Autor Tópico: Variador e embreagem ... Quando mudar?  (Lida 10399 vezes)

Offline Afonso

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Variador e embreagem ... Quando mudar?
« em: 27 de Março de 2014, 09:43 »
Pessoal!

A minha DT já está com mais de 50.000 km e ainda tem o variador e a embreagem de origem.
Gostava de ouvir a vossa opinião relativamente ao facto de:

Alguém tem uma ideia que quando devo trocar/com quantos km devo trocar o variador e a embreagem à minha DT?

Agradeço a vossa opinião.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Offline Saboga

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #1 em: 27 de Março de 2014, 10:15 »
Viva Afonso!
Está tudo bem contigo?

Bem, vai depender muito do desgaste de ambas as peças, do tipo de utilização que deste à DT até aqui.

Com essa quilometragem ambas as peças já apresentam com toda a certeza um desgaste acentuado, com incidência no variador.

Tens a mota completamente de origem? Qual a velocidade máxima? Como está o arranque? Vibra muito a arrancar? Tens a sensação que a embraiagem "patina" a arrancar? Ou ali nas 5.000 rpm?

A minha já começa a apresentar estes sintomas….
Quanto ao meu variador, sem ser por avaria, ou defeito, já é o terceiro que tenho, primeiro o de origem, depois o JCosta por 10.000km e depois outro de origem, que não o inicial.

Abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Afonso

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #2 em: 28 de Março de 2014, 08:25 »
Saboga,

Tenho a moto completamente de origem.
A velocidade máxima, em reta de nível, é de 125 km/h (no mostrador).
O arranque está impecável, não apresentando qualquer vibração.
A embreagem não patina no arranque, mas dá a sensação que o faz às 7000 rpm, apenas em subida, o que me faz pensar que o sintoma não será da embreagem, mas do variador, já que apresenta algum desgaste/folga.

Estou a pensar trocar o variador de origem, por um malossi multivar 2000, mas gostava de ouvir a vossa opinião, já que não queria trocar o variador e o mal ser da embreagem.

Aguardo as vossas opiniões.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Marco46

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #3 em: 28 de Março de 2014, 08:43 »


Boas,

Mas ainda estás à espera de trocar porque?? :D

Nao precisas de trocar variador e a embraiagem em conjunto, podes trocar o que esteja de facto apenas com mais desgaste.

Mas com 50000kms, se calhar nao seria mau pensado uma revisao e ouvires o que o mecanico tem para te dizer. 

Componentes que vão apresentando maior desgaste com o uso, serão sempre os primeiros a serem trocados, tal como Velas, mola variador, roletes, Correia, filtro de ar. depois ver cilindro, piston, valvulas.



Saudações

 _convivio_

Offline Saboga

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #4 em: 28 de Março de 2014, 09:33 »
Viva Afonso,
Também me inclino para o variador, já terá desgaste com toda a certeza.
Fazes bem em apostar no multivar, mas atenção à montagem do mesmo, convém que seja feita por quem sabe.

Abraço
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Offline Panda

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #5 em: 28 de Março de 2014, 11:12 »
Saboga,

Tenho a moto completamente de origem.
A velocidade máxima, em reta de nível, é de 125 km/h (no mostrador).
O arranque está impecável, não apresentando qualquer vibração.
A embreagem não patina no arranque, mas dá a sensação que o faz às 7000 rpm, apenas em subida, o que me faz pensar que o sintoma não será da embreagem, mas do variador, já que apresenta algum desgaste/folga.

Estou a pensar trocar o variador de origem, por um malossi multivar 2000, mas gostava de ouvir a vossa opinião, já que não queria trocar o variador e o mal ser da embreagem.

Aguardo as vossas opiniões.

Abraço e boas curvas

Afonso, poderá ser a correia _Rolley_ _Rolley_ pede para verificarem o estado da mesma _pol_

bitolas

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #6 em: 28 de Março de 2014, 11:25 »
Boas.
Posso dizer que escolhes bem com o variador Malossi. Ainda por cima o variador já vem com a mola de embraiagem  ;D
Quando coloquei o meu notei logo diferença. Agora com +- 8000km com ele, noto por vezes um patinar no arranque. Levou correia nova à 3 meses, por isso já acamou, e não deve ser disso.
Disseram-me que os roletes se gastam muito mais rápido, por isso o problema pode estar também aí...
Recomendo. Convêm é encomendares mesmo para a tua mota, para os roletes serem os correctos, para não perder aceleração (senão depois tens de mandar vir outros)...
Abraço

Offline Pardal

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #7 em: 28 de Março de 2014, 11:42 »
Saboga,

Tenho a moto completamente de origem.
A velocidade máxima, em reta de nível, é de 125 km/h (no mostrador).
O arranque está impecável, não apresentando qualquer vibração.
A embreagem não patina no arranque, mas dá a sensação que o faz às 7000 rpm, apenas em subida, o que me faz pensar que o sintoma não será da embreagem, mas do variador, já que apresenta algum desgaste/folga.

Estou a pensar trocar o variador de origem, por um malossi multivar 2000, mas gostava de ouvir a vossa opinião, já que não queria trocar o variador e o mal ser da embreagem.

Aguardo as vossas opiniões.

Abraço e boas curvas


Companheiro Afonso


A minha opinião é que te deixes de invenções e se realmente na avaliação do mecânico necessitar de algum dos componentes que compõem o variador ( Roletes, pratos dos roletes, correia, embraiagem, campanula, mola de recuperação), substituas por material de origem... _pensador_ ...assim garantes as perfomances da tua resistente scooter tal como a conheces e com garantia.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Afonso

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Re: Variador e embreagem ... Quando mudar?
« Responder #8 em: 29 de Março de 2014, 16:05 »
Companheiro Pardal,

Concordo consigo em pleno, mas visto não estar a morar em Lisboa e já ter sido enganado pelo concessionário aqui da zona, há algum tempo que optei por fazer as revisões à minha DT, e olhe que tenho poupado muito dinheiro.

Apesar do conta km da minha DT já ter passado os 50 000 km, só hoje tive tempo para fazer a respetiva revisão. Mudei de óleo do motor e da caixa, filtros, vela, etc., dei uma lixadela aos pratos do variador e aos calços da embreagem, e depois de alguns km percebi que a mesma deixou de patinar nas subidas, às 7000 rpm. Certamente que isto será "sol de pouca", já que tenho consciência que terei de mudar o variador, mas para já a minha DT ficou impecável.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso