Autor Tópico: Indeciso nova Maxi scooter ***Já escolhida: Honda SW-T400  (Lida 29595 vezes)

S800

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #25 em: 03 de Abril de 2014, 12:06 »
Reformulando a pergunta: vale a pena optar pelo sistema travagem ABS? Concerteza que a nivel de segurança de travagem é outra coisa, pelo menos a mota não deve entrar em derrapagem... Digo eu;)


Na minha opinião, o ABS é uma mais valia. Ainda mais para quem tem pouca experiência.
Pessoalmente acho que se a diferença de preço não for colossal (às vezes é...), e se a scooter for de uso diário, é um investimento que vale a pena.

Nos primórdios do ABS nas motos (estou a ficar velho _martelada_) aquilo dava uns esticões valentes, accionava-se cedo e mesmo quando não era preciso, e era completamente contra-indicado para motos desportivas, porque tirava o feeling todo à travagem. Hoje, muitas motos desportivas já o usam, porque está muito desenvolvido, preciso e calibrado. Isto é, não chateia quando não o queremos e está lá quando é mesmo necessário. Por maioria de razão, numa scooter all rounder, não haverá boas razões para não o ter, a não ser talvez a questão do custo, ou do budget para a compra.

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #26 em: 03 de Abril de 2014, 12:11 »
Amigo Tcacao, bom dia _pol_
Pelos 100Km diários que tens que fazer, independentemente do percurso, penso que com 5000 euros compras uma boa 400.
Vou deixar aqui o meu exemplo _Rolley_, eu moro na Amadora, mas sou natural de V N Poiares, tinha uma suzuki bandit 600 e quando ia lá, chegava um bocado partido >:D, depois troquei-a por uma honda silver wing 400 praticamente nova (5950Km) _lool_, e posso-te dizer que agora chego lá na boa, e com um optimo consumo, 235 Km com 11,5 Ltos, circulando quase sempre acima dos 120/130 _Rolley_
Por isso, pensa bem se comprar uma 300 nova compensa _pol_, encontras boas maxis 400 usadas scooter_
Abraços
Pereira

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #27 em: 03 de Abril de 2014, 12:25 »
.....Concordo com os companheiros que postaram a favor do ABS e acrescento o fator peso + elevado das meninas a partir de 125 cc para reforçar essa opção.
Outro aspeto é, no futuro muito próximo as novas scooters/motos terão de trazer ABS de série e tu + tarde terias + dificuldade em vender a tua menina também por causa dessa ausência.
Mas a segurança é demasiado importante para não investires + 300/500 € nesse sistema.
Claro que, em ambiente de moto GP os craques não precisam do ABS para nada mas, aqueles meninos, fazem um circuito completo em cavalinho se for preciso e a velocidades absurdas.
E a cereja no topo do bolo é: Com chuvinha podes crer que o ABS é o teu padroeiro do asfalto.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Tcacao

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #28 em: 03 de Abril de 2014, 12:34 »
Eh pa, vocês estão a ser uma ajuda enorme.... mesmo!!!
Depois pago um café _lool_ _convivio_

Este fim de semana, em princípio, vou à expomoto-Batalha, ver e tirar mais uns apontamentos, pois também não quero alongar muito mais a minha aquisição  scooter_

Grande abraço a todos e mais uma vez muito obrigado!!!

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #29 em: 03 de Abril de 2014, 13:33 »
Bem,... a minha opinião talvez seja suspeita, mas eu troquei uma burgman 400 por uma SYM GTS I faz na proxima semana um ano, e á cerca de 2 semanas troquei a SYM GTS por uma SYM GTS 300 ABS/SNS  _Rolley_

O meu critério foi  a relação custo/qualidade/prestações, e ganhou a 300, mesmo contra a opinião do marido que depois acabou por concordar  _pol_


Para mim aquilo que determina a escolha entre a GTS e a Maxim é claramente o coração, porque com a cabeça, a escolha teria sempre que ser a GTS, já com o coração... bem, para mim continua a ser a GTS, mas sei que para a maioria ganha a Maxim  _Rolley_

A diferença de velocidade máxima não chega a 10km hora, e no resto, todas as diferenças favorecem a GTS, e estou á vontade para o afirmar.
Durante muito tempo afirmei que as vibrações próprias dos monocilindricos de 400 cc não me faziam diferença, e só depois de andar com a GTS e sentir a diferença no dia a dia e sobretudo em viagens longas é que percebi o quanto estava enganada! o conforto na GTS é muito superior ao da  Burgman 400, e digo Burgman só porque com a Maxim apenas andei em pequenos percursos, mas na realidade, o pouco que andei deu para ver que é muito identica á Burgman.

