Autor Tópico: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)  (Lida 70655 vezes)

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #50 em: 28 de Agosto de 2013, 13:32 »
Viva,

È hoje... por volta das 16:30 vão entregar-ma.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #51 em: 28 de Agosto de 2013, 15:04 »
Como faltava carregar um vídeo e porque só quando tenho alguma disponibilidade posso fazê-lo (ainda que seja um processo muito rápido, diga-se), deixo-vos agora o último vídeo que tenho e em que o companheiro Pianoman chegava do seu test-ride à nova Honda Forza NSS300.

VÍDEO - Teste individual (Pianoman)

À pergunta que lhe fiz sobre se tinha gostado...a resposta foi liminar: "MUITO BOM, MUITO BOM MESMO"  _pol_
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 15:06 por Sapiens21 »

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #52 em: 28 de Agosto de 2013, 15:23 »
Como faltava carregar um vídeo e porque só quando tenho alguma disponibilidade posso fazê-lo (ainda que seja um processo muito rápido, diga-se), deixo-vos agora o último vídeo que tenho e em que o companheiro Pianoman chegava do seu test-ride à nova Honda Forza NSS300.

VÍDEO - Teste individual (Pianoman)

À pergunta que lhe fiz sobre se tinha gostado...a resposta foi liminar: "MUITO BOM, MUITO BOM MESMO"  _pol_

É isso mesmo o que eu disse: muito bom.
Gostei:
Do motor, da "pica" e da energia que tem
Da facilidade com que curva e se manobra
De chegar com os pés ao chão (como na minha). É muito fácil andar com ela para trás.
Da estética (parte sempre subjectiva)
Da travagem. O CBS não engana, tem uma óptima travagem.
Da posição de condução. As pernas quase que esticam completamente e os braços ficam até mais esticados do que na Maxsym. Claramente estou mais afastado do guiador.
De ter computador de bordo. A Maxsym não tem...
Do som do escape. Muito "encorpado" parece o som de um motor maior!

Não gostei:
Dos porta-luvas: têm um formato e dimensões algo estranhos.
De não ter travão de parqueamento. Para mim é uma função essencial numa scooter. De qualquer cilindrada, quanto mais numa 300cc. A vantagem é que não é muito pesada...
Do vidro pequeno. Eu sei que se pode trocar por um mais alto, mas...
Do sistema (e do presumível preço) de instalação de uma top-case.
Do preço. São cerca de mais 400 euros que uma SYM GTS 300i das novas e praticamente o preço de uma Maxsym sem ABS. Um exagero, mesmo sendo Honda.

A saber mais tarde:
Consumos
Fiabilidade mecânica
Preços de revisões
Preços de acessórios

No geral, para uma 300cc e vendo a concorrência, parece-me mota para mais do que 16 valores. Volto a repetir, dentro das 300cc acho que é das melhores. O preço é que me deixa de pé atrás...


Obrigado Isaac pela oportunidade e parabéns pela iniciativa!

Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #53 em: 28 de Agosto de 2013, 16:02 »
Daqui a pouco, vou sair para acompanhar o companheiro Jorge Valente na aquisição da sua. _convivio_
Depois de a ver ao vivo, direi a minha opinião.
Por agora, a partir dos vídeos colocados neste tópico, gosto das linhas em geral, mas acho a frente demasiado esguia/estreita e o formato dos faróis demasiado parecido com os das Kymco e, até, SYM. Creio que prefiro a frente do modelo anterior, igual ao exemplar do Isaac, pois tem mais personalidade e é mais diferenciada de alguma concorrência (o que não significa que seja mais bonita que a nova).
Mas, nada como ver ao vivo.
Ah, também gosto do som do motor que se pode ouvir nos vídeos e da evidente qualidade de execução da scooter. Honda é Honda...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #54 em: 28 de Agosto de 2013, 17:01 »
Ah, também gosto do som do motor que se pode ouvir nos vídeos e da evidente qualidade de execução da scooter. Honda é Honda...

Já que falas no som e porque de facto nos vídeos é por demais evidente que tem um som muito possante e enganadoramente denunciador de uma motorização com mais cilindrada (que na realidade não tem), quase de certeza que quando o Jorge Valente ligar a sua nova Forza 300 vais ficar com uma ideia diferente....depois diz se não confirmas isso!

Mas vou passar a explicar a razão que encontro para esse desfasamento!

