Autor Tópico: Pega partida - TopCase Shad  (Lida 12337 vezes)

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Pega partida - TopCase Shad
« em: 18 de Setembro de 2013, 12:25 »
Boas

Na pega do "secador" o suporte da mesma "foi-se" para o espaço conforme visivel nas fotos que aqui deixo.

A mala raramente em circulação transporta alguma coisa, utilizo-a prácticamente apenas para guardar o casco quando páro.







Na Rgmotor informaram-me que a Daelim, não se responsabilizava pela substituição desse componente porque a causa do problema terá sido originada pela topcase e seu suporte.

Para já estou a aguardar que entre o concessionário e a Daelim me deem um resposta final sobre a solução que acredito e desejo que se resolva sem que eu saia prejudicado, mas caso a resposta/decisão não seja do meu agrado, vou realmente ver quais as hipóteses que tenho de fazer valer os meus direitos, pois em nenhum ponto da documentação do veículo indica que no mesmo não se pode instalar uma topcase, nem limita essa instalação a alguma marca/modelo especifico.

Para já ao meu mail para a daelim reclamando da situação tenho uma resposta muito "engraçada" que até foi rápida.


Meu mail para a Daelim

De: Jorge Vaz [mailto:jmlvaz@gmail.com]
Enviado el: sábado, 07 de septiembre de 2013 14:42
Para: daelim@daelim.es
Asunto: Suporte de Daelim S3 125 partido
Boa tarde
Sou proprietário de uma Daelim S3 125 adquirida em 18 de Janeiro de 2013, no vosso concessionário RG MOTOR LDA. em Terrugem, (cujo endereço copio em CC) com o numero de chassi KMYSABBLSDC007207 e numero de motor SV125E1015160.
A Scooter foi adquirida com a mala Shad33 e o suporte recomendado pela Shad para a Daelim S3 125.
O apoio traseiro central da pega está partido (conforme fotos em anexo), desloquei-me ao concessionário RG MOTOR, no sentido de a situação ser reparada ou substituida.
Estranhamente fui informado pelo concessionário que a garantia da Daelim não abrange a peça em questão.
Por não entender o como e o porquê de uma marca como a Daelim que está em expansão em Portugal, não cobrir defeitos ou avarias com componentes de um seu produto que se encontra ao abrigo da garantia, venho desta forma solicitar a V. Exª a análise e resolução deste problema, de forma a que eu como proprietário não fique lesado com uma reparação de algo que não estará bem com o material em questão
Atenciosamente aguardando pelas vossa noticias


Resposta da Daelim

Estimado Cliente:
Agradecemos la confianza depositada en la Marca al contactar con nuestro departamento de Atención al Cliente.
Lamentamos la incidencia ocurrida en su moto referente a la rotura de la parrilla trasera. Queda claro que la rotura de este elemento es como consecuencia de la instalación de cofre trasero, un accesorio que no equipa la moto de origen. Por este motivo el fabricante no puede asumir este incidencia como un defecto de material de su producto, pues si este cofre no se hubiese instalado la rotura no hubiese ocurrido.
Por lo tanto, deberá de ser el proveedor del cofre instalado como accesorio quien asuma la rotura de este elemento de su moto. No obstante le sugerimos que acuda a su Vendedor Autorizado Daelim para que estudie su caso conjuntamente con nuestro departamento técnico, pues suponemos que ellos le instalaron este accesorio, en caso contrario, deberá de dirigirse a la persona o empresa que le instaló esta maleta SHAD.
Sin otro particular, reciba un cordial saludo.
Toda la información en www.daelim.es
Departamento de Posventa.



Continuemos portanto à espera de noticias que darei quando as houver


TwisteR

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2013, 12:33 »
Só te desejo a maior das sortes.

Deixo algumas dicas:
a) Se não fosse suposto montar uma top case, então a mota não vinha pré-preparada para montagem de uma;
b) O vendedor é o derradeiro responsável por prestar garantia à mota. Se começas a tratar do assunto directamente com a marca, os teus direitos mudam substancialmente (se bem que para o caso não deverá ser grave);
c) Foi a RG Motor que vendeu e instalou o suporte? Se foi, então é fácil: é problema deles!

O que é certo é que no final toda a gente se vai torcer e fugir às responsabilidades, e estes assuntos só terminam em tribunal (numa brincadeira com garantias já vou a caminho dos 4 dígitos em despesas legais e de representação).

Já agora, fica aqui a bíblia:
http://www.consumidor.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005523.pdf

Boa sorte!

