Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 628622 vezes)

RCEu

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #850 em: 06 de Dezembro de 2015, 19:26 »
Élio, geralmente o suporte desencaixa da lâmpada e é o primeiro a ser colocado, preso pelo arame, e só depois se coloca a lâmpada. Vê lá se não é o caso, tenta primeiro desenroscar o suporte da lâmpada da mesma.
Já tentei em casa e dá. Vou aguardar pela H4 e faço tudo de uma vez.
Além disso devo estar a precisar de uma bateria nova e nessa ocasião faço tudo de uma vez para não ficar sem scooter por muito tempo

RCEu

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #851 em: 09 de Dezembro de 2015, 15:58 »
Hoje, tal como mencionei no meu DB, recebi a H4 que estava a aguardar.


Agora tenho de seguir para a montagem das lâmpadas.


Uma coisa que me está a deixar preocupado... esta lâmpada não vem com a resistência e de um lado tem apenas um led. Do outro tem 3 led's.


Qual deles é o máx. e qual o min.? O Máx. monta-se para que lado? Para baixo?


H4 led:

Offline nugeral

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Nunca é tarde para chegar cedo !
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T MAX 530
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #852 em: 09 de Dezembro de 2015, 16:39 »
O nosso amigo Mercúrio que diga de sua justiça mas se fosse eu a instalar colocava com os 3 LEDs para cima (correspondendo ao médio ) . Isto presumindo que ao ligar a lâmpada quando se aciona o médio acendem os 3 LEDs que estão juntos e que em máximos acendem os 4 em simultâneo.
Vespa 50S > 2010 -> 2012
X-MAX 125 > Julho 2012->Setembro 2013
X-MAX 400 > Setembro 2013 -> Agosto 2015 -17.500km
T-MAX 530 > Agosto 2015 -> ?

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #853 em: 09 de Dezembro de 2015, 16:58 »
Hoje, tal como mencionei no meu DB, recebi a H4 que estava a aguardar.


Agora tenho de seguir para a montagem das lâmpadas.


Uma coisa que me está a deixar preocupado... esta lâmpada não vem com a resistência e de um lado tem apenas um led. Do outro tem 3 led's.


Qual deles é o máx. e qual o min.? O Máx. monta-se para que lado? Para baixo?


H4 led:

Os 3 LED são os médios e ficam virados para cima, o de baixo só acende quando ligas os máximos.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #854 em: 09 de Dezembro de 2015, 17:06 »
Viva!
Então essas lâmpadas pararam na alfândega?

Essa lâmpada tem o driver (a caixinha a meio do fio) incorporada na própria lâmpada, na parte de trás.
Já sabes, o driver aquece um bocado.
Em principio essa lâmpada é s+o montar como vem.
No entanto certifica-te que quando tens os médios acesos a parte iluminada fica voltada para cima, seja a parte com 3 LEDs ou um.
Imagino que os 3 LEDs seja o lado dos médios e o LED sozinho faça máximos.
Não te preocupes com o numero ser diferente, vais ver que funciona bem.
Pode-se dar o caso de em médios, do lado que tem os três LEDs, apenas acenderem 2 e em máximos acenderem mais dois, ou seja, tens dois em médios e dois em máximos.

Portanto:
-Não falta nada à lâmpada
-Monta a lâmpada tal como vem
-Depois de montada confirma que quando tens os médios ligados a parte acesa está voltada para cima.
-Bebe um cerveja e maravilha-te!

Qualquer coisa liga para o apoio técnico Mercurio Hot Line (marca 1 para lâmpadas LED ou 2 para Pinups)

Ah!
Tenho-me esquecido de recomendar usarem óculos escuros (sem brincadeira) quando ligam estas lâmpadas e fazem os primeiros testes.
Numa garagem, com os olhos adaptados ao escuro, estas lâmpadas dão quase tanta luz como soldadura por arco.

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2015, 17:17 por Mercurio »

RCEu

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #855 em: 09 de Dezembro de 2015, 17:30 »
Viva!
Então essas lâmpadas pararam na alfândega?

Essa lâmpada tem o driver (a caixinha a meio do fio) incorporada na própria lâmpada, na parte de trás.
Já sabes, o driver aquece um bocado.
Em principio essa lâmpada é s+o montar como vem.
No entanto certifica-te que quando tens os médios acesos a parte iluminada fica voltada para cima, seja a parte com 3 LEDs ou um.
Imagino que os 3 LEDs seja o lado dos médios e o LED sozinho faça máximos.
Não te preocupes com o numero ser diferente, vais ver que funciona bem.
Pode-se dar o caso de em médios, do lado que tem os três LEDs, apenas acenderem 2 e em máximos acenderem mais dois, ou seja, tens dois em médios e dois em máximos.

Portanto:
-Não falta nada à lâmpada
-Monta a lâmpada tal como vem
-Depois de montada confirma que quando tens os médios ligados a parte acesa está voltada para cima.
-Bebe um cerveja e maravilha-te!

Qualquer coisa liga para o apoio técnico Mercurio Hot Line (marca 1 para lâmpadas LED ou 2 para Pinups)

Ah!
Tenho-me esquecido de recomendar usarem óculos escuros (sem brincadeira) quando ligam estas lâmpadas e fazem os primeiros testes.
Numa garagem, com os olhos adaptados ao escuro, estas lâmpadas dão quase tanta luz como soldadura por arco.


Pois isso é que me está a preocupar...é que entre a ficha e a lâmpada (até à parte da ventoínha) apenas existe um cabo.
Em relação à posição dos médios... obrigado. Fiquei esclarecido.


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #856 em: 09 de Dezembro de 2015, 17:38 »
Pois isso é que me está a preocupar...é que entre a ficha e a lâmpada (até à parte da ventoínha) apenas existe um cabo.
Em relação à posição dos médios... obrigado. Fiquei esclarecido.
Entre a ficha e a lâmpada, a parte da ventoinha, nesse modelo, não há nada. Portanto, não falta nada.
Umas outras lâmpadas que tive tb eram assim.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #857 em: 09 de Dezembro de 2015, 20:22 »
Ah!
Tenho-me esquecido de recomendar usarem óculos escuros (sem brincadeira) quando ligam estas lâmpadas e fazem os primeiros testes.
Numa garagem, com os olhos adaptados ao escuro, estas lâmpadas dão quase tanta luz como soldadura por arco.

Subescrevo a 100%, pois já senti na pele ou melhor, nos olhos, os efeitos da intensidade luminosa destas lâmpadas e foi em casa, à luz do dia e ligando as lâmpadas a uma bateria de LiPo de 3S (11,1V). Depois de levar com flash nos olhos fiquei a ver as coisas com manchas durante mais de 30seg.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #858 em: 10 de Dezembro de 2015, 10:21 »
Reproduzo aqui o excelente resultado do companheiro afg para manter tudo junto. Espectáculo!

Médios


Máximos


Sigam todo o processo para a SYM GTS 125 evo aqui
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26768.0.html

e aqui
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26313.msg90072483.html#msg90072483


« Última modificação: 11 de Dezembro de 2015, 17:26 por Mercurio »

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #859 em: 11 de Dezembro de 2015, 16:15 »
Os grandes fabricantes começam finalmente a lançar lâmpadas LED  _pol_


A Philips lançou uma H7 e uma H4 utilizando os chips ZES da "casa"  _pol_ pela analise a lâmpada, parece-me que a Philips tomou a opção de usar leds muito pequenos e com a mesma colocação conseguir emular o fluxo de luz de uma lâmpada tradicional  _pol_


Um par de lâmpadas custa a modica quantia de 250 dólares  _policia_ com a chegada de mais marcas, este preco seguramente baixará...

http://www.xenondepot.com/h4-philips-12953BWX2-LED-Bulb-p/12953bwx2.htm

Para ja, as boas noticias para quem tem bolsos de Portugues, é que os "suiços" ja a copiaram  _lol_ _lol_


















geraldescity

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #860 em: 12 de Dezembro de 2015, 00:03 »
Quanto mais oferta melhor, nós consumidores é que ficamos a ganhar ;) eu ainda não me decidi por colocar nenhum led, não por causa da sua eficiência, mas sim porque sou um maçarico e como nunca vi nenhuma montagem ao vivo ainda não quis arriscar fazer a montagem sozinho :(

afg

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #861 em: 12 de Dezembro de 2015, 10:05 »
Boas a todos ,

