Autor Tópico: Escolha de Mota E mais  (Lida 3595 vezes)

LAYY

  • Visitante
Escolha de Mota E mais
« em: 26 de Janeiro de 2014, 18:43 »
Boa tarde pessoal, antes de mais quero pedir desculpa aos administradores se eu estou a postar isto no local errado, é que eu sou novo e não sei bem como é que são dividas as áreas de post's...
Mas vamos lá ao que interessa, bem é assim, eu estou a acabar a minha carta de Mota 125cc, e gostaria que vocês (mais experientes nestas andanças) me dessem algumas respostas às perguntas que vou cá mencionar...

A primeira questão é a seguinte, eu vivo na ilha da Madeira, e tenho 17 anos, ou seja ainda estou a estudar, e o trajecto que a mota irá fazer não irá ser muito grande CASA-ESCOLA-GINÁSIO-CASA tudo junto deve chegar a uns 40km diários, e será tudo dentro do Funchal, tirando um ou outro dia que tenha que ir à via rápida, que é uma espécie de auto estrada para quem não sabe mas mais pequena (muito mais pequena), gostaria que vocês me dessem a vossa opinião, se deva optar pela pcx, a downtown ou a xct 125?

A segunda questão é relacionada com os pneus da pcx, dizem que os pneus da pcx são muito traiçoeiros quando o clima é menos bom (Chuva, Vento etc etc), gostaria de saber a vossa opinião também em relação a esse assunto

A outra minha questão é em relação aos documentos da moto, eu não percebo patavina de motos, simplesmente andei na do meu primo e apaixonei-me e então agora estou a tentar entrar no "assunto", mas são muitas coisas que é difícil saber de tudo um pouco, gostaria de saber quais são os documentos necessários para a moto poder circular sem qualquer problema ( Seguro inspecção este tipo de documentos)

Também já me disseram que eu como nunca tive carta, deveria pôr a mota no nome do meu pai e os documentos da mesma pois, se puser no meu nome vou ter que pagar + dinheiro do que se fosse no nome do meu pai, é algo assim do género, não me recordo muito bem, alguém confirma esta situação? E se estiver dentro do assunto que me explique de uma forma a que eu fique a perceber melhor se faz favor...

E acho que está tudo, são só estas questões, espero que me possam ajudar e que não vos tire muito tempo !!
Resto de um bom domingo e boas curvas !  scooter_  _slb_

TwisteR

  • Visitante
Re: Escolha de Mota E mais
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2014, 20:03 »
Viva, e bem-vindo ao CPM!
Já fizeste a tua apresentação? :)

Quanto às perguntas...
A DT e a XCT são boas máquinas, mas numa gama ligeiramente diferente da PCX. A PCX é bem mais pequena, e para pessoas com maior estatura pode ser complicado conseguir algum conforto. O revés é que a PCX é a rainha da cidade, em TUDO.
Manobra-se que nem uma bicicleta, tem um arranque simplesmente estúpido e de pasmar _confuso_, e é confortável.

Na VR vais achá-la curta (conheço bem a Madeira), mas para andar nas ruelas do Funchal, não há melhor. Mas qualquer uma das opções que colocas irá cumprir lindamente a sua função por aí.
Pessoalmente, numa PCX, não tinha problemas em ir do Funchal à Ribeira Brava e voltar - numa PCX. Agora dar uma voltinha até ao Porto Moniz já requer alguma paciência - mas ela vai lá e lindamente!! Lembra-te também que a PCX oferece menos protecção contra o vento, chuva, spray dos enlatados, e frio. Mas também tem um consumo ridiculamente baixo.
Escolhe a que mais te agrada, e dá o devido peso à assistência: é importante saber que tens uma oficina de confiança perto de ti, e que as peças chegam a tempo e horas quando fizerem falta.

Quanto aos pneus, raramente os pneus de origem têm qualidade. Há Pirelli Diablo, Michelin City Grip, ... os companheiros das PCX saberão aconselhar-te melhor, seguramente!

No que respeita a documentos, é como um carro: quando a comprares é feito um registo de propriedade, pagas o imposto sobre veículos - ISV (se for nova), e fazes o seguro. É bom que tenhas alguém com alguns anos de carta de mota para fazer o seguro!
Um primeiro seguro pode custar facilmente 300€ anuais! Mesmo que seja uma pessoa sem carta de mota mas com mais alguma idade poderá ajudar nesse valor. Faz várias simulações e compara: o meu primeiro seguro na 400 começou nos 190€, agora estou a pagar 96. A primeira simulação foi de 400€ anuais..... _reg_
Compensa procurar!

Entretanto, e enquanto o bichinho pega, consulta os diários de bordo. São um reduto inesgotável de conhecimento e experiência, que te indicará os prós e os contras de cada modelo pela mão de quem as conduz.

No final, lembra-te que a escolha final depende sempre de um test drive: demasiadas vezes estamos certos que "aquele é o nosso amor", até darmos uma voltinha (isto não soou lá muito bem, pois não? _lol_)

LAYY

  • Visitante
Re: Escolha de Mota E mais
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2014, 21:12 »
Bem eu tenho 1 metro e 80... é que a PCX já tenho digamos que garantida, acabo a carta e compro-a, se quiser a K-XCT vou ter que trabalhar + uns 2 mesinhos se tudo me correr bem, eu pessoalmente gosto mais da K-XCT, mas a pcx também me cativa e muito !
E a diferença entre o preço da K-XCT e da pcx é considerávelmente grande, o preço que difere entre 1 e a outra, dá para comprar o equipamento necessário, dá para pagar o 1º seguro anual e ainda dá para uns mesinhos de gasolina.... mas também ficava muito mais bem servido.. Mas eu acho que vou optar pela PCX... acho que estou melhor servido a nível de oficinas em relação à honda do que à kymco.... em relação ao seguro, o meu pai já tem carta a uns 25 anos, penso que vou pôr o seguro da minha moto na seguradora onde temos os nossos carros, mas isso depois será um assunto a discutir com o meu pai, já fiz umas simulções e o minimo que me deu foi 120 euros, o resto foi para cima disso, a seguradora onde o meu pai tem os carros eu não me recordo o nome, mas assim que souber, faço a simulação e digo-vos algo...
Obrigado pela ajuda TwisteR !

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Escolha de Mota E mais
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2014, 03:02 »
Bem-vindo ao forum LAYY,
Acho que escolheste bem e as razões que apresentaste são bastante válidas e posso dizer-te que, quando fui à Madeira ( em Férias ) aluguei lá 1 PCX e fiz +- 400 Kms em tudo o que era estrada aí na bela ilha e sempre tudo a bombar 5*; O sr. da empresa de aluguer disse-me para colocar gasolina de 98 ( por causa dos subidões e tal ) mas, aconselho-te a pores a gota de 95 que ela anda bem na mesma e para o Funchal não estou a ver melhor máquina que essa _pol_.
.......Agora, ganhas tarimba uns 2 ou 3 anos e + tarde logo fazes um up-grade de CCs e com sorte já teremos de novo o Ferry para o continente e até dará para te irmos fazer uma visitinha montados nas nossas meninas.....Curte bem essa PCX e nada de "loucuras".
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Tens de colocar 1 tóculante CPM nessa  scooter_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Manhas

  • Visitante
Re: Escolha de Mota E mais
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2014, 10:40 »
A PCX é uma boa máquina mas tem as suas limitações. Não é a mais espaçosa e, caso a escolhas, sugiro que compres o vidro párabrisas maior. Verifica se as coisas que precisas de transportar diariamente cabem bem na moto.

Quanto aos pneus, são manhosos com chuva mas é uma questão de habito. Digo isto com a experiência de ter tido uma queda devido aos pneus de origem.