TwisteR

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2013, 12:35 »
Ah... só para ficar bem claro:

Quando o vendedor diz "A marca não se responsabiliza, logo, eu também não", entenda-se que é ao contrário!!!
O vendedor assume todo o custo de reposição, e depois é feito o direito de retorno pela marca, mas isso não é um problema do cliente.

O cliente não tem que esperar por acordo entre vendedor e a marca, nem tem nada a ver com o processo. O vendedor tem 30 dias (se a memória não me trai) para repor a situação, e depois deve prestar contas com a marca.

SrSniper

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2013, 17:50 »
Nem de prepósito, estou em vias de montar uma top case. Para isto não acontecer tenho que montar uma pega em metal correto?

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #4 em: 18 de Setembro de 2013, 18:12 »
 _convivio_ Olá pessoal
Tá visto que temos é que perguntar ao stand
se acontecer algum problema quem é que se responsabelisa
antes de lhe comprar/dar o dinheiro da top-case a ganhar
e dizer que se ele não souber responder então não
comprar a top-case e ai eles ficam com as malas para
cozer com batatas nas lojas
um abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

SrSniper

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #5 em: 18 de Setembro de 2013, 18:18 »
_convivio_ Olá pessoal
Tá visto que temos é que perguntar ao stand
se acontecer algum problema quem é que se responsabelisa
antes de lhe comprar/dar o dinheiro da top-case a ganhar
e dizer que se ele não souber responder então não
comprar a top-case e ai eles ficam com as malas para
cozer com batatas nas lojas
um abraço

O problema é que eu já comprei a minha em segunda mão, mas julgo que deve haver uma solução para não partir.

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2013, 18:48 »
O problema é que eu já comprei a minha em segunda mão, mas julgo que deve haver uma solução para não partir.

Uma das possíveis soluções será na chapa que que faz parte do suporte da topcase efectuar um furo na mesma e aparafusá-la à mota, alterando a forma como está actualmente, que é a chapa apertada na pega que pos sua vez é que está aparafusada na mota

Resumindo:

A -> Chapa de suporte da topcase
B -> Pega da mota
C -> Mota

A forma como está de origem é:

A aparafusado em B e B aparafusado em C

Alterando ficaria:

A apertado em C sendo que simultaneamente apertaria também o B ao C

Pode parecer confuso, mas visualizando a "coisa" até nem é...

Se não me resolverem a situação comprar uma pega nova é que não o vou fazer e aí vai saír solução à "Tuga" (unico povo cujo dicionário tem a palavra "desenrrasca")  _Rolley_


Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #7 em: 18 de Setembro de 2013, 20:02 »
Quando a pega da minha S3 partiu (como a tua) não consegui que ninguém se responsabilizasse. Ainda para mais ela partiu por causa de um suporte "caseiro" que o stand mandou fazer e que foi claramente a causa da pega ter partido.

Se bem me lembro 168 euros + IVA era o preço de uma pega nova (até dá vontade de rir...).

Não vale a pena pensares em soluções de reparação da pega. Eu mandei soldar (solda de plásticos) e voltou a partir.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

SrSniper

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #8 em: 18 de Setembro de 2013, 20:51 »
Se bem percebi, então, o melhor a fazer é retirar o suporte de plástico que vem com a mota, que está a vermelho na imagem que anexo, comprar um porte em metal ( valor 30 euros ??? ) comprar a base da top case, depois aparafusar o suporte de metal na moto, encaixar a base da top case no suporte de metal, e depois encaixar a top case na base.
É isto ?
Já pareço um engenheiro.
Sendo assim, tenho que comprar base e suporte, mais umas coroas valentes...[Como é que eu insiro uma imagem no meu post? carrego em inserir imagem e aparece isto:

TwisteR

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #9 em: 18 de Setembro de 2013, 20:58 »
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=274.msg217496#msg217496

O suporte que falei encaixa na mota, sendo colocado no espaço que fica livre após remover a pequena tampa de plástico preta.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 20:59 por TwisteR »

SrSniper

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #10 em: 18 de Setembro de 2013, 21:09 »
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=274.msg217496#msg217496

O suporte que falei encaixa na mota, sendo colocado no espaço que fica livre após remover a pequena tampa de plástico preta.
Tens fotos desse suporte.
Bem, para colocar uma imagem no fórum é preciso um curso superior :)
Eu pensava que o suporte metálico era um suporte que substituía aquele plástico duro onde a tampa preta encaixa, que vai de um lado ao outro da scooter.
Sabes assim por alto o valor de uma base para a top case?

