Autor Tópico: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS  (Lida 13913 vezes)

José Chaíça

  • Visitante
Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« em: 17 de Julho de 2010, 15:51 »
Venho aqui mostrar-vos os alforges e o tailbag que comprei para a minha Maj400ABS.
Trata-se das referências 438N (alforges) e 439N (tailbag) da Givi, adquiridas na BOX46, em Leiria.
Como alguns de vocês sabem, eu não gosto de topcases. Têm as suas funcionalidades é certo, mas diz-me a experiência prévia que 95% são utilizados apenas para guardar o capacete... ora como espaço por debaixo do banco, é coisa que não me falta (para guardar os capacetes e não só!), e nunca tendo gostado do conceito dos topcases, foi facil decidir que a minha Maj400ABS não iria ter nenhum!

Eis o tailbag e seus acessórios, que incluem uma capa para os dias de "inundações" e uma tira para se poder transportar à tiracolo.





Aqui, podem ver os ganchos e a tira de velcro que pode ser utilizada para restringir os movimentos.



E eis o tailbag colocado na sua forma "normal".



E aqui, na sua forma "extendida".



Estes são os alforges. Á semelhança do tailbag, também dispõem de uma capa e uma tira, para cada um, assim como um gancho elástico.



Os alforges vêm com uma protecção em material parecido com a borracha, para diminuir o atrito com os plásticos.



A Maj400 tem pegas sólidas, que não permitem a passagem das tiras de fixação dos alforges. As tiras, teriam que passar por debaixo do banco do pendura e contornar as pegas... digo teriam, pois tal hipotese foi colocada de parte. Encontam-se uns fusiveis no caminho das ditas tiras, a convidar ao desastre... claramente, os designers da Maj400 não contaram com esta hipotese.





Mas tudo tem solução, e como eu sei que 100% das vezes que utilizar os alforges, também utilizarei o tailbag, este terá de servir de ancoragem alternativa para os alforges. Assim, as tiras irão passar por cima do banco do pendura... Tal como o tailbag, eis a versão "normal".



E a versão "extendida".



E este é o aspecto final, com os dois conjuntos colocados.





Não estou completamente agradado com a fixação dos alforges... tenho que procurar outras alternativas. De qualquer das formas, espero que tenham gostado desta apresentação. Se tiverem dúvidas ou perguntas, não hesitem...
« Última modificação: 17 de Julho de 2010, 16:04 por José Chaíça »

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #1 em: 17 de Julho de 2010, 16:04 »
 _palmas_ _palmas_

É para isto que servem os Fóruns... Parabéns...

Os alforges laterais, sinceramente, nunca fui grande apreciador... fazem a moto muito largueirona... apesar de levarem muita coisa...
Depois diz como se portam em viagem, se não afecta o equilibrio do moto com a velocidade...

Já quanto à Tailbag é outra história... como penso fazer algumas viagens de trabalho na Majesty, pode dar jeito para trazer coisas... e fica bem giro...
Gostaria de saber:
- São impermeáveis?
- Preço
- É necessário retirar o assento do passageiro para colocar as fixações?
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #2 em: 17 de Julho de 2010, 16:13 »
Não questiono a validade ..
Mas uma mala para o tunel e um tailbag nao controlam as necessidades?
Certamente foi uma hipotese ponderada...
vou ali ja volto

José Chaíça

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #3 em: 17 de Julho de 2010, 16:16 »
Eu como defensor das top-case _lol_ , pergunto e quando viajas com  pendura? _pensador_ Onde colocas a tralha? _pensador_

É simples!!! Não viajo!!! _lol_ _lol_ _lol_
Neste momento, não há candidatAs a pendura... _careta_

...Os alforges laterais, sinceramente, nunca fui grande apreciador... fazem a moto muito largueirona... apesar de levarem muita coisa...
Depois diz como se portam em viagem, se não afecta o equilibrio do moto com a velocidade...

Eu também não devo ir usar muitos os alforges... 95/99% das vezes apenas irei utilizar o tailbag. Aliás, durante os anos em que tive mota, contam-se pelos dedos de uma mão as vezes em que realmente necessitei de malas (alforges, neste caso). Os alforges, não só reduzem o desempenho, como tornam a maxi menos apelativa ;D

Já quanto à Tailbag é outra história... como penso fazer algumas viagens de trabalho na Majesty, pode dar jeito para trazer coisas... e fica bem giro...
Gostaria de saber:
- São impermeáveis?
- Preço
- É necessário retirar o assento do passageiro para colocar as fixações?

Utilizei pouco o tailbag, mas já deu para ver que vai ser-me MUITO útil para transporte de material. Se são impermeáveis? Epah... devem ser POUCO impermeáveis, pois senão não tinham incluído uma capa, como mostrei. O preço? Estes da Givi rondam os €110/€120... mas valem bem cada euro! Isto é material "de guerra"! Quanto às fixações, não é necessário retirar o banco. Eu apenas utilizo os 4 ganchos... a tira de velcro não dá para utilizar (apenas se retirasse o banco, e isso não é nada prático).

