Autor Tópico: 400 vs 300? ---- EDIT: VER POST 66 (página 5)!! ----  (Lida 38205 vezes)

VTRR

  • Visitante
400 vs 300? ---- EDIT: VER POST 66 (página 5)!! ----
« em: 07 de Junho de 2014, 12:07 »
Caríssimos,

Necessito da vossa preciosa e experiente ajuda num assunto que passará pela cabeça de muitos, eu inclusive!

Faço cerca de 45 a 50 km diários entre casa e local de trabalho e vice-versa. Não passo por centros urbanos com muito movimento e "engarrafamentos" (utilizo estradas secundárias e/ou por vezes a Nacional).

O percurso é um pouco misto com curvas, contracurvas, retas, planos, subidas e algumas descidas (!!) quer na ida que na vinda.

A scooter será para ser usada durante todo o ano maioritariamente para este fim, sem descurar um "passeiozito" com a mulher de maior envergadura no verão e alguns convívios.

Com uma media mensal há volta de 900 km que cilindrada poderiam recomendar?? 300cc ou 400cc? Ou uma cilindrada mais baixa?

PS: Valorizo também os consumos, apesar de saber que a diferença não será por aí além!

PS1: Eu sei que isto das cilindradas pode variar consoante cada um. Eu mesmo com uma KYMCO 50cc faço este percurso todos os dias! Se é por vezes desesperante? É, sem esquecer que começa ao fim de algum tempo a ser desconfortável! E a scooter vai muitíssimas vezes no seu limite e a "cortar", mas tem de ser!!!

« Última modificação: 16 de Junho de 2014, 17:16 por VTRR »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: 400 vs 300?
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2014, 12:39 »
Companheiro,

A escolha vais ter que ser tu a fazer. Podemos ajudar, mas tens que ter em atenção que o racional nas motas, não existe.
Podemos dar umas dicas.

As 300cc em relação á 400cc, menor custo de aquisição, menos IUC, valor de seguro um pouco mais baixo, os consumos na 300cc rondarão os 3.5 l/100, na 400cc os 4,1 l/100, a 400cc, como é óbvio tem outra disponibilidade de motor, mais corpo e maior estabilidade.

Para a utilização que mencionas, a 300cc parece o mais racional, mas derá que daqui a 6 meses o raciona, nãol desapareceu já? E se depois queres mais? Isso é uma pergunta que tens que te fazer a ti próprio, para fazeres a opção mais acertada.

Para baralhar ainda mais, lê alguns diários de bordo aqui do fórum evais vendo o que uma e outra cilindrada tem para ofereer.

Boa escolha.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 400 vs 300?
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2014, 13:02 »
Tendo em conta que foste muito específico na utilização que darás à maxi que vieres a adquirir, eu recomendo uma 300cc.

As vantagens para o tipo de utilização mista que pretendes, na minha opinião pendem favoravelmente para a 300cc...começando logo no factor aquisição.

Os consumos serão mais baixos, mas não esperes uma diferença como do dia para a noite....mas sim, para um circuito misto cidade/estrada/A.E. o motor de uma 300cc deixa-te muito bem servido, com uma boa velocidade de cruzeiro e com o compromisso que pretendes entre consumos e desempenho.

É a chamada decisão mais sensata e racional para o teu caso.

VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2014, 13:33 »
Esqueci-me de referir que o meu mercado de compra será os de usados!

A escolha será, mediante preços, valorização, "imagem de marca" (possível futura venda), fiabilidade, consumos, manutenção e prazer (escritos aleatoriamente)!

Tenho como eleitas as seguintes:
400 - STW >09 / BURGMAN >07 / MAJESTY >09
300 - FORZA >12 / DOWNTOWN >10 / SYM GTS EVOi >11

A esposa não gosta da MP3 e esta era uma possibilidade de escolha.

X10 350 e XCITING 400 - Fora do orçamento.

Amor platónico: Integra 700

Espero manter a mota por alguns anos, por isso queria fazer a escolha acertada, sendo certo que o item consumos/manutenção pesa na decisão cerca de 60%.

PS: Aos proprietários da FORZA >12 os 24cv são suficientes para algumas viagens "mais rápidas". Qual a velocidade limite e já em inicio de esforço? 140kmh?

