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Manual do Bom Pendura

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Paty:
Ora,

aqui está um assunto, no qual sou entendida e do qual até me posso gabar, pois parece que sou uma boa pendura, pelo que diz o condutor, claro...

Relativamente ao "Manual" todos os pontos são importantes, mas sendo óbivios, não os vou comentar todos. Saliento apenas alguns, por entender que são de extrema importância.

O acompanhar a curva, quer junto ao corpo do pendura, quer encostado ao encosto ou top-case é sem dúvida colaborar para a estabilidade na condução. Nem me atrevo a não o fazer!!

O apoiar-me mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito, sempre o fiz por instinto, não sei se por me sentir mais segura, mas o facto é que resulta também na estabilidade da scooter.

"Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra." - Bem... nesta dei uma mega gargalhada! Nem no lugar de condutor chego com os pés ao chão! No lugar do pendura, então!... ;)

O juntar-me o mais possível ao corpo do condutor por causa da oscilação quando está vento, é outra coisa que também faço por instinto. O meu marido, até já me disse que quando está muito vento, prefere andar comigo na mota, porque sente mais estabilidade... será que foi alguma indirecta e me está a querer dizer que engordei?  _policia_

Mesmo que olhe para o conta quilómetros, não me manifesto, pelo menos nunca o fiz. A única manifestação que faço, e já tem sido útil, é apertar um bocadinho, com as mãos de lado (no rabo, claro que me aproveito da situação :) ) quando algum carro está a mudar de faixa ou a entrar ao nosso lado, demasiado perto, para ele perceber e percebe logo que temos alguém junto demais. Normalmente ele já sabe que se faço isso é para ele ver o que se passa.

E por norma, estou sempre atenta ao trajeto... mesmo assim, quando acontece  dar um saltinho no banco e ficar desajeitada, para me colocar bem novamente, espero por uma recta, levanto simultaneamente os pés das peseiras, apoio-me nas pegas, levanto o rabiosque e ajeito-me. As primeiras vezes que fiz isto, quando parávamos, perguntava-lhe sempre se o tinha desiquilibrado quando me ajeitei e a resposta era sempre a mesma: "não dei por nada!", portanto, percebi que posso continuar a fazê-lo sempre desta forma, que é também a mesma forma que uso para me chegar para a frente, quando o vento aperta e me colo a ele :D

Espero ter ajudado ;)

Rider:
Companheiros, quando paramos a mota, quem sai primeiro o pendura ou o condutor?
Caso seja o condutor, qual o procedimento a seguir, primeiro sai o pendura enquanto o condutor segura a moto ou colocamos o descanso lateral ou o central (neste caso ja custa pois existe o peso do pendura) e depois sai o pendura?
Obrigado.   ;)

cristina:
Normalmente desmonta 1º o pendura e só depois o condutor, mas quem como eu não tem muita força, pode ser necessário apoiar a mota no descanso lateral, e assim pode sair 1º o condutor  _pol_


Colocar no descanso central com o pendura montado, não sei se é possível  _pensador_

samuelpsousa:
Olá,

Embora apergunta possa parecer um pouco descabida nunca andei com pendura nem a pendura andou de moto.

Nelson Bruno:
Bom companheiro, apesar de eu ter apenas 3 meses e 2800 Kms da Maria, eu também á poucos dias iniciei pequenas viagens com uma pendura.

Pareceu-me que voltei ao inicio, tremo bastante nos arranques e paragens...
Custa-me ainda imenso fazer as curvas mais apertadas e rotundas bem feitas...
Ainda não consigo passar pelos carros como sem pendura...

Conclusão:

Voltei ao inicio a andar devagarinho, com muito cuidado e aprender a conduzir a Maria...

 _careta_

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