Autor Tópico: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)  (Lida 19837 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« em: 24 de Abril de 2013, 00:18 »
Olá meus caros companheiros,

Preciso dos vossos sábios conselhos.


Tenho realizado alguns eventos mas todos eles tendo no máximo 15 maxiscooters......agora como sabem é com muito gosto que tenho entre mãos a realização do Piquenique CPM e que agradavelmente já ultrapassou todas as melhores previsões, prevendo-se uma quantidade considerável de máquinas presentes.

Como existem diversos locais de partida para a concentração e o pessoal sai distribuido, não me preocupa muito essa questão.....aquilo que me está a preocupar é a parte final do programa, ou seja, após o piquenique e tal como está indicado no tópico, gostaria que fizessemos todos em conjunto a ligação Fluviário-Ponte de Sôr pela estrada Nacional 2 de forma paralela à barragem de Montargil numa extensão de aprox. 40Km.

Ora a minha dúvida é se poderemos ter alguns problemas legais com isso. Digo isto porque já estive a falar com um  militar da GNR (também motard) e a circulação de um número tão elevado de maxis em conjunto poderia causar embaraço ao trânsito.....e quem sabe, problemas para o organizador.  _corado_ (aqui é uma suposição minha).  E pela conversa não me parece que haja sequer a hipótese de escolta pela autoridade territorialmente competente, pois existe uma compreensível contenção de custos...

Gostaria de saber a vossa opinião pois custava-me muito ter de retirar do programa do evento essa última parte.
« Última modificação: 24 de Abril de 2013, 09:24 por Sapiens21 »

Cromix

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #1 em: 24 de Abril de 2013, 00:35 »
Pelo que sei, não há nenhuma lei no código da estrada que proíba 50 ou 100 motas ou carros de circular num determinado momento em determinada estrada.

No entanto, o ideal, é mesmo nesse percurso dividir em pequenos grupos e circular com algum espaço entre grupos para evitar grande embaraço ao transito.

Sei que quando foi do aniversario do CPM em Alcochete, ter falado sobre este assunto com o Pardal e o que me foi dito por ele é que normalmente avisa as autoridades através de e-mail que irá existir tal situação.


JB

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #2 em: 24 de Abril de 2013, 00:36 »
"Organização/ formação da caravana

   Para manter o grupo num tamanho administrável, seria ideal a formação de sub-grupos de 5 a 7 motos/pilotos. Esta divisão decorre da necessidade de privilegiar a segurança de todos e alcançar uma maior fluidez de circulação na estrada. Estes sub-grupos devem manter a sua posição original na caravana, estabelecendo um espaço temporal de 30 segundos entre eles na circulação em estrada.

    Quando necessário, esta sub-divisão do grupo deve conter uma moto/piloto líder e uma moto/piloto de cauda de forma a assegurar a coesão do sub-grupo no grupo maior. De referir que neste caso, estas tarefas serão atribuídas aos pilotos mais experientes, tendo em atenção que estes são conhecedores do percurso.

    Em qualquer situação, sub-grupo e grupo maior, os pilotos/motos de cabeça e de cauda, devem ter os contactos telefónicos uns dos outros por forma a poderem estabelecer comunicação em caso de necessidade."

In http://portugalmotorcycletour.webs.com/viajaremgrupo.htm

Vaporeon

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #3 em: 24 de Abril de 2013, 00:42 »
Quanto a existir algo no codigo da estrada, nao existe nada que proibe a circulacao de 300 motas....Quanto a embaraco de transito...isso é treta,pq tanto embaraca um carro como uma mota...mas sim, basta que facam pequenos grupos com distancia de 50 metros entre cada...

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #4 em: 24 de Abril de 2013, 04:15 »
Isaac!
Honestamente não sei o que diz o código da estrada relativamente esta questão, contudo,
como é panágio do CPM, preza-se sempre pela segurança, quer nossa ou de todos os outros transeuntes.
Normalmente a caravana é fracionada em grupos, mas também já circulamos em passeio com a caravana com mais de 100 metros, como é óbvio, com companheiros a apelarem ao bom senso dos transeuntes e assegurarem nos cruzamentos e rotundas a passagem da caravana, normalmente com sucesso.
Concerteza terás aqui opiniões mais experientes e credenciadas.

