Autor Tópico: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max  (Lida 12469 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora


LINK DIRECTO: TESTE COMPARATIVO SCOOTERS 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max - PUBLICAÇÃO SCOOTERLIFE

Tendo em conta que a motorização 125cc se encontra como a porta de entrada mais apetecível para muitos daqueles que aproveitaram (...e continuam a aproveitar) a lei que lhes possibilita a condução de um motociclo até esta cilindrada, simplesmente tendo a carta de carro...decidi trazer ao v/conhecimento um recente teste feito em solo espanhol a 3 modelos de marcas diferentes, cada um deles com os seus pontos mais fortes em comparação directa.

Mais conforto, mais desportividade ou o meio termo?...esta e muitas outras questões terão resposta neste teste de 6 páginas!!!

As 125cc fazem parte do panorama motociclista e as qualidades inerentes a estas 1/8 de Litro, cada vez mais melhoradas a cada actualização e cada vez mais avançadas tecnologicamente, fazem delas naturais opções para quem pretende deixar o carro de família na garagem e passar a ir para o trabalho em 2 rodas.  _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #1 em: 27 de Março de 2015, 00:51 »

Ves Sapiens, o que referia referente as pernas na K? provavelmente porque devido ao seu desenho mais desportivo tinham descurado esse pormenor

"En el KYMCO no es posible por el diseño de su frontal, muy deportivo y moderno, aunque algo menos funcional en este sentido".

Embora em azul a K fique a matar, olha que neste vermelho deixa-me completamente apaixonado. A duvida seria qual das duas cores escolher.  _pensador_

A Buga foi Maxi que nunca despertou emoçoes, pelo menos cá.


saudações

 _convivio_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #2 em: 27 de Março de 2015, 05:10 »
numa altura em que a expectativa sobre a Forza 125 está ao rubro,  _confuso_ este comparativo ficou desactualizado, necessita da novidade ou será este o canto do cisne para estes três modelos?   _pensador_
« Última modificação: 27 de Março de 2015, 05:11 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1887
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #3 em: 27 de Março de 2015, 09:59 »
Pode ser impressão minha mas, no dia a dia, a 125 que se vê mais, tirando a PCX, é a Sym GTS.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2949
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #4 em: 27 de Março de 2015, 10:12 »
Paulo, a realidade de Espanha é MUITO, MUITO, diferente deste cantinho com gente mal paga e irrisório termos de vendas...
« Última modificação: 27 de Março de 2015, 10:12 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #5 em: 27 de Março de 2015, 13:25 »
Pode ser impressão minha mas, no dia a dia, a 125 que se vê mais, tirando a PCX, é a Sym GTS.

Não é impressão tua, Paulo.  _convivio_
De facto por cá (Portugal), o panorama scootard é um pouco diferente.

Ves Sapiens, o que referia referente as pernas na K? provavelmente porque devido ao seu desenho mais desportivo tinham descurado esse pormenor

Vejo Vejo... e muito bem.

A K-XCT 125/300 é de facto muito bonita, mas bonita mesmo...porém a sua ergonomia é algo que não consigo encaixar muito bem, a sério. Não estou a dizer isto por dizer...é demasiado flagrante até mesmo por imagens. Aqui faço até um apelo à minha memória igualmente quanto ao post do Interceptor relativamente a este modelo....é uma condução que simpaticamente foi apelidada de estranha.

Uma simples PCX, que é mais pequena, ainda que isso possa parecer estranho a alguém que não esteja habituado a estas lides, tem uma posição um pouco mais "à larga" do que a K-XCT.

O design é importante, os olhos também comem e a K-XCT tem uma linha bastante cativante (confirmo e aceito dizê-lo até de olhos fechados e sem estar a olhar para ela)....mas o condutor é um elemento essencial e não pode ser relegado para 2º plano ao ponto de os joelhos ficarem a escassos centímetros da consola e numa posição inglória de ficarem acima da anca!

