Autor Tópico: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões  (Lida 10795 vezes)

morsee

  • Visitante
Boas pessoal,
Será que alguém me consegue tirar a seguinte dúvida.

A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões, puxa o motociclo de encontro ao veiculo pesado ou empurra-o para a esquerda?


A ficha tecnica do IMTT refere o seguinte:

Também a deslocação do ar causado pela passagem de veículos pesados em alta velocidade nas auto-estradas, provoca ventos laterais que afectam os veículos ligeiros mais leves. A força do ar provocada pelos veículos pesados,afecta em especial os ligeiros durante as ultrapassagens, empurrando-os para o exterior.

(Não percebo muito bem se esta explicação se refere à ultrapassagem do pesado ao motociclo, se o contrario)

Numa revista brasileira sobre dicas de pilotagem refere o seguinte:

“Ao ultrapassar grandes veículos, como caminhões e autocarros, tome cuidado com o deslocamento de ar causado por eles e que pode desestabilizar a moto. Atrás desses veículos, o turbilhão de ar tende a “puxar” a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a “empurrar” a moto para a lateral. Para evitar incômodo, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem (cinco metros pelo menos).


Em estradas simples, de 2 sentidos, o mesmo efeito do deslocamento de ar poderá também ser causado por grandes veículos que vêm em sentido contrário. Um forte golpe de ar pode atingir a moto lateralmente. Para evitar esse efeito, procure manter-se mais à direita quando perceber a aproximação do caminhão

(Apesar destas explicações fico sem perceber se ao iniciar uma ultrapassagem, sou puxado ou empurrado?

Obrigado
 _convivio_

ElChiquitito

  • Visitante
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2013, 00:24 »
Viva,


És (somos) puxado(s)!


Creio que a pior altura nem é no início mas na parte final.
Nem sempre se sente , no entanto devemos estar sempre alerta.


Boas Curvas.

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2013, 05:33 »
viva

Como o texto brasileiro relata e a realidade, pois ja tive situacao de ir atras de um pesado a menos de 5 m e a FELISBERTA abanava por todo o lado e sentia-me a ser puxado, quanto as laterais tambem basta ir andar devagar e passar um camiao por nós vê-se e sente-se bem a deslocacão do ar, mais uma vez abana-mos-nos todinhos.
Para fazer a dita uitrapassagem o melhor e estarmos quase ao lado dele, tipo no cantinho e depois dar punho para o passar-mos.
"Penso Eu de que"
Se tiver a dizer uma barbaridade que algém me corriga  _martelada_

Boas curvas   scooter_

Fred_FBF

  • Visitante
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2013, 11:33 »
Na minha opinião e pela minha experiência em estrada, se formos em AE e se esta tem 3 faixas, o camião circular na via o mais à direita eu opto por fazer a ultrapassagem pela via o mais à esquerda, ou seja, na via junto ao rail central, evitando assim o efeito de deslocação de vento lateral provocado pelo pesado. Em estradas onde só temos a via de 2 vias(a nossa e a mão contrária) opto por fazer a ultrapassagem o mais longe possível do camião, para assim não sentir tento a deslocação do vento.

Agora, meus amigos, quando vou a uma velocidade que permito que eles me ultrapassem, minha nossa senhora, abano que nem varas verdes à sua passagem, pois o turbilhão de vento que eles criam é deveras violento. Já quando circulo atrás deles, a moto parece que tem os pneus vazios e que o vento de um momento para o outro aumentou para o triplo ou quadruplo da força.

Em jeito de conclusão, eu prefiro ultrapassar os pesados o mais afastado possível.

Abraço e boas curvas.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2013, 13:08 »

Uma parede tão grande (a frente do camião) a levar com um vento de 30 ou 40kmh, mas o camião a ir em contra esse vento  a uma velocidade de 90kmh faz com que o ar seja deslocado para algum lado, certo ?

Porque sentimos ser puxados, atirados e abanados ???

Precisamente porque esse vento/ar é desviado da parede/camião e tem de ir para algum sitio.... principalmente laterais, topo e rente ao chao.

Faz exactamente aquele efeito de turbilhão bem forte, pois como há reentrâncias no próprio camião, o vento é como que se abanado em zig-Zag . Como nós (maxiscootard's/motard's) somos mais leves, e bem mais leves, (mas tbm tendo uma parede bem menor que o camião) somos como que sacudidos varias vezes. E sim isso é normal, é a lei da física.