No fim só falta  mesmo dizer que com qualquer das 2 ficas bem montado  ;)

S800

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #30 em: 03 de Abril de 2014, 14:42 »
(...) Durante muito tempo afirmei que as vibrações próprias dos monocilindricos de 400 cc não me faziam diferença, e só depois de andar com a GTS e sentir a diferença no dia a dia e sobretudo em viagens longas é que percebi o quanto estava enganada! o conforto na GTS é muito superior ao da  Burgman 400, e digo Burgman só porque com a Maxim apenas andei em pequenos percursos, mas na realidade, o pouco que andei deu para ver que é muito identica á Burgman.
(...)

Nunca experimentei a Burgman 400 e a Maxsym, mas do que conheço dos 400cc mono (scooters e motos), tenho exactamente a mesma opinião. Os "monos" 400 (e maiores) são "canecos" muito adeptos de vibrações. E uma scooter moderna para o dia a dia (penso que é o pretendido) quer-se suave. Pelo menos eu valorizaria isso.
Agora também aceito que há muita gente que goste dessa vibração numa scooter mesmo para o dia a dia. 

Reforço, porém, que não experimentei a Maxsym, é uma extrapolação que estou a fazer também do que diz a Cristina.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #31 em: 03 de Abril de 2014, 15:02 »
Eu tive uma Maxsym, durante um ano e fiz 9000 kms nela, as vibrações existem entre as 3000 e as 4000 rpm, a mim não me incomodaram, no entanto existem companheiros, a quem isso incomoda, existe uma forma de reduzir e muito, essas vibrações, que é alterar o peso dos roletes para, por exemplo 14g. Penso que esta seja uma caracteristica de todas as 400cc, monocilindricas, ou pelo menos de uma maioria.


Quanto a escolheres entre 300 e 400, pergunta-te a ti mesmo se daqui a um ano, não vais querer mais. As 300cc tem uma relação de prestações/consumos, que eu acho muito equilibrada, mas claro que uma 400cc, dá outra resposta no punho e aí só tu podes decidir o que queres.


Boa escolha.

Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #32 em: 03 de Abril de 2014, 15:14 »
A minha Burgman 400 não vibra em qualquer faixa de rotação.... _Rolley_ _Rolley_

Com material de origem?

Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #33 em: 03 de Abril de 2014, 15:33 »
Apenas os roletes são Dr. Pulley.

Ah! Pois essa alteração, tal como referi, também resulta na Maxsym. Conforme está relatado no DB do companheiro Branco.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #34 em: 03 de Abril de 2014, 15:37 »
Em velocidade de ponta a maxsym leva a melhor sobre a Gts, mas em arranque...    _Rolley_  não se esqueçam do peso.
Resumindo, para estrada a maxsym é melhor, mas para a cidade eu prefiro a GTS
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 15:38 por Paulo Coelho »

Marco46

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #35 em: 03 de Abril de 2014, 18:32 »

Eu por vezes conduzo a buga 400 do meu melhor amigo, e noto a vibraçao que é normal de um mono cilindro. Já a alta rotação nota-se mais, como é evidente!



Saudações

 _convivio_

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #36 em: 03 de Abril de 2014, 19:39 »
Boas _pol_
Se poderes experimenta-as todas, GTS.....Maxym.....Kymco.....Burgman.....Silver Wing.....etc _Rolley_
Depois é só ver a qual te adaptas melhor scooter_ scooter_ scooter_
Pereira

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #37 em: 03 de Abril de 2014, 20:18 »
Eu por vezes conduzo a buga 400 do meu melhor amigo, e noto a vibraçao que é normal de um mono cilindro. Já a alta rotação nota-se mais, como é evidente!



