Ola pessoal venho aqui postar o meu feedback pessoal de algo que muitos secalhar ja ouviram falar ou ja viram e que nao sabem ao certo o resultado final.
tenho a minha dt 125 ha ja dois anos e ao fim de alguns meses dei umas vistas de olhos numas brincadeiras e montei um variador jcosta. a diferenca foi bastante consideravel em termos de desempenho. o arranque ficou mais agressivo (tendo em conta que e so uma 125 e em relacao a origem) e por vezes em gravilha ou alcatrao mais polido sente-se uma escorregadela d traseira. motor anda sempre com rotacao mais elevada e mais disponivel. velocidade de ponta decresce de 120 para 115 aproximadamente mas embalada chega mesmo aos 130 (so o fiz uma vez e poucos segundos, esmifrar o motor nao vale a pena). consumos iguais! entre 3 e 3.3lts. (tudo isto com escape de origem)
Mais tarde veio o leovinci. o roncar é espetacular. o motor sobe de rotacao que e um mimo. melhora mesmo a resposta. quando se vai em reducao de velocidadade/regime veem sempre uns sonoros e agradaveis rateres. neste caso sobe um pouco o consumo (3.4 3.5lts) mas nao acho nada dramatico tendo em conta a combinacao que é, e ando mtas vezes com punho n fundo (quando nao ha perigo). pois so da mesmo vontade disso.
Quando trago pendura nao sinto perda de potencia.
Desgaste da correia é nulo. (13000km actualmente) continua com os 20mm d largura.
ja exprimentei também o leo vinci com variador de origem e acho a melhor combinacao. o motor roda mto bem e com potencia, nao da tantos rateres, mas principalmente pelo facto de o motor ir num regime mais baixo. ou seja originalmente sentimos o disparo da mota as 7000rpms, variador e escape 8500, e cai para as 8000. variador de origem e leo vinci 7500.
Procurei dar uma ideia geral de dois artigos que ha para as nossas motas para quem quer um pouco mais de pica.
cumps