Antecipadamente grato.
« Última modificação: 07 de Junho de 2014, 13:35 por VTRR »

Vaporeon

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2014, 14:01 »
Uiii escolha complicada...eu tenho 125, se gostava de ter mais pesado, sim...mas para os km's que faco (media de 40/dia) chega bem a 125 pq é estrada nacional e municipais, curvas e mais curvas....mas, escolhi 125 por causa da mulher e consumos....3L/100 nao é mt...mas penso que seria o ideal uma 300....só tu podes dizer aquilo que desejas....penso que por 0,5L/100 eu preferia uma 300,ainda por cima sao para quase 50km/dia....uma ou outra ultrapassagem....agora la esta mais despesas vais ter em tudo XD

interceptor

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2014, 21:32 »
Uma 250/300 cumpre bem e não decepciona, normalmente têm um bom compromisso peso/potencia e juntam o melhor dos dois mundos: consumos a nível de uma 125, boas recuperações e bom comportamento dinâmico.

Pdiniz

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #6 em: 08 de Junho de 2014, 22:23 »
Esqueci-me de referir que o meu mercado de compra será os de usados!

A escolha será, mediante preços, valorização, "imagem de marca" (possível futura venda), fiabilidade, consumos, manutenção e prazer (escritos aleatoriamente)!

Tenho como eleitas as seguintes:
400 - STW >09 / BURGMAN >07 / MAJESTY >09
300 - FORZA >12 / DOWNTOWN >10 / SYM GTS EVOi >11

A esposa não gosta da MP3 e esta era uma possibilidade de escolha.

X10 350 e XCITING 400 - Fora do orçamento.

Amor platónico: Integra 700

Espero manter a mota por alguns anos, por isso queria fazer a escolha acertada, sendo certo que o item consumos/manutenção pesa na decisão cerca de 60%.

PS: Aos proprietários da FORZA >12 os 24cv são suficientes para algumas viagens "mais rápidas". Qual a velocidade limite e já em inicio de esforço? 140kmh?

Antecipadamente grato.


Viva VTRR,

Na minha opinião os 24 Cv da Forza são bastante solícitos.Trata-se um um motor muito linear, rápido a subir de regime, com força em todos os patamares de rotação,silencioso e com uma suavidade de funcionamento impressionante. Mantém,de forma tranquila, uma velocidade de cruzeiro entre os 120 km/H e os 130 km/h, atingindo os 140 e bem embalada chega aos 155 km/h, sendo de realçar que o velocímetro da Honda, comparativamente com outras marcas, tem uma margem de erro muito reduzida.

VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #7 em: 12 de Junho de 2014, 08:54 »
Antes de mais, obrigado a todos aqueles que aqui deram o seu contributo de forma a poderem-me elucidar.

Algumas dúvidas ainda permanecem, mas conto em breve dissipar essas mesmas!

A quem possa ajudar, não se acanhe!!

 :))

Marco46

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #8 em: 12 de Junho de 2014, 16:10 »


Caro VTRR

Pelo nick já vi que tens bom gosto!! :D

Deixa-me so referir que te estas a esquecer de uma excelente proposta nas 300, a melhor certamente por tudo o que ja foi referido dela.

A K-XTC da Kymco que nova custa 3500€ S/ABS.



saudações

 _convivio_

VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #9 em: 12 de Junho de 2014, 17:43 »

Caro VTRR

Pelo nick já vi que tens bom gosto!! :D

Deixa-me so referir que te estas a esquecer de uma excelente proposta nas 300, a melhor certamente por tudo o que ja foi referido dela.

A K-XTC da Kymco que nova custa 3500€ S/ABS.



saudações

 _convivio_

Caro Marco46, no sitio da KYMCO o seu valor está por 4.700,00€! Onde encontrou esse valor?

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: 400 vs 300?
« Responder #10 em: 12 de Junho de 2014, 18:06 »
Se por acaso a minha opinião possa interessar, penso que entre as 300 e as 400 eu preferiria uma 400. Consumos iguais (praticamente) e a capacidade de levar pendura e bagagem são superiores nas 400.

Aliás não sei se não voltarei às Scooters 400 daqui a algum tempo.