Quando a fomos buscar ao stand e mal a ligámos pela primeira vez (atenção que estava com zero Kms), o som emanado pelo escape apesar de rouco, achei-o abafado e não se destacava de uma forma especial.....no entanto e isto é pura verdade, aliás os vídeos são disso prova.....depois de lhe termos colocado alguma kilometragem e sobretudo...depois de todos termos apertado bem com ela e dos elementos mecânicos se encontrarem bem quentes, o som vindo daquele escape parecia ter-se transfigurado por completo, quase parecia que já não tinha o mesmo escape com que a trouxemos do concessionário. Julgo (...e creio que não me engano) que com o passar dos Kms e com o natural aquecimento no núcleo do escape, o som vai-se tornando cada vez mais forte e audível, cada vez mais grave...mais "cheio".

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #55 em: 28 de Agosto de 2013, 17:36 »
Olá.
Apesar de não estar a pensar comprar uma, é uma moto que terei de testar.
Isto porque a minha SH 300 usa o mesmo motor mas pesa menos quase 30kg e declara 27cv.
Não compreendo bem porque na Forza este motor tem de vir com menos cavalos e menos 10nm à mesma rotação. É um contra senso uma vez que até pesa mais.
Penso que a nivel de velocidade de ponta nada perderá ou até seja melhor uma vez que certamente terá muito melhor aerodinâmica.
No caso da SH o que adoro é mesmo o disparo dela, principalmente a 1 pois com dois nota-se bastante diferença apesar de continuar a andar muito bem.
Quanto a consumos a minha com a Maria a conduzir sozinha faz na casa dos 3l/100km (ela já conseguiu 2.8/100km) mas comigo ou a dois como quase sempre anda ronda os 3.5l/100km sem preocupações nos consumos mas com condução calma que é a minha habitual.

Mas sem duvida, tendo em conta o motor da minha, deve ser uma otima mota que deve conciliar muito bem o citadinho e as viagens calmas.

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #56 em: 28 de Agosto de 2013, 19:08 »
Sabem porque é que a nova Forza tem aquele disparo no arranque que envergonha algumas 400cc? Porque é levíssima! scooter_
É um brinquedo sensacional, muito equilibrada de linhas e de proporções e muito equilibrada e sâ de ciclística. FACÍLIMA e muito agradável de conduzir.  scooter_ scooter_

paulo hadyk

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #57 em: 28 de Agosto de 2013, 22:06 »
Companheiros.....Honda é Honda......

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #58 em: 28 de Agosto de 2013, 22:07 »
É com naturalidade que leio a tua apreciação relativamente ao peso deste novo modelo, mas essa sensação encontra muita da sua razão de ser, além do bom equilibrio inerente à própria concepção de todo o conjunto, no perfil do banco e na sua distância ao solo que é tão só e apenas uma das mais baixas de entre as maxiscooters neste momento à venda em Portugal.

Este factor permite que a flexão das pernas se faça sem esforço e auxilie grandemente no encontrar do ponto de equilibrio face a outros modelos concorrentes, transmitindo essa natural percepção de peso e que não é sentida de forma igual em todas de maxis.

A título de curiosidade, não deixa ainda assim de ser algo impressionante essa grande sensação de leveza, se atentarmos que, por exemplo, tanto a nova SYM GTS 300 como a Kymco Downtown 300 têm um peso inferior à nova Forza NSS300.

ZeZe, termino agradecendo o teu testemunho e valorando o facto de teres acompanhado um nosso companheiro na sua nova aquisição....mas....por acaso não aproveitaste também para tirar 1 ou 2 fotos para conhecermos a máquina do Jorge Valente?  ;D
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 22:11 por Sapiens21 »

paulo hadyk

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #59 em: 28 de Agosto de 2013, 22:11 »
O que mais me espantou foi o equilíbrio da Forza.

Qd fizerem uma 500.....bye bye virus T-Max.....desculpem o off-toppic, mas qd sair uma Forza-like com 500ccs.....cuidado com concorrência.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #60 em: 28 de Agosto de 2013, 22:21 »
Amigo Paulo, ao ritmo a que a Honda está a lançar novos modelos (e com sucesso, é importante mencionar), posso garantir-te que já vi esse "filme"...bastante mais longe de acontecer.  _Rolley_

É só questão de um Japonês com poder de decisão na Honda dar a ordem e surge o.....THE POWER OF DREAMS!  ;)


Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #61 em: 28 de Agosto de 2013, 23:00 »
Boas,

Já cá canta a dita e é uma maravilha, como já aqui foi várias vezes dito, já fiz +- 50kms e estou nas nuvens.

Quero agradecer mais uma vez ao José Eduardo a companhia que me fez quando ma entregaram e nos meus primeiros kms.

