Na minha opinião o CPM não utiliza as vias para fins diferentes da normal circulação rodoviária (referida no Artigo 8.º do Código da Estrada) pelo que não há necessidade de pedir quaisquer tipo de autorizações. Há aqui uns anos, em conversa informal com um agente da ex-Brigada de Trânsito (e também motard) ele dizia que não era preciso pedir autorização para passear em grupo fosse de carro fosse de moto, e dava como exemplo as caravanas de automóveis a caminho do copo-de-água de um casamento. Mas esta informação vale o que vale.
A talho de foice convém manter em mente que o CPM é uma comunidade virtual. Não existe juridicamente nem tem capacidade para emitir declarações ou equivalentes. Isto para afirmar que a responsabilidade pela circulação em caravana é única e exclusivamente de cada um dos membros que a íntegra.
Não foi essa a informação que o graduado daquele grupo me deu. Foi-me dito que era preciso solicitar autorização, tal como o JViegas descreveu.Mais, pelo facto de ir na frente foi-me pedida uma carta onde estivesse mandatado para ir na frente daquele grupo.
Companheiros,Conforme combinado vimos agora divulgar mais informação relativamente à deslocação entre Lisboa e Leiria.Apesar dos coordenadores de zona do CPM e do MSP terem ponderado longamente a concentração/deslocação em conjunto, tal revelou-se muito complicado de realizar por questões logísticas e de segurança devido ao elevado número de participantes. Desta forma CPM e MSP decidiram que cada um iria organizar o trajecto dos seus próprios membros, reunindo-se e confraternizando em Leiria em espírito de sã camaradagem.[Mapa do Trajecto] (Clicar para ver)Partida - Ponto A; Paragem - Ponto B; Chegada - Ponto C.Distância total - aprox. 128 kms.Duração Prevista (incluindo paragem no Alto da Serra) - 2 horas.Concentração e saída de LisboaO grupo de Lisboa irá concentrar-se na zona do Parque das Nações, no topo norte do Parque do Tejo junto à foz do rio Trancão (Ponto A do Mapa).O local de concentração será o Parque de Estacionamento ao lado do Colégio Pedro Arrupe. Tendo em conta que os participantes serão divididos por 4 grupos, estes ocuparão espaços diferentes dentro do parque de estacionamento. Assim serão facilitadas as partidas.Partida:Grupo 1 - 8.30h;Grupo 2 - 8.35h;Grupo 3 - 8.40h;Grupo 4 - 8.45h.Cada grupo seguirá o trajecto previsto no mapa: 1. entrada no IC2;2. seguindo pela A1 - sentido Porto/Alverca (9 kms depois da partida);3. saída da A1 em Aveiras (saída 5 - Aveiras/Alcoentre). Este percurso tem 48 kms e durará cerca de 35 minutos;4. Depois das portagens (valor 2.1€) deverá entrar na Nacional 366 (sentido Alcoentre/Leiria);5. IC2 e seguir a direcção Leiria. O trajecto é sempre linear e não é necessário mudar de direcção ao longo deste percurso.Paragem no Alto da Serra (Ponto B)Cerca de 80 kms (1 hora) depois da partida de Lisboa existirá uma breve paragem no Alto da Serra (Ponto B do Mapa) para esticar as pernas e beber um cafézinho.O local escolhido é o Restaurante Talego pois possui um bom parque de estacionamento e fica muito perto do IC2 (ver Mapa).Cerca de 80 kms depois da partida sair do IC2 na direcção Alto da Serra/Rio Maior. 200 metros depois seguir em frente no entroncamento (respeitar o Stop ).100 metros depois já se avista o placard do Restaurante Talego. Virar aí à direita.Entrar no parque no restaurante e estacionar, tendo o cuidado de não dispersar os grupos.O café custa 55 cêntimos.15 minutos depois de chegar, cada grupo retornará ao IC2 pelo mesmo caminho e segue no sentido Leiria/Batalha.Chegada a LeiriaA entrada em Leiria possui neste momento muitas obras pelo que se deverá circular com muito cuidado. Cerca de 128 kms depois da partida de Lisboa irá surgir no IC2 a saída 7 (Leiria/Estádio). Segue-se cerca de 100 metros por aí até uma rotunda.Nessa rotunda temos o Restaurante "A Grelha" e chegámos ao nosso destino...A entrada é realizada pela lateral do restaurante...Organização dos GruposTendo em conta o elevado número de participantes serão formados 4 grupos que farão o trajecto com 5 minutos de intervalo entre si.O primeiro grupo partirá exactamente às 8.30h e depois partirão os outros grupos com intervalos de 5 minutos.Na paragem no Alto da Serra é necessário ter em atenção que não se poderão alterar os grupos e cada participante deverá ter o cuidado de se manter no Grupo em que iniciou o trajecto.Os grupos terão a seguinte constituição:(clicar na imagem para aumentar o tamanho)Procedimento na Portagem1 - O road leader irá posicionar os participantes que não têm a via verde logo nas 1ªas posições da caravana, 2 - Um pouco antes de chegar ás portagens, o road leader abranda o ritmo da caravana e faz sinal a quem não tem VV para ultrapassar e seguir para as cabines de pagamento.3 - Toda a caravana abranda o ritmo até todos terem regressado e retomado as posições iniciais.4 - Convém que escolham cabines diferentes para ser mais rápido o pagamento, pois se se posicionarem todos na mesma cabine, o processo é mais demorado.5 - É conveniente levar o cartão de multibanco ou moedas em local acessível para simplificar o pagamento.SegurançaÉ fundamental ler o tópico do CPM relativo à circulação em grupo, do qual se destaca:1. A coluna possui um Road Leader e um Back Leader que delimitam o grupo. 2. Todos os membros da coluna deverão dispor-se em "formação em escada".3. Cada membro da coluna deverá circular à mesma velocidade do companheiro que circula à sua frente.4. Cada membro da coluna deverá controlar o companheiro que circula imediatamente atrás de si e parar caso surja algum problema com ele.5. Não se aconselham ultrapassagens entre membros da coluna durante o trajecto.6. A velocidade de cruzeiro da caravana será de 90/100 km/h, respeitando todos os limites de velocidade que surgirem.7. Todos os participantes devem garantir que iniciam o percurso com o depósito cheio e com a pressão dos pneus correcta.8. Não esquecer de registar o número de telefone da Assistência em Viagem, para o caso de ser necessário.Pontos preliminares de concentraçãoCentro-sul – 8.00h.Rotunda do Euro – 8.00h.Regresso do eventoO regresso do evento ao final do dia será feito de forma independente, não existindo grupos pré-definidos.Listagem da coluna que sairá de LisboaA verde estão aqueles que estão confirmados.(clicar na imagem para aumentar o tamanho)
Excelente tema. Revejo-me em boa parte nas palavras do Companheiro Paulo Renato, no entanto, considero que, a bem do CPM, devemos manter a nossa participação e o nosso contributo assertivo. Também vi, em algumas ocasiões e com determinados batedores, uma atitude agressiva no trânsito com desrespeitos sérios pelo Código da Estrada que considero inadequados. No entanto, considero que essa será a exceção e não a regra do CPM. Parece-me que a regra de criar "eventos altamente organizados" com declaração escrita às autoridades competentes e definição de líderes será algo que não se enquadra nos eventos usuais do CPM, pois implicam um condicionamento de tráfego profundo e até definição de horas exatas da passagem. Penso que essas situações serão enquadradas em eventos do tipo mega-caravana ou scooter parade... mas em eventos mais usuais de passeio do CPM não me parece que será de enquadrar.Não me parece que se deva confundir o direito de usar a via pública para circular com outras pessoas que usam o mesmo tipo de veículos e que têm o mesmo destino geográfico com a interrupção de circulação para passar a banda da filarmónica ou para fazer a meia-maratona. São coisas distintas de acordo com a lei e na prática comum.Também não entendo o que os Estatutos do CPM têm a ver com este assunto... Penso que se poderia fazer um manual de procedimentos para os eventos realçando aspectos como, por exemplo, a circulação em fila dupla "em escada", as ultrapassagens e a "solidariedade da coluna". Poderá ainda ser indicado que não se deverá cortar rotundas ou vias de trânsito, pois esse ato pode gerar consequências de segurança no trânsito e é uma infração ao CE.Deixo-vos aqui um tópico antigo que mostra que desde sempre na história do CPM existe um cuidado extremo com a segurança.