José Chaíça

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #4 em: 17 de Julho de 2010, 16:19 »
Não questiono a validade ..
Mas uma mala para o tunel e um tailbag nao controlam as necessidades?
Certamente foi uma hipotese ponderada...

No caso da Maj, e como tu bem sabes ;), um tunel retira a operacionalidade do banco, pois bloqueia a sua abertura. Apenas considerarei a sua aquisição, se tiver de transportar MUITO material. O espaço por debaixo do banco, assim como o tailbag ser-me-ão suficientes em 95/99% das vezes (espero eu...).

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2010, 18:04 »
Parabéns pelo excelente tópico _palmas_ _palmas_ _palmas_


O encosto do pendura até dá jeito para aconchegar o tailbag... certo?


miguel de obidos

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2010, 18:20 »
O problema é o costume, os alforges não têm posição para prender correctamente e vão abanar e riscar a pintura.
O tunelbag não tem local para prender as tiras de baixo e fica solto entre as pernas...
O tailbag deixa o pendura em casa..

É um problema que me deparo há muito tempo.   _pensador_

José Chaíça

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2010, 21:47 »
O encosto do pendura até dá jeito para aconchegar o tailbag... certo?

Nem mais! Aconchega na medida exacta. Nem fica muito largo, nem muito preso!

... e vão abanar e riscar a pintura.

Abanar... vai abanar sempre. Só com um sistema de suporte fixo resolveria esse problema, mas eu não quero nada disso. Já agora, notaste na foto em que mostro as protecções das carenagens, nos alforges, à base de uma espécie de borracha?

O tunelbag não tem local para prender as tiras de baixo e fica solto entre as pernas...

Eu prefiro não utilizar um tunelbag, mas apenas porque não me deixa abrir o banco. O que vi da Yamaha, até tinha boas capacidades de fixação (feito propositadamente para a Maj).

O tailbag deixa o pendura em casa..

Nesse caso podes optar apenas pelos alforges. Como estou a prever que as deslocações mais longas sejam feitas sozinho, à partida não tenho problemas desses.

danieljosereis

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #8 em: 19 de Julho de 2010, 09:05 »
Boas, será que no tailbag cabe um portatil?? é que eu diariamente tenho que transportar um comigo para varios lados e tenho medo de o colocar dentro do banco, as lombas, os buracos etc etc podem avariar o computador por isso optei por transporpar o computador numa mochilas nas costas mas ao final do dia ui, ui que dores. O tailbag será uma boa opção para o portatil?? abraço

José Chaíça

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #9 em: 19 de Julho de 2010, 09:56 »
O tailbag será uma boa opção para o portatil?? abraço

Qual o tamanho do teu portátil? Não me parece que um de 15´ possa ser transportado, por exemplo...mas posso ir averiguar.

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #10 em: 19 de Julho de 2010, 10:33 »
Para mim a solução para transportar o portátil é sempre a mochila.

jmascarenhas

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #11 em: 19 de Julho de 2010, 11:22 »
Levo o meu portátil dentro do banco, vai dentro da mochila. As pancadas devem ser as mesmas do que se levar numa top. Em caso de queda acho que vai mais protegido.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #12 em: 19 de Julho de 2010, 14:02 »
Viva!

Ontem comprei nos chineses por €1,5 uma rede como esta:


Pergunto. Com esta rede e uma mochila não faz o mesmo efeito que uma tailbag?!  _pensador_

Mesmo que a mochila não seja à prova de água existem milhentos sacos plásticos que cumprem a função.

P.S. Desculpa cristina pela utilização abusiva da foto...  _corado_ _corado_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #13 em: 19 de Julho de 2010, 14:16 »
CCM, costumo dizer exactamente o mesmo! tenho um saco impermeável que anda sempre na maxi (andei á procura dele quando fui para o norte, e ele tão bem guardadinho dentro da FiFi  _corado_ ) e sempre que preciso transportar algo que não cabe debaixo do banco nem na top case, uso o saco e prendo com a aranha.
 
Resulta, e foi bem mais barato do que os alforges que andei a ver, e ainda tem a vantagem de crescer á medida que a bagagem aumenta  _pol_

José Chaíça

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #14 em: 19 de Julho de 2010, 21:30 »
... e prendo com a aranha...

Também tenho uma, e dá muito jeito. Anda sempre comigo (arrumadinha debaixo do banco), pois nunca se sabe quando poderá fazer falta! _pol_

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Combinação tailbag e alforges para Maj400ABS
« Responder #15 em: 20 de Julho de 2010, 16:56 »
Eu cá tenho 2 aranhas na mota.

Uma que anda sempre por baixo do banco e que serve para prender coisas...
Outra que anda sempre dentro do espelho e que por mais que lhe lixe a teia todos os dias a faz igualsinha... eita bichinho teimoso...  _policia_