Autor Tópico: Mudar valvulina  (Lida 15460 vezes)

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Mudar valvulina
« em: 13 de Maio de 2014, 22:43 »
Pessoal alguém me pode informar Qual o intervalo para mudar a valvolina numa scooters 125?
« Última modificação: 14 de Maio de 2014, 09:51 por M.Careca »
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

power-full

  • Visitante
Re: mudar valvolina
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2014, 08:30 »
Pessoal alguém me pode informar Qual o intervalo para mudar a valvolina numa scooters 125?

em geral vem no manual da scooter..
 eu faço de 10 em 10 mil km.. nao sei o que o meu manual diz mas a valvulina dura muito.. agora tem atençao que nem todas as cx. usam valvulina!!!

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2014, 13:01 »
Obrigado
A minha usa é uma kimco agility

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Mudar valvulina
« Responder #3 em: 14 de Maio de 2014, 14:41 »
Companheiro!

Tenho uma Kymco Downtown, e no meu manual diz para mudar o óleo da transmissão a cada 5000 km's.
Certamente que esta informação estará disponível no manual do utilizador da tua maxy.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2014, 23:06 »
Bem fiz hoje a respectiva mudança. A valvolina parecia agua tinta sem cheiro e sem viscuzidade. Pareceu mais silenciosa e sem repeloes. Só que em lugar dos 2 DCL levou 2'5


Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

interceptor

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2014, 23:11 »
Normalmente até costuma vir gravado no motor as quantidades de óleo do motor e valvulina da transmissão.

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2014, 23:15 »
Pois lá está escrito 1'8 no manual 2'1 mas levou cerca de 2'5

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

interceptor

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2014, 23:17 »
Encheste até não caber mais?

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #8 em: 15 de Maio de 2014, 23:23 »
Até sair pelo parafuso do nível

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

scooteraddict

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #9 em: 26 de Maio de 2014, 15:44 »
Até sair pelo parafuso do nível

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

E esse parafuso é de nível ou é por onde colocas a valvulina ? _pensador_
Eu tenho uma GTS. A quantidade é 0.1l e não chega a esse parafuso. No entanto só deve levar 0.1l...e não mais.
Ou seja se tirar o parafuso nunca consigo ver a valvulina.
Por isso é que costuma estar gravado na caixa a quantidade certa de valvulina. Senão era encher até ao parafuso...levava o que levava!
Valvulina a mais é prejudicial pois cria uma pressão exagerada e pode danificar retentores.

Mas alguêm com uma Kymco igual à tua certamente te poderá elucidar melhor.

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #10 em: 26 de Maio de 2014, 16:09 »
Citar
E esse parafuso é de nível ou é por onde colocas a valvulina ? _pensador_
Eu tenho uma GTS. A quantidade é 0.1l e não chega a esse parafuso. No entanto só deve levar 0.1l...e não mais.
Ou seja se tirar o parafuso nunca consigo ver a valvulina.
Por isso é que costuma estar gravado na caixa a quantidade certa de valvulina. Senão era encher até ao parafuso...levava o que levava!
Valvulina a mais é prejudicial pois cria uma pressão exagerada e pode danificar retentores.

Mas alguêm com uma Kymco igual à tua certamente te poderá elucidar melhor.

Sem mais, corretíssimo,  _pol_
As indicações de nível são para cumprir, pelo menos comigo é assim, á uns anos atrás, saltou a tampa do óleo do enlatado por terem colocado óleo a mais, por sorte não danificou mais nada, dei o exemplo do enlatado mas pode acontecer com qualquer motor, qualquer recipiente que leve óleo precisa de espaço para dilatação do ar sem exagero senão rebenta com retentores.


Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #11 em: 26 de Maio de 2014, 18:21 »
Concordo com vocês mas o parafuso por onde se coloca a valvulina é o parafuso para verificar o nível
Nos automóveis é assim .Penso que nas motos também pois não tem mais nenhum modo de verificação

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

scooteraddict

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #12 em: 26 de Maio de 2014, 19:20 »

Nos automóveis é assim .Penso que nas motos também

Acho que pensas mal. Mas tu lá sabes.

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #13 em: 26 de Maio de 2014, 22:37 »
Agradeço o vosso conselho e vou tentar descobrir mais  informação sobre isto

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

vicente

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #14 em: 26 de Maio de 2014, 22:46 »
Boas, desde sempre os níveis eram vistos precisamente dessa forma, desenroscava-se o parafuso superior e quando começasse a deitar fora estava a nível, hoje não sei se existirá outra forma de ver o nível.

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #15 em: 26 de Maio de 2014, 22:55 »
Citar
Agradeço o vosso conselho e vou tentar descobrir mais  informação sobre isto

Pensamento correto  _pol_ dá uma vista de olhos no link abaixo na página 33

Por não respeitarem os manuais é que as oficinas se enchem €€€€€

http://www.kymco.com/upload/CTContent/6/644A6FCF-D327-4F9A-8A2D-67168B67ECE6/AGILITY_CITY%2050%20125.pdf

PS: estou aqui a tentar ajudar e só me cheira a bifanas  _lol_ _lol_

« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 23:02 por Rodrigues1 »

power-full

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #16 em: 27 de Maio de 2014, 05:52 »
Sem mais, corretíssimo,  _pol_
As indicações de nível são para cumprir, pelo menos comigo é assim, á uns anos atrás, saltou a tampa do óleo do enlatado por terem colocado óleo a mais, por sorte não danificou mais nada, dei o exemplo do enlatado mas pode acontecer com qualquer motor, qualquer recipiente que leve óleo precisa de espaço para dilatação do ar sem exagero senão rebenta com retentores.