De facto os leds vieram para ficar, grandes empresas como a Philips e Osram e construtores como a Mercedes, BMW, Audi ( apesar de estar também a desenvolver projetos com a tecnologia laser ) entre outros, têm investido imenso no desenvolvimento da iluminação LED, com grandes benefícios para os consumidores . O problema é que os custos desse desenvolvimento ainda se reflete no preço final ao consumidor  _confuso_ .

A vantagem das empresas mais pequenas, principalmente as chinesas, é que conseguem apresentar produtos mais baratos porque apenas têm que desenvolver os suportes e respetivos sistemas de arrefecimento da lâmpadas e depois apenas compram os led`s para aplicar nos suportes , por exemplo, os CREE , nas suas diversas versões e também os da Philips .

A concorrência é sempre bem vinda , que venham muitos mais LED`s  _lool_ _lol_ .


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #862 em: 12 de Dezembro de 2015, 10:53 »
A minha opinião profissional vai no sentido da estagnação a curto/médio prazo da tecnologia LED para retro-fitting.

O mercado de viaturas novas está a converter-se rapidamente à tecnologia LED. Até nas Scooters esse tipo de iluminação começa a ser o standard.
A necessidade de lâmpadas convencionais está a cair e a falta de procura leva inexoravelmente à extinção de investimento num segmento moribundo.

Os LEDs que vêm nas novas ópticas normalmente são parte integrantes destas e não podem ser substituídos.  Não se preocupem, provavelmente duram a vida toda. Uma marca com quem trabalho dá garantia de 10 anos para os faróis LED. Até hoje não foi necessário trocar nenhum farol.

Vejam este vídeo de um novo modelo da Yamaha.
https://youtu.be/dyoaHkgSUVw




Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #863 em: 12 de Dezembro de 2015, 18:25 »
Mercurio, o que achas de se atualizar a primeira mensagem do tópico com um resumo dos melhores leds tendo em conta os feedbacks que já foram dados e os vários testes que já fizeste para facilitar quem anda à procura de leds?

Eu comprei uns H7 por tua recomendação mas agora preciso de uns H4 e sinceramente estou perdido em mais de 800 mensagens do tópico! :)

A minha sugestão e se não for impraticável era colocar informação classificando os diversos leds, "o mais barato", "o mais caro", "o melhor dos testes" e a "escolha acertada" baseando este último na relação preço/qualidade.

Abraço

RCEu

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #864 em: 12 de Dezembro de 2015, 22:21 »
E pronto, já está.
O nosso companheiro MJM não se limita a colocar comandos para portões.
E como sempre um trabalho irrepreensível.
O que noto é que preciso regular a altura das ópticas.





Aqui já depois com os led's instalados.


Esta H7 deu luta.



A H4 foi mais rápido.

E a seguir às lâmpadas de origem




Espero que fiquem lá muito tempo, porque apesar de precisarem de focagem, gostei imenso do que vi em AE.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk


afg

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #865 em: 12 de Dezembro de 2015, 22:38 »
E já temos mais um " convertido"  _lol_ aos Led`s ....

Pelas fotos nota-se que o trabalho ficou um mimo  _pol_ . Valeu a pena a demora ou não ?

Boas curvas com essa raínha da estrada ,
 scooter_


rodrigosa

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #866 em: 12 de Dezembro de 2015, 23:27 »
 _pol_

RCEu

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #867 em: 13 de Dezembro de 2015, 00:08 »
Valeu de facto a espera porque esperei apenas 4 dias por umas e duas semanas pela H4.
Se depois de uma boa focagem melhorarem, tanto melhor.

Entretanto tenho um filtro Canbus para alguém que precise.

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #868 em: 13 de Dezembro de 2015, 16:16 »
Miguel,esses leds das lampadas philips,serão melhores que o CREE?
pergunto isto,porque se falou aqui sempre que os led cree eram os que davam mais luz...  _pensador_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

TMaxer

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #869 em: 13 de Dezembro de 2015, 16:29 »
... mais luz do que os COB e os SMD  _pol_


Penso que os Cree serao mais luminosos... os Philips também não deverão ser maus, mas os fabricantes de lampadas devem ter muito mais facilidade de comprar chips Cree em bulk... e mais variedade também  _pol_


Para ja as philips nao sao solucao viavel pois sao dificeis de encontrar  _pol_

Offline aferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 640
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: X ADV
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #870 em: 13 de Dezembro de 2015, 16:49 »


Para ja as philips nao sao solucao viavel pois sao dificeis de encontrar  _pol_

e bem mais carotes  _thumbdown_
obrigado  _pol_
cumprimentos,
Álvaro Ferreira

pjmartinho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #871 em: 13 de Dezembro de 2015, 21:57 »
Mercurio, o que achas de se atualizar a primeira mensagem do tópico com um resumo dos melhores leds tendo em conta os feedbacks que já foram dados e os vários testes que já fizeste para facilitar quem anda à procura de leds?

Eu comprei uns H7 por tua recomendação mas agora preciso de uns H4 e sinceramente estou perdido em mais de 800 mensagens do tópico! :)

A minha sugestão e se não for impraticável era colocar informação classificando os diversos leds, "o mais barato", "o mais caro", "o melhor dos testes" e a "escolha acertada" baseando este último na relação preço/qualidade.

Abraço

Eu acrescentaria a adequação do modelo da lâmpada à scooter usada e/ou tipo de óptica pois, em teoria, os LEDs são muito bons mas, na prática, podem não resultar tão bem como se pensava inicialmente.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #872 em: 13 de Dezembro de 2015, 22:15 »

Deixo então um pequeno ponto da situação até à data para quem chegou agora a este tópico.
Começa a aparecer uma tendência e a escolha é cada vez mais fácil.

Ora bem:


Baratas, luz comparável ao halogéneo em intensidade, cor azulada.
O menor consumo de todas as que experimentei.


Talvez as mais fortes. Excelentes médios. Apenas iluminam metade do farol o que visto de frente fica algo estranho. Cor ultra branca.  Máximos... Ok, nada mais que Ok.
Estas são as únicas que avariaram e nos dois casos que conheci foi o driver.


Luz tão forte como as anteriores.
Vêm com 3 filtro que permite mudar a cor da luz.
O driver faz parte da lâmpada.
Médios medíocres, muito irregulares. Para onde irá a luz toda??
Experimentei na horizontal e vertical sempre com resultados frustrantes.
Nos máximos passa-se a mesma coisa, a luz ai para todo o lado menos onde realmente interessa.
No entanto, sempre são melhores que a de halogeno.
Estas são as únicas que tb experimentei a H4: Os médios são sofríveis, os máximos iluminavam o céu.
Se regulava o farol para os máximos irem em frente os médios desapareciam.


Estas são as que tenho no momento e não estou a contar mudar.
Excelentes médios e máximos
Este modelo gerou consenso. Todos que as instaram ficaram satisfeitos a 100%.
Há em todas os tipos, H1, H4, H7 etc. .
Por isso, no presente, talvez este seja o modelo a adquirir.

Independentemente da marca de scooter e/ou tipo de óptica, se adquirirem estas ultimas lâmpadas ficam bem servidos.

Há mais colegas nossos que encomendaram lâmpadas novas de um novo tipo e brevemente virão os testes.
 
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2015, 22:19 por Mercurio »

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #873 em: 13 de Dezembro de 2015, 22:22 »
Excelente Mercurio! Eu tive as segundas, que após alguns quilómetros tiveram um problema na ficha do driver mas que até consegui resolver com alguma facilidade, o pior foi que durante a reinstalação encostei o led a um plástico e já era!

Vou então optar pelas que têm gerado mais consenso!

Obrigado pela disponibilidade no resumo que fizeste! _pol_

mepim

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #874 em: 13 de Dezembro de 2015, 22:49 »
Mercúrio a prestar serviço publico!!!  _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_