Autor Tópico: Duração pneus Forza 300  (Lida 21709 vezes)

Cabanas46

  • Visitante
Duração pneus Forza 300
« em: 11 de Fevereiro de 2014, 00:45 »
Boas Pessoal

Com quantos kms estão nas vossas motas e o estado dos pneus??

Na minha com 6300km, o meu Dunlop traseiro já está na marca de limite _confuso_ e posso dizer que tenho andado muito á chuva e com cuidado no acelerador....

Vou procurar alternativas na hora de trocar...

Obrigados ;)
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 14:01 por José Luís Ferreira »

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Duracão pneus Forza 300
« Responder #1 em: 11 de Fevereiro de 2014, 08:39 »
Viva,

A minha está com 3.800 kms e ainda não fui ver mas logo que possa digo alguma coisa, no entanto parece-me que são poucos kms para estar já no limite, se assim for embora tenham uma aderência muito boa é de pensar duas vezes antes de mudar de pneus.

Será que o seu percur-so tem alguma parte do mesmo que seja muito abrasivo, tal como a A8 por exemplo?

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro de 2014, 10:31 »
É um pouco estranho companheiro Cabanas e apesar de saber que o tipo de borracha utilizado nestes ScootSmart é mais macio, parece-me também que alguma coisa terá que ver com o tipo de percurso utilizado, tal como referido pelo companheiro Jorge Valente.

Aliás, para te dizer isto rejo-me pelo exemplo da Forza NSS300 de test-ride da Motodiana e em que eu e uns quantos membros deste fórum já andaram e que presentemente já terá perto dessa kilometragem e foi uma das primeiras unidades a chegar ao país, sendo conduzida por todo o tipo de pessoas (sabes como são os testes  _Rolley_). Os pneus não apresentam de maneira nenhuma um desgaste acentuado.

Cabanas46

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro de 2014, 12:07 »
Pouca auto estrada tenho feito, praticamente só nacionais e sem passageiro....acredito que o composto do meu dunlop é sem dúvida mais macio que o normal....  :-?

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2014, 12:24 »
Cabanas46,

Tens a certeza das pressões dos pneus? Mestes-te alguma mousse anti-furos? Notas alguma coisa em movimento que indique desequilíbrio, mesmo ligeiro, da Forza?

Pode haver algo que estaja a contribuir para um desgaste prematuro... De qualquer modo parece-me claramente excessivo! Na minha PCX, mais leve é certo, onde lhe pus os ScootSmart no inico de Dezembro, os pneus já têm quase 4500km e estão novos!

Esse desgaste faria sentido numa RR, não numa scooter, tipicamente deveriam fazer pelo menos o dobro dos km's que lhe puseste...  _pensador_
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 12:34 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2014, 12:32 »


Ia perguntar isso mesmo........ Tens a pressão dos pneus certas ???  _pensador_

Ás vezes basta isso  _martelada_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #6 em: 11 de Fevereiro de 2014, 12:41 »
A pressão dos pneus de facto também tem uma importância muito grande no tocante à duração do pneu, ou seja, desgaste prematuro quando a pressão está abaixo da recomendada.

Gostaria que lesses este tópico companheiro Cabanas: PRINCIPAIS INIMIGOS DOS PNEUS!

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #7 em: 11 de Fevereiro de 2014, 12:53 »
Alguma coisa está mal. É um desgaste muito acentuado. Também iria para a pressão. Mas, por outro lado, não foste tu que tiveste um problema no travão traseiro?

PS - Como colocas a prancha na motorizada????

Cabanas46

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2014, 01:13 »
Obrigado pelas respostas Pessoal  ;)

Depois de analisar tudo, penso que foi pressão incorrecta, pois quando mudei o óleo nos 6000, a pressão estava baixa e penso que antes só tinha visto á volta dos 3000km!!

Fantasma do lençol realmente tive um problema com o travão traseiro, mas penso que não terá influenciado...quanto á prancha é com a ajuda de uma câmara de ar de bicicleta, só tive que meter duas argolas na protecção do motor, para poder prender....

