Autor Tópico: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?  (Lida 80896 vezes)

Marco46

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #100 em: 16 de Setembro de 2015, 12:28 »


Numa moto ou scooter o que se quer em primeiro lugar é aderencia. O resto é secundario. Dentro deste Item vejam entao qual os que apresentam melhores resultados.

A escolha só depende de voçês.   _pol_



saudações

 _convivio_

Nunes

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #101 em: 16 de Setembro de 2015, 12:37 »
Falso.
[...]

Eu disse basicamente... Mas obrigado pelo esclarecimento.

Marco46

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #102 em: 16 de Setembro de 2015, 13:09 »

PGomes78,

é falso???? entao explica lá melhor a tua formula magica para conseguir um pneu que tenha muito grip e que dure o dobro ou o triplo de kilometros??  agora estou curioso!!  _pensador_ _pensador_

Ja agora vês corridas??? Se nao ves aconselho-te a veres e perceberes as diferenças de compostos e a sua durabilidade.


saudações

 _convivio_



Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #103 em: 16 de Setembro de 2015, 13:22 »
PGomes78,

é falso???? entao explica lá melhor a tua formula magica para conseguir um pneu que tenha muito grip e que dure o dobro ou o triplo de kilometros??  agora estou curioso!!  _pensador_ _pensador_

Ja agora vês corridas??? Se nao ves aconselho-te a veres e perceberes as diferenças de compostos e a sua durabilidade.


sau

 _convivio_

Então estás-me a dizer que as corridas é igual a mundo real?
Deduzo que o piso é 10% parecido, as motos idênticas bem como os objectivos...

Não me vou alongar muito com alguém que me manda ver corridas....
Faço-te até uma pergunta e conselho ao teu estilo.....já conduzistes numa pista do género do autódromo do Estoril?? Em caso negativo, aconselho-te a  fazeres pois eu já o fiz algumas vezes!!
Hoje em dia tens varias possibilidades de fontes de informação e o google ajuda muito. Os pneus hoje em dia levam muitos componentes para além da dita borracha pura. E coloca na tua moto um pneu bastante macio quando tiver acima de 40ºc e vai fazer uma serra a curvar no limite....será que chegas ao outro lado???

Como informação para outros membros, os pneus tem de ser escolhidos com base de diversos factores e se chegares ao ponto da competição entram variáveis como a humidade, temperatura ambiente, temperatura do piso, peso da moto e piloto, estilo de condução, numero de voltas, distância por volta, etc. Mundo real beneficia muito da evolução da competição mas sempre com as devidas adaptações!

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Marco46

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #104 em: 16 de Setembro de 2015, 16:25 »


Penso que toda a gente sabe, que a partir de uma determinada temperatura, qualquer pneu deixa de ter a aderencia necessaria, seja para o frio ou para o calor.

Mandei-te ver corridas, porque hoje em dia o que usas no dia a dia vem da competição e de anos de estudo e testes, logo é ai que se percebe e bem o que vale um pneu em determinado asfalto, e se és tão entendido deverás de perceber isto.

basta veres ano fim das corridas a degradação de um penu duro e de um mole.

Tenho 40 anos e ando nisto desde os 12. Sempre ouvi dizer que compostos duros têm mais durabilidade que os moles, ja usei e testei inumeros pneus e notou-se bem as diferenças ate dentro da propria marca e do proprio modelo.

e se ja fiz track days??? Pelo menos no estoril foram 4 em moto e dois em carro.

"Os pneus quando são projectados, são feitas várias concessões a nível de performance em seco e molhado, borracha de composto mais mole ou mais duro, melhor conforto ou mais performance, mais ou menos durabilidade.

Uma borracha mais macia vai ter mais poder de tracção mas gasta-se mais rápido. Um pneu mais confortável tem um perfil alto e dobra em curva quando sujeito a grandes esforços."



saudações

 _convivio_


Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #105 em: 16 de Setembro de 2015, 16:41 »

Penso que toda a gente sabe, que a partir de uma determinada temperatura, qualquer pneu deixa de ter a aderencia necessaria, seja para o frio ou para o calor.

Mandei-te ver corridas, porque hoje em dia o que usas no dia a dia vem da competição e de anos de estudo e testes, logo é ai que se percebe e bem o que vale um pneu em determinado asfalto, e se és tão entendido deverás de perceber isto.

basta veres ano fim das corridas a degradação de um penu duro e de um mole.

