Autor Tópico: Downtown desliga-se  (Lida 27143 vezes)

Johnny89

  • Visitante
Downtown desliga-se
« em: 10 de Maio de 2013, 11:48 »
Será normal as downtown e outras motas desligarem-se (ir abaixo) quando arrancamos a frio e logo de seguida paramos?

O mecanico que assiste a minha e outras downtown, diz que é normal por causa do ar a rotação encontra-se 'fraca'. Também diz que varios propriatarios com o mesmo modelo e não só se manifestaram com a mesma situação.

Eu como não tenho o costume de arrancar após dar a ignição, só me aconteceu meia duzia de vezes (aqueles dias em que tenho mais pressa e não deixo aqueles segundos a aquecer).

No entanto gostaria de 'ouvir' outros relatos iguais ou parecidos para não me sentir sozinho _Rolley_

Boas curvas companheiros! _convivio_
« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 11:59 por Johnny89 »

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Downtown desliga-se
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2013, 11:54 »
A minha faz a mesma coisa, de quando em vez, a frio.
Nunca detectaram qualquer problema.
Se me perguntares se entendo como normal a minha resposta terá que ser que não, não entendo ser normal.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

pjvreis

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2013, 12:38 »
Vou facultar alguma "luz" a esta vossa dúvida, relatando o que acontece com as Xciting da mesma marca!

É conhecido uma espécie de "defeito de fabrico" nas CDI das Xciting em que o sensor de temperatura/humidade interno, que vai dar indicação das percentagens de gasolina/ar para a combustão, funciona mal sempre que a humidade relatíva é mais alta (quase sempre coincidindo com temperatura fria e o Inverno).

A ordem que ele emite em termos de mistura ar/gás não é a correta para o arranque a frio e isto faz com que a mota so arranque à 3ª ou 4ª tentativa. Depois regulariza.

Eventualmente este tipo de problema também está a acontecer com a vossa montada! Tentem explorar se isto é verdade.

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2013, 12:47 »
Muito obrigado pjvreis pela informação _palmas_

De facto o mecanico tambem me tinha informado que as Xciting também sofriam do mesmo "problema".

Nada como esperar uns meros 30 segundos para resolver a situação _pol_

Cumprimentos.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Downtown desliga-se
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2013, 13:13 »
Ora aqui está uma bela razão para haver tantos membros CPM...a partilha de informação.  _pol_

É por estes e outros motivos que este é um fórum tão dinâmico.

Johnny, eu acho que a tua Xciting quer é que lhe faças uma bela viagem para limpar carvão!  ;D


pjvreis

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2013, 14:12 »
Ora aqui está uma bela razão para haver tantos membros CPM...a partilha de informação.  _pol_

É por estes e outros motivos que este é um fórum tão dinâmico.


Não posso estar mais de acordo  _pol_

Já "retirei" daqui muita informação e opiniões úteis, pelo que acho que todos devemos também partilhar o que sabemos  _convivio_

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Downtown desliga-se
« Responder #6 em: 10 de Maio de 2013, 22:05 »
Comigo não. Talvez porque nunca arraquei logo após a por a trabalhar, mesmo agora, ponho-a a trabalhar coloco o capacete,gorro, as luvas e só depois arranco.
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #7 em: 10 de Maio de 2013, 22:15 »
Comigo não. Talvez porque nunca arraquei logo após a por a trabalhar, mesmo agora, ponho-a a trabalhar coloco o capacete,gorro, as luvas e só depois arranco.

Faz o teste amanha Xqui ;)

Aprontaste-te primeiro antes de meteres a bicha a trabalhar e depois das a chave, arrancas e depois de um metro ou dois volta a parar e vê se a rotação baixa ao ponto de se desligar.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Downtown desliga-se
« Responder #8 em: 10 de Maio de 2013, 22:31 »
A minha faz o mesmo em dias frios e húmidos.

Solução, deixo o  motor aquecer pelo menos 2 minutos,  e arranco sem grandes acelerações, e assim não falha.

Acho que não é defeito, é mesmo feitio, pois aqueles sensores são regulados para o clima quente  e húmido de Taiwan.  _Rolley_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Francisco

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: sintra
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown
Re: Downtown desliga-se
« Responder #9 em: 10 de Maio de 2013, 22:46 »
Boas

A minha até hoje nunca foi abaixo...

