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Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
_AXE_:
Saber Como Travar Salva (muitas) Vidas
Pratique exercícios de travagem para ficar afinado scooter_
NOTA: Este é um guia básico de travagem manual para a maioria das motos com os travões dafrente separados dos circuitos de travão traseiro. Algumas motos têm integrado travões dianteiros / travões traseiros ou anti-bloqueio (ABS). Se você tem travões integrados ou ABS, alguns destes conselhos não se aplicam. As companhias de seguros endossam fortemente ABS.
Estudos têm demonstrado o número de acidentes fatais e severidade dos sinistros individuais diminuem significativamente para os pilotos de motos ABS equipados.
Com a travagem, a usá-lo ou perdê-lo o princípio aplica-se definitivamente, e habilidades podem enferrujar.
Aprender a travar melhor faz andar mais divertido e agradável, porque você tem melhor controle. E tornando-se praticado em fazer paradas duras podem adicionar à sua paz de espírito, porque suas chances são pelo menos melhoradas para lidar com o inesperado.
Os pesquisadores descobriram que os pilotos muitas vezes entram em pânico em uma fração de segundo confrontados pelo trânsito. Um estudo mostrou que um estado de pânico ativo elimina as reações conscientes dos pilotos e quase um terço dos pilotos observados em um cenário de acidente simplesmente congelam: eles nem sequer tocam nos travões!
Não deixe que isso aconteça com você.
Allstate Insurance On Rider Safety
Os nossos amigos da Allstate Insurance Motorcycle sabem uma coisa ou duas sobre a segurança das Motas. Além da série de segurança Motorcycle.com 's, Allstate Insurance Motorcycle tem a sua própria informação valiosa segurança para compartilhar.
Se você for um novo motociclista, ou nao ter andado a mais de seis meses, você vai querer andar cuidadosamente em cima das suas habilidades de travagem. Até mesmo pilotos experientes beneficiam de exercícios de travagem periódicas, ou uma classe piloto avançado sob o olhar atento de um instrutor.
A maioria dos pilotos sabem o travão dianteiro faz em qualquer lugar 60-90 por cento de sua travagem. A distância entre eixos mais longa ou moto de turismo tende a ser na extremidade inferior da escala. As motas desportivas pode levantar completamente a roda traseira do chão, em alguns casos, o que significaria o travão dianteiro nestes exemplos está a fazer 100 por cento da travagem.
A física por trás disso é que durante a frenagem, o peso transfere para a frente, e empurra para baixo na área de contato do pneu dianteiro melhorar a sua tração. Ao mesmo tempo, a parte traseira perde um grau proporcional de tracção. As Motas, portanto, têm geralmente um ou dois discos de travão maiores na frente e um disco único menor na parte traseira.
Antes de fornecer dicas sobre o próprio ato da travagem, vamos dar um minuto para considerar alguns outros fatores que você vai querer estar atento:
O travão dianteiro fornece a maior parte do poder de travagem numa moto.
Dependendo da superfície da estrada e temperatura, sua tração para travagem - assim como com curvas - pode variar muito.
Quando equilibrado em duas pequenas rodas sua margem de erro é muito mais curta, deste modo a "leitura" do pavimento é uma habilidade aprendida você vai precisar para se desenvolver.
Pilotos experientes sabem que antes de decidir como é difícil travar, eles precisam já ter uma noção sobre o tipo de tração eles pensam que têm.
E, como um outro lado nota, parte desta equação é uma função de tracção dos pneus. Estão novos, usados ou quase metade gastos? Eles são pneus de corrida de rua, ou de compostos mais duros longa quilometragem pneus de turismo, ou algo entre os dois?
Você precisa conhecer os pneus ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de medir que tipo de pavimento estes pneus têm de morder.
O asfalto pode ser velho, novo, lisa, áspera, arenoso, ou cheio de cascalho. Ele também pode ser ondulado, oleoso e pintado - como nos cruzamentos, onde você normalmente precisa parar, às vezes rapidamente.