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #11 em: 18 de Setembro de 2013, 23:14 »
Tens fotos desse suporte.
Bem, para colocar uma imagem no fórum é preciso um curso superior :)
Eu pensava que o suporte metálico era um suporte que substituía aquele plástico duro onde a tampa preta encaixa, que vai de um lado ao outro da scooter.
Sabes assim por alto o valor de uma base para a top case?

Sniper tens aqui o documento do suporte de uma mala shad para a S3

A chapa referida que vai encaixar na pega da mota a indicada na imagem 2 do documento

A chapa da imagem 3 é depois fixada à chapa da imagem 2


SrSniper

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #12 em: 19 de Setembro de 2013, 19:26 »
Sniper tens aqui o documento do suporte de uma mala shad para a S3

A chapa referida que vai encaixar na pega da mota a indicada na imagem 2 do documento

A chapa da imagem 3 é depois fixada à chapa da imagem 2

Obrigado, essa chapa só a marca deve vender correto?

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #13 em: 19 de Setembro de 2013, 20:32 »
Obrigado, essa chapa só a marca deve vender correto?

A chapa vem incluída com o suporte metálico da SHAD.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

SrSniper

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #14 em: 20 de Setembro de 2013, 01:50 »
A chapa vem incluída com o suporte metálico da SHAD.
Mas então porque é que a malta que comprou a mala não colocou essa chapa? Se colocasse já não partia.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #15 em: 20 de Setembro de 2013, 09:32 »
Mas então porque é que a malta que comprou a mala não colocou essa chapa? Se colocasse já não partia.

Eu não sei se colocaram ou não. Eu sei que NÃO coloquei no primeiro suporte que meti ("caseiro", feito por encomenda).

Muito sinceramente acho que mesmo com a placa metálica inserida aquilo tem grande probabilidade de partir. O material da pega plástica da mota é muito fraquinho e não é maciço, é quase oco, tem só uns veios de reforço por dentro como podes verificar com a mão.

Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

TwisteR

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #16 em: 20 de Outubro de 2013, 20:38 »
Peço desculpa pela arqueologia, mas, se a Daelim diz isto...

(...)Queda claro que la rotura de este elemento es como consecuencia de la instalación de cofre trasero, un accesorio que no equipa la moto de origen. Por este motivo el fabricante no puede asumir este incidencia como un defecto de material de su producto, pues si este cofre no se hubiese instalado la rotura no hubiese ocurrido.(...)

Então porque nos acessórios que constam no site oficial da Daelim está lá uma mala Shad SH37?
Afinal dizem que não é suportada a instalação, e depois no site promovem as malas enquanto acessórios? Ou sou eu que ando a fazer confusão?

bigbikebiker

  • Visitante
Re: Pega partida - TopCase Shad
« Responder #17 em: 12 de Julho de 2019, 23:33 »
As case shad fornecem parafusos de fixação muito curtos.

Por causa disso são instaladas muitas vezes com os suportes inclinados a apoiarem-se apenas de um lado sem apanhar dois travessos da grelha de forma a que fiquem direitos. Os suportes inclinados, além de fixarem pior a base, forçam o plástico da base resultando quase sempre em que a base se solte. Se a base estiver partida nos pontos de apoio será melhor comprares uma nova.

Para a base ficar bem fixa, sugiro que compres numa loja de ferragens ou num leroy merlin, parafusos com o mesmo diâmetro e cabeça semelhante aos de origem mas mais compridos (1 a 2 cm), umas 20 porcas e meia-dúzia de anilhas o mais largas possível antes que as porcas as vazem.

Escolhe muito bem os orifícios da base que vais usar mediante a posição da base na moto e de forma a que consigas por quatro apoios debaixo da tua grelha o mais afastados possível, sem problemas de espaço e o mais centrados possível entre os travessos da grelha.

Uma vez os parafusos nos orifícios cuidadosamente escolhidos, aperta-os à base no fundo da base com uma porca e uma anilha larga (antes da porca) para distribuir melhor as forças pela superfície da base e manter os parafusos perpendiculares à base. Põe segundas porcas travão por cima dessas. Faz tudo com chaves próprias.

Com os quatro parafusos fixos à base e perfeitamente perpendiculares a ela, resta colocares os 4 apoios debaixo da grelha para fixar a base na moto. Não apertes os parafusos de uma vez. Dá os apertos finais de forma distribuída alternando entre os apoios, sempre atento à posição da base. Põe segundas porcas de travão (sim, desta forma cada parafuso leva 4 porcas). Et voilá. Cai primeiro a Ponte de D Luís.

PS: Não uses cases muito maiores que 30 L se não tiveres necessidade disso.
« Última modificação: 13 de Julho de 2019, 13:01 por bigbikebiker »