Saudações

 _convivio_

Na minha, apenas se notava entre as 3000 e as 4000 rpm.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Tcacao

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #38 em: 08 de Abril de 2014, 22:06 »
A minha odisseia continua... Que acham deste negócio?

http://www.standvirtual.com/M811715

Marco46

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #39 em: 08 de Abril de 2014, 23:24 »


Se gostas, eu recomendo vivamente!

É uma verdadeira GT das Maxis, e pelo que dizem conduz-se melhor que a 600. Além do mais é bonita!  _pol_

o preço é aliciante


Boa escolha

Tcacao

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #40 em: 09 de Abril de 2014, 10:42 »
Apesar de já ter 21000km poderá apresentar algum tipo de desgaste?
E quanto ao stand, alguém conhece?

Obrigado, estou a precisar de informações, pois esta mota parece estar mesmo em boas condições!

Obrigado

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1892
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #41 em: 09 de Abril de 2014, 12:07 »
Essa Honda mesmo usada, é superior a qualquer sym. A fiabilidade e qualidade são superiores a qualquer sym. Perdes no consumo, mas ganhas dois cilindros. No que respeita à estética é uma questão de gosto.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #42 em: 09 de Abril de 2014, 12:24 »
Apesar de já ter 21000km poderá apresentar algum tipo de desgaste?
E quanto ao stand, alguém conhece?

Obrigado, estou a precisar de informações, pois esta mota parece estar mesmo em boas condições!

Olá Tcacao!

A SW-T 400 é provavelmente a melhor 400 do mercado, pelo menos para quem quer uma scooter_ mais GT e menos desportiva que a concorrência (entenda-se Kymco XCiting 400i e Yamaha X-Max 400, sem esquecer-mos a Maxsym 400, também assumidamente GT). E o facto de ser bicilíndrica ao invés de monocilíndrica dá-lhe umas características de conforto, linearidade e disponibilidade inigualável na categoria...

Em relação aos 21.000 km para o modelo em questão não são nada de especial, elas fazem  muito mais do que isso. Considera-a com a rodagem bem feita e a acabar...  _pol_

Tem apenas atenção ao plano de manutenção: se a memória não me falha, as maxi's da Honda mudam a correia de 24 em 24.000 km, com inspecção aos 18.000km, pelo que pode estar para breve uma despesa adicional. Tirando isso é o desgaste normal da quilometragem e do uso!!

Seja como for, e com muito poucas excepções, são maxi's muito apreciadas pelos seus donos, pelo que se a puderes adquirir e esta estiver em bom estado não te arrependerás!!!

Boas curvas!!!
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 12:48 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #43 em: 09 de Abril de 2014, 12:39 »
Viva,

Confirmo que a mudança da correia é aos 24.000kms.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #44 em: 09 de Abril de 2014, 13:37 »
.........
.............gostei da nova kawasaki j300, da Honda SWtmax 400, Sym Gts 300i... Enfim!
........

Boas.

Companheiro Tcacao

Hondas SWtmax 400 não existem, pelo menos que eu saiba  _pensador_

Talvez queiras dizer Honda SW 400 e/ou tmax 500/530 e/ou Xmax 400.

Claro que se fizessem uma Maxi que englobasse essas todas, seria brutal  _lool_


A minha opinião é :

És leve/pesado e andas sozinho ? 300cc
És leve e andas com acompanhante leve/pesado ? 300cc
És leve e andas só ou acompanhado mas fazes grandes viagens para alem desses 100km diários? 400cc
És pesado e andas com acompanhante leve/pesado ? 400cc
És pesado e andas só ou acompanhado mas fazes grandes viagens para alem desses 100km diários? 400cc ou mais

Mas...... tbm prefiro novo que usado, seja ela qual seja  _Rolley_

Faz test-drive nas que poderes e compra uma qualquer, precisas é de sorte.

A minha lista recais sobre estas .....
Kymco Xciting 400cc
yamaha Magesty 400cc (só em 2ª mão)
Yamaha Xmax 400cc (se tiver dinheiro)
Yamaha Tmax 530cc (se tiver dinheiro)
Piaggio X10 500 (se tivesse dinheiro)
Sym Maxsym 400cc
Honda Sw  (em 2º Mão)


No caso das 300cc....

Kymco DownTown 300cc
Kawasaki J300
yamaha Xmax 250cc
Piaggio X10 300cc
Sym GTS 300cc (antiga)
Sym GTS 300cc (nova) nunca!! ou teria de ser um grande grande negócio!!

Ha outras que gostaria de ter, claro  _pol_

Mais ou menos a minha opinião é esta  _Rolley_

Escolhe bem e acima de tudo compra algo que gostes e que te sintas bem a conduzir  _pol_

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

LWillow

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #45 em: 09 de Abril de 2014, 13:49 »
Ò Axe , de certeza que já foste atropelado por uma Suzuki e ficaste com um trauma :) ! Qualquer modelo das Suzuki (125cc, 250cc, 400cc, 650cc ) deve ser sempre uma opção válida e  inteligente para aquisição.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #46 em: 09 de Abril de 2014, 14:07 »
Ns lista do AXE  acrescentava, nas 300cc a Honda Forza ( embora estéticamente não goste, tem-se revelado uma excelente opção).



A escolha de uma Maxi é muito pessoal, a kilometragem que essa SW apresenta, desde que tenha tido a manutenção adequada, estará quase melhor que nova, pois já fez a rodagem.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #47 em: 09 de Abril de 2014, 14:59 »
Ò Axe , de certeza que já foste atropelado por uma Suzuki e ficaste com um trauma :) ! Qualquer modelo das Suzuki (125cc, 250cc, 400cc, 650cc ) deve ser sempre uma opção válida e  inteligente para aquisição.

Acho que me esqueci mesmo ......  _pensador_

Mas vou citar o que escrevi ......

........
Mais ou menos a minha opinião é esta  _Rolley_
......

Nunca fui atropelado por nenhuma marca, e tbm não sou aficionado por nenhuma embora façam-no parecer.

Os meus gostos e opiniões não tem de ser iguais aos dos outros e por acaso estava com pressa a fazer a lista .....

Efectivamente esqueci-me da "Buga" 400cc porque as outras .... nem vale a pena, modelos mais que ultrapassados e possivelmente já bem rolados .....

Mas para completar esta lista, já agora acrescento tbm a TGB 300cc  " (Temos Ganda Bomba) " que tem o Motor precisamente da SYM GTS Evo (modelo antigo)
Passando à "publicidade", temos o nosso companheiro João Capeola que está a vender a dele com pouquíssimos quilómetros!
Para quem não se importa com marcas, e se gostar do modelo é de aproveitar  _pol_  --> TGB

Tal como mencionado pelo José Bairrada a Forza 300cc tbm estaria na lista das 300cc  _pol_
Sou da mesma opinião que ele, tbm não gosto muito do modelo, mas gostos não se discutem.


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Marco46

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #48 em: 10 de Abril de 2014, 00:55 »

Caro companheiro _AXE_

Falta-te ai acrescentar também a nova K-XCT 300, e a poderosa e imponente Gilera Nexus, tanto a 250 como a 500.  _martelada_



Saudações

 _convivio_
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 00:56 por Marco46 »

LWillow

  • Visitante
Re: Indeciso nova Maxi scooter
« Responder #49 em: 10 de Abril de 2014, 20:01 »
Efectivamente esqueci-me da "Buga" 400cc porque as outras .... nem vale a pena, modelos mais que ultrapassados e possivelmente já bem rolados .....

Boas curvas

Da Suzuki só a Buga 400 é que poderá valer a pena adquirir porque a 125 e a 650 são modelos mais que ultrapassados ??? 
ò Axe , que tabaco é que andas a fumar ? :) :) Se não tens experiência própria de conduzir estes modelos ao menos lê os comparativos em revistas e sites da especialidade . Para turismo de moto em maxiscooter ainda não existe melhor que a Buga 650 e a 125 'bate-se' com os melhores modelos da gama 125c.c. para uso citadino . Mas 'prontos' ... opiniões são opiniões e cada qual que 'abra a pestana' para seu próprio bem .