Tenho 40 anos e ando nisto desde os 12. Sempre ouvi dizer que compostos duros têm mais durabilidade que os moles, ja usei e testei inumeros pneus e notou-se bem as diferenças ate dentro da propria marca e do proprio modelo.

e se ja fiz track days??? Pelo menos no estoril foram 4 em moto e dois em carro.

"Os pneus quando são projectados, são feitas várias concessões a nível de performance em seco e molhado, borracha de composto mais mole ou mais duro, melhor conforto ou mais performance, mais ou menos durabilidade.

Uma borracha mais macia vai ter mais poder de tracção mas gasta-se mais rápido. Um pneu mais confortável tem um perfil alto e dobra em curva quando sujeito a grandes esforços."



saudações

 _convivio_


Resumindo, a sua composição pouco importa pois segundo se tira da tua informação, qualquer pneu mole dura menos que um mais rijo!

Já  "apalpastes" um Dunlop scootsmart? E um Metzeler Fellfree? Se não, garanto-te que o Dunlop é muito mais mole à "apalpação" que o Metzeler. Segundo tu, o Metzeler durará mais que o Dunlop..... Fico satisfeito que minha motita vai fazendo milagres pois o Dunlop está preste a passar a durabilidade do anterior Metzeler (que era bem mais duro).

Certamente não lestes o que falei sobre a competição para ter escrito o que escrevestes!

E volto a afirmar, no dia a dia beneficiamos muito do que se "aprende" e desenvolve na competição mas tal raramente é aplicado a 100% no mundo real e não tem só a ver com custos. Por exemplo, coloca na tua moto suspensões de competição com afinação de pista e que acontece no mundo real? Certamente sabes!
Voltando aos pneus e temperaturas, é lógico que há limites de uso mas um muito mole, com o piso quente vai-se comportar pior que um mais rijo pois o primeiro desfaz-se literalmente.

Nos muitos pneus que já montei, já tive pneus moles (ao tacto) bem piores que outros mais rijos e o inverso também se verifica. O que realmente manda no pneu é sua composição pois de borracha pura pouco ou nada tem.

Agora claro que não falo de pneus tipo madeira/pedra.

No caso dos Dunlop scootsmart o que faz a diferença na duração é ter na sua composição sílica.

Não vou mais alimentar esta discussão e respondendo à tua provocação, não sou entendido nem quero ser. Falo da minha experiencia e ao fim de umas boas dezenas de pneus, dá para chegar a certas conclusões.

Até te posso dizer que já tive pneus que muita gente dizia mal e comigo curvavam até mais não. E também tive pneus que todos diziam bem e não descansei enquanto não lhe dei caminho.

Um abraço,



Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #106 em: 17 de Setembro de 2015, 15:41 »
Caros companheiros, nem vou discutir, ou provocar, etc. numa conversa a ficar acalorada ;) apenas digo que tenho boa experiência dos Michelin city grip. Acho que existe para aí um tópico onde avaliamos os pneus que usamos, certo?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #107 em: 17 de Setembro de 2015, 23:20 »
Caros companheiros, nem vou discutir, ou provocar, etc. numa conversa a ficar acalorada ;) apenas digo que tenho boa experiência dos Michelin city grip. Acho que existe para aí um tópico onde avaliamos os pneus que usamos, certo?

Acima de tudo é o que importa...que gostemos deles.

A marca pode ajudar a dar garantias mas....tal como se sabe, temos o exemplo dos Michelin Power Pure SC, que segundo vários relato são uma autentica m***** mas segundo a marca de alta qualidade, pois apesar das reclamações continua a mante-los no mercado mesmo pondo vidas em risco!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Marco46

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #108 em: 18 de Setembro de 2015, 00:40 »

No inicio deste ano após mais uma jornada de motogp, durante a semana os pilotos foram testar os novos compostos da michelin para a proxima temporada, e se na corrida os principais nao caíram, ja nos testes foram todos so tapete.  _lol_ _lol_ _lol_

