Olá pessoal,Como o tema indica a minha duvida hoje prende-se ao facto de eu ver o pessoal a falar em rotações da scooter (sym gts) a rondar as 1600 - 1800..A verdade é que a minha "bichinha" tem como rotação de ralenti as 3000 rotações (talvez baixe para 2800 quando está mais quente)gostava de saber a vossa opinião.. Será normal?O "mecenico" disse: "parece que o relenti está um bocadinho alto.. mas não dá para afinar nas "injectadas"!! Ajudem-me lá.. Abraço
Teria da andar, uma vez que a embreagem cola perto das 3000 r.m. assim sendo é correia ou embreagem gasta.
Olá pessoal,Como o tema indica a minha duvida hoje prende-se ao facto de eu ver o pessoal a falar em rotações da scooter (sym gts) a rondar as 1600 - 1800..A verdade é que a minha "bichinha" tem como rotação de ralenti as 3000 rotações (talvez baixe para 2800 quando está mais quente)gostava de saber a vossa opinião.. Será normal?O "mecenico" disse: "parece que o relenti está um bocadinho alto.. mas não dá para afinar nas "injectadas"!!Ajudem-me lá..
Rodrigues es uma enciclopedia sobre a nova gts 125i.Se me permites a questao, como fica neste momento o teu ralentim? O meu a quente esta um pouco acima das 2000rpm a frio nas 3000
Só tento ajudar a resolver problemas que já aconteceram comigo, não sou nenhum expert em motos, o meu lema é, se não sabes aprende, se sabes ensina.E sim o ralenti está muito alto, mesmo com o tempo frio não devia passar dos 2000 a quente, vai a um mecânico que entenda de Injeção Eletrónica que ele afina o ralenti num instante.
Exato, rodrigues.. E agradeço a opinião/sugestão.. É mesmo para isso que o forum serve... Não acredito que 99% dos comentários dos participantes seja dado por serem "experts" no "artigo" mas sim porque já lhes aconteceu ou têm um amigo que já teve um caso parecido.Vou tentar descobrir se eles têm máquina quando eu lá fôr..O companheiro "Pardal" em comentários anteriores disse isto: "esse problema precisa de ser visto com urgência porque se realmente o motor está a essas rotações além de aumentar o consumo está a provocar desgastes na transmissão que irão diminuir a sua vida util."... Quando fala no desgaste da transmissão, estava a referir-se à correia?? E o amigo rodrigues tambem fala no desgaste da embraiagem. o que é isso? Ou melhor, poderei vir a ter problemas daqui a um ano quando acabar a garantia devido ao ralenti estar muito alto??
Olá AndréPelo pouco que sei, e com o devido respeito pela opinião do companheiro Pardal, que tem uma Maxi 400 que arrancam ás 3000 r.m, o facto de o ralenti estar a 3000, algo se passa com a afinação do cabo de acelerador, ou erro no ECU ( centralina ) trata de ver isso o mais breve possível, o normal é 1800.Sim, realmente disse que podia haver desgaste na embreagem pelo facto de estar nas 3000 r.m. Peço desculpa pelo meu lapso, as GTS 125i só arrancam ás 3300 r.m. +ou- portanto nas 3000 r.m. está quase no limite da embreagem começar a colar.Só havia desgaste se estando parado num sinal e estares a travar ao mesmo tempo que a embreagem cola, ou seja a scooter quer andar e tu não deixas .O facto do ralenti estar nas 3000 r.m. nas GTS 125i não cria desgaste na embreagem porque só cola nas 3300 + ou - , até essa rotação a transmissão está desligada ou seja, em ponto morto, se estiveres parado muito tempo em sinais, gasta mais combustível, correia e polis, porque estão sempre em movimento, menos a embreagem que só arranca perto das 3300 r.m.A embreagem é centrífuga, procura na net ou youtube por variadores de scooter para teres uma ideia como funciona. Procura um Mecânico que tenha a ferramenta de diagnóstico computorizada, se não for cabo preso ou mal afinado, só por computador te afinam o ralenti em condiçõesAinda hoje fui dar uma volta até á beira mar, estava fresco e o ralenti da GTS 125i manteve-se nas 1800 r.m. Só para terminar, se ao colocares o descanso central e ligares motor e a roda não andar a embreagem ainda não sofre.Espero que resolvas esse problema o mais rápido possível, é muito incomodativo estar parado num sinal com a scooter acelerada., já passei por isso e sei o que é!!!
Mas tem cuidado ao andar no meio dos carros, como tens pouca margem de folga no acelerador, assim que rodas o punho um milimetro que seja estás em cima do enlatado.Referia-me a ser incomodativo pelo barulho que faz ao estar acelerado, quando andei assim e parei ao lado de um enlatado vi-o fechar o vidro. Com que então estradas rurais.. aquelas com cheiro a estrume ?
Companheiro AndréNas próximas férias em Agosto vou visitar a Família que tenho no Minho, perto de Braga, este verão andei por Trás-os-Montes.De certeza que irei fazer uma visita ao meu amigo se estiver por aí em Agosto. Até lá, trate do Ralenti Abraço