Viva.
Este DIY, é destinado sobretudo a todos que pretendem olear com alguma regularidade as correntes das vossas motos, e na ausência de um descanço central, torna-se complicado para não dizer um pouco cansativo esta tarefa.
Assim, e sem grandes dramas visto que é um procedimento corriqueiro para as motos, é imprescindível que a corrente esteja sempre bem oleada de modo a garantir toda uma correta flexibilidade no conjunto dos o-rings e elos que a compõem – só assim é que se garante uma grande longevidade da corrente.
Para facilitar este processo, deve-se elevar um bocado a moto, de modo a que a roda em NEUTRAL, rode livremente. Para isso temos que a elevar um bocado.
Existem cavaletes improvisados, tijolos, força de braço, os amigos, enfim… mas nada melhor do que sermos nós próprios a executar esta tarefa na maior das calmas.
Para tal, utilizei um “macaco hidráulico” de botija, que como podem verificar é composto pelo cilindro elevatório, e a respetiva alavanca.
Basta escolher um ponto firme na base do braço que liga o mono-amortecedor ao quadro, e dar à “mão”.
Em poucos segundos e sem esforço temos 230 Kg apoiados e com total segurança em termos de equilíbrio e com a vida muito facilitada para olearmos a corrente.
Informo-vos que se deve olear com a corrente bem quente, e de preferência com um bom óleo à base de teflon ( PTFE), visto que a dilatação do metal dos ó rings ( elos ) favorece a impregnação e fluidez do óleo lubrificante.
Após tudo concluído, basta rodar uma pequena porca com a mesma alavanca, que gradualmente descomprime a pressão e o cilindro baixa.
Recomendo, não circular logo na moto, mas esperar uns 20 minutos para que tudo fique bem impregnado.
Simples e eficaz...