Um abraço a todos,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Fred_FBF

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #62 em: 28 de Agosto de 2013, 23:36 »
Boas,

Já cá canta a dita e é uma maravilha, como já aqui foi várias vezes dito, já fiz +- 50kms e estou nas nuvens.

Quero agradecer mais uma vez ao José Eduardo a companhia que me fez quando ma entregaram e nos meus primeiros kms.

Um abraço a todos,

Boaaaaaa  _lool_, olhe ó faxavor, sai uma Forza novinha para a garagem do Jorge Valente.  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Goza bem essa montada companheiro.  _pol_

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #63 em: 28 de Agosto de 2013, 23:57 »
Fotos, há 3 ou 4, tiradas com o meu telemóvel. Amanhã, talvez consiga colocá-las.
O Jorge também tirou algumas.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #64 em: 29 de Agosto de 2013, 01:23 »
Para bem da saúde de quem tem 650's, foi muito cordial da vossa parte não fazerem a comparação no arranque.

É que me parece que os proprietários das 650 talvez ficassem surpreendidos. :)

É uma scooter espectacular, eu fui lá antes de vocês por outros motivos.

Gosto também da traseira da anterior, a 250.


P

Na verdade e para ser totalmente franco, a MaxSym do companheiro Painoman não se portou nada mal...o "problema" é que não se esperava que aquele pequeno motor da Forza com 279cc tivesse tanta garra (volto a frisar...estava completamente nova e ainda algo presa).

Sou totalmente imparcial no que vou dizer: Na maioria das vezes andaram quase sempre taco a taco, excepto nos primeiros metros pois a Forza 300 pula, mas pula mesmo para a frente com uma desenvoltura que nos deixou a todos espantados!  _confuso_ No arranque a fundo, mesmo tendo em conta os seus cerca de 200Kg (e ainda para mais estava bem atestada e levava o Limpinho que "só" pesa 90Kg  _Rolley_) é visível que não dá mesmo hipóteses...os primeiros metros são dela, aí sim não há chances!

Para a motorização que tem, volto a dizer e não sou o único com essa ideia pelo que já aqui li....parece ter muito mais potência do que aquilo que é declarado! E está este motor virado para os consumos hem... _pensador_

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #65 em: 29 de Agosto de 2013, 02:17 »
Olá Isaac.

Depois de tanto entusiasmo a tua 200 já foi   _lool_ _lool_.
Pelos motivos que apresentei não pude estar presente no teste da 300, com 24 cavalos, que parecem que são...(?)_confuso_, mas se soubesse que havia confronto com as 400 teria aparecido.
Mas Isaac, não vale começar a gritar que a 300 ganha quando vão a meio do percurso  _lool_ _lool_.
E já agora, não querendo ser maçador  _martelada_, vocês não acham que falta um disco na roda da frente?

Um abraço

Carlos
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

paulo hadyk

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #66 em: 29 de Agosto de 2013, 08:31 »
Esse parece ser o mal geral na maioria das hondas.....falta sempre um disco à frente.....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #67 em: 29 de Agosto de 2013, 09:25 »
Depois de tanto entusiasmo a tua 200 já foi   _lool_ _lool_.

Amigo Carlos, pemite-me fazer só uma correcção...a minha é 250cc, não 200cc.  ;)

Porém e dito isto, a diferença de apenas 30cc da minha Forza para esta nova não tem a mesma proporção matemática no que ao desempenho mecânico diz respeito. Com alguma tristeza digo até que, neste aspecto em concreto, a minha seria pura e simplesmente cilindrada num confronto directo.

Sobre a MaxSym amigo Carlos e como disse mais atrás, não hà razão para receios pois portou-se à altura daquilo que a contenda lhe exigia e quase sempre andaram taco a taco...até mesmo com a bi-cilindrica SW-T400 do companheiro Cmiguelq.

Já agora e também um pouco na linha do que se tem escrito sobre esta fiável mecânica que tem as suas origens na unidade motriz que equipa a SH300i, deixo aqui os dados que foram alcançados num teste feito na Tailândia com uma Forza NSS300 de origem:

Dos 0 aos 60Km/h.....3,5 seg

Dos 0 aos 80Km/h.....5,5 seg

Dos 0 aos 100Km/h.....9 seg.

Sobre a velocidade máxima (depois da rodagem feita), talvez ande perto dos valores alcançados pela SH300, não sei. Mas o Panda parece já saber que o ponteiro desce bastante.  >:D
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 14:56 por Sapiens21 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #68 em: 29 de Agosto de 2013, 11:31 »
É uma scooter espectacular, eu fui lá antes de vocês por outros motivos.

Foste lá antes de nós Pedro.... _pensador_

O que é que andarás a preparar. Das 2 uma, ou foste para fazer algum tipo de manutenção à CBF ou caíste na realidade e vais voltar para as maxiscooters (estou a brincar).  _careta_

Mas tenho pena de não teres nessa ocasião testado a nova Forza 300, pois ela estava com zero Kms marcados quando lhe peguei.

Já agora, aqui está uma que terá levado 8,7seg. para alcançar os 100Km/h. Mas pronto, esta tinha certamente já umas preparações a avaliar pelas imagens.  ;D


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #69 em: 29 de Agosto de 2013, 15:07 »
Não caro Miguel, a próxima Forza NSS300 cá do fórum não será a minha.

Quando contei à minha mulher que ía testar o novo modelo da Forza com uns companheiros, li-lhe no rosto um acesso de clarividência e momentos depois estava-me a dizer: "Por acaso não estás a pensar trocar, pois não? A tua mota está nova..."  Ainda me disse mais umas quantas que não me recordo já muito bem, mas que na altura foram capazes de furar a "nuvem" em que o meu pensamento já se encontrava à uns dias a essa parte.

Posto isto e porque em parte até lhe tenho que dar razão, continuarei com a minha bem estimada e muito fiável Honda Forza X.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #70 em: 29 de Agosto de 2013, 15:46 »
Ah ah ah!  _lol_ _lol_ _lol_

Estou mesmo a ver o olhar de "el matador" que a tua esposa te deu!  _lol_ _lol_ _lol_
É o mesmo que a minha me dá sempre que falo de upgrades!

Embora se tivesses uma boa valorização da tua e uma boa oportunidade fiques virado ao contrário e a bater mal... _martelada_
 _mau_

Eu não posso pensar em nada agora, até porque sem carta é tudo académico... Mas em V.V. tenho que a conduzir e Isaac, vais ter que arranjar maneira de o conseguir!!! _careta_

E mantenho a minha, para já a cinza é a mais bonita! _careta_ _careta_ _careta_
« Última modificação: 29 de Agosto de 2013, 16:08 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Fred_FBF

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #71 em: 29 de Agosto de 2013, 15:50 »
Não caro Miguel, a próxima Forza NSS300 cá do fórum não será a minha.

Quando contei à minha mulher que ía testar o novo modelo da Forza com uns companheiros, li-lhe no rosto um acesso de clarividência e momentos depois estava-me a dizer: "Por acaso não estás a pensar trocar, pois não? A tua mota está nova..."  Ainda me disse mais umas quantas que não me recordo já muito bem, mas que na altura foram capazes de furar a "nuvem" em que o meu pensamento já se encontrava à uns dias a essa parte.

Posto isto e porque em parte até lhe tenho que dar razão, continuarei com a minha bem estimada e muito fiável Honda Forza X.

Amigo Isaac,

Esta malta é tramada para a brincadeira e não faz pressão nenhuma para a troca da máquina. ... mesmo nenhuma...  _Rolley_  _careta_

Então diz-me lá uma coisa... quando te vou ver com a branquinha? ... aquela... que dá um Forza descomunal...uma tal de NSS300...  _Rolley_  _careta_  _lol_ _lol_ _lol_

Grande abraço e continuação de muito e boas curvas com a sempre muito tua e estimada Forza X.  _pol_

daniel

  • Visitante
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #72 em: 29 de Agosto de 2013, 17:48 »
Agora à momentos cruzei-me com a de test-drive que experimentámos na 3ª feira.  scooter_

Já anda por cá mais pessoal interessado em ver o que vale esta nova Forza.

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #73 em: 29 de Agosto de 2013, 18:17 »
Olá Isaac.

Depois de tanto entusiasmo a tua 200 já foi   _lool_ _lool_.


Desculpa Isaac por ter menorizado a tua menina, ou seja, a tua Honda Forza 250.

Um abraço.

Carlos
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: HONDA FORZA NSS300 (Teste Integral)
« Responder #74 em: 29 de Agosto de 2013, 18:29 »

Agora à momentos cruzei-me com a de test-drive que experimentámos na 3ª feira.  scooter_

Já anda por cá mais pessoal interessado em ver o que vale esta nova Forza.

Aqui em Lisboa o interesse é grande, enquanto estava na Linhaway Parede entraram dois possíveis compradores que foram especificamente ver a Forza.

Um deles, dono de duas Honda, uma delas uma CBF 600 como mota do dia a dia estava a pensar substitui-lá pela Forza, mas como motard já com muitos anos de experiência, o facto de não ter mudanças fazia-o hesitar....

Mas andava a pensar nisso!


Sent from my iPhone using Tapatalk - now Free
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)