Eu penso que no caso que aconteceu e que o Bairrada refere, a autoridade deve usado o Artigo 49.º:"Artigo 49.ºProibição de paragem ou estacionamento1 - É proibido parar ou estacionar:a) Nas rotundas, pontes, túneis, passagens de nível, passagens inferiores ou superiores e em todos os lugares de visibilidade insuficiente;(...)"Ou seja, o agente equiparou a acção do batedor a uma paragem na berma da rotunda, embora não fosse isso que tenha acontecido (acho que já vi uma fotografia com o auto no Faceook e por isso talvez se possa confirmar). Na minha opinião o que mais grave poderia ter acontecido em termos de autuação seria o previsto no Artigo 3.º:"Artigo 3.ºLiberdade de trânsito1 - Nas vias a que se refere o artigo anterior é livre a circulação, com as restrições constantes do presente Código e legislação complementar.2 - As pessoas devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança, a visibilidade ou a comodidade dos utilizadores das vias, tendo em especial atenção os utilizadores vulneráveis.3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 60 a € 300.4 - Quem praticar atos com o intuito de impedir ou embaraçar a circulação de veículos a motor é sancionado com coima de € 300 a € 1500, se sanção mais grave não for aplicável por força de outra disposição legal."Na minha opinião, se uma pessoa, inadvertidamente, impedir o trânsito, fica sujeita a coima no âmbito do 3.º parágrafo. Se impede o trânsito intencionalmente fica sujeita a coima no âmbito do 4.º parágrafo.
Mais, foi-me pedida uma carta onde estivesse mandatado para levar aquela caravana, com, destino, data e hora do passeio, trajecto, etc.
Ferro, a minha referência aos estatutos, tal como penso que foi o caso da referência do JViegas, é apenas que na sequência de uma analise e discussão deste assunto poderia se chegar á conclusão de haver necessidade de ajustar os mesmos. Ou não!
Não, no caso do Élio, ele não parou na rotunda, as autoridades questionaram e retiveram os seus documentos, porque ele era o organizador.
Amigo twin-pt,eu entendo isso, mas este assunto é demasiado operacional e prático... os Estatutos podem dizer por exemplo que a segurança é uma prioridade para o CPM, mas a operacionalização deveria ser feita num documento à parte. Ou seja os Estatutos enquadram a filosofia e os princípios que guiam a conduta do CPM, tal como se fosse a Constituição da República Portuguesa , mas depois os Regulamentos e os Manuais de Procedimentos deverão ser feitos à parte... Este é o meu entendimento... vale o que vale A não ser que te estejas a referir à questão de se tornar o CPM num Clube com cariz de Associação (entidades de direito privado, sem fins lucrativos, constituídos nos termos dos artigos 195.° e seguintes do Código Civil).
No evento propriamente dito, com tanta mota ao mesmo tempo, a circular numa mesma coluna, torna-se muito mais difícil assegurar a segurança dos participantes, além de que a probabilidade de alguém ficar para trás se o companheiro da frente só tiver olhos para quem circula diante de si aumentar exponencialmente (e isso aconteceu no Arrábida Night, quando a coluna se partiu em duas, apesar de todos os cuidados).
Bem o que me parecia ser um grupo diferente dos outros todos, afinal não vejo diferenças, chegamos as esquisitices e pequenices com tendencia a complicar uma coisa muito simples: o passeio em duas rodas, só digo o seguinte quem quer vai em grupo com a organização que corta ou não corta rotundas a opção e vossa, não querem ir com essa organização, muito bem vão lá ter como acharem melhor ou organizem mas vão e divirtam-se.A minha experiencia em duas rodas era zero ate à um ano atras era zero descobri o CPM e o que me fez ficar foi precisamente uma ida ao algarve em caravana e o sentimento de segurança, com batedores front leader back leader, impressionante, entretanto tirei a carta e aumentei de cilindrada, ja fiz de batedor e deixem-me que vos diga, gostei: do empenho de quem organiza e tudo faz para que corra tudo sem incidentes, as horas gastas a organizar, reuniões para acertar agulhas para que tudo corra o melhor possível aos companheiros que iram seguir o percurso,mas acima de tudo chegar ao final e ver que tudo correu bem sem incidentes, mas notem bem que ser batedor não é uma classe a parte, antes pelo contrario, gasta-se mais gasolina, não se aprecia o passeio, e tem-se mais preocupações, lamentavelmente chegamos (espero que não)ao ponto de o CPM se tornar banal com grupinhos porque uns nao gostam disto, outros não gostam daquilo, enfim mais do mesmo doença de Portugal (esquisitices).