Mas entretanto vou ter que mudar o pneu, que outras opções existem?? Obrigados  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #9 em: 12 de Fevereiro de 2014, 09:40 »
Depois de analisar tudo, penso que foi pressão incorrecta.....

Pois, já era de prever que fosse isso pois de facto não era normal um desgaste desses....uma pressão incorrecta não promove só um desgaste acentuado, é preciso ter em conta que também compromete a segurança.

Tens nos Dunlop ScootSmart excelentes pneus e são dos mais recentes lançados no mercado. Se optares pela mesma marca, ficarás muito bem servido.  _pol_

Pdiniz

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2014, 22:17 »
Viva Cabanas46,

Esses pneus já foram trocados? Qual foi a tua opção?
O pneu traseiro da minha Forza padece do mesmo mal, com 6.800 kms já entregou a alma ao criador. Vou optar pelos excelentes Michelin City Grip.

Um abraço
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 22:18 por Pdiniz »

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Duracão pneus Forza 300
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2014, 08:22 »
Viva,

O meu traseiro teve que ser mudado aos 8.500 kms, uma das justificações da MOTOCENTER foi que o dunlop que a minha trasia de fábrica é fabricado na Tailandia e os que eles usam são fabricados em França e poderá existir alguma diferença o que não me parece que possa acontecer, no entanto optei por por um Michelin City Grip que para já não me parece que fique a dever nada em relação ao conforto.

A MOTOCENTER também referiu que os arranques muito rápidos podem estar na razão do desgaste prematuro, assim como, andar a velocidades elevadas. No que se refere aos arranques na FORZA é realmente muito difícil arrancar devagar, em relação ás velocidades elevadas embora não seja pessoa para andar sempre a prego a fundo de vez em quando gosto de acelarar um pouco, mas ficam-me as dúvidas até porque a minha esperiência com motas é muito reduzida...

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

tparracho

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2014, 09:50 »
Não deixa de ser curioso que a opção por pneus Dunlop, por parte da Honda, está a dar muito que falar.

Pelos vistos, os pneus que equipam a Forza, desta marca, desgastam-se rápido, talvez até mais rápido que os de outras marcas como os Michelin.

No caso da NC750X, estas também vêm equipadas com pneus Dunlop mistos, e pelo que já li em vários fóruns, desgastam-se também com demasiada facilidade.

Vou estar atento ao desgaste dos meus Dunlop para ver se também apresentam sinais de desgaste prematuro. Tendo em conta que costumo praticar uma condução nada agressiva, conto que os mesmos durem no minimo 10.000km. _pensador_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #13 em: 06 de Setembro de 2014, 13:06 »
Hoje estive no concessionário Motodiana em Évora e uma das razões de lá ter ido foi precisamente para ver o estado dos pneus daquela unidade de test-ride, que tem sido usada e abusada por uma boa parte dos que a experimentaram.

Para quem não sabe, trata-se de uma das primeiras unidades a chegar ao nosso país (Junho ou Julho de 2013) e que foi testada por muitos companheiros aqui do CPM.

A unidade em causa tem aprox. 3.500Kms de condução (muitas vezes a abusar nos arranques) e como documentam as fotos, estão mesmo impecáveis.  _pol_

Detive-me uns bons minutos a ver a profundidade dos rasgos nos pneus, comparando-os posteriormente com os de uma unidade nova que estava dentro do concessionário...e não consigo alcançar qualquer tipo de desgaste acentuado.

Perguntei por lá se tinham relatos de outras pessoas que tivessem os pneus com desgaste muito rápido mas, pelo menos até ao momento, não tiveram conhecimento de ninguém que tivesse de trocar os pneus da Forza por estarem gastos prematuramente.

Razões para tal suceder, poderão estar sobretudo numa pressão abaixo do indicado (eu coloco sempre ligeiramente acima, por opção própria) ou então devido a vários kms em estradas com um determinado tipo de piso....e existem algumas que parece que "comem" mesmo os pneus, como é do conhecimento de alguns companheiros.

