Ontem tive a oportunidade de experimentar a vespa 125 touring de uma amiga minha. Estaticamente é linda, as grelhas cromadas os acabamentos, a instrumentação analógica, tudo é lindo, como é habitual nas italianas. Pus-me em cima dela e notei logo que o peso parece menor que a minha PCX, ou então é a mola do descanso central que é mais mole. A condutora dela achou que a minha PCX era mais pesada. Logo no arranque constatei que na aceleração a PCX continua a ser a mais veloz das 125. Já experimentei a xmax, a DT e a GTS e todas elas me pareceram "moles no arranque".
Curiosamente a direção da Vespa pareceu-me mais pesada que a PCX, talvez devido aos pneus serrem mais largos e mais baixos. Ao nível da suspensão não notei grandes saltos (mas a minha PCX já está artilhada com uns amortecedores bitubo), no trajeto que fiz pareceu-me confortável.
É ágil, devido ao seu comprimento inferior à PCX, passando bem entre os carros. Depois do arranque aguenta bem a velocidade, apenas a notei mas lenta nas recuperações.
Resumindo, é uma scooter linda, cheia de estilo, adoro aquelas grelhas porta-bagagens cromadas à frente e atrás, cheia de estilo, o assento confortável e com qualidade, tem pormenores interessantes como o gancho porta sacos, a instrumentação estilo retro, assim como os espelhos retrovisores redondos e cromados e trás alarme. Mas dar 4 mil euros por uma vespa é obra. Já agora trouxe também um capacete daqueles com os óculos a aviador, com o logo da vespa, lindíssimo e com uma grande qualidade.