Maxi_Cumprimentos

J. P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

power_of_night

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #5 em: 24 de Abril de 2013, 08:45 »
Quando foi o passeio a Andaluzia a caravana era gradinha, e chegamos a ser passados por um carro da BT que não disse nada (só uns metros mais a frente, pediu para irmos com calma por causa de uma manada de bois que tinha saltado a vedação  ;D ).

Quando a problemas para o organizador " quem é o organizador, eu vinha a rolar e encontrei este grupo!  _careta_"  será que vão "multar" cada mota de forma individual ( não sei se havia caneta para escrever tanto  _Rolley_ )!

desde que a malta vá (como sempre foi) em segurança e assim que se veja um carro a querer ultrapassar forme uma fila unica a direita por forma a facilitar a passagem, não vejo problemas...  scooter_ scooter_

brunojr46

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #6 em: 24 de Abril de 2013, 09:12 »
Não conheço limitações a dimensões de caravanas no código da estrada.
Dividir em grupos parece-me sensato e mais seguro, embora pessoalmente me agrade mais viajar nu8m só grupo, por muito grande que seja.
Nas diversas caravanas em que já entrei, de diversos foruns e grupos motards, as do CPM sempre foram as mais organizadas, salvo raras excepções de alguns motociclistas distraídos.
No meu caso, em que organizei apenas um passeio, avisei por mail as autoridades sobre o percurso, data e horários, além do número previsto de participantes.
Sendo uma preocupação justa da tua parte estou convencido que se todos respeitarem as regras não terás qualquer problema.
Desejo a todos umas excelentes curvas

Beijos ás ninas e abraços aos ninos

 scooter_   scooter_   scooter_   scooter_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #7 em: 24 de Abril de 2013, 09:22 »
Agradeço as v/opiniões.  _palmas_

Tal como já foi sugerido, vou contactar a GNR de Mora e de Ponte-de-Sôr (se houver e-mail, será desta forma) e colocá-los ao corrente do evento.

Como referido pelo DrifterX a estrada tem pouco movimento, mas é de uma enorme beleza circular de forma parelela à barragem. A zona do paredão da barragem (onde passaremos) tem uma vista espectacular.  _pol_

Por motivos de segurança e porque esse é um ponto em que sou inflexível (ainda que gostasse muito que a caravana rolasse junta), o mais indicado talvez seja os grupos saírem de forma alternada e um pouco espaçados. Depois falo no próprio dia do evento com o CCM, com o Guerreiro, com o Pardal, com o Saboga...entre outros, para delinearmos a melhor forma.

Mais uma vez obrigado a todos pela v/opinião.

Busas

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #8 em: 24 de Abril de 2013, 09:44 »
Sapiens....relaxa... _pt_

Tens que ir a Jerez de la Frontera para veres como se organiza a caravana de meio milhão motos...

isso para os Geninhos locais...è logo oportunidade de receita... _martelada_

Abraços,

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #9 em: 24 de Abril de 2013, 09:47 »
Sapiens....relaxa... _pt_

 _lol_   _lol_   _lol_  É o que se chama de preocupações de última hora!  _careta_

Vai correr tudo bem certamente, mas a segurança é algo que tenho sempre presente quando organizo algum evento. O último foi a Vila Viçosa, mas tinha 1/10 das maxis que este terá....


Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #10 em: 24 de Abril de 2013, 11:35 »
Agradeço as v/opiniões.  _palmas_

Tal como já foi sugerido, vou contactar a GNR de Mora e de Ponte-de-Sôr (se houver e-mail, será desta forma) e colocá-los ao corrente do evento.

Companheiro Sapiens21 ve aqui no site da GNR www.gnr.pt, entras onde diz contatos e tens todos os contatos do efetivo da GNR, e-mails e tudo.
Desejo que tudo corra pelo melhor nesse grande evento no qual não poderei estar presente eu virtude de já ter cumpromissos assumidos para essa data.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #11 em: 24 de Abril de 2013, 12:13 »
Conheço bem essa estrada pois ainda na próxima sexta vou lá passar...


A estrada tem muito pouco transito... De Mora a montargil ainda há umas curvas mas depois torna-se mais fluida e com excepcao de alguns sinais de controlo de velocidade numas pequenas povoações e sempre a andar...

