Autor Tópico: A mota não quer pegar  (Lida 34789 vezes)

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
A mota não quer pegar
« em: 02 de Outubro de 2013, 09:21 »
Companheiros  _pt_

Hoje, e como eu não percebo nada de mecânica _martelada_, a minha mota só depois de várias tentativas( algumas) é que ela pegou. Será do tempo ou por eu agora andar pouco? O que eu faço quando a mota não pegar?  _pensador_ Vou a pé....
Obrigado
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

nd_oliveira

  • Visitante
Re: A mota não quer pegar
« Responder #1 em: 02 de Outubro de 2013, 10:04 »
Podem haver várias causas para essa situação.

As mais comuns e simples são bateria ou vela e depois temos as mais complicadas como bomba de combustível.

A mota esteve parada muito tempo?

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2013, 10:49 »
nd_oliveira obrigado pela ajuda, mas agora que fala, já á várias semanas que eu tenho a ideia que a mota deita um pouco de cheiro a gasolina. Bolas, será mesmo isso?

Todos os dias vou levar o miúdo á escola, mas o trajeto é muito pequeno
Obrigado _pol_ _pol_
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

nd_oliveira

  • Visitante
Re: A mota não quer pegar
« Responder #3 em: 02 de Outubro de 2013, 12:24 »
Pode ser vela e estar a queimar mal... digo eu...

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2013, 12:54 »
Pode ser vela e estar a queimar mal... digo eu...




Tenho de ir á oficina vêr o que se passa
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A mota não quer pegar
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2013, 13:12 »


Se a mota anda todos dias, mesmo com trajectos pequenos, nao deveria custar a pegar  _pensador_

se cheira a gasolina .... pode ser algum tubo roto, alguma fuga e custa a pegar porque entra ar para a injecção, em vez de ser só gasolina ....

Mas tbm pode ser a vela, se está a queimar mal e cheira a gasolina ...

O melhor é mesmo passar pela oficina, visto que não se percebe onde se mexe e pode-se estragar.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: A mota não quer pegar
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2013, 13:15 »
A minha também já fez-me isso umas duas ou três vezes.  Aliás,  até a v-strom fez-me isso se bem que está passa muito tempo parada.
Mas acho que em todas essas vezes liguem a moto sem esperar pelo fiz do check up que elas fazem ao ligar a ignição.  Não sei se terá alguma ligação mas agora espero sempre que acabe só dando ao start depois. Desde aí mais nenhuma teve dessas tosses.
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #7 em: 02 de Outubro de 2013, 15:49 »
Companheiros  _pt_

Hoje, e como eu não percebo nada de mecânica _martelada_, a minha mota só depois de várias tentativas( algumas) é que ela pegou. Será do tempo ou por eu agora andar pouco? O que eu faço quando a mota não pegar?  _pensador_ Vou a pé....
Obrigado

Podes ter deixado a luz dos mínimos ligada durante o dia e se estiver o sol a bater na scooter passa despercebido ( aconteceu 1 vez com a minha ex, 1 Xmax 125  _corado_ ) e até já tinha chamado a assistência e ainda tentei dar ao starter + 1 vez e lá pegou,hehe.
Outra coisa que te recomendo é, fazeres uma viagem grandinha tipo, 200 kms e assim a bateria fica com a carga máxima e depois aguentará alguns dias de paragem e/ou percursos pequenos.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: A mota não quer pegar
« Responder #8 em: 02 de Outubro de 2013, 16:01 »
Pelo que entendi não foi bateria fraca mas ter de tentar várias vezes para pegar.  No meu caso foi tal pois o motor de arranque rodava com força
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #9 em: 02 de Outubro de 2013, 16:18 »
É nisto que o CPM é exemplar, obrigado a todos.

Amanhã vou á oficina e depois digo alguma coisa.
Companheiro Scooterado, é isso que eu vou fazer. Vou com o pessoal do Motards do Oeste a Fátima mas antes, como disse, vou passar pela oficina. Não quero passar alguma vergonha na viagem _Rolley_
Mais uma vez obrigado a todos pela pronta ajuda _palmas_

Abraços
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: A mota não quer pegar
« Responder #10 em: 02 de Outubro de 2013, 17:19 »
Companheiro, o que pode estar a acontecer, é algo muito simples, mas de tal modo que é simples, pode tornar-se alarmante.

