Autor Tópico: Fitas reflectoras nas jantes  (Lida 3924 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Fitas reflectoras nas jantes
« em: 26 de Março de 2014, 14:51 »
Boas!

Gostaria de saber a vossa opinião sobre as fitas avermelhadas, autocolantes, que se colocam nas jantes das motas/scooters.

Explicando o contexto: o modelo de 2013 da Suzuki Burgman 400 traz umas fitas vermelhas nas jantes. Só que, estas, aliadas ao fundo azulado dos piscas, pareceram-me pouco discretas, algo pirosas diria, uma apreciação pessoal feita somente a partir de fotos porque nunca vi nenhum modelo ao vivo com essas "inovações" estéticas. A minha B400 não as trazia instaladas, mas o concessionário propôs-se fazê-lo, daí a minha questão.

Elemento a ter em conta: Sendo que a estética é apenas um aspecto da questão, para mim secundário em relação à Segurança, quaisquer dispositivos/equipamentos reflectores que colocarmos sobre a mota (e sobre nós) representam uma atitude  pró-activa no que à Segurança Passiva diz respeito.

Assim: Melhoram significativamente a visibilidade da mota ou são meros adornos?

Obrigado desde já pelas vossa opiniões.

Um acrescento: e as fitas não se degradam com as lavagens e não "implicam" com a calibração das jantes (pesos)?
« Última modificação: 26 de Março de 2014, 14:54 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Fitas reflectoras nas jantes
« Responder #1 em: 05 de Janeiro de 2016, 11:34 »
Boas companheiro.
 Eu acho que fica bem(na maioria das motas) e Sim tambem acho que se as fitas forem refletoras poderá trazer mais segurança isto porque se reparar-mos bem nas laterais da mota existem poucos ou nenhuns refletores/luzes(a PCX vendida fora da europa tem refletores laranja, a meu ver horriveis, na suspensão frontal).
Para mim acho que é uma alteração mandatoria a fazer numa mota pois seja pelo baixo custo (<20€), pela segurança e pela estetica.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Fitas reflectoras nas jantes
« Responder #2 em: 05 de Janeiro de 2016, 12:31 »
Além do ganho em termos de segurança, as fitas não têm que ser vermelhas.
Tens muitas cores por onde escolher, inclusive azul ou prateado. https://www.google.pt/search?q=fitas+jante&espv=2&biw=1280&bih=895&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiag-KZ1pLKAhVBWRoKHW4KAAoQsAQIHA
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Fitas reflectoras nas jantes
« Responder #3 em: 05 de Janeiro de 2016, 12:40 »
Coloquei na minha ex,CBF ,em vermelho e mesmo a nível de segurança ajuda pelo facto de serem reflectoras,e ficava engraçado ao vivo e em fotos...

Marco neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: Fitas reflectoras nas jantes
« Responder #4 em: 05 de Janeiro de 2016, 12:48 »
Eu pus na minha Burgman mais pela segurança acrescida. E ainda mais algumas tiras reflectoras. Ser bem visível foi o objectivo.
Burgman For ever

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Fitas reflectoras nas jantes
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2016, 13:01 »
Sem garantir com toda a certeza, penso que as restrições de cores de refletores é que não podem ser vermelhos para a frente nem brancos para trás
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"