fazendo aqui um pouco off-topic.. estas a pensar mal... e se isso te aconteceu no carro é melhor veres o tubo de respirador do motor!1 ou entao uma coisa nao tem a ver com outra-- se me dissesses  que  ficastes com o filtro de ar cheio de oleo ate entendia ..agora que a tampa do motor saltou fora por ter oleo a mais !!!!! á ai qualquer coisa que nao bate certo.......

voltando ao assunto da valavulina da cx.. é assim na minha yamaha tambem diz 0.15l valvulina " alias ate diz oleo 10w40"... eu utilizo valvulina e é  cerca de 225mml.. nao sai fora e a caixa passou andar mais silenciosa... ainda á dias troquei os carrectos da cx . como alguns sabem " nao por terem algum defeito mas sim por serem curtos" lol  _confuso_ _confuso_ _confuso_  e ate ver a valvolina nao sai fora... e a velocidade da scooter é bem maior que aquilo que da de fabrica... .. claro antes de chegar a esta conclusao testei com a mota no ar .. etc etc .. ja meti 250mml la dentro mas em rotaçao maxima aparece-me umas gotas no tubo respirador...dai ter baixado para os 225mml...ate ver zero problemas... a valvulina que estou a usar é 80w90..

mas o meu respirador da caixa , esta bem ca em cima como podem ver .. grande parte das cooters tem ca em cima ..mas ja vi umas quantas com o respirador a meio caso das piaggios.. atençao a isso..





« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 05:55 por power-full »

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #17 em: 27 de Maio de 2014, 08:20 »
Ainda ontem à noite fui à procura do dito parafuso do nível mas pela indicação do manual não estava lá
Voltei a tirar o parafuso por onde se põe a valvulina e nem pingou
Se facto está mais silenciosa e deixou de dar repeloes

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

Rodrigues1

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #18 em: 27 de Maio de 2014, 09:26 »
Citar
fazendo aqui um pouco off-topic.. estas a pensar mal... e se isso te aconteceu no carro é melhor veres o tubo de respirador do motor!1 ou entao uma coisa nao tem a ver com outra-- se me dissesses  que  ficastes com o filtro de ar cheio de oleo ate entendia ..agora que a tampa do motor saltou fora por ter oleo a mais !!!!! á ai qualquer coisa que nao bate certo.....

Não foi a tampa do motor que saltou mas sim a tampa por onde se deita o óleo que é só de encosto com um o-ring e não espirrou óleo nenhum, foi só gazes  _Rolley_

Foi de facto óleo a mais no cárter, 0,5 l, moro mesmo ao lado de um mecânico da Mercedes e ele verificou, e foi isso que aconteceu, o resto está tudo nos conformes, fez o diagnóstico total no computador, desde que passei a ser eu a mudar o óleo nunca mais aconteceu já lá vão 6 anos. e nunca encho até ao máximo é preferível ficar ligeiramente mais baixo, com 190.000 nunca coloco óleo entre mudas ( uma vez por ano ou 10.000 kms ) porque simplesmente não é preciso  _lool_

Quando desacelerava depois de andar um bom bocado a 130 a luz do óleo acendia indicando pressão a mais ainda pensei ir á oficina reclamar mas com que base ? como poderia provar que foram eles ?

No manual do meu carro alerta em letras vermelhas e grandes para não colocar óleo acima do nível máximo, por algum motivo é...

Respondi ao teu post porque não me parece ser um Off topic uma vez que serve de alerta ao companheiro "jiujiman" e não só para respeitarem mais os níveis.

Boas curvas

« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 12:20 por Rodrigues1 »

interceptor

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #19 em: 27 de Maio de 2014, 23:11 »
Ainda ontem à noite fui à procura do dito parafuso do nível mas pela indicação do manual não estava lá
Voltei a tirar o parafuso por onde se põe a valvulina e nem pingou
Se facto está mais silenciosa e deixou de dar repeloes

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk



Não há "parafuso do nivel" a valvulina sai pelo orifício inferior e entra pelo superior, por isso é que têm gravado a capacidade que leva e convém respeitar.

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Mudar valvulina
« Responder #20 em: 28 de Maio de 2014, 12:22 »
Não há "parafuso do nivel" a valvulina sai pelo orifício inferior e entra pelo superior, por isso é que têm gravado a capacidade que leva e convém respeitar.

Algumas scooters podem não ter, mas tanto a minha Sym HD125 como a SH300 possuem orificio para controlar o nível.
Para alem deste furo tem o orificio superior e o inferior.


m00n

  • Visitante
Re: Mudar valvulina
« Responder #21 em: 28 de Maio de 2014, 12:31 »
A troca nas scooter da Honda como as minhas é de 2 em 2 anos, agora ver o nível, no meu caso só tirando o parafuso.

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Mudar valvulina
« Responder #22 em: 05 de Junho de 2014, 00:50 »
Pessoal aqui vão as ultimas
Depois de andar+de 500km preocupado com a valvulina se teria posto a mais finalmente descobri que sim pois começou a pingar pelo respiro
Lá tirei então cerca de um dcl e agora vou voltar à estrada
Logo se vê
Estranhei é ter acontecido depois tanto tempo passado

Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk

Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita