GPS tracker Apesar da TMax ter garagem, algo que sempre me causou algum receio foi o elevado risco de furto de todos os veiculos de 2 rodas.
A Tmax já vem com o imobilizador, mas pela informação que corre pelos jornais e redes sociais, só isso não é uma garantia, pois qualquer moto ser facilmente roubada usando o sistema de a carregar para outro carro e vendida para peças.
Assim, e porque não sou grande apologista de alarmes, para alem do cadeado de disco frontal Xena e do Traseiro da Kryptonite, resolvi instalar um GPS tracker para que a qualquer altura, mediante o envio de um simples SMS, obter a confirmação se a T ainda se encontrava onde a deixei.
Este tipo de sistemas encontram-se à venda no Ebay e foi lá que procurei uma solução, sendo que procurava algo pequeno, barato e o mais simples de operar possível.
Rapidamente percebi que a grande maioria dos dispositivos à venda no Ebay são fabricados na China pela Coban, tendo esta firma um portfolio diverso com aplicações que vão desde o GPS pessoal, tracking de veículos ou até animais.
http://www.coban.net/ Há 2 modelos cuja aplicação, tanto pelo tamanho, cablagem e uso de caixa estanque se presta a utilização em motociclos, sendo estes os modelos GPS303 e GPS304. Dentro destes modelos há ainda varias versões, indicadas por letras, que incluem um sem numero de extras tais como alarme ou possibilidade de desligar o veiculo remotamente.
Optei pelo 303. Como não tinha interesse em nada muito complicado, escolhi a versao B que apenas permite a ligação à bateria da TMax. Outras versões são mais completas permitindo ligação à bomba de gasolina, à buzina ou até a ligacao de alarme via comando radio.
A compra foi feita dentro do espaco comunitario para evitar o pagamento de taxas aduaneiras e de ter que esperar varias semanas pelo tracker. O preço rondou os 40€
Na caixa veio o tracker, o manual, um CD com o manual e uma pequena chave de parafusos especifica para se retirar os 6 parafusos da traseira e ter acesso à bateria interna e à ranhura do cartão SIM.
o botao on/off desliga a bateria interior
o cartão SIM usado é do tamanho normal, podendo ser de qualquer operador. No meu caso optei por um pre-pago que carreguei com 5€. O tracker também permite o modo de ligação permanente via GPRS ou 3G, mas optei apenas pelo uso via SMS, dispensando assim ter um plafond de trafego que é uma solução mais onerosa.
A instalação foi fácil, usei algum termo-retractil para reduzir a extensão da cablagem e numa fase inicial de experimentação, liguei apenas os fios positivo e negativo diretamente à bateria.
Usando velcro industrial e algumas braçadeiras de serrilha, fixei o tracker numa zona escondida da carenagem, à qual apenas se pode ter acesso desmontando vários painéis.
O modo de funcionamento é bastante simples: basta fazer uma chamada normal para o numero do cartao SIM que instalaram no tracker. Aos primeiros toques o tracker recusa a chamada, desligando-a e passado uns segundos recebem um sms no seguinte formato:
lat:38.725292
lon:-9.150151
speed:0.00
T:01/01/2014 12:00
http://maps.google.com/maps?f=q&q=38.725292,-9.150151&z=16
Pwr: ON ACC: OFF No caso de receberem o SMS num smartphone ligado à net, basta clicar no hiperlink e a localizacao é imediatamente mostrada no Google Maps.
Este tracker tem um grande numero de outras características que possibilitam outro tipo de utilização, como por exemplo o estabelecer-se um perímetro de segurança, alarme por movimento, etc. Aconselho a leitura do manual aos interessados para se inteirarem das potencialidades do aparelho.
Manual Felizmente até à data nunca foi preciso dar uso ao tracker. Fiz inúmeros testes e a localização que é enviada no SMS é sempre correta e muito precisa.
O meu receio com o uso deste tipo de aparelhos prende-se com a bateria da moto. O tracker tem uma bateria própria, do tipo "telemóvel" que lhe garante 8 a 12 horas de utilização, nessa altura carregar a sua bateria interna a partir da bateria da moto, sendo que no caso de a moto não ser usada durante vários dias ou semanas poderá descarrega-la parcialmente ou até mesmo na totalidade
Neste momento retirei o tracker da TMax para o mostrar a um companheiro que pretende adquirir um para a sua Scooter. Antes de a montar irei liga-la a uma bateria de gel previamente carregada para ver em quantos dias esta a descarrega.
Outra situação que gostaria de focar, é o plafond do cartao. Não carreguem com mais de 5 € pois quando retirei o tracker da TMax, ele começou-me a enviar sms de 10 em 10 minutos alertando para o facto de estar sem alimentação. Para já no manual não consegui configurar o intervalo de envio de SMS de aviso, pelo que possivelmente irei contactar a Coban para ver se posso espaçar mais o intervalo entre o envio de SMSs.