Quanto a esta unidade de test-ride, que já leva mais de 1 ano de abusos, os pneus estão assim:

   

Não sei como será daqui para a frente, mas até ao momento e apesar de ser uma unidade de testes, os pneus aparentam um rasto em muito bom estado.  scooter_

Barradas

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #14 em: 06 de Setembro de 2014, 13:22 »
Olha eu atrás trazia os de origem e foi mudado aos 18000 Km ja bastante degradados e agora perto dos 24000 Km mudei o da frente para um Bridgeston hoop o de traz meti um Metzeller .
Os meus de origem eram os maxis e não valiam nada,no meu ver.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #15 em: 06 de Setembro de 2014, 13:38 »
Estes Dunlop montados nas Forza's 300 são relativamente macios, pelo que não creio de modo nenhum que venham a aguentar nem de perto o que aguentaram os teus pneus Maxxis.

Quanto ao desempenho destes pneus (modelo ScootSmart), na verdade já fiz umas boas dezenas de Kms precisamente na Forza de teste acima indicada, não tendo nada a apontar-lhes de negativo.
Agarram muito bem e permitem uma inclinação confiante em curva, achando-os igualmente confortáveis q.b.

 

Pdiniz

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #16 em: 07 de Setembro de 2014, 00:24 »
Hoje estive no concessionário Motodiana em Évora e uma das razões de lá ter ido foi precisamente para ver o estado dos pneus daquela unidade de test-ride, que tem sido usada e abusada por uma boa parte dos que a experimentaram.

Para quem não sabe, trata-se de uma das primeiras unidades a chegar ao nosso país (Junho ou Julho de 2013) e que foi testada por muitos companheiros aqui do CPM.

A unidade em causa tem aprox. 3.500Kms de condução (muitas vezes a abusar nos arranques) e como documentam as fotos, estão mesmo impecáveis.  _pol_

Detive-me uns bons minutos a ver a profundidade dos rasgos nos pneus, comparando-os posteriormente com os de uma unidade nova que estava dentro do concessionário...e não consigo alcançar qualquer tipo de desgaste acentuado.

Perguntei por lá se tinham relatos de outras pessoas que tivessem os pneus com desgaste muito rápido mas, pelo menos até ao momento, não tiveram conhecimento de ninguém que tivesse de trocar os pneus da Forza por estarem gastos prematuramente.

Razões para tal suceder, poderão estar sobretudo numa pressão abaixo do indicado (eu coloco sempre ligeiramente acima, por opção própria) ou então devido a vários kms em estradas com um determinado tipo de piso....e existem algumas que parece que "comem" mesmo os pneus, como é do conhecimento de alguns companheiros.

Quanto a esta unidade de test-ride, que já leva mais de 1 ano de abusos, os pneus estão assim:

   

Não sei como será daqui para a frente, mas até ao momento e apesar de ser uma unidade de testes, os pneus aparentam um rasto em muito bom estado.  scooter_

Viva caro Sapiens21,

Realmente esses pneus estão como novos, mas tenho a sensação de que os pneus da minha Forza com a mesma kilometagem também se encontravam em muito bom estado. Por algum motivo, que desconheço, o desgaste do pneu traseiro ocorreu de uma forma muito repentina o que torna a situação mais estranha. Quando eu decidir mudar o pneu o concessionário vai reclamar à Dunlop o desgaste prematuro do pneu a ver no que resulta, no entanto já me informaram que como não têm surgido mais reclamações a situação complica-se para o meu lado.

Como eu costumo dizer, todos os problemas fossem como esse...

Obrigado Isaac pelas fotos e disponibilidade demonstrada na tentativa de esclarecer esta questão.

Um abraço


Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Duracão pneus Forza 300
« Responder #17 em: 08 de Setembro de 2014, 09:08 »
Viva,

Na realidade o meu pneu de trás com 4.000 Kms estava como novo, só muito recentemente é que sofreu um desgaste muito acentuado...

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Rodrigues

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #18 em: 08 de Setembro de 2014, 11:04 »
Realmente 6300 kms parece-me muito pouco, embora uma 300 pese mais.

No dia 21 Junho foi trocado o pneu Maxi traseiro em péssimo estado:   http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20008.0
por um Dunlop Scootsmart e fiquei surpreendido pela positiva, neste momento fez  2800 kms sem desgaste visível e curvo com muito mais confiança como pude testar na serra da Lousã e não só,...

