Autor Tópico: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?  (Lida 8007 vezes)

Gilberto

  • Visitante
scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« em: 19 de Abril de 2014, 23:44 »
boas noites companheiros,tenho andado a ver aqui no forum algumas coisas acerca de scooter eletrica e ando com algumas duvidas, pelo que peço ajuda a quem esteja mais bem informado do que eu.
Eu ando a pensar adquirir uma scooter eletrica, mas a minha duvida e se ela aguenta a minha atividade profissional, pois sou carteiro, e os giros ou (voltas) que eu faço tem cerca de 80 a 90 km em para e arranca, sera que ja existe alguma maquina que aguente, se alguem souber mais alguma coisa acerca destas coisas eu agradeço scooter_.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2014, 23:49 »
Essa é das perguntas mais fáceis de responder, pois a resposta é de um inequívoco SIM.
Basta passar pelos Diários de Bordo já criados na correspondente secção e tenho a certeza que qualquer dúvida ou receio, cai imediatamente por terra!


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2014, 00:04 »
A eléctrica visada no link abaixo é, pura e simplesmente, uma devoradora de kms.
É de tal forma usada pelo seu dono, que o odómetro acumula + de 1000kms por semana....sim, por semana.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=17068.0

Cada vez estou mais interessado nestas tecnologias aplicadas aos motociclos... _Rolley_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2014, 09:12 »
Eu tenho uma eléctrica com 47 000kms e acho que aguenta.

A nível mecânico não há correias nem caixa de velocidades, há apenas um motor que em muitos casos está incluído na própria roda traseira. O desgaste é mínimo e no para-arranca muito intenso penso que o problema serão apenas os pneus e as pastilhas de travões.

A autonomia há para todos os gostos, depende apenas da carteira de cada um. As baterias são um componente caro, por isso, quantas mais tiver, mais cara fica a mota. A minha mota tem 4,6kwh de baterias que me dá uma autonomia media de 120kms. A mota referida pelo Sapiens, é um monstro com 9kwh ou seja, quase o dobro da autonomia da minha!
Se algum dia a autonomia se revelar insuficiente, é possível acrescentar um pequeno pack em paralelo. Também é possível carregar a mota com dois ou mais carregadores ao mesmo tempo e assim carregar cerca de 60kms de autonomia numa hora, por exemplo durante o almoço.

Marcas... é o pior. As marcas premium são caríssimas.
Depois existem vários importadores de scooters chinesas muito mais acessíveis. O facto de ser chinês não deve assustar, pois as motas eléctricas têm-se revelado mais fiáveis que as próprias marcas premium.
Conheço a Ecoglady, a Ecocriterio, mas destaco a Gingabike. A Gingabike tem uma garantia de 5 anos ou 100 000kms e tem uma rede de mais de 80 agentes autorizados espalhados pelo país que fornecem também carga gratuita a quem necessitar.

Para o próprio carteiro, penso que será uma vantagem enorme trabalhar sem ruído do motor.  _pensador_
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2014, 18:20 »
Já vi umas em teste aqui por Cascais e como falo bem com um deles perguntei,a resposta foi : ganda .... Não faz o giro completo e fica sem carga, nem as kewaays nem yamahas ,honda vision é o que mais aguenta.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2014, 20:01 »
Pois é... como já foi dito ha motas eléctricas a fazer mais de 4 000km por mês.

Quando os vendedores não percebem do assunto e não sabem aconselhar, as coisas não correm bem.

De qualquer forma nós estamos cá para ajudar.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2014, 20:36 »
Tendo em conta as características mecânicas das eléctricas, a sua adaptação a esse tipo de actividade parece-me bastante vantajosa do ponto de vista da fiabilidade.
Naturalmente e como foi dito, existem autonomias para todos os gostos e carteiras, sendo que este será um dos pontos chave que ainda não permitiu catapultar a maior das atenções para este tipo de energia aplicado aos motociclos.

Mas o tempo dar-lhes-á o devido valor, se com o tempo vier também uma redução no preço, aumento da autonomia e proliferação de postos de carregamento rápido.

TwisteR

  • Visitante
Re: scooter eléctrica serve para serviço de carteiro?
« Responder #7 em: 21 de Abril de 2014, 11:42 »
Este tipo de trabalho para uma máquina com motor de combustão é uma forma lenta de assassínio.
Lembro-me bem das conversas no Aeroporto da Madeira sobre os Yaris que fazem serviço de taxi na placa ("pista"). Ao fim de 40 000km são sucata.

O motor eléctrico é sem dúvida a solução. A minha dúvida prende-se com a autonomia, pois o único problema vão ser os arranques frequentes que são uns autênticos "papões" de autonomia, mas seguramente que haverá um modelo que preenche as medidas :)