Autor Tópico: - Logística  (Lida 14543 vezes)

Marex

  • Visitante
- Logística
« em: 29 de Novembro de 2013, 19:25 »
Boa tarde a todos !

Gostaria que me ajudassem a esclarecer algumas dúvidas, mais existenciais e se calhar sem qualquer tipo de fundamento, mas que à mesma me fazem confusão, neste retorno à vida motard.

Indo eu ter a minha 125cc brevemente, para um percurso de 30km, 80% AE e 20% estradas locais entre a Margem Sul e Lisboa, gostaria que me ajudassem no seguinte:

- Com este frio, entre o protetor de pescoço e a balaclava há assim tanta diferença ? A balaclava será melhor por ser mais completo não ?

- Pessoal que já tem experiência com andar à chuva, quando chegam ao destino tipo pintainhos, qual a logística que fazem com o fato de chuva ? Têm onde o guardar ? Deixam-no em cima da mota, pois é seguro onde trabalham fazê-lo ? Como é o procedimento ?

- Pessoal que, como eu, tem que usar algum gel aquando trabalho, de modo a não correr o risco de parecer um vagabundo, como é a vossa logística com o uso do gel e o andar de mota, o sujar do capacete, etc ? Usam alguma protecção no mesmo (já vi uns protetores para o capacete que devem dar para o efeito) ?

Sei que parece estúpido estas questões, mas acreditem que, para mim, é algo que me anda a dar a volta ao miolo...se calhar por ser muito simples.

Obrigado, desde já !

Marex

hlw

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #1 em: 29 de Novembro de 2013, 20:32 »
- Com este frio, entre o protetor de pescoço e a balaclava há assim tanta diferença ? A balaclava será melhor por ser mais completo não ?

Tudo depende do material em questão. Se o "protector pescoço" cachecol, buff... for de um tecido polar protege mais que uma balaclava de tecido fino.
Eu para muito muito frio uso balaclava mais buff.
Vê este tópico, há de te ajudar em muitas questões:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10215.0

Pessoal que, como eu, tem que usar algum gel aquando trabalho, de modo a não correr o risco de parecer um vagabundo, como é a vossa logística com o uso do gel e o andar de mota, o sujar do capacete, etc ? Usam alguma protecção no mesmo (já vi uns protetores para o capacete que devem dar para o efeito) ?

Meto o Gel somente quando chego ao trabalho. Durante uns tempos punha em casa, e acabava por ficar sem metade dele no cabelo só ao meter e tirar o capacete...

Abraços!

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: - Logística
« Responder #2 em: 29 de Novembro de 2013, 22:25 »
1 - Vou usando N acessórios para o frio. Ao longo do tempo torna-se vicio ir comprando sempre algo melhor ou diferente.
Se está mesmo agreste uso balaclava por ser mais grossa. ( tenho uma das finas e não uso, foi má compra)
Mesmo assim uso o Buff como protecção de pescoço. ( sim, junto com a balaclava) Porque atrás no pescoço a balaclava é curta e rapava um grizo do caraças .

Se está frescote uso o Buff de modo a tapar o pescoço e o nariz. Se está ameno uso o Buff só no pescoço e só o estico para o nariz se achar necessário.

2- Quando chego molhado  (por fora) ao trabalho vou à casa de banho e dispo o impermeável com cuidado para não molhar a roupa e sacudo-o ficando ele seco outra vez, depois deixo-o pendurado lá numa porta ou numa cadeira só para ir perdendo a humidade que resta. Quanto ao capacete passo com aquele papel de limpar as mãos para o secar.

3 - Gel no cabelo .....não uso! ....cabelo!!!   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 22:26 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #3 em: 29 de Novembro de 2013, 23:07 »
Obrigado pelas dicas !

Mukenga, vi agora que eras tu (fiz o comentário no teu vlog sobre fazeres um vídeo de mota à chuva!). Amanhã vou ao Caparica Peles ver qual deles compensa comprar, se o protetor pescoço, buff ou balaclava, se bem que, pensando às direitas, o buff faz de protetor de pescoço com o acrescento de poder esticar até ao nariz.

Quanto ao gel, concerteza quando voltas para casa, tens o mesmo cenário, ou seja, gel e possivelmente o capacete sujo... que trabalheira !

santos466 já me ajudaste rapaz, acredita. Vou tomar nota :)

E tou ainda a pensar em andar com umas botas e ter no trabalho outro par de calçado para quando chegar trocar, deve ser melhor assim, não acham ?

teixeira lopes

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #4 em: 29 de Novembro de 2013, 23:15 »
Comigo o cabelo é um problema...pareço constantemente um vagabundo...logo por sorte tenho um cabelo tipo aço e ainda por cima ja grisalho (desde os 30 que é assim) ja pensei em ter comigo uma escova para o ir penteando já que durante o dia desloco-me bastante e faço varias paragens com as respestivas tira/retira capacete (cerca de 6x.....imaginem o filme  :o.