Não sei se estás com pressa em comprar a mota. Se conseguires controlar a vontade por uns meses, sugiro-te que esperes pela chegada da nova PCX. Há um tópico aqui no fórum sobre essa máquina e parece que vem para a Europa com uns bons pneus. Para além disso compravas uma moto nova ao invés de uma moto em "final de vida". Por outro lado, poderão haver descontos no preço de venda do modelo actual. É questão de veres o que mais te convém.

LAYY

  • Visitante
Re: Escolha de Mota E mais
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2014, 22:15 »
Bem-vindo ao forum LAYY,
Acho que escolheste bem e as razões que apresentaste são bastante válidas e posso dizer-te que, quando fui à Madeira ( em Férias ) aluguei lá 1 PCX e fiz +- 400 Kms em tudo o que era estrada aí na bela ilha e sempre tudo a bombar 5*; O sr. da empresa de aluguer disse-me para colocar gasolina de 98 ( por causa dos subidões e tal ) mas, aconselho-te a pores a gota de 95 que ela anda bem na mesma e para o Funchal não estou a ver melhor máquina que essa _pol_.
.......Agora, ganhas tarimba uns 2 ou 3 anos e + tarde logo fazes um up-grade de CCs e com sorte já teremos de novo o Ferry para o continente e até dará para te irmos fazer uma visitinha montados nas nossas meninas.....Curte bem essa PCX e nada de "loucuras".
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Tens de colocar 1 tóculante CPM nessa  scooter_

Muito obrigado pela sua opinião ! pois é, a nossa Ilha é muito linda realmente, Pérola do Atlântico, quanto à mota, acho mesmo que fiz a escolha acertada apesar de não a ter comprado ainda, vou esperar pela primavera, deixar chegar a 2014 a ver por qual opto, estou muito mais virado para a 2014, aquelas novas cores estão-me a deixar louco, para não falar no banco e nas luzes LED....
Quanto ao assunto do Ferry, com todo gosto ! Pelo pouco que estou cá e convivo cá com as pessoas do forum, parecem ser muito boa gente, e claro, quando assim é dá-nos sempre uma outra segurança em relação ao convivio com os membros, muito obrigado pela sua opinião Scooterado grande abraço !

 _slb_ scooter_
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2014, 22:16 por LAYY »

LAYY

  • Visitante
Re: Escolha de Mota E mais
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2014, 22:22 »
A PCX é uma boa máquina mas tem as suas limitações. Não é a mais espaçosa e, caso a escolhas, sugiro que compres o vidro párabrisas maior. Verifica se as coisas que precisas de transportar diariamente cabem bem na moto.

Quanto aos pneus, são manhosos com chuva mas é uma questão de habito. Digo isto com a experiência de ter tido uma queda devido aos pneus de origem.

Não sei se estás com pressa em comprar a mota. Se conseguires controlar a vontade por uns meses, sugiro-te que esperes pela chegada da nova PCX. Há um tópico aqui no fórum sobre essa máquina e parece que vem para a Europa com uns bons pneus. Para além disso compravas uma moto nova ao invés de uma moto em "final de vida". Por outro lado, poderão haver descontos no preço de venda do modelo actual. É questão de veres o que mais te convém.

Desde já agradeço o tempo que despendeu para me dar a sua opinião, quanto à mota ser uma boa máquina, disso tenho/temos a certeza, motas perfeitas não existem, existe sim aquelas que se sobressaem emrelação às outras, e a PCX é sem dúvida uma delas, e quanto aos pneus, sim se optar pelas 2013 vou-lhe colocar uns pneus novos, mas em principio como vou optar pela 2014, e pelo que vejo aqui no fórum ela já vem com bons pneus de fábrica, o que me facilita e muito, pois como vivo cá na Madeira, arranjar uma oficina com bons pneus e a bons preços não é muito fácil pois a concorrência é pouca e eles exploram um pouco os clientes diga-se de passagem !
Vou seguir o seu conselho, vou esperar, e então depois optar por 1 por outra !
Muito obrigado outra vez, e 1 grande abraço .

 scooter_ _slb_