Geral > Segurança
Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
_AXE_:
Se tens décadas de experiência ou és um novato, vale a pena efectivamente dimensionar essa actividade chamada de "andar de moto", e olhar para si mesmo como um eterno aprendiz.
Há aproximadamente 2.500 habilidades necessárias para andar de moto. Se você não anda á algum tempo, é importante interagir com a sua moto,e ter a maxima atençao a estrada, ao tráfego, e como todos eles funcionam juntos.
E mesmo que você tenha andado ultimamente, ninguém é tão bom que nunca pode cometer um erro, especialmente com condições de hoje em dia.
Scooters e motos, misturar-se com mais motoristas na estrada do que nunca, e muitas vezes esses motoristas estão ocupados, distraídos e, normalmente a conduzir carros mais pesados.
Um capacete de cor clara, torna-lo mais visível para os motoristas.
Mas ara o motorista comum, você na sua moto ou scooter pode ser "invisível" e 40 a 75% de todos os acidentes de moto envolvem um motorista virar à esquerda, eles dizem sempre à polícia depois ", eu nao o vi".
Segundo um director de projectos especiais de uma Fundação de Segurança, você deve sempre usar roupas claras, um capacete de cor clara e, mesmo assim, fingem que ainda nao o viram.
Alguns "motoristas só vêem o que querem ver", eles apenas esperam ver apenas um carro, ou um caminhão, olham para a direita e viram para a esquerda, nunca ligando o pisca nem se la vem, ou nao, uma mota.
Merecemos ser respeitados, e temos direitos, mas nunca levá-los como uma garantia, é o corpo que paga!
Infelizmente é uma realidade da estrada para nós.
Aceitando que estes e outros fatos é parte de um jogo, os condutores que evitam problemas, nunca se esquecem de que, o mais responsável por se manter em pé e no seu caminho, é ele mesmo!
Quando você conduzir, deve usar sempre os espelhos e mesmo assim verificar visualmente antes de mudar de faixa, ou fazer qualquer manobra.
Todos precisamos estar cientes que, precisam de uma área de 360º continuamente bem vigiada, observando sempre os outros veículos, entre outros riscos, mantendo-se focados e ser-se inteligente.
- então aí já se pode relaxar um pouco também, também é preciso divertir-se a andar de mota, sem se tornar uma estatística.
Desde 2006, ha cerca de 35 vezes mais probabilidades de acidentes com motas, que um ocupante de um veiculo de passageiros morrer em acidente de transito. E ha uma quantidade impressionante de pessoas mortas sem carta de conduçao em todo mundo.
Tu tens carta de condução ou podes andar de Maxi ?
Em 2007, um em cada quatro (26 %) dos motard's em acidentes fatais nao andavam conforme a Lei manda.
Adiante....
Conhecem bem a vossa Maxi?
Se a Maxi é nova, é preciso tempo e quilômetros para se ficar realmente confortável com ela.
É preciso inspeccionar regularmente os pneus e as condições da sua moto? Sabe fazer isso ?
Lembre-se que só têm dois pneus nas Motos, e as habilidades necessárias para guiar com segurança, não são "automaticamente transferidas" de qualquer experiência de "enlatado".
Diz-se que qualquer experiência que se possa trazer de andar de bicicleta, é bem mais valiosa do que a experiência que se traz dos "enlatados".
O que se deve dizer as pessoas é " para conduzir uma moto é preciso mais habilidade dos olhos e da mente, do que das mãos e dos pés"!
Se a tua moto é leve, ou grande e pesada, como podes lidar com isso? Como é que curvas? Como fazias para andar á chuva? Como é que se trava? O que fazes em situaçao de panico?
Enquanto todos sabem o que fazer para por a mota a andar, o mais importante era aprenderem e ficar peritos em como parar as motos.
Saber que 70% da travagem é feito com travão da frente. Sob condições severas, esta pode ser superior a 90%, e nao com o travão de traz como a maior parte de vocês pensa que é.