Só por aqui se vê a qualidade das borrachas Michelin   _thumbdown_ _thumbdown_



saudações

 _convivio_

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #109 em: 18 de Setembro de 2015, 09:40 »
Os melhores pneus são para mim o que a casa tem disponível ao melhor preço dentro das marcas que sabemos dar alguma confiança. Tento ter a mesma marca e modelo nas duas rodas mas se não tiver também não perco o sono por isso. Por experiência tenho optado sempre pela Bridgestone porque nunca me deixaram ficar mal no piso molhado e têm sempre boa relação preço\qualidade. Importante mesmo é independentemente da quilometragem trocar o pneu a cada 2 anos ou quando a borracha começar a ficar ressequida. No ano passado apanhei dois sustos com a scooter a curvar com aquela chuva miudinha e pensei ter sido óleo mas  a verdade é que o pneu estava a ficar vidrado (tinha mais de 22000km e 3 anos) e mal coloquei pneu novo os sustos acabaram. É verdade, controlem a pressão a cada 15 dias ou pelo menos a cada mês porque por muito bom que seja o pneu a rolar com pressões erradas não vai prestar certamente.

Paulo Ferreira

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #110 em: 02 de Fevereiro de 2016, 22:29 »
Eu tinha na minha kymco DT os pneus de origem e quando chegou a altura de trocar optei por os Dunlop scootsmart e estou bem satisfeito com eles! Noto uma grande diferença para com os pneus que tinha, que eram os de origem, os maxxis. Aconselho vivamente os scootsmart.

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk


CagerOnForza

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #111 em: 08 de Fevereiro de 2016, 13:02 »
É normal os pneus traseiros das maxiscooters serem todos reforçados?

Digo isto porque o meu pneu traseiro diz RF e o da frente não.

Será por ter de suportar o peso do condutor?



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Barros

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #112 em: 08 de Fevereiro de 2016, 15:29 »
Não só o peso do condutor,

mas também o peso do motor ?


Nuno23

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #113 em: 26 de Maio de 2016, 22:24 »
Boas malta está na altura de mudar as sapatilhas a minha x max quais os pneus que aconselham? atras quando comprei coloquei um maxxis a frente ainda é o de origem é um  MICHELIN Pilot

cumps

TMaxer

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #114 em: 26 de Maio de 2016, 22:27 »
Michelin City Grip???



Para a XMax, aconselho-te os Dunlop Scootsmart

Nuno23

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #115 em: 26 de Maio de 2016, 22:29 »
em termos de preço qualidade sabe valores?

TMaxer

  • Visitante
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #116 em: 26 de Maio de 2016, 23:44 »
Ve aqui mais opinioes...



http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18837.msg90074812.html#msg90074812



Penso que o Joao nao mencionou valores... ou se o fez foi num post anterior...



Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #117 em: 27 de Maio de 2016, 00:40 »
Como as X-Max têm temperamentos desportivos, a escolha dos pneus é crítica para podemos espremer o que pudermos delas...

Os Michelin CityGrip são bons, mas são mais indicados para climas muito chuvosos e até com alguma neve, para o nosso clima mais ameno existem melhores opções!

Quando andei a ver pneus estiveram em opção os Dunlop ScootSmart, os Brigestone Battlax SC e os Pirelli Diablo Scooter.

Os Pirelli são os mais desportivos de todos, com um perfil triangular que lhes dão um curvar excepcional mas são bastante macios e logo não devem fazer mais de 10k km!

Os Brigestone e os Dunlop são mais "touring" e apesar de mais desportivos que os Michelin deverão aguentar um pouco mais que os Pirelli... Em termos de carácter deverão ser equivalentes pelo que a escolha pode recair no preço...

Na altura que andei a ver, os Dunlop eram os mais baratos (135€ o par com montagem e calibragem) e os Pirelli os mais caros (165€ nas mesmas condições). Os Brigestone estavam a meio caminho...

Como tinha uma boa opinião quer do Filipe (na 400) quer do Interceptor (na 250) e de uma (boa) experiência com os Dunlop numa PCX e ainda por cima eram os mais em conta, a opção foi fácil e obvia!

Agora é uma questão de pedires orçamentos e decidires o que valorizas mais...

Eu um dia ainda quero experimentar os Pirelli... _Rolley_


Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 27 de Maio de 2016, 00:41 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #118 em: 27 de Maio de 2016, 01:14 »
Uma bela explicação do João (Twin-Pt).
Melhor seria difícil.  _pol_ _pol_

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #119 em: 27 de Maio de 2016, 01:40 »
 _convivio_ Olá boas

Essa maxi com essa sujidade toda parece que esteve a fazer uma revisão geral de motor aberto

no que toca ao brio profissional deixam muito a desejar

foi por isso que preferi colocar os pneus na minha maxi num sitio onde não andam com as mãos todas besuntadas

como está descrito no meu D.B. prefiro pagar mais qualquer coisa e ter a maxi limpa
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #120 em: 18 de Abril de 2019, 14:36 »
Para muito breve tenho de mudar o meu pneu de trás.

Existe muita diferença se em vez de comprar a medida 140/60-13 optar por 140/70-13 ?

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #121 em: 18 de Abril de 2019, 20:00 »
Ninguém pode dar uma opinião?

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #122 em: 18 de Abril de 2019, 20:56 »
Companheiro

A diferença que está a pôr em causa entre 60 ou 70 corresponde à relação entre a altura do flanco do pneu e a largura da sua secção.
Uma relação altura/largura de 60 ou 70 corresponde a que a altura do pneu equivale a 60 ou 70% da largura do mesmo.
Quanto menor for a proporção de elevação do pneu, menor a altura do flanco.
Quanto menor a altura do flanco, melhor a aderência em curva.

A minha modesta opinião é que deve comprar a medida que vem indicada co Certificado de Matrícula, mas isso é só a minha opinião.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #123 em: 18 de Abril de 2019, 21:09 »
Boas companheiro Paulo, eu até dava a minha opinião mas cada um gosta do que compra. Eu so posso dizer que fiquei rendido aos Michelin City Grips pela experiência que tive com eles em piso seco e molhado. Não gosto de andar na chuva mas não impede de eu dizer que foram muito bons. A melhor experiência foi a curvar na estrada da Lagoa Azul com uma PCX.....Tenho testemunhas que nem queriam acreditar a velocidade que eu ia mas eu sou meio maluco.... _lol_

Abraço

Viva Americano, obrigado pela resposta, eu tenho neste momento os city grip e não tenho razão nenhuma de queixas, só que já está gasto o de trás, e tenho de comprar um que o da frente ainda está bom.


Companheiro

A diferença que está a pôr em causa entre 60 ou 70 corresponde à relação entre a altura do flanco do pneu e a largura da sua secção.
Uma relação altura/largura de 60 ou 70 corresponde a que a altura do pneu equivale a 60 ou 70% da largura do mesmo.
Quanto menor for a proporção de elevação do pneu, menor a altura do flanco.
Quanto menor a altura do flanco, melhor a aderência em curva.

A minha modesta opinião é que deve comprar a medida que vem indicada co Certificado de Matrícula, mas isso é só a minha opinião.


Viva Paulo, eu sei que entre 60 ou 70 é diferença de 10% do perfil dos pneus, a minha questão era mais se nota-se diferença desempenho, se dá mais conforto e se aumenta realmente o consumo ou se é igual?

É que tanto a Forza como a xmax ambas tem o perfil 70, apesar de a jante ser maior, sei que são outro segmento, mas é que é uma diferença grande, alem de a SYM ter jante 13 ainda tem o perfil menor de 60, é aqui que está a minha dúvida será que não iria ganhar mais conforto e até gastar um pouco menos em consumo?

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Mas afinal...quais são os melhores pneus para as nossas maxiscooters?
« Responder #124 em: 18 de Abril de 2019, 21:22 »

Viva Paulo, eu sei que entre 60 ou 70 é diferença de 10% do perfil dos pneus, a minha questão era mais se nota-se diferença desempenho, se dá mais conforto e se aumenta realmente o consumo ou se é igual?

É que tanto a Forza como a xmax ambas tem o perfil 70, apesar de a jante ser maior, sei que são outro segmento, mas é que é uma diferença grande, alem de a SYM ter jante 13 ainda tem o perfil menor de 60, é aqui que está a minha dúvida será que não iria ganhar mais conforto e até gastar um pouco menos em consumo?


Quanto a isso não o posso ajudar dado que nas duas Sym GTS que tive, mesmo quando substituí um dos pneus, mantive as medidas de origem, portanto não tenho termos de comparação nem quanto a conforto nem quanto ao consumo.
A X10 também tem perfil 70 mas não serve em termos comparativos.
« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 21:24 por Paulo Renato Ferreira »