Meto a trabalhar arranco, e paro logo a seguir á espera que o portão abra.
Da garagem até ao portão para ai 20m
Até agora nunca tal aconteceu,  _pensador_  possivelmente por sintra ser uma zona muito humida???

Abraços e Boas Curvas
Vive ao maximo, Gasta o minimo.

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #10 em: 10 de Maio de 2013, 23:05 »
Boas

A minha até hoje nunca foi abaixo...

Meto a trabalhar arranco, e paro logo a seguir á espera que o portão abra.
Da garagem até ao portão para ai 20m
Até agora nunca tal aconteceu,  _pensador_  possivelmente por sintra ser uma zona muito humida???

Abraços e Boas Curvas


Secalhar os 20 metros chegam para aquecer o motor _lol_ tenta ligar a mota de manha arrancar e passado 2, 3 metros parar... Depois diz como se portaram as rotações _pol_

paulofr

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2013, 23:47 »
Meus amigos Kymquianos,vamos a ter um pouco de calma,eu sei que o prazer que desfrutam das vossas montadas(como eu vos entendo _lool_)repletas de potência,conforto,beleza,robustez,fiabilidade,eu sei lá que mais,vos deixa completamente extasiados,não tenho duvidas, mas daí a não dar um pouco de repouso às ditas e passados kms de prazer sem nada vos ser negado, exigir que estejam aptas para recomeçar à primeira tentativa sem hesitação, após um  curto descanso de 20 segundos.... _martelada_ _lol_

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #12 em: 11 de Maio de 2013, 08:24 »
Ainda hoje às 6 da manhã (frio de rachar :-X) liguei a mota para aquecer o motor e não é que passados 10 segundos a gaja se desliga? >:( eu a pensar para mim: @#%& do @#%&*/- _Zang_ eu levanto-me cedo a um sabado para ir trabalhar e tu queres ficar a dormir? _martelada_

Voltei a ligar e só à terceira tentativa é que acordou para a vida! >:(

Ora bem, ainda agora levou vela nova na revisao dos 20 mil, so poderá ser o sensor de temperatura ranhoso _thumbdown_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Downtown desliga-se
« Responder #13 em: 11 de Maio de 2013, 11:22 »
Hehe,sensor ranhoso está constipado  _lol_ e o micro clima de Sintra é tramado,hehe
Aqui o Je sempre deixa a menina uns segundos (um pouco + no Inverno ) a aquecer e só depois é que dou gás e até agora No Problemo!!
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

interceptor

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #14 em: 11 de Maio de 2013, 14:07 »
Eu costumo fazer o seguinte: rodo a chave, os ponteiros e as luzes fazem um check no entanto ouve-se um zunido muito baixinho que só se deixa de ouvir uns segundos depois e só depois desse zunido parar é que ponho o motor em marcha.
Antes de o motor ficar em funcionamento são recolhidas uma série de informações de sensores que são fornecidas a centralina, se essas informações não chegarem a tempo (antes do motor funcionar) podem ser mal interpertadas e o motor fica a funcionar mal ou desliga-se.

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #15 em: 11 de Maio de 2013, 14:25 »
Eu costumo fazer o seguinte: rodo a chave, os ponteiros e as luzes fazem um check no entanto ouve-se um zunido muito baixinho que só se deixa de ouvir uns segundos depois e só depois desse zunido parar é que ponho o motor em marcha.
Antes de o motor ficar em funcionamento são recolhidas uma série de informações de sensores que são fornecidas a centralina, se essas informações não chegarem a tempo (antes do motor funcionar) podem ser mal interpertadas e o motor fica a funcionar mal ou desliga-se.

Engraçado... Nunca me lembrei desse pormenor _pensador_ _pensador_ _pensador_ _martelada_

Vou testar numa manhã gelada _mau_

Cromix

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #16 em: 11 de Maio de 2013, 15:23 »
Eu costumo fazer o seguinte: rodo a chave, os ponteiros e as luzes fazem um check no entanto ouve-se um zunido muito baixinho que só se deixa de ouvir uns segundos depois e só depois desse zunido parar é que ponho o motor em marcha.
Antes de o motor ficar em funcionamento são recolhidas uma série de informações de sensores que são fornecidas a centralina, se essas informações não chegarem a tempo (antes do motor funcionar) podem ser mal interpertadas e o motor fica a funcionar mal ou desliga-se.

Normalmente(pelo menos na minha) a luz de motor nesse processo esta acesa, e tal como nos carros não deves ligar o moto com a luz de motor acesa. Assim que faz a verificações apaga a luz e zimba trabalha que nem um relógio.