Marco46

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #11 em: 12 de Junho de 2014, 19:43 »


VTRR,

enganei-me!!! O valor da 300 é esse que referiste sim!!!  _corado_

O qeu te dei da 125cc.  Mania de ser tudo igual. :)

Pdiniz

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #12 em: 12 de Junho de 2014, 21:55 »
Li algures que a Honda está com uma campanha fabulosa para a Forza c/ABS - 4.999 €. Grande preço!!!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 400 vs 300?
« Responder #13 em: 12 de Junho de 2014, 22:42 »
Li algures que a Honda está com uma campanha fabulosa para a Forza c/ABS - 4.999 €. Grande preço!!!!

E leste bem...o companheiro Furianix p. ex. aproveitou essa mesma campanha aqui à dias, com mais uns pózinhos (leia-se, desconto) à mistura.  _pol_

VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #14 em: 13 de Junho de 2014, 09:16 »
Li algures que a Honda está com uma campanha fabulosa para a Forza c/ABS - 4.999 €. Grande preço!!!!

Sim é verdade! Sem documentação!

Em conversações aqui com o concessionário Honda consigo um valor aproximado de cerca de 5.000,00€ já com documentação e um capacete modular pela Forza ABS.

A minha dúvida máxima agora reside no seguinte:

* Honda Forza ABS - 5.000,00€;

* SWT 400 s/ABS - Por cerca de 3.500,00 - 4.000,00€. A procura será sempre por uma assistida na marca e em BOM estado de conservação. Ano de pesquisa 2009/2010;

* Uma outsider, que chegue e baralhe as contas!




Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: 400 vs 300?
« Responder #15 em: 13 de Junho de 2014, 09:47 »
Sim é verdade! Sem documentação!

Em conversações aqui com o concessionário Honda consigo um valor aproximado de cerca de 5.000,00€ já com documentação e um capacete modular pela Forza ABS.

A minha dúvida máxima agora reside no seguinte:

* Honda Forza ABS - 5.000,00€;

* SWT 400 s/ABS - Por cerca de 3.500,00 - 4.000,00€. A procura será sempre por uma assistida na marca e em BOM estado de conservação. Ano de pesquisa 2009/2010;

* Uma outsider, que chegue e baralhe as contas!

boas, não sei que kms vais fazer, se são muitos ou poucos, mas optaría pela nova Honda Forza 300 ABS _pol_

Motivos: 0kms, nova, garantia 2 anos e é um produto muito bom (consumos, prestações, conforto e espaço de carga) _pol_

abraço
Panda
 _convivio_

VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #16 em: 13 de Junho de 2014, 10:10 »
boas, não sei que kms vais fazer, se são muitos ou poucos, mas optaría pela nova Honda Forza 300 ABS _pol_

Motivos: 0kms, nova, garantia 2 anos e é um produto muito bom (consumos, prestações, conforto e espaço de carga) _pol_

abraço
Panda
 _convivio_

Amigo Panda, faço cerca de 50km diários, como referi no inicio do tópico.

Eu sei que a Forza é nova e é um excelente produto, pois já a "testei"! A diferença de cerca de 1.000,00 - 1.300,00€ para a SWT dá que pensar, especialmente se encontrar uma com revisões na "casa".

 ;)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: 400 vs 300?
« Responder #17 em: 13 de Junho de 2014, 11:48 »
Amigo Panda, faço cerca de 50km diários, como referi no inicio do tópico.

Eu sei que a Forza é nova e é um excelente produto, pois já a "testei"! A diferença de cerca de 1.000,00 - 1.300,00€ para a SWT dá que pensar, especialmente se encontrar uma com revisões na "casa".

 ;)

* SWT 400 s/ABS - Por cerca de 3.500,00 - 4.000,00€. A procura será sempre por uma assistida na marca e em BOM estado de conservação. Ano de pesquisa 2009/2010;

se encontrares por 3500, vá lá, 3.700€ aínda pensava, mas acho dificil

a SW 400 já encontras com valores mais baixos...

a minha opção sería a Forza ABS se pudesse dar os 5000 a pronto ou em prestações... se não "convém" pagar tanto, comprava a SW-T mas só com valores abaixo dos 4000€...

abraço

VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #18 em: 13 de Junho de 2014, 12:10 »
Amigo Panda, antes de mais obrigado pelos conselhos!

