Autor Tópico: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova  (Lida 10251 vezes)

jcaferra

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SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« em: 22 de Maio de 2014, 18:17 »
Olá a todos como o tópico indica estou em duvida entre a compra de uma Sym GTS EVO 125i de injecção usada com 30 mil km por 2 mil euros (com alguns extras)
http://www.custojusto.pt/setubal/motos/sym-gts-125-injeccao-evo-12886388
Ou uma nova por 2799€ mas de carburador

O meu percurso diário é Pinhal Novo 2ª Circular (cerca de 84km diários) e pelo que tenho lido a Sym será a escolha mais acertada a nível de conforto.
A carteira não abona e por isso a escolha ser apertada!
Tenho 1.82M e 90Kg

Rponte

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #1 em: 22 de Maio de 2014, 19:03 »
Boas, apesar de ser a carburador, eu ia para a nova e e sempre nova. Tenho uma e estou muito satisfeito, a minha foi usada mas tinha apenas 4600km e foi comprada no Stand da yamaha

Cromix

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #2 em: 22 de Maio de 2014, 20:16 »
Olá a todos como o tópico indica estou em duvida entre a compra de uma Sym GTS EVO 125i de injecção usada com 30 mil km por 2 mil euros (com alguns extras)
http://www.custojusto.pt/setubal/motos/sym-gts-125-injeccao-evo-12886388
Ou uma nova por 2799€ mas de carburador

O meu percurso diário é Pinhal Novo 2ª Circular (cerca de 84km diários) e pelo que tenho lido a Sym será a escolha mais acertada a nível de conforto.
A carteira não abona e por isso a escolha ser apertada!
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Com esses km.todos e a fazeres quase 100km por dia(sim porque depois vais passear mais), eu nao comprava uma mota com 30mil. Daqui por um ano estas a procura de outra porque a tua tem 50mil.

Honestamente estive nessa situação a ano e.meio atras, e se soubesse nessa altura o que sei hoje... tinha tirado a carta logo e compado uma maxi com mais motor.

Faco diariamente quase o mm precurso(samuco-Saldanha) e é o conselho que te dou.

Podes nao acreditar, mas é o mais seguro..eu investi numa 125, agora ja tirei a carta e estou a procura de negócio em motorizações diferentes.


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Offline Paulo Renato Ferreira

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #3 em: 22 de Maio de 2014, 21:29 »
Olá a todos como o tópico indica estou em duvida entre a compra de uma Sym GTS EVO 125i de injecção usada com 30 mil km por 2 mil euros (com alguns extras)
http://www.custojusto.pt/setubal/motos/sym-gts-125-injeccao-evo-12886388
Ou uma nova por 2799€ mas de carburador

O meu percurso diário é Pinhal Novo 2ª Circular (cerca de 84km diários) e pelo que tenho lido a Sym será a escolha mais acertada a nível de conforto.
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Não tinha percebido que havia a hipótese de adquirires uma nova de carburador.
Sendo assim, eu não hesitaria, era uma Sym GTS Evo novinha; aliás como eu fiz
Mas tu é que sabes...

jfa

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #4 em: 22 de Maio de 2014, 21:34 »
Boas

Amigo concordo com Cromix pois fazes muitos Km diariamente  _Rolley_

Ou nova ou para poupares algum tenta um negócio ocasião mas com poucos KM...  _pol_

 _pt_.   scooter_ 

jcaferra

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2014, 22:27 »
Quanto à Sym GTS concordam que para mim é a melhor opção?
(Não querendo passar a barreira dos 3000)
E em termos de stands entre Setúbal e Lisboa o que aconselham?

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2014, 22:28 »
Parece que os companheiros têm razão, quereres fazer cerca de 30000km/ano é obra...
Nem duvido que que a gts os faça mas é muito desgaste, em 2 anos são 60000mk
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

jcaferra

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2014, 22:54 »
Parece que os companheiros têm razão, quereres fazer cerca de 30000km/ano é obra...
Nem duvido que que a gts os faça mas é muito desgaste, em 2 anos são 60000mk
Vão ser menos de 20 mil ao ano até porque ao fim de semana a família não cabe na mota :)
Não quero tirar a carta de moto pois a ideia é poupar o carro e alguns euros na carteira (actualmente a fazer medias de 5l/100 diesel) e eventualmente fugir a algum transito que até nem apanho muito no trajecto casa trabalho
Se tiro a carta de moto e sendo a minha paixão motos de mato lá se vai a poupança....

Manhas

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #8 em: 22 de Maio de 2014, 23:02 »
Para essa quantidade de quilómetros por ano, não sei se a Sym GTS 125 é a melhor escolha em virtude dos intervalos de revisões relativamente curtos.

Repara que o custo da carta de condução é cerca de 10% do teu orçamento ou, se preferires, o preço de um capacete e/ou um blusão. Dito de outra forma, é uma despesa no curto prazo mas também pode ser um investimento para o médio prazo.

Para além do Cromix, também o Luispdl faz 100 Km/dia e trocou uma Sym GTS 125 por uma Maxsym 400.

Por isso o meu conselho é verificares bem todas as hipóteses porque se vais fazer um investimento, que seja o melhor investimento possível.

jcaferra

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #9 em: 22 de Maio de 2014, 23:08 »
Para essa quantidade de quilómetros por ano, não sei se a Sym GTS 125 é a melhor escolha em virtude dos intervalos de revisões relativamente curtos.

Repara que o custo da carta de condução é cerca de 10% do teu orçamento ou, se preferires, o preço de um capacete e/ou um blusão. Dito de outra forma, é uma despesa no curto prazo mas também pode ser um investimento para o médio prazo.

Para além do Cromix, também o Luispdl faz 100 Km/dia e trocou uma Sym GTS 125 por uma Maxsym 400.

Por isso o meu conselho é verificares bem todas as hipóteses porque se vais fazer um investimento, que seja o melhor investimento possível.
Nas continhas todas que fiz se vou para algo mais potente o factor economia desaparece... contando com revisões  faço uma poupança de 500€ ano com a scooter comparando com os consumos e manutenções do 1.4TDi com medias de 5/l 100

Manhas

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #10 em: 22 de Maio de 2014, 23:29 »
Efectivamente, uma mota com maior cilindrada terá à partida maiores consumos. E como a gasolina é mais cara que o gasóleo, a poupaça tem tendência a ser substancialmente menor (no limite, nula).

De modo a evitares despesas não previstas e caso não o tenhas já feito, sugiro-te que dês uma vista de olhos no registo de consumos e revisões do Cromix. A moto dele é a GTS mais recente.

Boas escolhas!  _pol_

Cromix

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #11 em: 22 de Maio de 2014, 23:39 »
Nas continhas todas que fiz se vou para algo mais potente o factor economia desaparece... contando com revisões  faço uma poupança de 500€ ano com a scooter comparando com os consumos e manutenções do 1.4TDi com medias de 5/l 100

Quanto achas que custa a manutenção da scooter?

Com essa media de km vais mudar.o oleo.a cada mes e meio(3000km).
E uma revisão a cada 4(6000km)

Eu gastei quase 500€ num ano.

Não digo que é má escolha, mas pensa bem.

A maxsym400 nas mm velocidades faz 4l-4.5l e tem uma manutenção que se torna mais econômica

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« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 23:40 por Cromix »

jcaferra

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #12 em: 23 de Maio de 2014, 00:24 »
Quanto achas que custa a manutenção da scooter?

Estava a fazer as contas às manutenções a cada 6 mil não de 3 em 3...
ou seja 2,5 por ano

e também a fazer a gasolina ligeiramente mais barata
Assim sendo não poupo nada pelo contrario dá uma media de mais 150€ a andar de scooter por ano sem contar com surpresas em nenhum dos casos


1.4TDI 5L/100
Cerca DE 100/120€ Mês de gasóleo x 11 Meses 1100/1300€
Revisão a cada 15 Mil básica Óleo e Filtros 100€ material + 40€ mão de obra
Pneus media de 2 por ano 150€
Total
1200+140+150 = 1490€

GTS media 3,5 /100  95€ *11 = 1045€
Revisões - 500€
Seguro - 90€
= 1635€

(estou a meter o seguro da moto pois a ideia não é deixar de ter carro mas sim o acréscimo da despesa da moto / poupança)

Aqui a diferença poderá ser  menor apenas nas portagens
Quanto paga uma scooter a passar a vasco da gama/ 25 de Abril? Viacard /Viaverde?
de Carro Viacard custa 2.518 na Vasco da Gama ( 25 de Abril não compensa devido ao transito/ mais 10 Km total Viagem de Carro)


Cromix

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #13 em: 23 de Maio de 2014, 00:30 »
Na vasco da gama pagas o mesmo que usando o carro. Nao ha desconto.para.motas.

Na 25 abril.com.via verde pagas 70%.

A cada 3000mil km a marca manda tocar.o.oleo, principalmente se estiver em garantia.

Ha trocas de oleo a custar 15€ e ha sitios a cobrar 60€ a cada 3000km. Na dos 6000km e revisao completa, varia entre 50-100€.

A cada 12000km conta com mudança de correia e.roletes conta com.perto de 140€.

Isto é com base no livro de manutenção,  ha oficinaa/mecânicos que so trocam quando é preciso

Atencao que.eu nos meus 500 mudei um pneu traseiro.

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jcaferra

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #14 em: 23 de Maio de 2014, 00:32 »
Na vasco da gama pagas o mesmo que usando o carro. Nao ha desconto.para.motas.

Na 25 abril.com.via verde pagas 70%.

A cada 3000mil km a marca manda tocar.o.oleo, principalmente se estiver em garantia.

Ha trocas de oleo a custar 15€ e ha sitios a cobrar 60€ a cada 3000km. Na dos 6000km e revisao completa, varia entre 50-100€.

A cada 12000km conta com mudança de correia e.roletes conta com.perto de 140€.

Isto é com base no livro de manutenção,  ha oficinaa/mecânicos que so trocam quando é preciso

Atencao que.eu nos meus 500 mudei um pneu traseiro.

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Sim eu utilizei os teus 500€ de manutenção como base de tudo o que iria gastar em manutenção anual

jcaferra

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #15 em: 23 de Maio de 2014, 00:35 »
Pelo que vejo terei de esperar mais um ano a ver se há evoluções nas eléctricas.... 12 € de electricidade mensal com troca de baterias aos 80/100 mil apenas com troca de pneus/pastilhas e algumas lubrificações .....o gasto inicial é que assusta e muito :D

Cromix

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #16 em: 23 de Maio de 2014, 00:36 »
Sim eu utilizei os teus 500€ de manutenção como base de tudo o que iria gastar em manutenção anual

Eu percebi.  Eu adoro fazer o caminho daqui ate Lisboa de mota, em dias de vento é mais complicado,  mas e fantastico.

Se.fores.um gajo levezinho(eu peso 100kg) podes até conseguir consumos abaixo de 3l/100, mas tens de andar na descontra 8000rpm/90km/h

Se tiveres duvidas, dado que é quase.o mesmo trajecto terei.gosto em ajudarte.

Ha uma boa oficina em.Setúbal tambem as vezes se consegue la umas boas compras e fica perto de.nós

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #17 em: 23 de Maio de 2014, 00:38 »
Nas continhas todas que fiz se vou para algo mais potente o factor economia desaparece... contando com revisões  faço uma poupança de 500€ ano com a scooter comparando com os consumos e manutenções do 1.4TDi com medias de 5/l 100

Na verdade acho que tens de fazer algumas contas, se é que ainda estamos a falar apenas disso.
Em 20000km/ano 0,5lt de gasolina de diferença, entre uma pcx e uma gts por exemplo, representam algum dinheiro. Pode dar para o seguro anual ou 1 ou 2 revisões.

Tirando os modelos da "China Profunda" que recomendam mudar oleo cada 1000km e revisões cada 3000mk, o normal é revisões entre 4000-6000km, alguns modelos a cada 10000km.

Mesmo assim não é tudo linear, a revisão da pcx embora mais frequente (4000km) é mais barata que a gts (6000km) e troca correia aos 24000km enquanto a  gts aos 12000km consoante o plano da marca.

Acho é que todos estes numeros vão valer pouco quando encontrares a "menina" que te encher o olho.

Quanto ao comprar novo  ou usado depende apenas de ti, da oportunidade que aparecer e do tempo que tencionas ficar com a scooter. Como já viste os valores de scooters com 20-30mk será o mesmo que pode desvalorizar a nova que comprares hoje nova.  Usada tende a desvalorizar menos mas pode ter mais manutenção.

Deixa lá o nervoso de noivo e  scooter_
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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #18 em: 23 de Maio de 2014, 00:57 »
A gts infelizmente manda mudar o oleo a cada 3000km na 125.
Podemos discutir a necessidade disso, mas é o que a marca/importador mandam fazer, comprando novo estas obrigado a isso com o risco de perda de garantia

Sobre a pcx tem as suas vantagens e desvantagens,  fazer qualquer uma das pontes nm dia de vento numa pcx nao.era.para mim.



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Manhas

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Re: SYM GTS 125 EVO i VS SYM GTS 125 EVO Nova
« Responder #19 em: 23 de Maio de 2014, 01:44 »
A PCX não é a moto ideal para fazer tanta auto-estrada. Contudo, muda óleo a cada 8.000 km e correia a cada 24.000 km.

Há Hondas de maior cilindrada com baixos consumos mas são bastante mais caras.

Como a opção será por uma 125, tens ainda a X-Max, Peugeot Satelis e CityStar e Piaggio X10. São scooters mais caras mas que fazem melhor tanta auto-estrada.