E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?
........ afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide.....
Eu não consegui ler em lado algo que o ABS aumenta a distância de travagem!!!
Caro companheiro _AXE_O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso. E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível. Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele! Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!Saudações
Boas pessoal, Aproveito para dar também minha opinião acerca do ABS.Primeiro ponto nem todos nós somos pilotos, além de que o sistema ABS salva vidas, não sou eu que o digo, são as estatísticas. Reduz as distancias de segurança em situações de emergência...significativamente...e percam a ideia que o sistema de ABS aumenta a distância de travagem em piso seco, é mito e está provado...Em estudos não diminui mas mantém a mesma distância sem deixar que as rodas bloqueiem e nos atirem ao tapete, e já me aconteceu...TODOS NÓS SABEMOS QUE ÀS VEZES É UMA QUESTÃO DE 1 METRO ÀS VEZES ATÉ 50 CM, e o ABS (principalmente em piso molhado) reduz bem mais do que isto...E se alguém disser o contrário é porque não anda de mota...(Peço desculpa pela frontalidade).Ponto 2: Motas de competição: Concordo com o MaARCO46. Não utilizam sistemas de ABS pois, aumenta o peso, logo reduz a relação peso/potência, não ajuda nas curvas e como disses-te bem a maioria dos pilotos já atravessam as motas um pouco como se faz nas corridas de karts e com o ABS isso não seria possível...Não é uma questão de segurança. Agora pergunto-te MARCO46, na via pública somos pilotos? atravessamos as motas a curvar?? É ou não pouco seguro?? Todos nós gostamos de não nos aleijarmos e de manter todos os ossos no corpo...Eu pelo menos não quero cair, não posso ficar de baixa, tenho uma casa para pagar, mulher em casa que não iria gostar muito de me ver cair porque ando na via pública a PILOTAR E NÃO A CONDUZIR...Quero pilotar vou para o Autódromo...Ponto 3: Passo a informar que mesmo os pilotos de competição já tem sistemas de ajuda à condução ao contrário do que as pessoas pensam...Um dos maiores sistemas é o ESP, para quem não sabe como funciona, simplesmente é um sistema que regula a potência que é transmitida à roda traseira, se sentir que a roda está a derrapar, reduz a potência à roda, e assim que sinta que o pneu já não está a patinar, volta a dar a potência que está a ser transmitida pelo acelerador...Como é que as rodas no MOTO GP derrapam perguntam vocês?? Percentagem que é atribuída ao sistema mais baixo, quero dizer com isto que este sistema entra em acção mais tarde do que numa mota de stock...Prova disto é a nova BMW 1000 RR apenas considerada a melhor mota de competição até agora fabricada de stock...Para permitir as entradas agressivas de lado e as saídas a derrapar...Mas podem ter a certeza que se o piloto cometer um erro o sistema vai ajudar...Mais um vez desculpem a frontalidade...Boas curvas.
Especificamente no caso das 125cc é rara a q tem ABS. Falo do q o pessoal compra, n necessariamente do q o mercado oferece (sempre vai oferecendo qqr coisinha, especialmente nas maxiscooters). Acho q a maioria das pessoas n esta disperta para este tópico.
Podes ler aqui: O ABS aumenta a distancia de travagem!E verdade! aumenta mesmo! ainda esta semana passei ao lado de um peão numa passadeira, porque o ABS actuou, e em vez de conseguir parar antes da passadeira (ainda que com dificuldade, e indo um bocado de rasto) simplesmente fui parar depois da passadeira, e em vez de assustar o peão parando, ou caindo ao lado dele, assustei-o passando em frente dele Claro que só tem piada a contar aqui, e só mesmo porque não aconteceu nada, mas bricadeira áparte, e já que ainda não paga impostos, vou partilhar a minha opinião sobre o dito:Alguns sabem que em Março troquei uma mota nova por outra exactamente igual, ainda mais nova, e a razão porque o fiz, foi exclusivamente o ABS que a GTS 300 não tinha em 2013 e passou a ter em 2014.Não foi por vontade minha, mas sim uma quase imposição do meu marido, e confesso que nem gosto muito daquilo, mas como eu sou marreta nisto, aceito o que os entendidos me dizem, e eles dizem que o ABS salva vidas Felizmente só tive oportunidade de sentir o ABS actuar por duas vezes. A primeira foi com a IZzi (Yamaha Magesty 400) e a 2ª foi esta semana com a OLga (Sym GTS 300). Em ambas as situações fui apanhada desprevenida, porque não senti quelquer deslizamento da mota, mas pelos vistos a mota sentiu por mim, e actuou. Em ambos os casos, fiquei com a sensação que estorvou mais do que ajudou, mas será mesmo assim?A verdade é que não sei, e na dúvida, aceito o que me diz quem sabe.Aliás, eu conduzo á alguns anitos ( também não são tantos assim ) e o meu carro é um excelente exemplo de veículo com muita potência de aceleração e pouca potencia de travagem: o (Maxi)Lupo 1400 TDI (o meu tem AC para ajudar á travagem )Á 14 anos que deslizo com ele, e estou tão habituada a dosear a travagem e a soltar o travão para logo de seguida calcar de novo á mínima sugestão de derrape, que quando pego noutro carro, no primeiro cruzamento só costumo parar depois Claro que quando regresso ao Lupo, na primeira travagem quase saio pelo para brisas, mas isto tudo é só para dizer que na mota travo da mesma forma, por instinto e por habituação de alguns anos de travagem sem qualquer assitência (o primeiro carro, era tão velhote que nem tinha travões ) e acredito que consigo quase sempre dosear a travagem, mas o que me dizem é que em derrapagem, seja no carro, ou seja na mota, não conseguimos controlar a direcção do veículo (e isso eu sei que é verdade ) e com o ABS, segundo os entendidos, já conseguimos . Como felizmente ainda não tive oportunidade de testar, acredido que seja verdade, mas confesso que depois de tantos anos, duvido que eu tenha a capacidade de aproveitar essa benesse para fazer alguma coisa. Espero nunca vir a saber