Eu tenho capacidade de poder adquiri a Forza nova, no entanto faz-me confusão o seguinte (tendo a noção que é um veículo novo!):

1. A desvalorização no primeiro ano de vida vai coloca-la em patamares de valores (€€) próximos de uma SWT 11/12; A desvalorização "doida" doi comó caraças nos nossos bolsos. Como tal, gosto de "ver o que os usados me oferecem"!

2. Capacidade de resposta com duas pessoas leves 65+65 entre faixa de velocidade (140-150kmh) onde vai no seu limite (Forza);

3. Capacidade de proteção elevada na SWT. Na Forza compra imediatamente de vidro alto.

4. Tenho interesse na SWT e queria fugir da SW, não por ser um mau produto ou por isto e aquilo, pelo contrário do que tenho lido e pesquisado. Apenas tenho a noção que quero manter a scooter por alguns anos (+/- 7) e uma SW já conta com alguma idade, o que na verdade não quer dizer nada... mas...!

5. A desvalorização de uma SWT de 2009/10 já chegou quiçá ao seu auge!!! A desvalorização será muito mais residual e lenta a partir de agora. Acredito que daqui por uns dois pares de anos os valores estarão na casa dos 3.000,00 - 3.200,00€ , logo se comprar uma por 4.000,00€, acabo por perder numa futura venda 1.000,00€. E na Forza? Futurologia.....

6. Consumo e manutenção: A Forza é mais barata... mas será muito mais barata (pergunta aos entendidos)?? Até porque há sempre diferenças dispares entre as mesmas scooters. O consumo é proporcional ao punho...

7. Hoje em dia por uma SW em condições pagamos cerca de 3.000,00 - 3.500,00€ e por uma SWT cerca de 3.500,00 - 4.200,00€ dependente dos anos.

Isto formam sete formas de ver as coisas.... Se estiver incorreto, POR FAVOR, elucidem-me e ajudem-me.



« Última modificação: 13 de Junho de 2014, 12:14 por VTRR »

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: 400 vs 300?
« Responder #19 em: 13 de Junho de 2014, 12:26 »
..."Apenas tenho a noção que quero manter a scooter por alguns anos (+/- 7)..."

aqui é que me deixaste baralhado, se comprares um modelo já com 4 anos e depois juntas mais 6 ou 7 no final irás vender a maxi por +- 2.000€ (com sorte) se tiveres a Forza será o mesmo ou possívelmente um pouco mais _Rolley_ _Rolley_

se compras uma sw-t com 20 000kms, na Forza poderás andar 1 ano e meio, quase, até obteres essa marca _Rolley_

a vantagem que vejo na SW-T é o conforto de rolamento (só em bom piso), espaço para dois ocupantes e o super motor bicilindrico que é uma mais valia com 2 ocupantes + carga _pol_

o comportamento é melhor na Forza, para além de contares com ABS e uma maxi mais moderna _pol_

o ponto 6 que referes deve ser ela por ela em termos de manutenção "caro para burro", bem, na SW-t poderás ír ao mecânico da "esquina" pois já não está em garantia... os consumos são melhores na Forza, mas os da sw-t não desiludem...



VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #20 em: 13 de Junho de 2014, 13:46 »
1. ..."Apenas tenho a noção que quero manter a scooter por alguns anos (+/- 7)..."

2. aqui é que me deixaste baralhado, se comprares um modelo já com 4 anos e depois juntas mais 6 ou 7 no final irás vender a maxi por +- 2.000€ (com sorte) se tiveres a Forza será o mesmo ou possívelmente um pouco mais _Rolley_ _Rolley_

se compras uma sw-t com 20 000kms, na Forza poderás andar 1 ano e meio, quase, até obteres essa marca _Rolley_

a vantagem que vejo na SW-T é o conforto de rolamento (só em bom piso), espaço para dois ocupantes e o super motor bicilindrico que é uma mais valia com 2 ocupantes + carga _pol_

3. o comportamento é melhor na Forza, para além de contares com ABS e uma maxi mais moderna _pol_

4. o ponto 6 que referes deve ser ela por ela em termos de manutenção "caro para burro", bem, na SW-t poderás ír ao mecânico da "esquina" pois já não está em garantia... os consumos são melhores na Forza, mas os da sw-t não desiludem...