De momento nada faz prever o seu desgaste repentino, também não sei como se gasta mais depressa, se em viagens longas como é o meu caso uma vez que o pneu aquece mais amolecendo a borracha, ou se é em percursos repetitivos com paragens constantes pois raramente sou citadino.

Abraço

novais

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #19 em: 10 de Setembro de 2014, 21:37 »
Uma pressão incorreta dos pneus também pode levar a um desgaste prematuro dos pneus.

Julgo que a pressão correta da forza é 1,75 bar à frente e 2 bar na roda traseira. Corrijam-me se estiver errado. Isto para uma pessoa.

Mas convém verificar a pressão uma vez por mês.

Cumps

RFM-Forza

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #20 em: 04 de Outubro de 2014, 07:22 »
Boas,
Acabei de mudar o meu Dunlop traseiro de origem da Forza 300 (Ago/13), apenas com 7.800 km, e com o piso central já slick e pertinho de qualquer coisa o furar. Fiz sempre verificações semanais/quinzenais da pressão 1,75 - 2,25 (com pendura), e mesmo assim... Circuito bastante citadino. Mudei agora para o Bridgestone B02, que segundo algumas opiniões, é bem melhor que o anterior. Quanto aos CityGrip, a Michelin não tem a medida 140/70-13. A ver vamos, mas para 1ª impressão não me parece mal. Quando tiver novidades, I will be back...! Saudações.

speed78

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #21 em: 06 de Outubro de 2014, 18:26 »
Eu acho isso estranho, aliás surpreende-me  o desgaste prematuro de quase todos os pneus de motas e scooters, como sou novo na "area" assusta-me um pocado trocar de pneus todos os anos e gastar fortunas só em pneus  loll
Na Minha Deauviile, eles já contam com 11mil km e o de trás ainda tem piso pra mais uns 3000mil, o da frente a vontade pra mais uns 5 mil.
Agora trocar o pneu aos 6800km é obra ainda pra mais numa scooter!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #22 em: 06 de Outubro de 2014, 20:15 »
Vou tentar manter-me a par de desenvolvimentos neste assunto, até porque existem por cá companheiros eborenses que têm a Forza NSS300. Falei curiosamente ontem com dois deles e inclusivamente fomos far uma volta de aprox. 120kms e, quando os questionei se já se tinham apercebido de algum desgaste visível nos pneus, ambos disseram que nem sequer apresentavam desgaste, o que comprovei...sendo que uma delas, apesar de ter apenas 3/4 meses, já leva uma boa quilometragem em cima.

Mas pronto, já me apercebi que este modelo de pneu da Dunlop é realmente mais macio e pode até manifestar-se esse início de desgaste mais visível a partir dos 5.000kms ou assim...

Mas tal como disse o Speed78, também a mim me surpreende um desgaste tão prematuro... _pensador_
Uma coisa é certa...até ver, parece que agarram muito bem à estrada.  scooter_

Pdiniz

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #23 em: 09 de Outubro de 2014, 19:39 »
Ora viva!

Já cá canta o novo Bridgestone Hoop na roda traseira da Forza. Excelente pneu!
Muito confortável e com um excelente comportamento. Dinamicamente a FORZA ficou ainda melhor.
Vamos ver se dura mais Kms do que o Dunlop.
Um abraço

nribeiro

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #24 em: 09 de Outubro de 2014, 20:54 »
São scooters de pesos diferentes mas eu meti agora um scootsmart atrás e daqui a uns km logo vejo. Uma coisa que vou andar mais em cima é na pressão do pneu.
Quantos km faziam os companheiros que tiveram PCX com os IRC? O meu de trás fez 12.000. Ao centro estava mesmo nas lonas! A causa foi pressão incorrecta constante devido a um furo.
Quando meti o Dunlop vinha com pouca pressão e reparei que no mesmo trajecto que aqueciam mais! Atenção as pressões dos pneus. O próprio aquecimento do pneu e arrefecimento também tira vida ao pneu. Podem parecer novos em rasto mas a própria borracha já não estar boa.