A Burgman é uma scooter polivalente, de mecânica menos nervosa que as outras duas, mas com uma capacidade de carga apreciável e uma boa protecção de série.
A sua linha pode considerar-se menos actual face às angulosas e desportivas K-XCT e X-Max, mas não deixa de apelar o quanto baste, p'ra mais agora com este recente update estético.
O seu painel de instrumentos é bastante conservador e acaba por seguir um estilo de informação mais clássico, se bem que suficientemente informativo e de fácil leitura. A sua mecânica tem fama de altamente durável a longo prazo.

Quanto à X-Max, é um caso que merece uma certa reflexão para o possível comprador, pois se por um lado o mesmo se vê perante um preço de aquisição que se demarca claramente das outras duas, por outro lado tem argumentos que justificam a sua aquisição e o esforço extra para a comprar.
O motor tem bom "nervo", os consumos situam-se num patamar mais do que bom, o comportamento dinâmico inspira confiança e os materiais utilizados estão presentemente entre o que de melhor se faz nas 125cc.
No reverso da medalha, contam-se um banco com uma altura que "assusta" o cliente de estatura mais baixa, que se vê com as pernas algo penduradas e uma dureza/firmeza que, sem ser propriamente defeito, não se torna tão confortável quanto o desejável, nomeadamente comparando com a concorrente Burgman, que recebe bastante elogios neste tocante. Felizmente as rodas de maior dimensão na X-Max dão-lhe uma ajuda extra em numerosas situações.

Cada uma tem os seus pontos melhores e menos bons e o melhor que alguém tem a fazer é testar cada uma delas e ver aquilo que a carteira, o seu gosto pessoal...e o coração, lhe dizem.


Marco46

  • Visitante
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #6 em: 27 de Março de 2015, 14:10 »

Caro Sapiens,

Vou ver se coloco aqui bem visivel, um teste à versao 300 que li numa das revistas que compro..........espanhola :(

Acho que dissipa as duvidas e os porquês.


saudações

 _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #7 em: 27 de Março de 2015, 16:54 »
 _convivio_

Ok Marco, manda para cá a informação.
Uma ideia (neste caso a minha) não tem de ser obtusa na análise a uma questão concreta e, se existir uma abordagem diferente sobre essa mesma questão, cá estamos para a ver e analisar.  _pol_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #8 em: 27 de Março de 2015, 19:43 »
Boas.
Na generalidade concordo com a opinião manifestada no artigo do "link".
Vejo a Kymco como um apelo a um ar desportivo, agora muito na moda,  com uma posição de condução a condizer;
A Yamaha, em minha opinião, tem uma qualidade de construção e materiais superiores à Kymco e à Suzuki, também é mais cara, é também aquela que pelo seu peso e arcaboiço será, arrisco, mais "estradista" - aliás, partilha a estrutura com um modelo de cilindrada superior e isso quer dizer qualquer coisa;
A Suzuki, é a que conheço melhor, por isso dedico-lhe mais linhas.
Apesar de o teste opinar que tem um arranque idêntico à da Yamaha (o peso menor ajuda) a "desportividade" não é o seu trunfo. Ali tudo é comodidade, apesar da alteração feita no banco não me convencer. O trunfo principal da "Baby" Burgman é o de ser uma scooter que não intimida quem se inicia nas duas rodas, a sua baixa altura de assento torna-a a mais democrática de todas. Nisto, só é acompanhada pela Sym, apesar de mais alta - aqui só estou a considerar scooters "médias", caso contrário colocaria no rol a Honda PCX. O mais baixo centro de gravidade torna-a tão fácil de conduzir como uma scooter de 50cc... O espaço disponível debaixo do banco e à frente faz inveja a muita maxi.
Em minha opinião a "actualização" que lhe fizeram fê-la parecer-se com "as outras", aquele ar de "epicuro" era distintivo, tal como é o das Vespas, mas a marca decidiu de outra forma e saberá melhor que eu por que o fez. Melhoraram-lhe a protecção que já não era má na última versão, mas terem-lhe retirado o termómetro do painel por uma luz avisadora foi disparate, apesar da nova luzinha de condução "eco", um "gadget" que só é bom para quem gosta de ver muitas luzinhas coloridas no painel de instrumentos.
Mercê da ergonomia e facilidade de acesso, a vinda da nova Honda Forza 125 e da tão ou mais bonita Kymco Downtown não lhe tirarão a sua quota de mercado.
Por fim, acho que no teste faltou a Sym GTS, é do "mesmo campeonato" e será o produto relação preço/qualidade mais equilibrado.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #9 em: 27 de Março de 2015, 20:22 »
Gostei da tua análise aos 3 modelos aqui em comparativo.  _pol_
A Suzuki, que será a que melhor conheces, poderia ter apostado, juntamente com o restyling, em dotar o modelo de rodas com 1 polegada acima e assim aumentar ainda mais o seu desempenho em pisos degradados ou calçada. A roda maior só a beneficiaria e não o contrário.

