Autor Tópico: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento  (Lida 13337 vezes)

TwisteR

  • Visitante
[SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« em: 14 de Agosto de 2013, 14:32 »
Companheiros,

Infelizmente não tenho conseguido "esticar as pernas" na SW-T como gostava, ao que desde que a comprei só fiz casa/trabalho.
Sucede que quando dou uma voltinha, noto algumas situações potencialmente estranhas. E ontem foi o dia. 200km pela zona do Oeste.

Pode não ser nada, mas fica a pergunta para quem tem a máquina há mais tempo:

- Tenho folga na roda traseira. Notei ao meter ar no pneu, pois rodei-o com o pé para colocar a válvula na posição certa, e notei que ele se movimentou horizontalmente no eixo. Nota-se claramente com o descanso central, a roda mexe 1 a 2mm.
- Em estrada, a cerca de 70/80km, noto dois ruídos não relacionados com o motor. Um ao fazer uma curva apertada para a esquerda, que parece um ruído nos rolamentos (não sucede virando para a direita). E noto outro quando solto o acelerador (também pelos 70/80km/h), que parece vir da zona da caixa do variador / embreagem (não noto no arranque ou a baixas velocidades). Este último parece um zumbido, e aumenta com a velocidade - pelo menos até ser abafado pelo motor.

E sim, sou demasiado atento a ruídos, sejam eles normais ou não _martelada_
Não noto falta de segurança (sei que a SW-T tem tendência a dar a roda traseira nas curvas, e eu bem que abuso disso _confuso_), mas pergunto-me se estas situações são normais.

Foi comprada em Março, tem 4200km.

Obrigado e boas curvas! scooter_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2949
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #1 em: 14 de Agosto de 2013, 14:50 »
TwisteR,

Como compraste nova num concessionário, leva-a lá se achares que tens confiança nessa oficina!

Se não for o caso, sugiro a L&L em Mem Martins para uma 2ª opinião... Também não desgosto da Linhaway-Alcabideche, o Henrique é boa pessoa! O mesmo não posso falar da Motorway, do mesmo grupo!  _mau_

Qualquer oficina oficial pode, se necessário, activar a garantia de peças! E pode ser o teu caso!


João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

power-full

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #2 em: 14 de Agosto de 2013, 14:53 »
normalmente  nao ser que tenhas muitos poucos kilometros vao dar a tanga que é desgastes ..

TwisteR

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2013, 15:55 »
Viva,

foi comprada nova num concessionário, mas em Aveiro (algo fora de mão), logo, terá que ser assistida cá em Lisboa ao abrigo da garantia da marca.
Como tive algumas dúvidas com a MotorWay, sou capaz de experimentar os "primos" da LinhaWay, dos quais já ouvi excelente feedback.

No entanto, antes de "levantar a bandeira" queria ouvir de outros companheiros com SW-T's se notam folgas semelhantes.
Pode até ser uma situação perfeitamente normal, e da qual só agora me apercebi.

 _convivio_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2949
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #4 em: 15 de Agosto de 2013, 16:13 »
Viva,

foi comprada nova num concessionário, mas em Aveiro (algo fora de mão), logo, terá que ser assistida cá em Lisboa ao abrigo da garantia da marca.
Como tive algumas dúvidas com a MotorWay, sou capaz de experimentar os "primos" da LinhaWay, dos quais já ouvi excelente feedback.

A Lopes & Lopes em Mem Martins, junto à Decathlon de Sintra e no final do IC19 é MUITO BEM considerada na zona da Grande Lisboa! Experimenta! Não te irás arrepender! Até porque tenho ideia que é ligeiramente mais barata!


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Fred_FBF

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #5 em: 15 de Agosto de 2013, 16:31 »
A Lopes & Lopes em Mem Martins, junto à Decathlon de Sintra e no final do IC19 é MUITO BEM considerada na zona da Grande Lisboa! Experimenta! Não te irás arrepender! Até porque tenho ideia que é ligeiramente mais barata!

Companheiro TwisteR, eu tive uma má experiência com a Lopes & Lopes, aquando do arranjo da minha moto em 2007, levaram cerca de 5 meses até que eu fica-se satisfeito com o arranjo. Portanto fica ao teu critério escolheres ou não este concessionário.
Para mim o Lopes & Lopes é carta fora do baralho, não faço lá nenhum serviço nem compro um parafuso que seja.

Quanto à Linhaway, eles têm duas casas, uma nos Jardins da Parede e outra perto do Cascaishopping em Alcabideche/Alcoitão a caminho da Adroana, fiz lá a reparação da minha moto, devido a um pequeno incidente, e gostei tanto do serviço com do atendimento. Eu não tinha direito a moto de cortesia e mesmo assim emprestaram-me uma, só para te dar um cheirinho do atendimento nesta casa(Linhaway de Alcabideche). Eles estão de férias até dia 19-08-2013.


Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2949
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #6 em: 15 de Agosto de 2013, 17:07 »
A minha péssima experiência foi com a Motorway que é a casa mãe do grupo que inclui também as duas Linhaway!

Na L&L nunca tive problemas e há vários companheiros que a recomendam!

Mas a verdade é que fiz uma intervenção recente na Linhaway Alcabideche e eles foram 5*****! Gostei imenso do atendimento de todos e em especial do Henrique!

O que prova que às vezes há ovelhas negras em todas as famílias mas também diamantes!

A ver vamos, tenho que fazer a revisão dos 16k km da JaQuinzinha agora no final de Agosto e ainda não me decidi aonde!

Mas tem que ser antes de começar a fazer o percurso Sta. Cruz-Lx-Sta. Cruz diariamente em Setembro!



Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 17:08 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Carlos A.

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2012
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Apeado
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #7 em: 15 de Agosto de 2013, 22:53 »
Boa noite.
Nunca me apercebi disso, mas vou ver e depois digo-te alguma coisa.

alain

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #8 em: 15 de Agosto de 2013, 23:14 »
Boas twister.
Em relação á folga na roda traseira, é normal, tanto que não tem efeito nenhum em andamento, em qualquer velocidade.
Nas curvas mais apertadas tambem é verdade que houve um zumbido, mas para os dois lados, tambem acho normal.
Em relação ao outro, nunca ouvi nada.

DIMAN

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #9 em: 20 de Agosto de 2013, 18:58 »
Não acredito que seja o rolamento da roda traseira.

Deve ser é o rolamento do braço oscilante no qual está enfiado precisamente o eixo traseiro.

Este rolamento é normal acontecer isto porque os vedantes deterioram com o calor. e com sujidade.

É só subsitituir este rolamento e ATENÇÃO - montar um kit de vedantes completo novo.

Não é nada de grave desde que não deixes andar assim muito tempo.

TwisteR

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #10 em: 20 de Agosto de 2013, 19:03 »
Companheiro DIMAN,

Bem-vindo ao inesquecível mundo das bicilindricas da Honda. Deves ser o único que "foi ali" à T-MAX mas voltou  _lool_

Era algo como isto que tenho receio:

É só subsitituir este rolamento e ATENÇÃO - montar um kit de vedantes completo novo.

A parte do rolamento até entendo, mas a questão dos vedantes vai depender da "boa vontade" do mecânico.
Como posso argumentar (do ponto de vista técnico) que esse kit também é necessário substituír?

É que se disserem que não "não é preciso", quase que encolho os ombros pois não sei como contra-argumentar...

Obrigado!

FanFan

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #11 em: 21 de Agosto de 2013, 08:53 »
Boas,

Até à data não dei conta de qualquer barulho como mencionaste, mas vou estar atento e darei o meu feed back a este tópico. Barulho incomodativo é o da correia nos arranques  _thumbdown_ ... de resto tudo 100%.

Boas curvas

TwisteR

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #12 em: 21 de Agosto de 2013, 10:42 »
Mas este ruído não era característico das SilverWing, entretanto resolvido na SW-T?

Barulho incomodativo é o da correia nos arranques  _thumbdown_ ... de resto tudo 100%.

power-full

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #13 em: 21 de Agosto de 2013, 10:45 »
isso deve haver volta a dar em relaçao a esses barulhos .. a minha elyseo tinha o mesmo problema e resolvi metendo uma correia mais pequena.. do grupo piaggio

TwisteR

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #14 em: 26 de Setembro de 2013, 19:21 »
Companheiros,

Vim da revisão, e o barulho foi atribuído ao facto e a roda traseira estar mais gasta ao centro que nos flancos.

a) Parece-me precoce um desgaste destes ao fim de 6000km;
b) Não vejo desgaste nenhum. Os rasgos têm o mesmo desgaste ao centro que nos flancos (pelo menos a olho!)

Algum companheiro mais experiente me dá uma opinião?

Sei que este tipo de desgastes causa ruídos semelhantes ao que relatei, no entanto, não vislumbro nada de anormal com o pneu.





 _convivio_ scooter_

TwisteR

  • Visitante
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #15 em: 27 de Setembro de 2013, 21:00 »
Alguém dá uma dica quanto à questão dos pneus?  :-?

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: [SW-T] - Folga na roda traseira / ruído de rolamento
« Responder #16 em: 27 de Setembro de 2013, 21:24 »
Vendo as fotos...

Desgaste normal para os 6.000! Não esta 'quadro' ! Os meus pneus traseiros fazem 8 a 10.000.

A unica coisa que vejo é o pneu estar a comecar a ficar com diferença de altura junto aos rasgos, apenas se nota um pouco na primeira foto. Os irc e hoop que tive também ficaram assim, os irc troquei com 8.000 pois ja davam má condução (especialmente nas curvas). Nota-se bem passando a mão pelo pneu, sente-se um dos lados do rasgo baixo e o outro alto.

Recomendo Pireli Diablo!!! Muito bons

Cumprimentos