A correia bloqueia a roda? Sempre pensei que nao existe esse risco, porque a roda consegue rodar solta, simplesmente nao há força de tração. Ja li imensos relatos de companheiros a quem a correia partiu e ninguém falou em ir ao chão Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
A Sym manda trocar aos 12.000 km Na Joyride a de origem só foi trocada ap 22.000 km, mas já estava muito larga, e provocava uns arranques aos solavancos. A 2ª foi trocada antes de fazer 12.000 km, porque a maxi foi dar a volta á Europa e não quiz arriscar.Na 1ª GTS, entreguei-a com a correia de origem e ainda estava para fazer muitos km Mas já vi uma, duma certa Majesty verde cueca desfazer-se completamente e causar alguns estragos
Exatamente eu aos 12000 km troquei correia e roletes e agora aos 24000 km troca outra vez amesma coisa que eu quero.
Por sorte a parte partida ficou do lado do motor e a mota foi abaixo, se calhasse de ficar do lado da roda, podia ter ido ao chão.
Com o motor da Sym Gts ainda não estou muito á vontade para discutir qualquer assunto porque felizmente ainda não tive de o desmanchar, "ainda" mas quanto aos periféricos estou á vontade porque já os desmontei e voltei a montar sem sobrar peças refiro-me á transmissão, travões, luzes, vidro, sensores e mais qualquer coisita.Por conhecer bem a transmissão da Sym Gts que é a marca da Scooter do azarento companheiro FotoD, e desde já agradeço o seu aviso pois sabemos que foi com boa intenção que o fez, venho por este meio, e sem querer entrar em Off Topic, dizer o seguinte:Quando a correia parte no momento da aceleração pode causar estragos da seguinte maneira:Se for acima das 8500 r.m. em aceleração, e mantivermos o punho na mesma posição na altura que parte, como deixa de haver tração e esforço do motor é como se entrasse em ponto morto e as rotações do motor sobem espontaneamente entrando em Red line crítico originando o empeno das válvulas ou pior.Em aceleração a correia parte sempre por cima das Polis, o quer dizer que a poli do motor puxa o resto que sobra da correia até ficar em vazio originando a tal aceleração brusca do Motor.A Poli da embreagem pára pouco depois, ainda fica com alguma inércia, porque fica desembreada, poderá eventualmente ficar embrulhada com a correia, o que é quase impossível de acontecer na Sym Gts pelo facto de a correia ficar quase encostada ao resguardo da caixa no momento do arranque, ou seja com a Poli completamente fechada, impedindo que a correia salte fora mas nunca bloqueia a roda, até porque é impossível tirar a correia inteira sem primeiro tirar a Poli.Quando a correia parte na desaceleração por exemplo numa descida, parte sempre por baixo das Polis originando que o motor vá abaixo, porque aí sim, a correia pode ficar enrolada na ventoinha da Poli do motor devido á vibração dentro da caixa em virtude de ainda ter de puxar uns bons centímetros de correia que ainda terá de passar pela Poli da embreagem.Neste último caso, o pior que pode acontecer é o motor ir abaixo por prisão da Poli, foi o que aconteceu ao companheiro FotoDA roda traseira em nenhuma desta circunstâncias fica bloqueada porque a embreagem fecha automaticamente porque deixa de haver força centrífuga devido á paragem da Poli.Difícil de perceber ? leiam novamente mas mais devagar Abraço
Viva!Parece que advinho!!!!Na sexta fui comprar uma correia.Hoje, quer dizer ontem, tentei trocá-la, digo tentei porque não consegui tirar a porca da embraiagem! !!! Mesmo com a minha mãe em cima da Gts.... Então só troquei os roletes.Vou dar uma voltinha para testar e na reta do continente da Amadora punho enrolado, cheguei à descida dos cabos Ávila reduzi a rotação, ia pouco depois das 7000rpms, do nada a rotação começa a subir e a velocidade mantém-se. Pronto, a correia partiu....Encostei, chamei o reboque e amanhã, ou seja hoje, vou ver o estrago....Como disse esta correia tem quase 17 000kms.A culpa disto foi dos roletes.... ehehehehAbraço Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
Hoje, quer dizer ontem, tentei trocá-la, digo tentei porque não consegui tirar a porca da embraiagem! !!! Mesmo com a minha mãe em cima da Gts.... Então só troquei os roletes.
Pois,..é o que faz apertarem a olho até mais não, para que servem as chaves dinamométricas ?
Penso que não fica (muito) em off-topic Rodrigues, diz lá (relembra) qual o torque aconselhado para a porca do variador e para a da embraiagem...please