Offline quico

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2012
  • Mensagens: 272
  • Localidade: Agualva
  • Keep on scootin'!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 700
Re: Será que está na hora de trocar o pneu?
« Responder #24 em: 15 de Setembro de 2014, 17:18 »
Ora viva,

Está visto que esta chuva já não deve ir embora...
Como tal, está na hora de trocar o pneu mesmo.

Tinha pensado em trocar juntamente quando fizesse a revisão, mas deram-me uma cotação na JPM motos de 90€ com montagem (apenas o de trás).
Parece-me um pouco puxado, já que o pneu custa na ordem dos 60€ (o Bridgestone Hoop).

Alguém quer recomendar alguma casa de pneus das nossas burras na zona de Lisboa para eu pedir orçamento e comparar?

Abraços!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, 17:19 por quico »