Evidente que um camião ao passar por nós tbm faz exactamente o mesmo, pois ele mexe com o ar envolvente em nosso redor, e quer queiramos quer não, somos obrigados a abanar, piorando com a velocidade do vento.

Se formos atrás de um camião, acontece precisamente o mesmo, pois o vento/ar está a voltar para a sua forma "normal" (rectilínea por vezes) e se formos mesmo no sitio onde isso acontece, seremos também bastante abanados e isso é super desagradável.
Nessas alturas, ou se vai bem junto do camião (na sua traseira), sendo ele a proteger-nos com um cone de ar, ou mais vale ultrapassa-lo.

Acontece aquele tremelique ao chegar perto da cabine, porque como existe um espaço entre a cabine e a carga, faz com que o ar seja movimentado, fazendo-nos abanar, depois é só preciso aguentar mais um pouco (e afastados do camião) pois a carga aumentará novamente ao chegar-mos ao principio da cabine do mesmo.... aí a coisa aumenta mas depois passa !

Resumindo:

Nunca ir nem muito afastado, nem muito colado ao camião devido a turbulência. Por vezes saltam do chão objectos/palhas e algum lixo que nos pode ferir a vista ou algo da Maxi. Afastar-se quanto possível ou ficar a 1m dele (que é perigoso e não aconselho)

Quando ultrapassar, fazer o mais afastado do camião e tentar ir o mais a direito possível, pois somos abanados devido a turbulência, podendo ser mandado de encontra ao camião....

Aguentar 2 turbulências piores.
- Uma ao chegar a união das 2 partes do camião ( cabine e atrelado)
- Outra é ao chegar ao principio do camião, já no fim da ultrapassagem. Nessa altura somos como que cuspidos para fora.

Fazer sempre, mas sempre esta manobra de 1 vez só !!
Se for para passar o Camião, que seja de 1 só vez (sempre em segurança)!!


Tem a ver com a economia dos camiões, mas dá para perceber o que faz o Vento/ar em redor dos camiões.
Vejam este video --> Filmes Técnicos Aerodinamica

Boas curvas

« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 13:10 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Cromix

  • Visitante
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2013, 13:32 »

Agora, meus amigos, quando vou a uma velocidade que permito que eles me ultrapassem, minha nossa senhora, abano que nem varas verdes à sua passagem, pois o turbilhão de vento que eles criam é deveras violento. Já quando circulo atrás deles, a moto parece que tem os pneus vazios e que o vento de um momento para o outro aumentou para o triplo ou quadruplo da força.

Imagina então isso na Ponte Vasco da Gama :P

Cada vez que me passam, sim porque as vezes os meninos fazem a ponte bem mais rápido do que deviam... Até rezo :P

Fred_FBF

  • Visitante
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2013, 14:36 »
Imagina então isso na Ponte Vasco da Gama :P

Cada vez que me passam, sim porque as vezes os meninos fazem a ponte bem mais rápido do que deviam... Até rezo :P

Eu estou a falar no geral, agora estas duas, a Ponte Vasco da Gama e a A5 são deveras madrastas em relação ao vento, imagina então um destes meninos pequeninos a ultrapassarem ou nós a ultrapassa-los... vai lá vai e como dizes, é mesmo para rezar.  :o

Vaporeon

  • Visitante
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2013, 15:02 »
Uma parede tão grande (a frente do camião) a levar com um vento de 30 ou 40kmh, mas o camião a ir em contra esse vento  a uma velocidade de 90kmh faz com que o ar seja deslocado para algum lado, certo ?

Porque sentimos ser puxados, atirados e abanados ???

Precisamente porque esse vento/ar é desviado da parede/camião e tem de ir para algum sitio.... principalmente laterais, topo e rente ao chao.

Faz exactamente aquele efeito de turbilhão bem forte, pois como há reentrâncias no próprio camião, o vento é como que se abanado em zig-Zag . Como nós (maxiscootard's/motard's) somos mais leves, e bem mais leves, (mas tbm tendo uma parede bem menor que o camião) somos como que sacudidos varias vezes. E sim isso é normal, é a lei da física.

Evidente que um camião ao passar por nós tbm faz exactamente o mesmo, pois ele mexe com o ar envolvente em nosso redor, e quer queiramos quer não, somos obrigados a abanar, piorando com a velocidade do vento.