Outra das situações a que devem ter MUITA atenção é ao trânsito que vai vir em sentido contrário principalmente entre a barragem de Montargil e Ponte de Sor. Há sempre muita gente com pressa...
Como o passeio vai ser depois do almoço, a essa hora vai haver muito trânsito que vem dos lados da Beira (Covilhã, Castelo Branco,...) e que, a partir do momento que se começou a pagar (neste caso) na A23, passaram a fazer este desvio "tornando Ponte de Sor numa cidade", como costumo dizer na brincadeira.  _confuso_  _martelada_
Como o Sapiens21 já disse no tópico do evento, Ponte de Sor tem uma "bela zona ribeirinha e onde podem todos sacar das câmaras fotográficas para encher o fórum de belas imagens!"   _lool_ . Só é pena umas obras que estão em curso na zona mais junto à ponte mas a beleza da restante zona ribeirinha certamente fará esquecer este pequeno problema.
Se houver algum cuidado, de certeza que este evento terá tudo para ser excelente.  _reg_
Bom passeio a todos!
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #12 em: 24 de Abril de 2013, 13:52 »
Companheiro,
 
compreendo perfeitamente a tua preocupação, mas depois de centenas de passeios com longas  caravanas confesso que já deixei de me preocupar em demasia.
 
Na verdade, o estorvo para o trânsito não chega a ser real, embora já tenhamos encontrado algumas "boas pessoas"  _Rolley_ que não gostam e se manifestam, a verdade é que a maioria reage muito bem e gosta de ver passar as nossas máquinas sempre muito ordeiras e bem comportadas.
Por norma, embora nenhum de nós goste, em caravanas mais longas opta-se por vias rápidas com várias faixas de rodagem para evitar alguns constrangimentos e a separação da caravana em função de semáforos e rotundas, mas quando é preciso, já há tanta malta com experiência que de forma quase espontânea há sempre alguem a ajudar e a fechar rotundas.
 
É preciso ter em conta que cada um de nós tem uma grande responsabilidade - NUNCA PERDER DE VISTA O COMPANHEIRO QUE SEGUE ATRÀS DE NÓS!

Sim, em maiúsculas e sublinhado por porque por vezes há quem faça o contrário, e siga como se fosse uma lapa o companheiro da frente. _thumbdown_

Dessa forma, a caravana acaba por partir-se, e torna-se perigoso porque a tendência é para quem se vê só e sem rasto dos companheiros da frente, acelerar e tentar reencontrar, e por vezes comete erros  :-?

Uma coisa que aprendi com a experiência é que demasiados companheiros partem para os eventos sem ler os tópicos, e sobretudo sem ler as regras de circulação em caravana, e isso é uma irresponsabilidade, mas para prevenir, agora tenho adoptado a formula de fazer uma pequena palestra antes de partir e verificar quem anda aos papeis, e quem sabe o que está a fazer  _Rolley_
Os menos velozes ou menos experiêntes devem seguir sempre junto do road leader, e os restantes logo a seguir, e de resto, tudo vai correr bem, pois ao fim de semana há sempre menos transito, e não vai haver problema  _pol_

Conta connosco para o que for preciso  ;)
« Última modificação: 24 de Abril de 2013, 13:54 por cristina »

nsilva

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #13 em: 24 de Abril de 2013, 14:24 »
Boas,


A única coisa que não pode acontecer, também referida pelo Sapiens, é o embaraço ao trânsito. Isso por vezes, se eles quiserem embirrar é uma contra-ordenação.


Cumps

Manhas

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #14 em: 24 de Abril de 2013, 14:48 »
Depois de ter participado na mega inversão de marcha no 1º Encontro Nacional, acho que não há problema de maior com as autoridades.
« Última modificação: 24 de Abril de 2013, 17:39 por Manhas »

JB

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #15 em: 24 de Abril de 2013, 15:01 »
Boas

Sapiens21, uma vez que irás entrar em contacto com as autoridades locais, até podes pedir uma sugestão aos mesmos,  ou quem sabe até perguntar se eles vêm algum problema em circularmos juntos e ordeiramente... Por vezes eles fazem operações stop na estrada, e pode ser que até tenham agentes na zona e ficam já sobre aviso!

Cump.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #16 em: 24 de Abril de 2013, 17:12 »
perguntar se eles vêm algum problema em circularmos juntos e ordeiramente...

Não, não há problema nenhum, são só 200 ou 300€ por cada batedor que precisar-mos, consoante seja o grupo, mas deve dar aproximadamente um batedor para 10 motas vossas.
Acrescenta-se mais as taxas de circulação nas freguesias, (mediante as que passam mediante o preço) e outras taxhas que estão no abrigo XPTO e tal.... ahhhh e nao passamos factura
  _Rolley_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Vejamos o que espera o Sapiens21......   _pensador_


Faço das minhas palavras as palavras da cristina!! _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Por mim, quantas mais motas e mais ordeiras forem melhor!!

So nao podem é (como as vezes acontece) pensarem em voces proprios, todos temos de pensar nos outros!!
Alertar os outros dos obstaculos, esperar pelo que vem atras, e principalmente nunca nadar ao meio !!


Isto é andar em grupo !!


Quem não andar assim, mais vale andar sozinho !!

Os únicos que andam ao meio da via são os que estão responsáveis pelas caravanas !!
O que vai a frente e o que vai atrás (Load Reader & Back Leader)


Ha sempre alguem que pensa que está mais certo que os outros, e anda tanto de um lado como do outro, mas isso está totalmente errado!!
Vou dar o Exemplo dos enlatados, as rodas da esquerda nao andam a circular so sitio da direita, pois nao ?
Conseguem a mesma fazer curvas e desviar de buracos, etc etc etc .... sem nunca se cruzarem, certo ?
Entao é isso mesmo, se o da frente circula a esquerda, o que está imediatamente atrás vai circular a direita (podendo reduzir o espaço e aproximando-se mais do da frente)


O andar mais a esquerda, e/ou mais a direita possível, tbm é importante para que nunca aconteça algo como um toque, que pode ser grave....


Portanto respeitem a segurança dos outros, porque com isso asseguram a vossa propria segurança!!

Nao deixando de referir, que tbm é de extrema importância ir passando toda a sinalética para quem esteja a nossa retaguarda tbm perceba o que se passa a frente!!

- Abrandar
- Buracos na estrada
- Uma única fila a circular (por vezes temos de andar em fila indiana, aumentando o espaço entre todos)
- Duas filas
- Encostar a direita
- Obstaculos
- etc.

Para que tudo funcione em conformidade, todos........mas mesmo todos temos de ajudar !!

Por mim tanto ando com 100 motas como com 5 .... mas todos os outros automobilistas e tbm pedestres, param para ver passar tanta mota ....!!


E ...... lembrem-se

Isto não é andar em grupo


Boas curvas
« Última modificação: 24 de Abril de 2013, 17:14 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #17 em: 24 de Abril de 2013, 17:40 »
Já efectuei os primeiros contactos para os Comandos do Destacamento Territorial da GNR de Mora e Ponte-de-Sôr.

Foi-me solicitado que fosse elaborado um documento descriminativo do programa (o que farei de seguida), com indicação da hora e percurso a efectuar.

Após o envio por e-mail para o 1º Sargento (GNR Mora) e para o Sargento Chefe (GNR Ponte de Sôr), ligarei pelas 17H de 6ª feira para falar com os mesmos, ou seja, após análise de toda a informação que lhes vou enviar.

No que concerne à jurisdição da localidade de Mora......fiquei com a sensação (pela conversa) que até poderá dar-se o caso de termos direito a viatura desta força de segurança a abrir caminho.  _palmas_ 

Mas por agora é só o que posso dizer....6ª feira já vos dou conta do resultado.

Cromix

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #18 em: 24 de Abril de 2013, 17:42 »
Já efectuei os primeiros contactos para os Comandos do Destacamento Territorial da GNR de Mora e Ponte-de-Sôr.

Foi-me solicitado que fosse elaborado um documento descriminativo do programa (o que farei de seguida), com indicação da hora e percurso a efectuar.

Após o envio por e-mail para o 1º Sargento (GNR Mora) e para o Sargento Chefe (GNR Ponte de Sôr), ligarei pelas 17H de 6ª feira para falar com os mesmos, ou seja, após análise de toda a informação que lhes vou enviar.

No que concerne à jurisdição da localidade de Mora......fiquei com a sensação (pela conversa) que até poderá dar-se o caso de termos direito a viatura desta força de segurança a abrir caminho.  _palmas_ 

Mas por agora é só o que posso dizer....6ª feira já vos dou conta do resultado.

Ve lá é se não te vão cobrar... É que nos dias que correm a GNR fazer algo de borla... hum....

JB

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #19 em: 24 de Abril de 2013, 17:44 »
Não, não há problema nenhum, são só 200 ou 300€ por cada batedor que precisar-mos, consoante seja o grupo, mas deve dar aproximadamente um batedor para 10 motas vossas.
Acrescenta-se mais as taxas de circulação nas freguesias, (mediante as que passam mediante o preço) e outras taxhas que estão no abrigo XPTO e tal.... ahhhh e nao passamos factura
  _Rolley_

Concordo contigo quado dizes que temos de saber andar em grupo e respectivas regras... mas não percebi porque razão precisamos de batedores, ou porque teremos de pagar taxas de circulação... se assim fosse quando se faz uma caravana de carros, tipo casamento, ou um buzinão na N125, tinha de se pagar também!  _pensador_

Não estou por dentro da lei, mas penso que se existir alguma coisa no código da estrada, tem haver com o causar transtorno de circulação na via.

De qualquer modo penso que como adultos e responsáveis que somos, temos o dever de esclarecer e informar as nossas intenções, bem como nos informarmos sobre o que podemos e não podemos fazer.

Peço que não interpretes mal o meu comentário, pois no fundo queremos o mesmo: a segurança de todos os que participam e dos restantes utilizadores da via.

Cump.

Cromix

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #20 em: 24 de Abril de 2013, 17:53 »
Concordo contigo quado dizes que temos de saber andar em grupo e respectivas regras... mas não percebi porque razão precisamos de batedores, ou porque teremos de pagar taxas de circulação... se assim fosse quando se faz uma caravana de carros, tipo casamento, ou um buzinão na N125, tinha de se pagar também!  _pensador_

Não estou por dentro da lei, mas penso que se existir alguma coisa no código da estrada, tem haver com o causar transtorno de circulação na via.

De qualquer modo penso que como adultos e responsáveis que somos, temos o dever de esclarecer e informar as nossas intenções, bem como nos informarmos sobre o que podemos e não podemos fazer.

Peço que não interpretes mal o meu comentário, pois no fundo queremos o mesmo: a segurança de todos os que participam e dos restantes utilizadores da via.

Cump.

Acho que o que axe quis dizer é que se for efetuada escolta por parte da GNR, isso tem um custo. 

Podes fazer caravanas de carros e motas e afins. Mas se queres escolta da GNR ou policia isso tem um custo. E as entidades ultimamente tendem para dizer que é preciso, nao fossem eles precisar de faturar.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #21 em: 24 de Abril de 2013, 21:04 »

Exactamente isso Cromix.... foi exactamente o que quis dizer.
 E alerto que depois sao eles que decidem se ha ou nao batedores e quantos são e os custos. E todas as taxas que ha nos municípios e afins.

JB, sejamos  responsáveis ou nao, nao é isso que esta em causa, mas sim o que eles (os que mandam na justiça, e nao só....mas eu sou leigo e nem quero saber que decretos sao ...) mandam e entendem que quem anda em grupo tem de pagar tazas para tudo e mais alguma coisa.

Dando tu como exemplo casamentos e etc, isso pode ser feito, nao deve mas pode, podes buzinar desde que nao infrinjas outras leis, mas ali ha como se fosse um "cortejo passageiro" (uns carros que passam) e nao uma concentração com hora marcada.
Tal como o Buzinao .... tu podes alertar que vais fazer um buzinao, fechar estradas etc, so tens depois de pagar as coimas caso sejas preso e o juiz assim o entender....
Nestes casos, casos diferentes, pois sao concentrações de veículos com um determinado numero, e destino. Nestes casos pode-se informar que possivelmente" irá passar-se algo, nunca dizer que é o responsavel por isso, pois irá ter de pagar tudo o que eles entendem que tem de ser pago....!