Podes ter possivelmente alguma fuga de ar ou na admissão, ou na injecção. O que isto faz é deixar entrar ar na mistura, podendo fazer ou desferrar a bomba, se a moto estiver muito tempo parada.

Dou-te o exemplo do que aconteceu 2 vezes com a minha. A primeira vez que isto aconteceu foi quando andei a mecher nos roletes. O que aconteceu foi que por ter rodado á mao o cilidro para trás ligeiramente, a janela de escape ficou aberta e deixou entrar ar para o circuito de injecção. O que aconteceu é que a bomba desferrou certamente, pois custou muito a pegar... já eu tava aflito, mas depois de tentar pola a trabalhar e acelerar um bocadinho, pegou logo.

Outra coisa que me acontece, quando tenho a moto parada no inverno, por exemplo 2 ou 3 semanas, quando a coloco a trabalhar, ela pega, e depois ás vezes vai-se abaixo. Qanto tento novamente ela quase que morre, mas depois de dar uma aceleradela, fica logo impecavel...

Portanto das 2 uma, ou tens uma fuga, ou a bomba está a desferrar por algum motivo  ;)

Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: A mota não quer pegar
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2013, 18:31 »
o cheiro a gasolina é quando o circuito de injeção tem ar, e enquanto não estiver cheio de gasolina manda todo o ar com cheiro a gasolina para fora, e ainda bem que é assim com purga automatica, senão tinhamos de estar sempre a purgar o sistema. esta situação acontece quando falta a gasolina, por exemplo. scooter_ scooter_
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #12 em: 03 de Outubro de 2013, 13:09 »
Bem pessoal, hoje fui á oficina e passei a minha maior vergonha _corado_ Se calhar não devia contar mas.....

Bom, em relação á mota não pegar o problema era da bateria que já estava fraca e eu, optei por comprar uma em vez de tentar carrega-la ( acho que passaria a vida a carrega-la uma vez que ando pouco)

Quanto ao cheiro a gasolina ...... depois de desmontar a mota toda......... o empregado mexeu na tampa do depósito e ela não estava totalmente......... fechada _martelada_ _martelada_ _Zang_
Estou mesmo a ficar velho e cansado, que vergonha, nunca me lembrei da tampa do deposito......
Obrigado a todos pelas vossas dicas  _pol_ e desculpem qualquer coisinha. Para a proxima já sabem que têm de dar um desconto

Abraços
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A mota não quer pegar
« Responder #13 em: 03 de Outubro de 2013, 14:07 »

Tal como disseram, poderia ser de demasiadas coisas.... uma delas pode ser do tampão do deposito...

São coisas normais, mas não comuns, e quando há situações das "meninas" não pegarem, então diz-se o que normalmente é mais "plausível" de acontecer .....

Mesmo andando pouco, mas deixando a mota a trabalhar pelo menos 5 min as baterias são obrigadas a carregar!

Mas se na oficina dizem que a bateria está fraca, poderiam ter resolvido a situação .... mas ganha-se mais em vender novas.
Também é mais plausível e se pediste factura, estas safo por 2 anos  _pol_

Sempre que haja alguma questão a fazer, seja ela qual for, o pessoal tenta sempre ajudar  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2013, 14:26 »
bem AXE, se eu tivesse um buraco ali perto..... ainda não acredito.
Claro que é melhor para eles vender, mas é como tu dizes, durante 2 anos estou safo; digo eu

Obrigado _pol_
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: A mota não quer pegar
« Responder #15 em: 03 de Outubro de 2013, 16:03 »
Companheiro, não tens de sentir vergonha, pois todos passamos por elas, e muitos aprendem com a nossa desgraça ás vezes ehehe  ;)

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #16 em: 03 de Outubro de 2013, 19:23 »
Companheiro, não tens de sentir vergonha, pois todos passamos por elas, e muitos aprendem com a nossa desgraça ás vezes ehehe  ;)



 _corado_ _corado_
Agora vão dizer " bolas, nunca mais ando com aquele gajo........
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: A mota não quer pegar
« Responder #17 em: 03 de Outubro de 2013, 19:48 »
 :)) Hoje foi a minha que não quis pegar à 1ª só pegando à 3ª  :))  é que ela não está
habituada a estar tanto tempo parada, (4 dias)  _Rolley_ :)) :)) entretanto dei um pouco
de acelerador e lá pegou,  _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: A mota não quer pegar
« Responder #18 em: 03 de Outubro de 2013, 20:08 »
Infelizmente, as baterias vão perdendo capacidades ao longo dos anos.