Offline Francisco

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: sintra
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown
Re: Downtown desliga-se
« Responder #17 em: 11 de Maio de 2013, 17:31 »
Secalhar os 20 metros chegam para aquecer o motor _lol_ tenta ligar a mota de manha arrancar e passado 2, 3 metros parar... Depois diz como se portaram as rotações _pol_

Ora depois de varias tentativas com o motor frio nunca se desligou nem alterou as rotaçes

  _pensador_  Será da gasolina

Eu meto 95 e quase sempre na Repsol da abrunheira

Abraços 
Vive ao maximo, Gasta o minimo.

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Downtown desliga-se
« Responder #18 em: 12 de Maio de 2013, 10:02 »
Eu costumo fazer o seguinte: rodo a chave, os ponteiros e as luzes fazem um check no entanto ouve-se um zunido muito baixinho que só se deixa de ouvir uns segundos depois e só depois desse zunido parar é que ponho o motor em marcha.
Antes de o motor ficar em funcionamento são recolhidas uma série de informações de sensores que são fornecidas a centralina, se essas informações não chegarem a tempo (antes do motor funcionar) podem ser mal interpertadas e o motor fica a funcionar mal ou desliga-se.



 Exatamente! Tambem procedo assim (tinha-me esquecido de frizar anteriormente).
Nunca a ponho a trabalhar sem ouvir o Click final do teste.
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Downtown desliga-se
« Responder #19 em: 12 de Maio de 2013, 11:40 »
Eu também espero que ela acabe de efectuar o check total do motor antes de a colocar a trabalhar. Mesmo fazendo este procedimento já me foi abaixo 2 vezes enquanto me equipava, mas eram manhãs extremamente frias e húmidas , talvez tivesse alguma influência.  _pensador_
Até hoje nunca a coloquei a trabalhar sem esperar aqueles segundos. E só arranco após já estar a trabalhar à (+-) 1/2 minutos que é o tempo de colocar o capacete, luvas e arrumar as coisas na top-case.

Cumprimentos  scooter_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

interceptor

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #20 em: 12 de Maio de 2013, 11:44 »
Só por curiosidade, onde é que está colocado o sensor de temperatura de ar da admissão na downtown?!

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #21 em: 12 de Maio de 2013, 18:38 »
Agora espero sempre que faça a leitura até ao fim só depois carrego no start. De qualquer forma acho que tem a ver com determinados aspectos, se dorme na rua ou em garagem, se a zona é fria e humida etc.

Realmente o sensor nao é dos melhores mas é algo que conseguimos contornar...

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Downtown desliga-se
« Responder #22 em: 12 de Maio de 2013, 18:56 »
Agora espero sempre que faça a leitura até ao fim só depois carrego no start. De qualquer forma acho que tem a ver com determinados aspectos, se dorme na rua ou em garagem, se a zona é fria e humida etc.

Realmente o sensor nao é dos melhores mas é algo que conseguimos contornar...
Pessoalmente não partilho dessa opinião(mas respeito-a).
A garagem da minha só tem duas paredes :-
A do predio onde fica encostada e a varando do 1º andar _pensador_ _pensador_ _pensador_
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Downtown desliga-se
« Responder #23 em: 12 de Maio de 2013, 19:17 »
Eu costumo fazer o seguinte: rodo a chave, os ponteiros e as luzes fazem um check no entanto ouve-se um zunido muito baixinho que só se deixa de ouvir uns segundos depois e só depois desse zunido parar é que ponho o motor em marcha.
Antes de o motor ficar em funcionamento são recolhidas uma série de informações de sensores que são fornecidas a centralina, se essas informações não chegarem a tempo (antes do motor funcionar) podem ser mal interpertadas e o motor fica a funcionar mal ou desliga-se.

Viva companheiro, esse também é meu procedimento  _pol_ e deste moto ela faz todo o teste e a bomba de gasolina a partir desse momento, está pronta a funcionar  _convivio_

Johnny89

  • Visitante
Re: Downtown desliga-se
« Responder #24 em: 12 de Maio de 2013, 19:36 »
Pessoalmente não partilho dessa opinião(mas respeito-a).
A garagem da minha só tem duas paredes :-
A do predio onde fica encostada e a varando do 1º andar _pensador_ _pensador_ _pensador_

Companheiro a zona da serra de Sintra é tramada e só quem cá mora sabe do que falo _Rolley_