O Gel não será solução para mim, ao fim do dia teria o cabelo completamente fixado nas mais variadas e idiotas formas  _lol_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: - Logística
« Responder #5 em: 30 de Novembro de 2013, 15:19 »
Companheiro,

Para a chuva uso um tapa pernas da Tucano Urbano e uma parka impermeável. Tenho chegado seco a qualquer lugar.

As luvas, tenho 3pares para poder calçar umas secas, guardo tudo no top case durante o dia. Á noite na garagem monto o estendal, blusão, parka, luvas etc.......

Com o capacete a estória é mais complicada, pois o que estou agora a usar, faz-me um penteado de três riscas frontais e uso o cabelo curto, por isso recomendo uma boa escolha de capacete.

Atenção aos radares! Eles andem aí!

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #6 em: 10 de Dezembro de 2013, 11:46 »
Bom dia malta,

Uma pequena pergunta:

- Onde deixam os vossos fatos de chuva ? Quando chegam todos pingados, têm algum lugar onde os deixar durante o dia, até os voltarem a vestir, ou despem o fato, guardam-no dentro do saco e dentro da mota / top case e voltam a tirar quando precisam ?

Isto porque não tenho a mais pequena ideia de onde o vou colocar quando o usar e ele tiver todo molhado..

John Master

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2013, 12:12 »
Boas,

No meu caso não tenho esse problema porque como a mota fica na garagem do emprego deixo em cima da mota e ninguém mexe. Além disso caso queira também tenho cacifo. Em casa também tenho garagem. Portanto nas situações de chuva eu por acaso sou priveligiado.  _Rolley_
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 12:42 por John Master »

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #8 em: 10 de Dezembro de 2013, 12:21 »
Pois ! Assim tá bem :)

Resta agora saber de como se safa a malta que não é priveligiada..

Spyder70

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #9 em: 11 de Dezembro de 2013, 13:35 »
Se estiver muito molhada, peço ao pessoal do armazém e fica lá pendurada num cabide  _convivio_


Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #10 em: 28 de Dezembro de 2013, 23:02 »
Aproxima-se o dia em que irei começar a levar a mota diariamente e dou por mim com uma ansiedade estranha...mais devido ao mau tempo e à logistica do fato da chuva e onde deixo o mesmo, a estranha sensação da estrada molhada, o receio de cair, de travar mais ou menos do que supostamente devo....damn  :-?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: - Logística
« Responder #11 em: 28 de Dezembro de 2013, 23:11 »
Companheiro Marex, tive a minha fase em que passei pelo mesmo e as dúvidas e incertezas que agora referes, tive-as também eu e se calhar a grande maioria dos companheiros.

Mas desde que haja precaução na condução e cuidados redobrados com o piso molhado (com tudo o que isso implica), tenho a certeza que correrá bem.  _pol_

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: - Logística
« Responder #12 em: 28 de Dezembro de 2013, 23:35 »
Eu também já passei pelo mesmo ouve uma altura em que quando chuvia levava o enlatado  _martelada_ depois com o decorrer do tempo e umas pingas aqui outras ali, acabei por começar a levar sempre independentemente do tempo, quanto a questão do fato, quando está muito molhado coloco num cabide e fica pendurado na porta do balneário, se for pouco coloco numa cadeira para secar um pouco e voltar a coloca-lo na topcase. 

Quanto a questão de andar com a a estrada molhada, ainda hoje não gosto, pois tudo o que faço é sempre com cuidado em triplicado.
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2014, 20:36 »
Ora bem, chegou finalmente o primeiro dia de levar a minha Sym para o trabalho...e que belo tempo apanhei eu.

No entanto, deu para testar o que havia para testar...muito vento, chuva à mistura e muito muito trânsito. Saindo de Linda-a-velha por volta das 18h30, com o trânsito que muitos conhecem e sabem que existe (à mistura com este bom tempo) deu para perceber que realmente a mota é muito bem-vinda nestas situações. O fato de chuva foi ótimo e cheguei sequinho.

Os pontos mais negativos mas esperados: O vento lateral (na A5, na 25 d'Abril e na A2), o facto de haver algumas partes que não via nada por causa da chuva na viseira (mesmo colocando no dia de ontem um pouco de fairy na viseira da parte exterior) e até alturas em que andava a abrir e fechar a viseira pois, com ela fechada embaciava muito rapidamente (se calhar tinha o respiradouro fechado e não reparei) e com ela aberta, a chuva era muito na cara...

Enfim, uma aventura...mas cá me safei. Lamento imenso às motas que, atrás de mim, me aturaram em cima da 25 d'Abril pelo meio dos carros.