Se formos atrás de um camião, acontece precisamente o mesmo, pois o vento/ar está a voltar para a sua forma "normal" (rectilínea por vezes) e se formos mesmo no sitio onde isso acontece, seremos também bastante abanados e isso é super desagradável.
Nessas alturas, ou se vai bem junto do camião (na sua traseira), sendo ele a proteger-nos com um cone de ar, ou mais vale ultrapassa-lo.

Acontece aquele tremelique ao chegar perto da cabine, porque como existe um espaço entre a cabine e a carga, faz com que o ar seja movimentado, fazendo-nos abanar, depois é só preciso aguentar mais um pouco (e afastados do camião) pois a carga aumentará novamente ao chegar-mos ao principio da cabine do mesmo.... aí a coisa aumenta mas depois passa !

Resumindo:

Nunca ir nem muito afastado, nem muito colado ao camião devido a turbulência. Por vezes saltam do chão objectos/palhas e algum lixo que nos pode ferir a vista ou algo da Maxi. Afastar-se quanto possível ou ficar a 1m dele (que é perigoso e não aconselho)

Quando ultrapassar, fazer o mais afastado do camião e tentar ir o mais a direito possível, pois somos abanados devido a turbulência, podendo ser mandado de encontra ao camião....

Aguentar 2 turbulências piores.
- Uma ao chegar a união das 2 partes do camião ( cabine e atrelado)
- Outra é ao chegar ao principio do camião, já no fim da ultrapassagem. Nessa altura somos como que cuspidos para fora.

Fazer sempre, mas sempre esta manobra de 1 vez só !!
Se for para passar o Camião, que seja de 1 só vez (sempre em segurança)!!


Tem a ver com a economia dos camiões, mas dá para perceber o que faz o Vento/ar em redor dos camiões.
Vejam este video --> Filmes Técnicos Aerodinamica

Boas curvas

 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #8 em: 16 de Agosto de 2013, 17:20 »
Pois e eles deveriam andar no max a90 kmh reais e no entanto as vezes apanham se a 100 e mais  e a essas velocidades temos quase um tornado a frente...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #9 em: 16 de Agosto de 2013, 18:01 »
Também acho que o pior de tudo é ser ultrapassado por um camião, mas felizmente, que agora que tenho a 250, já não acontece.

Eu tento sempre ir o mais perto possível do camião  antes de o ultrapassar. Se dermos um espaço de 50 metros a turbulência é maior, portanto ou nos aproximamos muito ou nos afastamos bastante. Quanto à ultrapassagem, mãos firmes no guiador, colocar a potência toda na mota e tentar  ser o mais rápido possível. Se possível ultrapassar logo à saída de uma curva, antes do camião ganhar velocidade. Na AE tentar afastar-se um pouco do camião.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

fernandosimoes

  • Visitante
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #10 em: 01 de Novembro de 2013, 22:27 »
Mais um bom tópico, e umas boas dicas! Algumas delas já uso, principalmente de ultrapassar depressa. Enrola-se o punho e zasss!...

Maxicumps!

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #11 em: 02 de Novembro de 2013, 03:45 »
Se há vantagens na minha 500tola é precisamente na ultrapassagem aos pesados é só dar um cheirinho e já está!! Mas claro, que se sente a turbulência como nas 125 e toda a prudência é aconselhável e com piso molhado e spray ainda muito +.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #12 em: 02 de Novembro de 2013, 06:08 »
 _convivio_ Olá bom dia
Eu tambem tinha problemas com as ultrapassagens com a gts 300i
se fossem 2 camiões colados um atras do outro agora com a 400i
enrrolo o punho e já está
um abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
« Responder #13 em: 10 de Novembro de 2013, 10:23 »
O Axe disse tudo! Eu pessoalmente detesto ir atrás de camiões com a 125cc. É tipo combate de boxe, não sinto nem puxado nem empurrado, é mais....esquerda-direita-esquerda-jab !

Empurrado..... sinto quando sou ultrapassado, normalmente numa auto-estrada em que andamos ali taco a taco com os grandalhões e quando nos ultrapassam fazem uma deslocação de ar que é preciso estar preparado.

Resumo: Evitar ao máximo o contacto com esses gigantes! Mandam muito fumo, muita poeira, muita deslocação de ar e mandam-se para cima com algum azar! lol  Eu deixo-me ficar para trás, ou tento ter uma paciência de santo para em alguma zona conseguir vantagem e pirar-me.



"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz