Autor Tópico: Maxiscooter a gás  (Lida 19906 vezes)

danieljosereis

  • Visitante
Maxiscooter a gás
« em: 06 de Julho de 2010, 22:51 »
olá pessoal. tenho um carro convertido a gaz e hoje fui colocar o filtro que de vez enquando tem de ser mudado como o do oleo do ar etc etc qual nao foi o meu espanto quando reparei que estava uma SYM GTS 125 preta novinha num canto. Perguntei ao mecanico o que fazia ali aquela beldade ao que ele respondeu que a SYM lhe tinha pedido para fazer a instalação do kit a Gaz na mota. Fiquei admirado pois nao sabia que era possivel e se por acaso a instalaçao tiver sucesso vai ser um espectaculo. Menos poluente, mais barato, menos desgaste de peças dois tipos de combustivel enfim só vantagens. o que acham???

Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #1 em: 06 de Julho de 2010, 22:52 »
Quero um GPL para a Tmax  _pol_

 scooter_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #2 em: 06 de Julho de 2010, 22:55 »
Há postos de abastecimento aqui na zona de Sintra?

também quero  _lool_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #3 em: 06 de Julho de 2010, 22:58 »
Viva!

Onde fica o depósito do gás?!  _pensador_ Debaixo do banco?

Se sim, ganha-se no custo por km percorrido mas perde-se capacidade de carga que já é tão pequena...  :'(

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Macanudo

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #4 em: 06 de Julho de 2010, 23:02 »
mais um "tocolante" na trazeira da mota ? onde ??
e onde é colocado o deposito do gaz?
e depois tbem vai á inspeção como os enlatados?
porque será que a tal SYM está a um canto ? ao menos chegaram a colar-lhe o autoculante ?  _Rolley_

o ambiente agradeceria, mas acho que a legislação do GPL não contempla motociclos

Ratz

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #5 em: 06 de Julho de 2010, 23:03 »
Se isso acontecer Portugal é o primeiro pais com Sym a Gas!  _pol_ Andei a ver na net e apareceu uma serie de Sym a gas, só que gas para eles quer dizer gasolina haha. Eu meto logo a minha, sai o deposito de gasolina e entra o de gas.

Ratz

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #6 em: 06 de Julho de 2010, 23:06 »
mais um "tocolante" na trazeira da mota ? onde ??
e onde é colocado o deposito do gaz?
e depois tbem vai á inspeção como os enlatados?
porque será que a tal SYM está a um canto ? ao menos chegaram a colar-lhe o autoculante ?  _Rolley_

o ambiente agradeceria, mas acho que a legislação do GPL não contempla motociclos

Qual inspecção? então eu vou meter amanhã um escape que vai dar muuuitos mais decibeis do que o apresentado no Livrete, meter um kit malossi, e se der ainda meto aquilo a 250cc, agora alguem se ia preocupar se a mota é a gas??  _lol_

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #7 em: 06 de Julho de 2010, 23:11 »
 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ Gaz natural?  _careta_
Membro CPM nº5

pcx 125

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #8 em: 07 de Julho de 2010, 00:18 »
Provavelmente vai me cair uma série de gente em cima mas ok, eu digo na mesma!! _careta_

Será que tem alguma lógica uma mota a GPL?! Afinal as motas já consomem tão pouco, pelo menos as de cilindradas mais baixas. E  será que compensa perder o espaço de bagageira em prol de um depósito de gás?  _pensador_
E depois eu cá não arriscava andar com um depósito de gás debaixo do traseiro!! Nunca se sabem as reacções quimícas que podem acontecer!!  _lol_  _lol_  _lol_

Um abraço!
M. Santos


 

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #9 em: 07 de Julho de 2010, 01:09 »
Provavelmente vai me cair uma série de gente em cima mas ok, eu digo na mesma!! _careta_

Será que tem alguma lógica uma mota a GPL?! Afinal as motas já consomem tão pouco, pelo menos as de cilindradas mais baixas. E  será que compensa perder o espaço de bagageira em prol de um depósito de gás?  _pensador_
E depois eu cá não arriscava andar com um depósito de gás debaixo do traseiro!! Nunca se sabem as reacções quimícas que podem acontecer!!  _lol_  _lol_  _lol_

Um abraço!
M. Santos


 _lol_ _lol_ _lol_
[/URL]

Ratz

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2010, 14:44 »
As Sym GTS são Maxis excelentes para alterações. Têm espaço de sobra, têm um motor simples 4V e qualquer melhoramento que se faça faz muita diferença. Fazem-me lembrar os Helis Lama em que lhes metem tudo e mais alguma coisa e eles aguentam e ficam espectaculares. Uma Sym com melhoramentos é outra mota completamente diferente. Agora o gas é capaz de compensar, mas o deposito no lugar do da gasolina, e o da gasolina passar para outro lado mais pequeno, dado que a GTS tem a melhor autonomia das Maxi 125 é possivel encher de gas e andar uma semana inteira. Isto eu, por exemplo, que meto 10 Eur por semana.

TOG

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2010, 15:32 »
Gás???  _pensador_ Não me convence  :-?

sacg

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2010, 22:43 »
Já não é a primeira maxi a gaz ,este site frances tem uma transformação de uma t-max 500 a gaz _pol_
http://www.okapi38.com/okapi/Pages_Scooter/T-max_GPL.php

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2010, 23:56 »
Já não é a primeira maxi a gaz ,este site frances tem uma transformação de uma t-max 500 a gaz _pol_
http://www.okapi38.com/okapi/Pages_Scooter/T-max_GPL.php

Concordo plenamente.

quem tambem já tem Scooters a GPL é a EU-R tambem :

http://www.eu-r.com/Scooters_125_150/ECO_III.html

danieljosereis

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #14 em: 08 de Julho de 2010, 02:18 »
Em Portugal, desde os anos 1970 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis  rodoviários. Actualmente circulam cerca de 40 mil automóveis a GPL-Auto em Portugal e mais de três milhões na Europa.

Por essa razão é actualmente o mais importante dos combustíveis alternativos e seguramente o mais barato (a preços de agosto de 2007 é cerca de 45% mais barato que o gasóleo e 55% mais barato que gasolina).

No Brasil seu uso foi proibido para uso veicular devido aos subsídios aplicados para fins domésticos, nos automóveis admite-se apenas o uso de gás natural.
O gás de petróleo liquefeito é obtido a partir da destilação do petróleo, sendo o último dos produtos que se obtêm da sua refinação, o que determina que na gíria se diga que é o último a sair da chaminé da refinaria.

A referência "Auto" significa que é um combustível que pode ser utilizado como carburante, normalmente em substituição da gasolina. Uma viatura alimentada a GPL Auto dispõe de um sistema misto de carburação (GPL Auto e outro combustível).
É um combustível (mais limpo/menos sujo), mais económico e mais rentável, sendo por isso uma boa aposta para reduzir a poluição  atmosférica.

Diferentes testes comparativos apontam consistentemente para emissões poluentes abaixo das emissões por motores a gasolina ou gasóleo. Um teste feito pelo Millbrook Vehicle Emissions Laboratories (UK) em 1998 e 1999 revelou os seguintes dados:

A Associação Nacional de Instaladores e Consumidores GPL (ANIC GPL), fundada em 2004, tem vindo a travar uma enorme batalha no que diz respeito, a revogação dos Decretos-Lei de 1991, nomeadamente, as que obrigam o uso do autoclante GPL e a proibição da circulação dos automóveis GPL nos parques subterrâneos. Medidas essas, que são únicas em Portugal. No Reino Unido, por exemplo, os automóveis a GPL têm descontos no acesso aos parques subterrâneos, pois os incentivos devem ser cada vez maiores de modo a que as oscilações dos preços do petróleo não influenciem tanto a economia.

danieljosereis

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #15 em: 08 de Julho de 2010, 02:36 »
vejam o que eu encontrei na net nesta busca de motas a gpl lindo (Boa tarde: a capacidade do depósito de GPL são de 5,5 litros uteis (Total 6,30L) e mantive o dep. de gasolina que leva 12l.
É obvio que levou 1 sistema aspirado da BRC mas tive de fazer o corte á bomba de gasolina que é electrica não dispensando a electrovalvula de gasolina. Faz com 3€ 120 kms.
Mais algum interesse de tudo relacionado com a mota, envie-nos 1 mail para sagabril.gpl@oniduo.pt a solicitar o mesmo... 1 abraço Mário Abril).
Que tal???

     
   

danieljosereis

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #16 em: 08 de Julho de 2010, 11:21 »
olá arautomobile tudo fixe?? ainda bem que gostas de ter a mota e o carro na garagem eu tambem, pois nao tem problema nenhum. Para desligar o gaz e passar a gazolina simplesmente tens carregar num botão e mesmo assim nao tens de faze-lo mas se tens assim tanto medo. Acho que o teu medo é geral compreendo perfeitamente pois tambem é o de muitas pessoas que nao sabem nada de GPL eu tambem pensava assim antes de me informar correctamente, tanto que acabei por colocar o meu carro a gaz. abraço grande.

