A BMW anunciou à poucos dias o recall de diversos modelos de motos e scooters devido a um problema no dispositivo que detecta se o descanso lateral está aberto ou fechado. Isto porque, segundo a BMW, numa situação de condução sob chuva ou após uma lavagem, o sistema deixa de perceber a posição em que se encontra o descanso, levando a que, em última análise, possa desligar o motor em andamento!!!
O documento que explica a situação com este dispositivo, revela numa simples frase a gravidade da situação e que afectou 4.453 motos e scooters já identificadas: “Water may enter the side stand switch, preventing the motorcycle from starting or potentially shutting off the motorcycle while it is a being ridden”
Já em Julho de 2013 e durante um teste de longa duração a uma C600 Sport, tinha sido reportado um desligar inexplicável, tendo levado a BMW, algum tempo depois, a uma investigação sobre a causa dessa situação....a qual acabou por ser encontrada.
O fornecedor do dito dispositivo (Toyo Jianng Tsang Electric Co., of Taiwan) alegadamente não estaria a ser produzido segundo as especificações, levando a que entrasse àgua no sistema e com isso, o sistema ficaria baralhado e não conseguia reconhecer a posição do descanso.
Os modelos BMW afectados e, como já disse, devidamente identificados, foram os seguintes:
103 unidades da BMW C600 Sport
284 unidades da BMW C650GT
921 unidades da BMW F700GS
914 unidades da BMW F800GS
631 unidades da BMW F800GS Adventure
847 unidades da BMW F800GT
213 unidades da BMW R1200R
540 unidades da BMW R1200GS
(Todas com produção de 2013)
Avarias ou funcionamento que não está de acordo com as especificações do fabricante, acontecem com qualquer marca.
Nenhuma está imune e o que é de louvar em qualquer uma é que tenha a honestidade de avisar os proprietários dos seus modelos para prevenir males maiores, precisamente como agora sucedeu. Isso é o mais importante!