Outros casos existem por aí, alguem que informa que vai haver uma concentração, que vai haver possíveis distúrbios ( sim porque pensam logo que vai haver muitas motas a circular na estrada e que sao todos feios porcos e maus), nao estou a dizer que ha, mas é logo o que pensam! entretanto e isso chegando aos ouvidos das autoridades eles informal os seus responsáveis, eles entao fazem um alerta( caso seja preciso) e quem fica responsável por isso é exactamente a PROTEÇAO CIVIL, esses sim depois com o governador Civil Local (ou lá como se chama) é que fazem o policiamento necessário para que tudo corra pelo melhor.....
Resumindo, é o proprio estado que paga esse serviço....

Isto foi o que me foi explicado faz tempo por alguem que é de direito e que é tbm responsavel por estas situaçoes.
Se as coisas alteraram ou nao, nao sei.

Neste evento em Ponte Sor --> Cabra em Ponte Sor Tbm foi pensado exactamente isso, fazer um passeio e alertar a GNR, tive-mos de desistir, pois o montante pedido pelas Autoridades Locais era Exorbitante !!

Mais digo que....
No Evento de amanha, nem sei que as autoridades iriam deixar, pois Sintra é uma Zona Reservada, e entendem que tantas motas a circular por lá iria afectar todo o seu meio ambiente....

Eu nao estou a criar nenhuma dificuldade, nem estou a tentar criticar, ou a dizer que estao a ser irresponsaveis a fazer o que estao a fazer, nem tao pouco a tentar contradizer alguem, nao entendam as minhas palavras como se fosse, como por vezes pensam que é !!
Nao nao é ... digo o que entendo que tenho a dizer, embora sabendo que ha quem nao concorde, tal como eu nao concordo com outras coisas que por aqui se dizem ...

Mais um texto longo da minha parte, peço desculpa pela minha intervençao neste topico.

Apenas Cito isto .....

......
Foi-me solicitado que fosse elaborado um documento descriminativo do programa (o que farei de seguida), com indicação da hora e percurso a efectuar.
.......
......fiquei com a sensação (pela conversa) que até poderá dar-se o caso de termos direito a viatura desta força de segurança a abrir caminho.  _palmas_ 

.......

Espero que com esta informação toda não te peçam as tais taxas que falo .... se for de borla, ainda bem !!
É bem melhor andar com escolta _policia_   _pol_


Ainda estamos num País livre, e ainda nao me podem proibir de circular em grupo sem ter que ser a pagar taxas e mais taxas !!
Alias este encontro ate foi ocasional  _Rolley_ eu so vinha visitar um amigo a Ponte Sor  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

JB

  • Visitante
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #22 em: 24 de Abril de 2013, 22:39 »
Ainda estamos num País livre, e ainda nao me podem proibir de circular em grupo sem ter que ser a pagar taxas e mais taxas !!
Alias este encontro ate foi ocasional  _Rolley_ eu so vinha visitar um amigo a Ponte Sor  _Rolley_

Se nos disserem alguma coisa, dizemos todos que fomos ter com um amigo a Ponte Sor... podemos todos dizer que fomos ocasionalmente ver o Sapiens21!  _lol_ _lol_

Obrigado pela explicação _AXE_  _convivio_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #23 em: 24 de Abril de 2013, 22:42 »

Pois é ...tivemos todos a mesma ideia  _Rolley_

Ou será que foi o Amigo que convidou estes gajos todos e nao disse nada aos outros  _pensador_

Eu nao conheço aqui ninguem .... estou de passagem  _lol_ _lol_

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: PREOCUPAÇÃO c/Cód. Estrada (Piquenique CPM)
« Responder #24 em: 24 de Abril de 2013, 23:16 »
 
De tudo o que li aqui neste tópico, tenho para mim uma convicção expressa claramente pela Cristina: há sempre quem participe nestes eventos que é novato, não teve tempo ou oportunidade para ler todas estas opiniões (sensatas) sobre como circular em caravana e em segurança. Bem podemos estar aqui a aconselharmo-nos uns aos outros e a discutir as melhores maneiras de circular em segurança... Ainda que possa ser uma grande seca para a maioria dos participantes num grupo ou numa caravana, acho muito importante que os road e back leader de cada grupo ou da caravana façam uma pequena reunião ("briefing") antes de iniciar qualquer viagem, em que explicam uma ou duas regras fundamentais. Acho também que devem fomentar o espírito de grupo para aumentar a sua coesão enquanto tal.