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Reparação GTS-125 de escape/catalizador

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M.Careca:
Antes de começar, quero agradecer ao nosso companheiro Fernando Sousa pela disponibilidade e ajuda que me deu para resolver esta avaria  _palmas_ _pol_

Na passada quinta-feira após 3 dias de descanso da menina,logo pela manhã faço a minha rotina normal ,coloco a aquecer enquanto me vou equipando. Ao retirar da garagem e nas pequenas manobras no quintal noto um bater muito estranho metálico...pensei com os meus botões ...."não estás habituada a estar parada"  :))

Mas ao fim de uns 3 kms e quando entro na Marginal e começo a passar entre os carros noto que o barulho persistia ,mas em andamento normal não ouvia. Quando chego ao trabalho,dou umas acelaradelas e assim que a roda começava a rodar o barulho aparecia. _pensador_

Fiz uma chamada á oficina que levo a minha menina e disseram "vem cá para se ver que pode ser transmissão,embraigem,correia,roletes ,etc,etc . _pensador_ €€  _pensador_

(O barulho a cada vez que a utilizo sempre a aumentar e a intensificar-se)

Como já vou fazendo alguma manutenção á mota tentei arriscar e nesta terça feira coloquei mãos á obra,retirei a tampa para verificar a correia ou algo solto no interior ,mas rapidamente fiquei de mãos atadas pois me faltava a chave para retirar o variador _confuso_ ... e lembrei-me de ligar a quem percebe (Fernando Sousa) que logo se prestou a ajudar,depois de alguma conversa com o Fernando combinamos para dia seguinte ele ir dar uma mão....decidi arriscar no dia seguinte a leva-la a um local onde houvesse condições para trabalhar,ferramenta em condições,mais espaço e até um elevador.

Ás 18 horas iniciamos a troca de correia,roletes e depois de tudo montado ela estava na mesma _martelada_ _martelada_ ....novamente o Fernando ,mexe daqui,mexe dali,começamos a falar de algum possivel problema no motor.... _Zang_,mas o Fernando decide retirar o escape e voilá! _lool_ ...descoberto enigma o catalizador solto no interior do escape.

Como o escape novo da SYM por 750€  _confuso_ estava logo fora de questão restou-me o mais em conta,retirar a peça solta.

Aqui vos deixo  descrição do que foi feito.

Inicialmente foi aproveitar o solda de origem para fazer o corte ,mas ai não dá pois tem uma parede para o interior e três tubo que fazem circular os gases em varias curvas (imagem mais á frente).



Segundo corte a meio



O interior do escape com o tubo mais largo com aquela malha é o que faz de catalizador e é de uma ponta á outra do escape.



O restante que saiu da outra extremidade cortada do escape.



A parte de cima era a peça que andava aos "saltos" dentro do escape.



Alem de partir e com a trepidação a peça que partiu tapou os "poros" da passagem de gases e ai razão de ela não passar dos 100 kms



Soldado e lixado e colocado na mota ......vai andar uns kms para ver se não há poros na solda ,só então será retirado o resto da ferrugem e pintado.



Entretanto um colega aparece-me com este brinco para proteção de escape (é pintura)



Colocado no local e hora de teste (devo confessar que estava nervoso) , coloco a trabalhar e o som com uma pequena diferença no som ao relantim,depois foi hora de dar gás e ai parece que coloquei um AKRAPOVIC  _mau_ ..nada de irrelevante mas com uma diferença ,mas á maneira! _Rolley_

Depois o teste de estrada ,e ai vos digo que a mota ganhou vida nova ...devo confessar que até me estiquei um pouco demais hoje no regresso a casa  _reg_

No fim de semana espero poder sentir melhor a diferenças e vos relatar melhor,mas para já é bem positivo,além de que o problema ficou resolvido.

Agradeço mais uma vez ao Fernando de Sousa por tudo (ele sabe),Fernando (meu colega) que prontamente se prestou a fazer este trabalho e ao Alexandre pela pintura da proteção de escape.  _pol_ _pt_



Sapiens21:
Ainda bem que a coisa se resolveu com uma boa dose de paciência, tentativas para perceber o que se passava e depois, claro, umas horas de trabalho pela frente.
É que colocar um escape da SYM novo está sempre fora de opção ....custam quase o peso em ouro.  _martelada_

Agora é continuar a rolar e sem problemas.  scooter_

mauricius:
Viva

Gostei da ideia e dos pormenores, falta saber se a nivel de power notas alguma diferença. Depois diz alguma coisa por aqui pois estamos curiosos

Boas Curvas  scooter_

M.Careca:

--- Citação de: mauricius em 24 de Janeiro de 2014, 09:36 ---Gostei da ideia e dos pormenores, falta saber se a nivel de power notas alguma diferença. Depois diz alguma coisa por aqui pois estamos curiosos

--- Fim de Citação ---

Viva Mauricius

Sim já deu para sentir alguma diferença ,não quebra até aos 105kms mesmo que seja em leves subidas ...mas só fiz ainda Marginal.

Mas quero referir que isto foi feito porque estava mesmo partido o catalizador e não foi com o intuito de dar Power ou fazer barulho.

_AXE_:


Excelente  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Gosto destes bricos  _pol_

Esperemos que agora que isso ande nas horas  scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

Boas curvas

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