1. Bem, quando digo +/- 7 anos, refiro-me a que tem que durar um pouco nas minhas mãos. Acho que não tenho capacidade de ir trocando anualmente, nem quero.

2. Por menos cerca de 1.300,00€ (diferença entre SWT usada e a Forza nova) daqui por 5 anos concordo com o que diz, em termos de valorização. Elas vão estar equiparadas no preço... logo tinha "poupado" 1.300,00€ se opta-se por a SWT. Deixei-o baralhado porquê e em quê?

3. O comportamento é melhor na Forza porquê? O ABS é sem dúvida uma mais valia e uma garantia!

4. Acho que as manutenções serão menos onerosas na Forza. Em contrapartida será uma diferença grande para a SWT? A Honda genericamente falando, tem revisões caras?

O meu calcanhar de Aquiles é o "medo" dos consumos se realmente forem altos. Nós lemos e ouvimos de tudo, do 8 ao 80, mas quando somos realmente nós é que temos efetivamente noção da realidade!! É que estou mal habituado. Tenho um SAXO a diesel e um ciclomotor 50cc!!!  :)) :)) :))

O fundo de maneio de cerca de 1.300,00€ também daria para coordenar as coisas!

Ponto 69. - Ainda não tive oportunidade de colocar o meu traseirinho em andamento na SWT. Apenas parada para ver se era pesada e se chegava ao chão e isso confirma-se!! Alguma alma carinhosa desta zona pode ajudar-me?
« Última modificação: 13 de Junho de 2014, 13:50 por VTRR »

CarlaLopes

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #21 em: 13 de Junho de 2014, 14:09 »
Essa campanha da forza é até quando? É que tenho cá em casa alguém interessado nisso.   _pol_

VTRR

  • Visitante
Re: 400 vs 300?
« Responder #22 em: 13 de Junho de 2014, 14:24 »
Essa campanha da forza é até quando? É que tenho cá em casa alguém interessado nisso.   _pol_

Acho que é até ao final deste mês. Verifica no sítio da Internet da Honda.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 400 vs 300?
« Responder #23 em: 14 de Junho de 2014, 19:18 »
A fantástica campanha vai até ao dia 30/Junho e coloca a nova Forza NSS300 na versão com ABS, pelo preço de €4.999.

http://www.honda.pt/motorcycles/range/scooter/nss300-forza-300-2013/offers/campanha-forza300.html

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: 400 vs 300?
« Responder #24 em: 14 de Junho de 2014, 21:51 »
Caríssimos,

Faço cerca de 45 a 50 km diários entre casa e local de trabalho e vice-versa. Não passo por centros urbanos com muito movimento e "engarrafamentos" (utilizo estradas secundárias e/ou por vezes a Nacional).

O percurso é um pouco misto com curvas, contracurvas, retas, planos, subidas e algumas descidas (!!) quer na ida que na vinda
PS: Valorizo também os consumos,

Boas vou baralhar isto tudo lol

Tive a ler o que escrevestes, e dissestes secundarias e nacional, eu tenho a Forza e tinha uma pcx comprei principalmente porque faco parte do meu circuito autoestrada e de vez em quando vou com a mulher há praia etc, no teu caso acho que nao precisas de uma 300 mas sim de uma 150PCX, chega e sobra para esse circuito leve rapida, poupadinha e não a vais chegar ao maximo dela. Uma coisa que vais notar como eu notei as 300 teem mais power mas são bem mais pesadas do que as 125, e nesse circuito vais precisar de uma mota mais agil. Vais pagar menos seguro menor consumo, a Forza e outras 300 é dificel nesse circuito andares nos 3.5 para baixo. Na PCX 150 deves fazer uns 2.5
  Eu pensei antes de a comprar todas as hipoteses no meu caso a 150 não era a indicada por causa da auto estrada mas se tivesse esse circuito era a mota que eu escolhia. O que te interessa é mesmo consumo algum conforto e agilidade nesse circuito.
  Queriam um outsider aqui estou eu para baralhar :-)
« Última modificação: 14 de Junho de 2014, 21:59 por furianix »