O painel de instrumentos também poderia ter sido objecto de atenção da marca...não o foi, preferindo a quase inalteração do mesmo. É pena esta opção, ainda que nada haja a dizer quanto à informação e legibilidade.

Mas no fundo, a Burgman 125 agora renovada, continua a mesma scooter agradável, com um design consensual (talvez falhe uma pitada de desportividade), com o conforto que lhe é reconhecido em qualquer test-review e uma mecânica que tem fiéis adeptos nos que a compram.  _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #10 em: 27 de Março de 2015, 22:59 »

E quantas foram vendidas em PT? 125 so vi 3 ate hoje a circularem, e nenhuma das novas. nao tem expressao e nao está no top 5 das preferencias de potenciais clientes.


Em PT o pessoal quer é Xmax, Pcx e Sym´s, parecendo que mais nada existe!  :-?  _pensador_


 
« Última modificação: 28 de Março de 2015, 00:35 por Marco46 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #11 em: 28 de Março de 2015, 00:03 »
O PT o pessoal quer é Xmax, Pcx e Sym´s, parecendo que mais nada existe!  :-?  _pensador_

A razão para não se venderem mais Burgman's 125cc do novo modelo, não estará também um pouco reflectida na rede de concessionários ou mesmo do importador? Estou a perguntar...não sei mesmo.

É verdade que a Burgman 125 por cá se vende pouco, mas o mercado português tem as suas €specificidades e a expressão de vendas que aqui se vê, não significa que tenha por exemplo o mesmo reflexo que em França.  _pol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #12 em: 28 de Março de 2015, 20:35 »
....
A Yamaha, ...... aliás, partilha a estrutura com um modelo de cilindrada superior e isso quer dizer qualquer coisa;
....

Companheiro, para que fique tbm com a informação que a K-XCT também partilha o modelo com a 300cc e isso tbm quer dizer algo...


Os 3 melhores modelos foram testados!


Relação preço/qualidade entre os 3.... qual valerá mais a pena  _Rolley_


Uns gostam de umas coisas, outros de outras, outros não dispensam isto ou aquilo e tudo mas todas elas são excelentes !!


Quem as adquirir nunca se irá arrepender certamente como pelo que parece que ngm se arrepende de adquirir seja o que for...


Desejo a todos que as adquiram sorte, acima de tudo o que é preciso é sorte !!


São os 3, modelos magníficos para quem quer fazer uns bons quilómetros sem preocupações de maior a todos os niveis!


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #13 em: 28 de Março de 2015, 21:15 »
A razão para não se venderem mais Burgman's 125cc do novo modelo, não estará também um pouco reflectida na rede de concessionários ou mesmo do importador? Estou a perguntar...não sei mesmo.

O Sapiens não sabe, mas eu suspeito: a facto do concessionário nacional da Suzuki não responder às perguntas dos seus clientes pode ser uma delas.
A Suzuki está muito mal defendida em Portugal, mas como a Veículos Casal vai vendendo umas Sym "no pasa nada". Não fosse o nosso mercado tão pequeno e os japoneses já teriam dado por ela.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

cgomes

  • Visitante
Re: Comparativo 125cc: Kymco K-XCT, Suzuki Burgman e Yamaha X-Max
« Responder #14 em: 02 de Maio de 2015, 22:30 »
Gosto da minha Suzuki Burgman UH 125 mas vi a Forza 125 e fiquei admirador. Muito bem estruturada. A Honda fez um bom trabalho no segmento.