Por experiência, não dou mais de 3 - 4 anos para trocar de bateria,  e então no Inverno é mais arriscado pois elas descarregam mais depressa por causa do frio.


Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: A mota não quer pegar
« Responder #19 em: 03 de Outubro de 2013, 22:32 »


 _corado_ _corado_
Agora vão dizer " bolas, nunca mais ando com aquele gajo........

Não digas isso...

E se por acaso acontecer ela não pegar em algum passeio, a malta tá lá para empurrar ehehehe  ;D

Offline P.Figueiredo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 115
  • Localidade: Manique / Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #20 em: 03 de Outubro de 2013, 22:44 »
Estou a ver que o inverno é tramado. Se o companheiro JPA diz 3-4 anos, bom a minha está perto dos 3 anos  _Rolley_

Obrigado pela força companheiros

Abraços
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

interceptor

  • Visitante
Re: A mota não quer pegar
« Responder #21 em: 03 de Outubro de 2013, 22:49 »
3 anos foi quando durou a bateria da minha... quanto ao tampão da gasolina estas desculpado porque aquilo é um pouco manhoso de se encaixar e se não te certificas pode mesmo ficar aberto!

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: A mota não quer pegar
« Responder #22 em: 03 de Outubro de 2013, 22:51 »
Bem pessoal, hoje fui á oficina e passei a minha maior vergonha _corado_ Se calhar não devia contar mas.....

Bom, em relação á mota não pegar o problema era da bateria que já estava fraca e eu, optei por comprar uma em vez de tentar carrega-la ( acho que passaria a vida a carrega-la uma vez que ando pouco)

Quanto ao cheiro a gasolina ...... depois de desmontar a mota toda......... o empregado mexeu na tampa do depósito e ela não estava totalmente......... fechada _martelada_ _martelada_ _Zang_
Estou mesmo a ficar velho e cansado, que vergonha, nunca me lembrei da tampa do deposito......
Obrigado a todos pelas vossas dicas  _pol_ e desculpem qualquer coisinha. Para a proxima já sabem que têm de dar um desconto

Abraços
Companheiro, não tem que sentir vergonha do que quer que seja, somos seres humanos como tal temos falhas, eu devo ter sido dos poucos que já atestei a minha scooter com gasóleo e contei aqui no CPM, são estas falhas que todos aqui descrevemos e que passamos que podem ajudar outros companheiros.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: A mota não quer pegar
« Responder #23 em: 04 de Outubro de 2013, 02:38 »
Façam como aqui o Je, 3 em 3 semanas + ou - uma viagem ida e volta Algarve-Lx-Algarve ( +- 600 kms ) e a bateria agradece,hehe...... mas no enlatado já mudei várias e lá está ( 3-4 anos e já foste!! )
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

gpmstr

  • Visitante
Re: A mota não quer pegar
« Responder #24 em: 05 de Agosto de 2014, 10:57 »
Boas, a minha Majesty 125 de 2000 já por 3 vezes me custou a pegar... todas elas afastadas por muito tempo ente elas...
Estranho é que dou ao botão de starter e o motor de arranque roda como sempre, com força, mas não pega. Só após umas 3 tentativas e tenho que dar acelerador para ela pegar e depois fica com um trabalhar fraquinho durante uns segundos até começar a ganhar um trabalhar normal...
O estranho é que já à 2 meses tenho o mesmo percurso e ela nunca teve problemas... seja noite ou manhã, frio ou quente, é só dar ao starter pega logo, mas há sempre 1x ou 2 por mês +- que ela faz isto...
Será algum problema no carburador? Sujidades?

Obrigado