Às vezes algo serviu para cobrir as rachaduras. Este, como superfícies oleosas ou pintadas, é especialmente escorregadio quando molhado, e mesmo quando seca, essas superfícies oferecem diminuição de aderência.
Algumas estradas são feitas com cimento, que também escorrega de forma diferente (muitas vezes pior do que bom alcatrão).
Tampas de esgoto metálicas, faixas e placas de metal utilizadas nas reparações também são algo a observar.
Assim, você estará bem servido para aprender a analisar e avaliar continuamente as condições do pavimento e a sua qualidade.
Ok, vejamos agora alguns princípios básicos:
Travagem em curva apresenta alguns desafios únicos.
Você, naturalmente, obtem "prática" cada vez que você conduzir, mas tendo tempo para criar exercícios deliberados periodicamente, como mencionado, pode fazer uma grande diferença.
Um parque de estacionamento isolado funciona. Assim pode numa rua lateral (com ninguém a segui-lo),você pode praticar progressivamente travagens difíceis.
Você deve travar com os travões dianteiro e traseiro juntos. O ideal é levá-los para perto de lock-up para a mais difícil travagem. Se a parte de trás (ou da frente!) Derrapar um pouco, recuar.
À medida que você desenvolver a sensibilidade, ambas as rodas podem travar perto do lock-up, e você especialmente quer dominar a frente da mota. Tome sempre muito cuidado para trabalhar em seu próprio nível de conforto. Isto é particularmente verdadeiro para a travagem nas curvas.
Definitivamente aprender a travar nas curvas, mas tome cuidado. Pavimento liso, ou areia, cascalho ou petróleo derramado pode colocá-lo para baixo em um milésimo de segundo, se você travar muito. Na verdade, se você souber que a estrada tem cascalho ou areia em um canto, evitar travar.
Outra técnica é a "prever" a travagem. Aulas de motociclismo básicos podem ensinar os pilotos a usar quatro dedos para puxar a alavanca do freio dianteiro. Mas pilotos experientes aprendem a andar com dois ou três dedos prontos na alavanca em todos os momentos. Isso pode economizar quase um segundo inteiro no tempo de reação, e que pode significar muito mais curtas distâncias de travagem.
Para calcular o quanto mais cedo você poderia parar se você salvou um segundo, use o fator de conversão de 1 mph = 1.46 metros por segundo.
Então, se você esta a viajar a 55 quilômetros por hora, você está fazendo +/- 25 metros por segundo. Aprendendo a diminuir o tempo de reação, cobrindo habitualmente o freio teoricamente poderia impedi-lo de 55 mph de cerca de seis ou sete comprimentos de carro mais cedo.
Da mesma forma, se você estivesse fazendo 35 mph, um segundo equivale a +/- 15 metros guardados na distância de travagem, ou cerca de 4 carros comprimentos. Se você estivesse fazendo 80 mph, ele seria igual a +/- 35 metros por segundo, ou mais de um terço de um campo de futebol.
Ao todo, é melhor você praticar o suficiente até que seja tudo naturalmente feito em varios tipos de pavimento, e numa variedade de velocidades.
Embora não haja garantias, desenvolvendo suas habilidades deve dar-lhe uma vantagem. Com a travagem, o melhor é esperar sempre o melhor, mas com cuidado e deliberadamente, prepare-se para tudo o resto e desenvolva a sua melhor travagem.
Boas curvas
Fonte
Lone Wolf:
_palmas_ _palmas_
Excelente post, _pol_ _pol_
P.Figueiredo:
_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Muito bom _pol_ _pol_
Jorge Valente:
Viva,
Gostei muito deste post, na realidade talvez por causa das bicicletas tenho normalmente dois dedos em cada travão, no caso das scooters e nas motas no travão da frente e na embriagem.
Um abraço
joao rosa:
Obrigado AXE grande post _pol_
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