Amanhã, a aventura continua !

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: - Logística
« Responder #14 em: 06 de Janeiro de 2014, 22:28 »
Corajosos em andar neste tempo! Mas ainda bem que te correu tudo bem! Isso da viseira....esquece....só com o pinlock e mesmo assim não sei se safava alguma coisa em dias como o de hoje. é muita "humidade" para a tola!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #15 em: 07 de Janeiro de 2014, 14:12 »
Hoje apanhe mais chuva de manhã que ontem ao final do dia....e ainda ia presenciando um acidente com uma 125 igual à minha mesmo à minha frente... ainda bem que nada aconteceu.

Realmente isso do pin lock é uma coisa a optar pois ontem foi um pânico e hoje à ida para casa será igual concerteza.
Se alguém me souber indicar um bom sitio para comprar um, agradeço..andei a ver na caparica peles e a busca não devolveu nada.

hlw

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #16 em: 07 de Janeiro de 2014, 14:14 »
Isso da viseira....esquece....só com o pinlock e mesmo assim não sei se safava alguma coisa em dias como o de hoje. é muita "humidade" para a tola!

Hoje quando tirei o capacete para o guardar na top case, a viseira já tinha atingido a sua capacidade de não embaciar. Hoje sem pinlock não tinha conseguido andar na A1.

Na Caparica peles têm pinlock para os Nexx e os "universais".

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #17 em: 07 de Janeiro de 2014, 14:38 »
Obrigado Mukenga... ver se vou lá ver disso este fim de semana. Ainda bem que o tempo vai melhorar a partir de amanhã, porque andar assim é desconcertante.

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #18 em: 07 de Janeiro de 2014, 15:40 »
Pois bem... descobri agora que o meu Nexx X30v não tem direito a pinlock :( só mesmo o XR1 é que tem.

Alguma solução ou "workaround" para estes casos ? Já ouvi falar de utilizar os universais e quem consegue adaptar, mas não fico muito convencido..

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: - Logística
« Responder #19 em: 07 de Janeiro de 2014, 15:45 »
Companheiro,
Relativamente à pelicula pinlock e dado que o modelo do teu capacete não está preparado para a receber tens duas soluções:

Solução Universal:
Este
http://www.caparicapeles.pt/p/viseira-anti-embaciamento-universal-oxford-of298/2457
Ou
http://www.motovest.com/loja/Pelicula-Anti-Embacianto-PINLOCK-Aderente-Universal.html

Ou, solução caseira:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10184.0
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

t--brito

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #20 em: 07 de Janeiro de 2014, 15:47 »
Existe um user aqui no forum que com uma bricolage conseguiu meter no dele..eu acho que o dele era um caberg..

E salvo erro acho que foi o user  axe

Cumps

Marex

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #21 em: 08 de Janeiro de 2014, 00:12 »
Obrigado pela info Saboga !

Acho que irei optar pela fita colante anti-embaciante. Alguém tem noção se aquilo dura muito ou se é preciso andar a trocar; ou se é re-aproveitável caso  precisemos de tirar, etc ?

Claro que concerteza me poderão responder às questões na loja, mas caso alguém tenha conhecimento e/ou experiencia propria, melhor :)

Desde já, obrigado a todos pela info !

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: - Logística
« Responder #22 em: 08 de Janeiro de 2014, 10:06 »
Depende, tens Companheiros que colocaram há dois anos e ainda lá anda.
Dependerá de inúmeros factores, mas julgo que, por norma, não fará mais do que 1/2 anos.
Não será reutilizável.

Posso-te garantir que quando utilizares o sistema pinlock não quererás outra coisa.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: - Logística
« Responder #23 em: 08 de Janeiro de 2014, 10:15 »
Existe um user aqui no forum que com uma bricolage conseguiu meter no dele..eu acho que o dele era um caberg..

E salvo erro acho que foi o user  axe

Cumps

Sim fui eu que meti no meu Caberg tal como exemplificado pelo link que o Saboga meteu.
........
Ou, solução caseira:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10184.0

O Meu K7 é um Caberg Konda, que não tem de origem, nem mandando vir para este modelo viseira com Pinlock.
Pode-se sim é mandar vir a viseira do Caberg Duke porque são exactamente iguais !!

Apenas posso dizer que o pinlock para mim é a melhor solução que existe de anti-embaciamento nos K7 (mais barata e mais eficaz).

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

t--brito

  • Visitante
Re: - Logística
« Responder #24 em: 08 de Janeiro de 2014, 10:57 »
Pois eu sabia que existia um user aqui no forum que tinha feito isso, eu assim que o meu airoh chegar e a primeira coisa que vou fazer e meter o pinlook

Cumps