Agora, meus amigos, quando vou a uma velocidade que permito que eles me ultrapassem, minha nossa senhora, abano que nem varas verdes à sua passagem, pois o turbilhão de vento que eles criam é deveras violento. Já quando circulo atrás deles, a moto parece que tem os pneus vazios e que o vento de um momento para o outro aumentou para o triplo ou quadruplo da força.
Imagina então isso na Ponte Vasco da Gama Cada vez que me passam, sim porque as vezes os meninos fazem a ponte bem mais rápido do que deviam... Até rezo
Uma parede tão grande (a frente do camião) a levar com um vento de 30 ou 40kmh, mas o camião a ir em contra esse vento a uma velocidade de 90kmh faz com que o ar seja deslocado para algum lado, certo ?Porque sentimos ser puxados, atirados e abanados ???Precisamente porque esse vento/ar é desviado da parede/camião e tem de ir para algum sitio.... principalmente laterais, topo e rente ao chao.Faz exactamente aquele efeito de turbilhão bem forte, pois como há reentrâncias no próprio camião, o vento é como que se abanado em zig-Zag . Como nós (maxiscootard's/motard's) somos mais leves, e bem mais leves, (mas tbm tendo uma parede bem menor que o camião) somos como que sacudidos varias vezes. E sim isso é normal, é a lei da física.Evidente que um camião ao passar por nós tbm faz exactamente o mesmo, pois ele mexe com o ar envolvente em nosso redor, e quer queiramos quer não, somos obrigados a abanar, piorando com a velocidade do vento.Se formos atrás de um camião, acontece precisamente o mesmo, pois o vento/ar está a voltar para a sua forma "normal" (rectilínea por vezes) e se formos mesmo no sitio onde isso acontece, seremos também bastante abanados e isso é super desagradável. Nessas alturas, ou se vai bem junto do camião (na sua traseira), sendo ele a proteger-nos com um cone de ar, ou mais vale ultrapassa-lo.Acontece aquele tremelique ao chegar perto da cabine, porque como existe um espaço entre a cabine e a carga, faz com que o ar seja movimentado, fazendo-nos abanar, depois é só preciso aguentar mais um pouco (e afastados do camião) pois a carga aumentará novamente ao chegar-mos ao principio da cabine do mesmo.... aí a coisa aumenta mas depois passa !Resumindo:Nunca ir nem muito afastado, nem muito colado ao camião devido a turbulência. Por vezes saltam do chão objectos/palhas e algum lixo que nos pode ferir a vista ou algo da Maxi. Afastar-se quanto possível ou ficar a 1m dele (que é perigoso e não aconselho)Quando ultrapassar, fazer o mais afastado do camião e tentar ir o mais a direito possível, pois somos abanados devido a turbulência, podendo ser mandado de encontra ao camião....Aguentar 2 turbulências piores. - Uma ao chegar a união das 2 partes do camião ( cabine e atrelado)- Outra é ao chegar ao principio do camião, já no fim da ultrapassagem. Nessa altura somos como que cuspidos para fora.Fazer sempre, mas sempre esta manobra de 1 vez só !!Se for para passar o Camião, que seja de 1 só vez (sempre em segurança)!!Tem a ver com a economia dos camiões, mas dá para perceber o que faz o Vento/ar em redor dos camiões.Vejam este video --> Filmes Técnicos AerodinamicaBoas curvas