Usando os travões da frente e os de trás em simultâneo, é excelente para ficarem perto do ponto de lock-up (travagem maxima), que é uma habilidade cada um deveria saber na sua moto.
Não importa o quanto você é experiente, os melhores pilotos tem de ter tempo para praticar suas habilidades conforme necessário - de preferência em uma área isolada, como um estacionamento, um parque ou um autódromo.
Deve de se aprender a travar em diferentes tipos de pavimento, para que todos os inexperientes se tornem experientes e seguros de si mesmos !!
Boas curvas
Fonte
RCEu:
Bom tópico _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
santos466:
Gostei! Ando a aprender à 12 anos! ;D Já "testei" texturas diferentes de chão/ pavimento! o que menos doeu foi na areia da Fonte da Telha quando a mota se afundou quando a estacionei _lol_ e no shopping de Oeiras quando me quis armar aos cucos em frente a um senhor de uma Vespa! Eu parecia um pavão na minha 600cc e o velhote na sua acelera! pfffff ! pensava eu! ROmmmm Rommmm dei gáz e patinei e caí!!!! _lol_ Incha porquinho para não te armares! >:D Mota no chão e o senhor passa por mim e.... muito educado....sorri e toca a buzina....MIC ! MIC ! e xauzinho! _lol_
Lições destas de humildade fazem sempre parte do curriculo para descermos lá do alto do pedestal! _corado_ ;D
Travar , acelerar, curvar ...... de inicio sempre com juizo, o resto por muito que se tente explicar vem da propria experiência ao longo do tempo porque só sentindo a mota debaixo de nós é que dá para tentar perceber o que ela irá fazer...ou não! lol
Tópicos como este são sempre importantes porque por muito que se saiba, vão-se lendo mais umas quantas dicas e na estrada já levamos isso na consciência!
Nos dias que correm e com a internet a partilha de informações é mesmo uma benesse! Obrigado Axe! _palmas_
* já la vai o tempo em que se "aprendia" quando se andava atrás do amigo que já tinha mota à mais tempo....mas os conselhos ou o que se tentava imitar nem sempre era o exemplo a seguir!
santos466:
--- Citação de: _AXE_ em 04 de Junho de 2013, 16:34 ---...
O que se deve dizer as pessoas é " para conduzir uma moto é preciso mais habilidade dos olhos e da mente, do que das mãos e dos pés"!
.....
--- Fim de Citação ---
Já tenho dito que toda a gente devia aprender a andar de mota! desenvolve-se o sentido do Homem-aranha! Spider sense!
Acho que mesmo depois quando passamos para os comandos de um carro....sentimos o trânsito de outra maneira , parece que advinhamos o que lá vem! ::) * na maioria das vezes, porque os azares também acontecem ! * deve ser quando S.Rafael vai beber uma bica! lololol
Noto diferença entre mim e a minha mulher! Eu antevejo e evito a situação ....ela buzina para afastar o perigo! _lool_
Eu juro que nunca sei como é a voz do meu carro! Um dia assustei-me porque precisei de buzinar e o gajo tem voz grossa! ;D
Fred_FBF:
Grande tópico _AXE_ . _palmas_ _palmas_ _palmas_
Eu ando de moto à 27 anos, e tenho-vos a dizer honestamente, que ainda não sei como se conduz uma moto. Aquilo que eu faço quando me sento na minha PAN, é uma espécie de condução.
Por isso nunca é demais ler textos como este que o _AXE_ aqui publicou, porque para andarmos em cima das nossas burrinhas, e aqui os anos que tenho de "experiência" dizem-me que é preciso estar com os 5 sentidos sempre alerta, pois nunca sabemos de onde pode vir o perigo.
Companheiros o que eu vos digo é: sempre alerta, e nunca confiar.
Abraço e boas curvas.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa