Ora bem como sou novo estas andanças, ainda não levei a ''minha pendura'' , mas estará para breve.Uma questão, tendo eu uma pcx com um banco assim:a pendura deve ir atras daquele pequeno encosto certo? agarrada a mim e de costas firmes? é que se se encostar a mim pode correr o risco de bater capacete com capacete, não?desculpem a chatice
o top case será compra no futuro.ela ir agarrada as laterais ou seja, mais hirta, não causa desiquilíbrio?
A pedido de algumas famílias algarvias aqui vai:Não é original, mas desconheço quem foi o autor, e como está espalhado por quase todos os fóruns e blogues de motociclismo e mototurismo (este foi tirado do Motonline), não deve haver problema com direitos de Autor. Eu li e aprendi muito, quando comecei a andar á pendura, e com algum humor aqui vai:..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância,sobretudo se a experiência de pendura é pouca: O PENDURA É CARNE MORTA!Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.Passada a piada,vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor (Heheheheh).1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer:"Olha que já não vejo nenhuma moto!"4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.5. Igualmente, é o navegador da equipa.6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito.8. Idem,quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.9. Não adormecer,sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo',apoiar-se no depósito.13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.17. O Pendura deve estar tão bem equipado como o condutor (luvas,botas, capacete, etc);18. O Pendura deve-se ajeitar na moto quando esta está ainda estacionada, antes de iniciar a marcha; mexer-se, virar-se para trás, acenar ou qualquer outro tipo de movimento constante podem desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalhar a concentração do condutor; um aconchego ao iniciar o trajeto, tudo bem, mas ter bichos carpinteiros durante a viagem toda não dá...19. É preciso ter consciência de que "moto+condutor" formam um único corpo; ao fazer parte do conjunto, é preciso estar "integrado", ou seja, participar na condução, avisando o condutor de factores importantes que possam ter passados despercebidos;20. O Pendura deve estar atento ao trajeto, especialmente às ruas, lombas, valetas, esquinas, peões... tudo isso pode mudar de repente e originar uma travagem brusca, desequilibrando a moto.Resenha de vários autores com o contributo dos membros CPM.A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Solin Motojornal: http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716
Pela sua importância e pela forma como estão apresentados, há tópicos que, de tempos a tempos, devem ser realçados, para não caírem no esquecimento, este é um deles...