RazoR

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #17 em: 13 de Julho de 2010, 15:02 »
Carro a GPL? tudo bem, scooter a GPL?
QUE ESTUPIDZ TÃO GRANDE

danieljosereis

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #18 em: 13 de Julho de 2010, 19:16 »
olá Razor tudo fixe, podes  então dizer porque achas uma estupides o GPL nas motas??? abraço

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #19 em: 22 de Agosto de 2012, 20:00 »
Nas maxi de maior cilindrada penso que poderá compensar e sem grandes perdas, mas bom bom era nas motas que gastam 9 e 10litradas. isso é que era obra.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #20 em: 22 de Agosto de 2012, 21:46 »
Para alguns companheiros aqui, algumas informações acerca do GPL.
Um companheiro aqui frisou e cito : andar com um depósito de gás debaixo de mim; nem pensar.
Pois fique sabendo companheiro que se eventualmente tiver um acidente e houver fogo; está sujeito a ir pelos ares, não por causa do GPL, mas sim pelo deposito da gasolina. Já tive dois carros a gás neste momento tenho um, e não quero outra coisa, mesmo com a bomba de gás mais próxima a 30km,e se houver hipótese de alterar a mota, é que nem olho para trás, utilizando o deposito actual para o gás e um pequeno deposito de 2/3litros de gasolina chega perfeitamente, visto ser só para arranque.  scooter_ _slb_

power_of_night

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #21 em: 23 de Agosto de 2012, 02:18 »
é um pouco OFF Topic mas aqui vai, eu já vi uma motorizada a 2 tempos a gaz, fazia mais fumo que andava e força era 0
o deposito ia num atrelado feito a medida mas sim estava muito fixe :D

PMCR

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #22 em: 04 de Outubro de 2012, 23:52 »
Boas,

Resumindo e conlcuindo, ja alguém viu onde se faz esse tipo de alterações para poder ir ver / informar-se e consultar!?
O gaz a mim é uma coisa que sinceramente me assiste, até porque os sistemas estão muito evoluídos no que diz respeito á segurança e é muito mais limpo, quer para o ambiente, quer para desgaste do material na mota!
Por isso sinceramente não me agradaria pernunciar, mas perdia 2 horas da minha vida para ir a um sitio desses informar-me melhor sobre o sistema.

Como tal, se alguém souber de quem faça este tipo de alterações, eu como disse antes, gostaria imenso de perder 2 horas da minha vida, para estar mais informado....

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

hlw

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #23 em: 08 de Outubro de 2012, 22:02 »
Será que algum companheiro aqui do fórum tem um sistema destes instalados?
Por acaso tive mesmo para colocar um carro a gas, e depois acabei por me deixar estar e não mudei.
Pelo que me explicaram, nos carros, os consumos são fantásticos mas as prestações baixam um pouco, nas motas será o mesmo?
Quem me informou isto conduzia um honda civic 8)


Abraços

g2090493

  • Visitante
Re: Maxiscooter a gás
« Responder #24 em: 15 de Março de 2013, 00:16 »
Boas companheiros
Venho expor aqui a minha experiencia com carro a gás  _pt_
Tenho uma Renault Megane carrinha,consome 10 L/100 de gás...A gasolina entre 7L a 9L/100...Fazendo as contas poupo sempre muito por ser a gás.  _lool_
Em principio e se correr bem,e conseguir ficar com a Sym GTS 125i evo de 2012, assim que acabe a garantia de fabrica,falo com o meu mecanico,que por ventura,é muito bom, tento meter a mota a gás...
Realmente não existe legislação no codigo da estrada que nao permita a mota de usar gás,contudo o simbolo é valido para todos...(sei do que falo porque mexo no codigo da estrada,todos os dias  _Rolley_).
Para quem não sabe,a legislação alterou para carros a gás,apartir de dia 1 de maio de 2013 carros a gás podem estacionar em parques subterraneos,desde que estejam alterados conforme as regras...
Digamos que a SYM GTS 125i Evo consome 3L/100 ficava equiparado a 1,5L/100 ou 2L/100...Ao fim de muito tempo claro na mota compensa....
Digamos que, a alteracao num carro fica em cerca de 1200€...para compensar o investimento, é necessario efetuar cerca de 25 depositos,apartir dai é lucro(e falo no caso do meu carro).
Na mota, provavelmente era mais barato,digamos uns 800€, era necessario uns aninhos para comecar a compensar._careta_
Agora se arranjarem que venha de origem,(como eu fiz no meu carro), assim compensa e muito!    _pol_
Espero ter ajudado em alguma coisa!