Autor Tópico: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!  (Lida 60747 vezes)

Marco46

• Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #25 em: 27 de Dezembro de 2013, 18:43 »
Excelente topico para relembrar quem já nao se lembra  _pensador_ e fazer ver aos mais novos e inexperientes como se deve circular com moto. Muito bom!!  _pol_

Nunca é demais insistirmos nestes items que nos podem salvar de situações desagradaveis.

Alem do que aqui já foi referido, tentem nunca travar em curva, sempre antes, e caso necessitem de corrigir trajectorias, façam-no com o travao traseiro ao de leve.

Travar é sempre, mas SEMPRE com o da frente, e nao com o traseiro como já li aqui alguns demais companheiros que o faziam por inexperiencia.  _martelada_

nunca curvem para lá do angulo de inclinação de uma maxi scooter, que é +/- entre os 40%. Curvar depressa menos esforço, devagar muito mais esforço, mas sempre dentro do limite que a via nos oferece.

redobrada atenção sempre ao que nos rodeia e sobretudo "adivinhar" o que os esquecidos vão fazer, tambem evita muito acidente.

Acima de tudo conheçam-se a si proprios, ao limite de cada um e ao limite da vossa montada!

Andem sempre com equipamento adequado. Eu por nao levar capacete numa tarde de Verão, tive um acidente e nao morri por sorte, mas as mazelas na cabeça estão cá para me lembrar sempre que tenho de usar o equipamento correcto.

Todos os topicos de segurança activa e passiva, nunca são demais, porque nós tendemos a criar habitos que por vezes nao sao os mais correctos, e, num momento de aflição, sem experiencia e com esses tais habitos, de certeza que vamos lamber alcatrão, o que não é nada agradavel!

Saudações

_convivio_
« Última modificação: 02 de Março de 2014, 12:11 por Marco46 »

Offline daelimtauru

• MaxiScootard Júnior
  • **
« Responder #26 em: 27 de Dezembro de 2013, 20:50 »
Adoro quando eles usam palavras adaptadas... Caminhão ehehehehehee  _lol_

Legal cara  _pol_

Companheiro: Não são palavras "adaptadas" mas sim outras formas/sinónimos de dizer a mesma coisa em tugalês: Caminhão, camião, camioneta, caminheta…

Agora se fosse dito "ônibus"…aí sim…bota pa valé!!! _lol_ _lol_ _lol_

Quanto ao tópico: nunca é demais ler, aprender, fixar, relembrar.
Apesar de quanto mais ando pelas cidade, estradas, mais perco a vontade de o fazer.
Conduzir "by the book" é salutar, mas cada vez mais difícil de o praticar.
Conduzir com precaução vs cuidado não é o mesmo que sentir medo. E cada vez o sinto mais.
Não por mim, mas pelas abéculas, inconscientes, doidos, aceleras, donos da estrada.

Antigamente, ficáva-se pelos gestos, palavrões e siga.
Agora tudo mudou para pior e cada vez existem mais aderentes a esta moda: "à lei da bala, da cacetada, da naifada, das soqueiras, grupos organizados, car jackings...and so on. Já cheguei por diversas vezes, (por acaso), ppl a abrir a bagageira dos carros e ver: tacos de baisebol, ferros, martelos, barrotes de madeira…etc.. E não!! Não eram da construção civil, nem sequer vendedores de materiais de construção.
A violência gera vilolência…

A selva urbana desceu ao mais vil e ínfimo motivo para "despoletar-se ao mais leve sinal".
Chegar a casa vivo e intacto, com o carro/mota/scooter, sem mossas, problemas, é cada vez mais uma forma de conduzir em vias de extinção.

Abraços _convivio_
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 20:55 por ZeTaurus »

Offline mpaneves

• Super MaxiScootard
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
« Responder #27 em: 27 de Dezembro de 2013, 21:04 »
Nunca se sabe tudo,nem os proficionais que tb falham,sou sim adepto que devemos e temos o dever de conhecer a maquina que temos na mao seja ela qual for ,conhecer os seus limites,os seus atributos,etc.
E termino dizendo que a estrada e uma selva devido a "nossa"falta de civismo e mais vergonha tenho ao ouvir de turistas(pois trabalho num hotel) eles referirem que somos loucos a conduzir em Portugal,sempre na esgalha e com pressa e com ignorancia ao proximo,disto sim tenho vergonha.

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Jorge Humberto

• Visitante
« Responder #28 em: 05 de Fevereiro de 2014, 21:58 »
Boa noite.
Não tenho feito outra coisa senão aprender com o "nosso" forum.
Obrigado pelas dicas e post´s sempre intessantes.
 _scp_ _scp_ _scp_

NadiaConceicao

• Visitante
« Responder #29 em: 06 de Fevereiro de 2014, 09:07 »
Excelente post  _pol_ _pol_ _pol_

Sempre a aprender  _lool_

Oscar1958

• Visitante
« Responder #30 em: 13 de Fevereiro de 2014, 22:37 »
Excelente tópico, como novato neste mundo das motos, tenho aprendido muito com todos os tópicos que vou lendo.

Mas o melhor que me aconteceu nos últimos dias foi participar no almoço e passeio do Aniversário do CPM e ver 79 motos a circular como mandam as regras de transito.

E já agora deixo aqui uma pergunta - Para quando uma parceria CPM e centros de condução segura?

Offline Conceicao Silva

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Fernão Ferro
  • CPM. 3906
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Intruder LC Classic 250
« Responder #31 em: 03 de Março de 2014, 18:44 »
Axe, mais uma vez  _palmas_ para os teus tópicos realmente ensinam muito  _pol_

obrigada um grande beijinho
Yamaha Vity 125 , 34.657 Kms de Junho 2011 a Abril 2015
Suzuki LC Intruder Classic 250, desde 23 Abril 2015

Offline _AXE_

• Super MaxiScootard
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
« Responder #32 em: 04 de Março de 2014, 17:13 »

Obrigado a todos pelas vossas palavras de apreço.

Faço o que muitos fazem, contribuem para que o CPM desenvolva e cresça, com algo importante e de onde se pode tirar alguma informação de qualidade!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ricglopes

• Visitante
« Responder #33 em: 19 de Abril de 2014, 22:28 »
Boas...

Fez me pensar a dica que apresentaste das roupas e capacete claro.

Tive um acidente recentemente, em que o artista virou à esquerda quando tinha uma reta à frente dele com 100m, e disse que nao me viu...

De fato a minha mota era preta, e o capacete era preto... Nao sei ate que ponto teria o artista me visto se tivesse uma mota e capacete claro?!?!

Agora estou a pensar adquirir uma maxiscooter, será o branco a escolha mais segura?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Scooterado

• MaxiScootard
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
« Responder #34 em: 20 de Abril de 2014, 09:47 »
Boas RicgLopes,
.....Em relação ao branco ser a cor + segura _pensador_ talvez sim em Portugal pois, não neva muito ( tirando certas zonas claro está ) e para quem ande de noite também irá ajudar na visibilidade no entanto, penso que qualquer cor seja "segura" mas, será aconselhável usares um belo de 1 colete refletor e um capacete de cor clara com bandas refletoras e um blusão claro, de preferência!!
Eu já tive 1 Xmax branca e agora tenho 1 Tmax preta ( + contrastante que isto não era possível,hehe ) e para compensar a escuridão atual ando com o colete do CPM ( de noite ) e tenho 2 carolos quase totalmente brancos.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

cgomes

• Visitante
« Responder #35 em: 04 de Maio de 2015, 11:46 »
Bom post. Grato.

Offline moto2cool

• Super MaxiScootard
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
« Responder #36 em: 04 de Maio de 2015, 14:30 »
Além da distracção do automobilista, penso que a razão mais frequente será o desconhecimento do "cone de sombra" do retrovisor lateral. Ainda há muito automobilista que olha para pequeno espelho como se tudo o que se passa fora do carro estivesse lá refletido. O uso de espelhos curvos e, também, a luz da mota, poderão melhorar muito este aspecto, mas o cuidado do motociclista em não ultrapassar perto de cruzamentos também é importante, afinal a quem dói o doente é que deve ir ao médico, e em vez de ir todo aleijado ao tribunal para ganhar a causa, prefiro chegar a casa um pouco mais tarde, mas ileso _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Ccarvalho

• Visitante
« Responder #37 em: 04 de Maio de 2015, 20:02 »
Além da distracção do automobilista, penso que a razão mais frequente será o desconhecimento do "cone de sombra" do retrovisor lateral. Ainda há muito automobilista que olha para pequeno espelho como se tudo o que se passa fora do carro estivesse lá refletido. O uso de espelhos curvos e, também, a luz da mota, poderão melhorar muito este aspecto, mas o cuidado do motociclista em não ultrapassar perto de cruzamentos também é importante, afinal a quem dói o doente é que deve ir ao médico, e em vez de ir todo aleijado ao tribunal para ganhar a causa, prefiro chegar a casa um pouco mais tarde, mas ileso _careta_
X2

Maverick

• Visitante
« Responder #38 em: 17 de Junho de 2015, 15:41 »
Boa tarde,

Eu como maçarico nestas andanças das motos gostei muito de ver este tópico e com ele aprender algumas coisas que me irão ser úteis principalmente nos primeiros tempos, mas também a longo prazo.

Boas Curvas

cgomes

• Visitante
« Responder #39 em: 06 de Setembro de 2015, 22:30 »
Estranhamente só agora vi este tópico. Excelente. Tem a particularidade de ser intemporal. Parabéns.

Offline Paulo Renato Ferreira

• MaxiScootard
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
« Responder #40 em: 09 de Março de 2019, 21:08 »
Outro bom tópico que convém desenterrar...

Offline VIRIATO_KEEWAY

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Cartaxo
  • Vai devagar para chegares cedo!
  • Marca: KEEWAY
  • Modelo: VIESTE XDV125 (2025)
« Responder #41 em: 05 de Setembro de 2025, 13:56 »
A realidade é que andar de mota é uma aventura diária... muito relacionada com o estado de espírito... atenção... sentido de responsabilidade... podemos ter muita habilidade mas num dia de menor atenção ou algum azar... acontece. Todos os dias aprendemos algo...e ... devemos ir devagar "para chegar cedo"!  _pt_
KEEWAY VIESTE XDV125 (JUL2025) - 0 a 3.000km (17/11/2025)

https://www.tiktok.com/@viriato.keeway.125cc
https://www.youtube.com/@ViriatoMotovlog

Offline Ludgero Antão

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Faro
  • Marca: SYM
  • Modelo: CRUISYM 300 (2026)
« Responder #42 em: 05 de Setembro de 2025, 16:11 »
Excelente topico para relembrar quem já nao se lembra  _pensador_ e fazer ver aos mais novos e inexperientes como se deve circular com moto. Muito bom!!  _pol_

Nunca é demais insistirmos nestes items que nos podem salvar de situações desagradaveis.

Alem do que aqui já foi referido, tentem nunca travar em curva, sempre antes, e caso necessitem de corrigir trajectorias, façam-no com o travao traseiro ao de leve.

Travar é sempre, mas SEMPRE com o da frente, e nao com o traseiro como já li aqui alguns demais companheiros que o faziam por inexperiencia.  _martelada_

nunca curvem para lá do angulo de inclinação de uma maxi scooter, que é +/- entre os 40%. Curvar depressa menos esforço, devagar muito mais esforço, mas sempre dentro do limite que a via nos oferece.

redobrada atenção sempre ao que nos rodeia e sobretudo "adivinhar" o que os esquecidos vão fazer, tambem evita muito acidente.

Acima de tudo conheçam-se a si proprios, ao limite de cada um e ao limite da vossa montada!

Andem sempre com equipamento adequado. Eu por nao levar capacete numa tarde de Verão, tive um acidente e nao morri por sorte, mas as mazelas na cabeça estão cá para me lembrar sempre que tenho de usar o equipamento correcto.

Todos os topicos de segurança activa e passiva, nunca são demais, porque nós tendemos a criar habitos que por vezes nao sao os mais correctos, e, num momento de aflição, sem experiencia e com esses tais habitos, de certeza que vamos lamber alcatrão, o que não é nada agradavel!

Saudações

_convivio_

Obrigado. Companheiro. Convem sempre relembrar.  _martelada_