Autor Tópico: Principais inimigos dos pneus!  (Lida 22493 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #25 em: 06 de Maio de 2015, 12:54 »
Já agora qual é a vossa opinião sobre a frequência com que devemos verificar/retificar a pressão dos pneus, sabendo de antemão que varia com muitos fatores (tipo e estado do pneu, temperatura a que está sujeito, km efetuados, peso do condutor/pendura, etc, etc), mas só para ter uma noção e numa ordem de grandeza ampla.... 

todos os dias/semanalmente/mensalmente?

Eu faço-o muito regularmente numa base de verificação visual e de apalpação do pneu. Este tipo de verificação faço-o mesmo muitas vezes e já quase de forma mecânica.

Quanto à medição e/ou rectificação da pressão dos pneus, ultimamente tenho tido esse cuidado 1x/mês, nem muito mais nem muito menos que isso.

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #26 em: 19 de Junho de 2015, 16:44 »
"o peixe que me venderam" é que devo verificar uma vez por mês... Pelo menos tenho tido esse cuidado com a scooter.
_fcp_
 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #27 em: 21 de Junho de 2015, 20:44 »
A que eu acrescentaria, caro companheiro celinho99....a fazer também uma regular inspecção visual e de apalpação aos pneus.  _pol_

Se perguntares numa casa de pneus o que eles já viram cravado no rasto de pneumáticos, nem vais acreditar...acontece de tudo e não são somente objectos de metal os causadores.

apeixoto33

  • Visitante
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #28 em: 12 de Novembro de 2015, 10:42 »
Eu por mim falo e quase sempre coloco 0,2 Bar acima do indicado, mas faço-o por opção própria.

Por vezes, existem postos de abastecimento em que a pressão que estamos a meter nos pneus não são os reais.
Diferem e muito de posto para posto de abastecimento.
Quando damos ar aos 4 pneus, num determinado posto de abastecimento tem uma pressão e noutro, dá outros bares. Ou seja, os bares de pressão que damos em vários postos de abastecimento não são iguais.

Jorge Moscão

  • Visitante
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #29 em: 13 de Novembro de 2015, 11:40 »
Aproveito para colocar uma outra questão pertinente,no caso da sym e acredito que as outras marcas tb são sugeridas 2 pressões diferentes uma com pendura e outra sem,qual usar?No meu caso ao longo do dia ando várias vezes com e sem pendura. _convivio_

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #30 em: 13 de Novembro de 2015, 23:50 »
Boa noite Jorge,
Os valores são ligeiramente diferentes e por isso eu optaria pela pressão mais alta mas porque sou pesado.
Acho que depende dos pesos do conjunto condutor/pendura e a frequência com que anda a dois...
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #31 em: 14 de Novembro de 2015, 00:07 »
Relativamente à pressão dos pneus nas motos gostaria de acrescentar a seguinte dica.
Se, a moto ao descrever uma curva, a direcção tiver a mais pequena tendência para tornar-se pesada ou com vontade própria de virar mais do que o necessário é porque a pressão dos pneus está baixa.
O comportamento da direcção deve ser totalmente neutra.
É necessário ter em conta que existem perfis diferentes de pneus que mudam a forma como ela curva mas não devem 'forçar' a direcção.

... confesso que não verifico a pressão dos pneus com a frequência necessária pois já fui surpreendido algumas vezes com pressões muito baixas.
... concordo que infelizmente muitos equipamentos nas estações de serviço não são de confiança. E numa mota todo o cuidado é pouco. ;)
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #32 em: 14 de Novembro de 2015, 08:11 »
Julgo que o problema da pressão por causa do pendura se coloca mais no pneu traseiro, que vai suportar o peso. O ideal é rectificar quando necessário, mas para quem usa frequentemente com e sem pendura torna-se chato, já li por aí companheiros que neste vai optam por um valor intermédio estável
« Última modificação: 14 de Novembro de 2015, 08:12 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Jorge Moscão

  • Visitante
Re: Principais inimigos dos pneus!
« Responder #33 em: 14 de Novembro de 2015, 13:14 »
A minha decisão tem sido sem dúvida optar por um valor intermédio,mas penso que nada melhor como experimentar o valor mais alto visto tb ser pesado,uma volta curta e dá para perceber...
Considero estes tópicos de máxima importância,para mim funcionam como alertas pois assumo que por vezes sou desleixado e não verifico a pressão dos pneus com a frequência que seria desejado,vou com certeza começar a ter mais atenção. _pol_ _pol_ _pol_
Obrigado pelas vossas opiniões _convivio_